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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 01/03/24 em todas as áreas
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Olá, Colmeia! Tudo bem com vocês? Quem nunca se deparou com a tela em branco, sem a menor ideia do que postar no Instagram, que atire a primeira pedra. O temido bloqueio criativo é um desafio comum na vida de quem produz conteúdo, mas a boa notícia é que existem técnicas comprovadas para eliminá-lo de uma vez por todas. Afinal, não é necessário depender de musas da inspiração e do dom criatividade para conseguir criar posts incríveis. Nesse guia, vou compartilhar técnicas valiosas que você pode usar para vencer essa dificuldade. Mas antes, vamos explorar porquê o bloqueio criativo pode surgir com tanta frequência e como você pode superá-lo com confiança. Vamos desbloquear o potencial criativo que existe em você? Bora então! Aqui estão alguns fatores cruciais que atrapalham o nascimento de ideias criativas: -> Insegurança Com frequência, somos rápidos em julgar as ideias assim que elas surgem na mente, rotulando-as como ruins, logo de cara. Esse sentimento mina o processo criativo, portanto, é necessário se libertar desse julgamento inicial e deixar as ideias fluírem sem medo. Coloque todas as ideias no papel, sejam elas boas ou ruins, antes de avaliá-las. Em um outro momento, você vai verificar se elas devem ser descartadas ou adaptadas na hora de criar seus conteúdos. -> Perfeccionismo Como diz o ditado: “se nasceu perfeito, nasceu tarde”. Muitas vezes você não faz o post por esperar a ideia perfeita, a estrutura ideal, e com isso, deixa de postar. Não tenha medo de arriscar no Instagram, esse é o ambiente ideal para testar seus conteúdos e compreender os gostos da sua audiência. Lembre-se: “quem não arrisca, não petisca”, então se jogue! Quanto mais você postar, mais habilidoso ficará na criação de conteúdo e melhor entenderá os desejos dos seus seguidores. Como o próprio Paulo diz: quantidade é melhor do que qualidade porque é a frequência que vai elevar a qualidade das postagens. -> Preocupação com a opinião alheia Quantas vezes você deixa de postar um conteúdo por medo do julgamento dos outros? A busca constante por aprovação ou o receio da desaprovação dos outros, podem sufocar a expressão de ideias criativas. Portanto, não se importe com a opinião alheia. Concentre-se no seu perfil e nos seus seguidores. Então, agora que já compreendemos os fatores que podem desencadear o bloqueio criativo, vamos explorar as 4 técnicas que ajudam a vencer esse desafio: 1 - Faça um brainstorming de ideias O nome pode soar complicado, mas o brainstorming nada mais é do que anotar todas as ideias que vêm à sua mente, todas mesmo, independentemente se são ideias boas ou ruins. Em um primeiro momento, a qualidade não importa, desse modo, não hesite em colocar todas as ideias no papel. Em um segundo momento, faça uma triagem, separando as ideias que fazem sentido daquelas que não fazem. 2- Busque inspiração em referências e faça a transferência de domínio A gente costuma ouvir que "Nada se cria, tudo se copia", mas na verdade, podemos dizer que "nada se cria, tudo se modela". Veja bem, não se trata aqui de copiar na cara dura o conteúdo alheio, mas de se inspirar no conteúdo de outras pessoas, inclusive de diferentes nichos, e adaptar as ideias para o seu negócio. Veja o que tem funcionado na rede e modele para a sua realidade. É "meio caminho andado" para criar um bom post, isso é a transferência de domínio. E você sabia que dentro do Portal de Ideias há um montão de inspirações para o seu post? São mais de 5347 ideias de conteúdo para vários nichos que vão te ajudar a pensar fora da caixa e criar referências. Vem conferir depois de ler as outras técnicas. 3- Analise o que está funcionando no seu próprio perfil e replique Analise os dados do seu perfil, concentrando-se nos posts que geraram maior engajamento, alcance e vendas. Utilize as estratégias já validadas e replique para impulsionar ainda mais seus resultados. 4- Multiplique um conteúdo em diferentes formatos Um conteúdo carrossel no feed pode se transformar em um reels, uma série de stories ou até mesmo em uma live. Tire o máximo proveito de uma ideia, apresentando-a em diversos formatos, otimizando assim a sua produção de conteúdo de maneira eficiente. Desafio: Mão na massa Agora, você não tem mais motivos para deixar a tela em branco te dominar. Basta aplicar essas técnicas, que as ideias vão surgir rapidinho. Para dar um empurrãozinho nesse processo, deixe aqui nos comentários algum conteúdo seu que foi muito bom para a gente analisar. Vamos dar ideias de como você pode reaproveitar esse conteúdo de uma forma diferente. Topa? Então, escolha algum dos seus conteúdos mais recentes e deixe aqui nos comentários . Valendo!1 ponto
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Olá, Colmeia! Tudo bem por aí? Imagina comigo: você acorda com aquele gás para começar mais um dia e quando entra no seu perfil do Instagram, vê que aquele reels que fez despretensiosamente bombou. Os números de views estão acima da média e o alcance lá nas alturas. E aí você pensa: 1 milhão de visualizações e 5 mil seguidores do dia pra noite! E agora? Com certeza você já quis que um reels seu viralizasse por aí, admite! Até porque esse formato de conteúdo topo de funil é um ótimo potencializador para quem quer um crescimento mais rápido, principalmente em perfis pequenos. Mas você também precisa usar algumas estratégias, caso isso ocorra por aí. Saca só! Se você é um estrategista de conteúdo e faz um reels de mentalidade que viraliza, você vai trazer o público que quer produzir conteúdo, assim como um público aleatório que identificou com a mensagem do vídeo. Ou seja, pode ser um conteúdo que vai te trazer um lead desqualificado para sua base de seguidores, sujando seu perfil e acabando com sua entrega. Beleza? Então, o que você pode fazer caso viralize é seguir essas 2 dicas: 1. Como a tendência é que as pessoas vejam mais reels no seu perfil, aproveite esse boom para criar um reels super nichado (topo/meio de funil); 2. Aposte nos stories, pois a primeira coisa que quem passa a te seguir ou quer te seguir faz, é olhar o seu story. Aqui, você pode criar uma sequência mais intencional, falar que muita gente chegou no seu perfil através daquele vídeo e aproveitar para apresentar mais sobre o seu produto/serviço. É uma forma de aterrizar essa galera que chegou por aí, entende? Dica bônus: Além disso sempre recomendamos que você não crie um conteúdo que seja dubiamente interpretado, ou seja, que ele sirva para pessoas do seu nicho assim como para pessoas de qualquer nicho. Então, você precisa tentar qualificar ao máximo seus reels, já que naturalmente ele vai para fora da base (para não seguidores), logo o conteúdo do reels deve ser nichado e específico, focado ao máximo no seu público. Parece subjetivo, mas não é, vou te mostrar. Um exemplo incrível é o reels que o Paulo fez: Vídeo sem título ‐ Feito com o Clipchamp.mp4 (Acelerei um pouco para caber aqui no post da comunidade). Tinha tudo para viralizar, assim como foi o reels do Whindersson Nunes. O Paulo se inspirou nele, na verdade, aproveitou a pauta quente do formato que o Whindersson usou. Mas aí, antes que o lead desqualificado chegasse até o final, o Paulo qualifica com o convite, dessa forma, tira quem não quer e deixa quem quer. Lembrete óbvio, mas que precisa ser dito (leia em voz alta): nem todo nicho viraliza igual, entenda que o viral é alcançar grande fatia do SEU mercado, por isso entenda o tamanho do seu mercado. O que quiz dizer, é que um reels que usa humor que o Whindersson Nunes faz, com certeza vai alcançar muito mais gente, do que um reels que use humor (humor não é só comédia) do nicho de marketing de conteúdo. Entende? Isso é meio óbviu, né? Mas sei que às vezes, esquecemos e queremos performar igual. Para você ter uma ideia, o post do Paulo teve 451 mil e o do Whindersson teve 15,2 milhões de visualizações. É como um perfil de culinária, que todo mundo necessita comer (e gosta de comer bem), e um perfil de professor de matemática/ inglês (descomplicando a matemática/ o idioma). Concorda que um público é bem maior do que o outro? A dica extra: isso que o Paulo fez, foi uma transferência de domínio, pegou o formato de outro nicho e colocou no dele. Formato: percebe algo intrigante e curioso, filma, no meio faz uma chamada e depois ele mostrou o final do fato curioso. Beleza, seguindo então! Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, será?! Pode até não cair, mas é possível repetir a viralização. Então se você já fez um reels que bombou e ficou se perguntando porquê isso nunca mais aconteceu, já parou para pensar que pode ter faltado uma técnica fundamental por aí? A repetição! Você não tem que criar um reels já pensando que ele vai viralizar, mas se aconteceu, você precisa entender o formato que performou acima da média e insistir nele (insistir com estratégia, aperfeiçoando a cada vez). Ou vai em um reel de alguém que viralizou (foi acima da média da pessoa), identifica o formato e transfere para o seu, como o Paulo fez. Fora que você já sabe o que funciona... o mestre já ensinou que um bom reels precisa ter ritmo, soco, virada, técnica de capa e umas “cositas más”. Se não sabe ainda, aguarda que a hora vai chegar. Como diz o sábio filósofo Paulo Cuenca: “Eu só consigo alcançar o extraordinário, se eu estiver disposto a alcançar os resultados acima da minha média”. Bora alcançar resultados acima de média por aí! Me diz, o você acha de viralizar? Quer muito, não quer, tem medo que aconteça… Manda o sentimento aqui!1 ponto
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Olá, beselha! Tudo bem? Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui. Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou. E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas. É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá. E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles? Vamos lá: Níveis de consciência do consumidor Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide. 1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema. 2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar. 3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso. 4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo. 5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar. Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo. Funil de conteúdo Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem. Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar? Vou te mostrar uma imagem: Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não. Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não. Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas: Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra! Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço. Vamos ver um exemplo de outro nicho. Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar. Post exemplo (mão na massa - grava isso): Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil) Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil) Quando sentir novamente faça… (meio de funil) E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil) Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil). A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar. Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes). Tipos de conteúdo Para o topo do funil: Conteúdo para crescer: Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico. Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”. Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema). Para o meio do funil: Conteúdo para engajar: Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo. É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço. Para o fundo do funil: Conteúdo para vender: Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente. Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente). Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance? Chamada para ação Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe. Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH; Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc; Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você). Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo. Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes. Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos. Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você. Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui. Desafio: Mão na massa Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Combinado? Abraços! Equipe de Ferrões.1 ponto
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Olá, Colmeia maravilhosa! Tudo tranquilo por aí? Se você está aqui é porque sabe da importância de estar nas redes sociais. Bem, sabemos que a internet veio para revolucionar a história, a forma como nos comunicamos e fazemos negócios. E depois da pandemia de Covid-19, o mercado digital ganhou uma nova dimensão e se transformou em algo muito maior. Então se antes você podia, hoje você deve estar nas redes sociais. E aí vem os grandes desafios desse novo ambiente "abstrato e imediatista". A internet está presente em tudo o que fazemos, e ainda assim, achamos ela é um outro universo. Tudo o que está no mundo virtual, está no mundo físico, e você não pode esquecer-se disso. Pensando em quem está decidido a fazer dinheiro com suas redes sociais, pegamos a primeira grande dúvida que vem à cabeça dos alunos que é: Quando e como decidir entre começar um perfil profissional do zero ou transformar um perfil pessoal? Bem, a resposta é DEPENDE! Como assim, depende? Sim, depende do que foi feito no perfil desde o dia em que ele foi criado até hoje. Vamos começar te mostrando as vantagens e desvantagens: Criar um perfil do zero: -> Vantagens Frescor e foco: Ao começar do zero, você tem a oportunidade de criar um perfil totalmente alinhado com sua área de atuação e metas profissionais. Isso permite um foco claro desde o início. Audiência alinhada: Você atrai seguidores que estão especificamente interessados no conteúdo que você planeja publicar, aumentando a probabilidade de engajamento e conversões. Mudança de nicho sem bagagem: Iniciar um novo perfil permite uma mudança de nicho sem a bagagem de conteúdo anterior, ideal para aqueles que desejam direcionar sua estratégia de maneira diferente. -> Desvantagens Tempo e dedicação: É necessário um investimento de tempo e esforço significativo para construir uma audiência a partir do zero, e os resultados podem levar um tempo para serem percebidos. Ausência de seguidores existentes: Você não pode aproveitar uma audiência já estabelecida, perdendo a oportunidade de engajar seguidores pré-existentes. Transformar um perfil pessoal para um profissional: -> Vantagens Base de seguidores: Transformar um perfil pessoal em um perfil profissional permite aproveitar uma base de seguidores já existente, economizando tempo na construção de uma audiência. História pessoal: A inclusão de elementos pessoais pode humanizar sua marca e criar conexões mais fortes com os seguidores. Facilidade na mudança de nicho: Se você já tem seguidores, pode ser mais fácil mudar de nicho, já que alguns seguidores podem estar interessados em seu novo conteúdo. Além disso, você já é referência para eles. -> Desvantagens Conteúdo misturado: Se o perfil pessoal contém conteúdo não relacionado à sua área de atuação, isso pode confundir seguidores e afetar o engajamento. Menos controle: Um perfil pessoal pode ter limitações em relação a funções e análise de métricas disponíveis para perfis comerciais, mas isso pode ser alterado. Audiência não qualificada: Nem todos os seguidores de um perfil pessoal podem estar interessados no conteúdo profissional, o que pode afetar o engajamento e as taxas de conversão. Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens, você pode perguntar: Qual decisão devo tomar? A verdade é que a vida física, sua vida real, não pode ser apagada ou você nascer de novo para consertar algo, você precisa passar pelo processo de mudança e talvez construir uma vida nova, em outro lugar - (o óbvio precisa ser dito ). Pensando nisso, você pode mostrar o momento de mudança no seu perfil, até porque o protagonista é você e não o que você faz. Maas, se quer tirar todos os que estão alí da sua vida, como se precisasse mudar de cidade/ país e reconstruir uma vida totalmente nova, então cria um perfil novo (mas que fique bem claro, criar um perfil, é ideal em último caso). Bem, e o que define se eu crio um perfil novo (mudo de país) ou uso um perfil antigo (mostro meu processo de mudança)? Seu público e a saúde do seu perfil. - Seu público (seus seguidores) começaram a te seguir por livre e espontânea vontade? São amigos, colegas, conhecidos, pessoas que te veem como referência? São seguidores reais ou foram comprados? Se a resposta for “sim, são seguidores reais”, mantenha seu perfil pessoal. - E a saúde do seu perfil vai ter relação com o que você postava antes, era um conteúdo que infrigia os termos de uso do instagram? Seus conteúdos impactam drasticamente na visão do seu novo eu (depois dessa fase de mudança)? Se a resposta for não para as duas questões, você não infrigia a política de privacidade ou a mudança não vai impactar drasticamente a visão do seu novo seguidor, então você pode manter seu perfil antigo, seu perfil pessoal. AGORA... Você me diz: Certo, então vou decidir continuar com meu perfil. Como faço essa transição? Aí te respondemos: - Faça uma transição gradual do seu conteúdo. Se antes era pessoal, comece postando conteúdo sobre o novo nicho e algumas fotos pessoais junto. Fazendo 60% conteúdo de life style (estilo de vida) e 40% conteúdo sobre seu nicho. Logo, se fizer 10 posts por semana, serão 6 de life style e 4 do nicho. Isso por 1 mês. Depois você pode mudar, coloca 40% life style e 60% do nicho. Passado mais um mês, faz 20% life style e 80% sobre seu nicho. Se por acaso seu conteúdo está voltado para seu estilo de vida, como os nichos de moda, então sua mescla vai ser bem mais sutil. Essa será uma parte da sua estratégia, a outra parte você já tem nas missões beselhas. AGORA… continua comigo, estamos quase no fim. Vamos supor que seu instagram antigo sofreu mals bocados com compra de seguidores, com grupo de engajamentos, com infração à política de privacidade da Meta, com a conta restrita… e você já tentou de tudo para recuperar, sem sucesso. No fim, você decidiu fazer um novo. O que fazer agora? Então basta seguir as missões beselhas e desafios passados nos cursos, essa já é a estratégia ideal para o seu crescimento com um perfil do absoluto zero. Sintetizando a ideia, não tem certo ou errado, é analisar esses fatos e decidir. Assim, independente da estratégia que foi decidida de acordo com as condições que o seu perfil tem, você terá muita mão na massa e deve sempre entender que a constância é quem vai definir o caminho do seu crescimento. Em ambos os casos, a paciência é necessária, leva tempo, leva esforço, leva dedicação. Não será fácil, mas pode ter certeza que valerá muito a pena. Sabemos que você pode! Já está no lugar certo, pode contar com a gente. Mão na Massa Nos conta aqui nos comentários, qual perfil você vai transformar com o curso (beselhas novatas) ou qual perfil você já transformou (beselhas veteranas)? Mostra o antes e o depois do perfil. Dica: lembra do desafio da Bio, pode ser que você tenha o print da Bio (logo no comecinho do curso) e aí você tira outro print da Bio agora. E olha… não precisa ter evoluído 100 mil seguidores para fazer esse desafio, qualquer mudança pensando em melhorar já é uma evolução. Abraços! Equipe de ferrões.1 ponto
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Olá, Colmeia maravilhosa! Como está por aí? Se tem algo que fica na minha cabeça quando chega no início do ano, é essa pergunta: Tudo continua ou recomeça? À medida que entramos em um novo ano, sentimos a esperança de dias melhores. É como se tivéssemos uma tela em branco à nossa frente, esperando para ser preenchida com coisas boas. Mas será que mudar é só começar o ano novo, ou tem mais coisa por trás disso? Sabemos que "o buraco é mais em baixo". De toda forma, pensar em mudar é muito comum nessa época, é clichê, mas é verdade. Queremos que as coisas sejam diferentes, que os problemas do passado desapareçam e que coisas boas aconteçam. Mas não podemos esquecer, que pra isso acontecer de verdade, a mudança precisa começar dentro da gente. Pensando nisso, esse momento de animação e vontade de fazer diferente, pode funcionar como uma alavanca para sua jornada. É como plantar uma sementinha de mudança. Queremos criar novos hábitos, fazer coisas de um jeito diferente, e acreditar em coisas que nos fazem bem. E para realizar basta começar... mesmo que acredite que não vai concluir; mesmo que a preguiça esteja para chegar; mesmo que todos acreditem que você só sabe falar; mesmo que possa parecer besteira; mesmo que seja uma pequena mudança insignificante... Comece! Tente! Erre! Vá de novo! E de novo! Repita! Fará diferença na sua vida. Tudo começa com a vontade, com essa empolgação de mudar. Contudo, é sempre válido reforçar, que a empolgação esfria e acaba. Mas a disciplina, que é mais ou menos como ter um plano e seguir ele, será o segredo. Ela é nossa amiga quando as coisas ficam difíceis. É ela que nos ajuda a manter os hábitos novos e as mudanças que queremos fazer. Até que consiga dar um check e a empolgação volte . A frequência e a repetição fará virar um hábito. Então, quando a pergunta é: se tudo continua igual ou recomeça; acredito que a resposta está em entender que o novo ano não é só uma virada de página. É nossa chance de crescer, de consolidar, de realizar, de desacelerar, de manter o que é bom, de mudar o que é ruim... ou o que desejar fazer com essa nova chance. Que cada um de nós, aqui na Colmeia, aproveite essa vontade de fazer diferente para mudar, sabendo que a disciplina vai ser como um guia, nos ajudando a manter essas mudanças e crescer ao longo do tempo. E diz pra gente, o que você quer para o ano que se inicia? Pode ser para seu profissional ou para sua vida pessoal. Nos conta!1 ponto
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Olá, Colmeia! Empolgadas para fechar esse ano com chave de ouro? Esse ano foi intenso e de muito aprendizado por aí e temos que parabenizar vocês pela disposição e vontade de fazer acontecer. A gente sabe que a jornada nas redes sociais é repleta de desafios e que cada um se dispõe a dar o seu melhor, a sair da zona de conforto e buscar os melhores resultados para se tornar uma beselha superpoderosa. Em Dezembro, duas beselhas foram selecionadas para serem as Beselhas do Mês. A Clarissa e a Jordana Ribeiro foram as escolhidas e isso se deve a toda dedicação, persistência e mão na massa em cumprir as missões beselhas. A @Clarissa (@a.clabe) estava ali toda semana, realizando as missões, interagindo nas lives, colocando suas dúvidas na comunidade e buscando os melhores resultados para a sua loja, a Clabê. Com todo aprendizado dentro do SPP e com o perfil analisado pelo Paulo, temos a certeza que agora você dará início a uma jornada de muito sucesso. O mesmo temos a dizer sobre a @Jordana Garcia Ribeiro de Assunção #47511 (@jordanaribeiropsi), que além de toda dedicação na criação de posts para disseminar a sua mensagem e o seu propósito em ajudar pessoas que têm fibromialgia, foi fundamental para abrir os olhos de muitos colegas de profissão sobre a importância de criar conteúdo. E claro que nossos Portaleiros não iriam ficar de fora! Esse mês a @Fernanda Scarparo Boeck deu um show de criatividade com conteúdos incríveis, misturando pauta quente, trends do momento e reforçando suas crenças. E tem mais, a Fer é portaleira pioneira e toda sua dedicação e persistência a levaram ao marco de cem mil seguidores no Instagram, incrível né? A história é tão massa que temos um relatório especial na edição #093 do Portal sobre as estratégias que ela usou. Temos certeza que esse é só o início de uma jornada de muito sucesso para todas vocês e estaremos sempre aqui para celebrar suas vitórias. E olha só, queremos ver você por aqui, sendo a Beselha ou Portaleiro do mês e alcançando resultados incríveis! Abraços virtuais, Equipe de Ferrões.1 ponto
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Olá, Colmeia! Tudo bem por aí? Além de aproveitar as festas de Natal e Réveillon, é muito importante reservar um tempo para recarregar as energias para entrar em 2024 com TUDO! Por isso, hoje vamos trazer dicas para você descansar e relaxar de verdade, depois de um ano tão intenso. Aqui estão elas: 1. Existe vida offline: Desconecte-se e aproveite um tempo fora das redes sociais. Esteja verdadeiramente presente nos momentos de descontração com seus amigos e familiares. 2. Explore a natureza: Recarregue suas baterias ao ar livre. Uma caminhada tranquila, um passeio de bicicleta ou simplesmente sentar-se em um parque pode fazer maravilhas para a sua saúde mental e física. 3. Mime-se com relaxamento: Agende um dia de autocuidado. Um banho longo, uma massagem relaxante, uma mudança de visual ou até mesmo um momento tranquilo com um bom livro podem proporcionar uma sensação revigorante. 4. Desfrute de momentos com a família ou amigos: Aproveite para se reconectar com eles. Organize um jantar especial, jogue jogos em grupo ou simplesmente passe o tempo compartilhando histórias e risadas. 5. Pratique a gratidão: Em meio à agitação das festas, reserve um tempo para refletir sobre o ano que passou. Liste as coisas pelas quais você é grato e celebre as conquistas, grandes e pequenas. 6. Cuide da sua saúde mental: Pratique atividades que promovam o bem-estar mental, como meditação, yoga, leitura, ou simplesmente momentos de descanso e tranquilidade, para acalmar a mente. 7. Faça algo novo: Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Praticar um esporte novo, andar de balão, aprender a surfar, andar de patins, experimentar uma comida exótica… Viver novas experiências é uma das melhores coisas da vida. 8. Estabeleça metas para o novo ano: Como diz a Dani Noce: Se você não tem um planejamento, está planejando fracassar. Aproveite este período de tranquilidade para traçar metas e objetivos para o próximo ano. Visualize o que você deseja alcançar e estabeleça passos realistas para chegar lá. Permita-se descansar para que você possa receber o novo ano com a energia necessária para enfrentar o que quer que ele nos reserve. De resto, aproveitem os momentos de alegria sem moderação, ao lado das pessoas que você ama. Que esse período de descanso seja um presente para você, beselha! Boas festas!1 ponto
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Olá, Thatiane! Tudo bem? Bem, uma solução para mim foi me classificar como uma atividade similar. Como publicitário ou algo parecido. Mas não sou especialista na área. Porém conheço alguém que é, é a @Ingrid Leão IR. Boa sorte, espero que as coisas tenham melhorado esse ano.1 ponto
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Aaaaaah que legal! Obrigada, fico feliz em fazer parte disso! E de também ver meus colegas de turma haha @Mila Sanchez e Cheiro de Verde1 ponto
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Olá, Colmeia! Tudo bem por aí? Hoje vamos falar sobre um tema muito importante para te conectar com a sua audiência e fazer você ganhar de vez o coração dela. Como fazer um carrossel com storytelling, que nada mais é do que fazer um carrossel contando uma boa história. Falando nisso, não precisa ser apenas em carrossel, a narrativa funciona em várias linguagens. Bem, não tem como contar uma boa história sem falar de emoções. Você acha que vende um produto para o seu cliente, mas na verdade você vende a transformação, a solução para o problema dele, um sentimento. Veja uns exemplos bem práticos: A Nike não vende tênis, vende: inspiração, motivação, realização. A Coca-Cola não vende refrigerante, vende: felicidade, diversão, tempo de qualidade. A Dove não vende sabonete, vende: autoestima, confiança, beleza. Sacou? E com conteúdo não é diferente. A capacidade de despertar uma emoção nas pessoas é o que faz com que elas se relacionem com você na internet. Quando você cria um conteúdo que mexe com a emoção das pessoas, a chance de chamar a atenção do público e fazer com que as pessoas queiram comentar, criticar, aplaudir, compartilhar é muito maior. De acordo com a roda das emoções de Plutchik, um psicólogo norte-americano, nós temos 8 emoções primárias: Alegria | Confiança | Medo | Surpresa | Tristeza | Nojo | Irritação | Antecipação Fonte: Roda das Emoções - O Superpoder.pdf São essas emoções sozinhas ou combinadas que devemos usar para criar conteúdos. Elementos como cores, músicas, fotos e palavras são ferramentas essenciais na expressão dessas emoções. Ao reunir esses elementos, você cria as bases para um storytelling eficaz, uma narrativa poderosa que envolve seu público. E uma dica para sua narrativa é usar mais de uma emoção, se você usar emoções opostas na roda, como tristeza e alegria, seu poder de retenção aumenta mais ainda. Quem sabe sai um outro post com essa narrativa mais elaborada depois. Como você aprendeu no módulo 10 do SPP. De início, nossa sugestão é que você comece com as emoções boas, como a antecipação, alegria, confiança. Para não ter erro, e ao dominar essa habilidade, teste usar as outras. Agora, vamos explorar exemplos práticos de posts baseados nas emoções primárias para te inspirar. RECADO IMPORTANTE: cada arroba vai te levar para um post exemplo no Instagram. Ah, e o Instagram vai tentar te segurar por lá, mas sei que você não vai cair na dele e vai voltar para terminar esse post. Bora para as emoções e exemplos: Alegria Posts relacionados a eventos felizes, conquistas, interações sociais e momentos descontraídos. Exemplos de posts de alegria: Pedidos de casamento, conteúdos com pets, fotos de lifestyle, comemorações de aniversário, meme/humor, conteúdo útil, uso de frase intensa. A história de criação conecta muito, e cada momento compartilhado de conquista pode gerar alegria em quem ler. A @mil.milfolhas fez isso muito bem. Além do sorrisão dela bem enquadrado. Confiança Conteúdos que transmitem admiração, autoestima e atitude, usando elementos como postura, tom de voz firme e elementos dourados. Exemplos de posts de confiança: Posts de look poderoso, conteúdos antes x depois, conteúdos polêmicos que trazem autoridade, conteúdos com músicas alegres, sensuais, conteúdos com elementos dourados, conteúdos com pessoas usando óculos). Confiança é uma emoção bastante usada pelo @paulocuenca em seus posts. Não é sobre ser contra, mas sobre te mostrar os fato, prós e contras e te deixar decidir. Isso é o que me faz confiar nele. E você?! Antecipação Posts que geram expectativa sobre algo que está por vir. Exemplos de posts de antecipação: Conteúdos de looping aberto- 6 coisas que você deve fazer para…/ 5 dicas para nunca mais…, antes e depois, vídeos de unboxing, conteúdos de react, tutoriais. A Black Friday não poderia ficar fora dos reels e a @casadaskapulanas garantiu seu espaço utilizando a técnica de antecipação. Medo O medo é uma das principais emoções porque faz parte do nosso instinto de sobrevivência. Exemplos de posts de medo: alerta de sintomas (doenças/comportamentos), conteúdos com palavras de medo, imagens escuras, perda de algo. A @nocedanielle trabalha isso em alguns posts, uma variação da emoção medo, a apreensão. É um medo mais leve. E é possível fazer isso com as outras emoções como você pode ver na roda. Surpresa Surpresa é uma emoção neutra. É quase a materialização da fofoca. Exemplos de posts de surpresa: Posts que geram muita curiosidade, antes x depois, conteúdos de transição (mudanças no visual), posts contra intuitivos, posts que ensinam algo novo, que explodem a cabeça. O @diegobesou é comediante, mas um médico pode usar tranquilamente a ideia que ele teve e utilizar a surpresa como desfecho de um reels. Tristeza Conteúdos que exploram a nostalgia, saudade, pontos de esperança, proporcionando identificação, inspiração e compaixão. Exemplos de posts de tristeza: Confeiteira fazendo uma receita da infância, que ela aprendeu com a avó, tristeza como recurso de humor/ meme, ensinamento sobre algum arrependimento, posts com vulnerabilidade, saudade de alguém que já perdeu. O @familiadothorzinho fez um post de despedida para seu amigo que é de tocar o coração. Nojo Conteúdos que geram repulsa, abordando temas estranhos, curiosidades de outras culturas ou situações morais controversas. Exemplos de posts de nojo: Conteúdos de comida estranha, conteúdos sobre curiosidades de outras culturas, conteúdos espremendo cravos e espinhas, conteúdos de marketing do absurdo (marca Balenciaga). O @rotsports conseguiu trazer com humor como funciona artroplastia total e seu processo de reabilitação. Mas para aqueles que não gostam de ver osso ou sangue ou algo do tipo, já é um indicativo para sentir nojo. Irritação Conteúdos que despertam raiva, abordam visões de mundo, resolvem problemas ou mostram autenticidade. Exemplos de posts de irritação: Posts que usam um inimigo em comum, posts sobre uma visão de mundo, posts que dão uma "ferroada" na pessoa que ela não estava esperando, vídeos sobre um tipo de comportamento, posts que mostram a sua autenticidade. O @wendellcarvalho se garante na polêmica. No vídeo, para os que concordam com o Fábio Porchat esse vídeo pode ser irritante. Mas para outros, pode ser uma verdade. Agora que você já sabe como identificar as emoções nos posts. Continue o exercício enquanto consome sua timeline do Instagram. Combinado? Bora voar, beselha!1 ponto
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Oi Colmeia! Espero que estejam todos bem! Vocês viram uma das últimas novidades do Instagram? Se não viram ainda, nós estamos aqui pra contar tudo pra vocês! O babado da vez é que o Instagram iniciou os testes de enquetes nos comentários do Reels e do Feed. Embora essa funcionalidade esteja atualmente disponível apenas para alguns usuários, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, confirmou que, em breve, será estendida a todos. O que é importante saber: As enquetes nos comentários poderão ser adicionadas tanto nas publicações tradicionais do feed quanto nos Reels; Visualmente, a versão é idêntica à utilizada nos Stories; Ainda não está claro por quanto tempo as pesquisas permanecerão abertas após a postagem e se isso será configurável, como ocorre no X/Twitter; Vale destacar que as enquetes poderão ser usadas em parcerias pagas. Quais são as vantagens dessa nova funcionalidade? Essa ferramenta surge como uma forma adicional de aumentar o engajamento da sua base de seguidores, intensificando as interações na plataforma, especialmente nos Reels. Também é mais um ponto de contato para saber as opiniões da sua audiência, e dessa forma, saber como servi-la cada vez melhor. Essa funcionalidade também pode ser estratégica para influenciadores e marcas, veja esse exemplo: Um influencer publica fotos usando diferentes roupas de uma marca e abre uma enquete perguntando qual delas foi a preferida do público. Dessa forma, a marca obtém um indicador do que teve mais aceitação, podendo até ajustar os preços dos produtos. Massa! E como faz isso? Primeiro, faça o passo a passo normal para postar algo. Quando chegar no momento de escrever a legenda, você clica em poll/enquete. Escreve a pergunta da sua enquete, adiciona as opções. Depois é só clicar em OK. Como mostram as imagens abaixo. Interessante, não é mesmo? Assim que essa nova funcionalidade estiver disponível em seu perfil, explore-a ao máximo para compreender melhor sua audiência, envolver seus seguidores e promover seus produtos de forma eficaz. Mas me diz, quem aqui já usou e quem já vai usar.1 ponto
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Oi, Colmeia! Uma maneira de saber como atender bem a sua audiência, é analisar os seus próprios números no Instagram Insights. Além de saber mais sobre as tendências gerais entre os seus seguidores, você consegue ver o desempenho de cada conteúdo postado (feed, stories ou reels) em forma de resumo ou detalhado. Dá para visualizar as contas alcançadas, as contas com engajamento, total de seguidores, dados demográficos e gênero. Para acessar: - Entre no seu perfil. - Toque no botão de ação Insights. - Você também pode tocar emno canto superior direito e, depois, em Insights. - Toque nas métricas sob a seção Visão geral ou em um conteúdo específico que você compartilhou para ver um detalhamento maior. Você pode ver os insights abaixo por meio do seu perfil no app do Instagram: - Destaques recentes - Visão geral dos insights, que inclui contas alcançadas, contas engajadas e total de seguidores - Conteúdo compartilhado Também pode visualizar os insights de cada publicação, vídeo e vídeo do Reels, além de deslizar para cima nos seus stories ou vídeos ao vivo, para ver insights específicos sobre esse conteúdo, incluindo: - Contas alcançadas - Contas engajadas - Interações com conteúdo - Anúncio - Reproduções Aproveite essa funcionalidade gratuita para conhecer melhor o seu público e fazer conteúdos mais assertivos. E aí, você já acompanhava esses dados?1 ponto
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1. Cadastro o quanto antes para garantir o arroba e o pioneirismo. Beselha que é beselha corre!!!!!!!! 2. O que funciona no Twitter funciona no Threads: memes, polêmicas e então chegar em assuntos mais complexos. Lembrem-se sempre de realizar comunicações rápidas. 3. Chega de print do Twitter no Instagram, agora você pode aproveitar o threads pra fazer os seus conteúdos de carrossel. 4. Já entra postando um monte de coisa: vai testando o que mais funciona pra você até replicar o que deu certo. 5. Manda bala no benchmark do Twitter da sua concorrência. Veja o que estavam fazendo por lá e teste fazer no seu Threads. Já que não tem ciúmes entre as redes, aproveita pra chamar a sua galera pra dentro do seu perfil Eu já on na rede nova! E vocês? Meu @ é o biahenriquess. O Paulo também já fez uma live sobre o tema. Segue o vídeo:1 ponto
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E aí, beselhas e portaleiros do meu coração! Como estão? Hoje eu tô epolgada demais porque começamos o dia com uma novidade que eu nem sabia que precisava, mas já considero pacas. O Instagram há um tempo lançou "modelos" de reels conforme navegávamos pelo feed e encontrávamos alguma publicação feita por essa função. No entanto, para encontrar as opções era necessário navegar pelo feed de Reels inifinitamente em busca de algum modelo que a gente gostasse. Agora, o Instagram liberou uma biblioteca de modelos, reunindo templates de Reels que agilizam a sua produção de conteúdo. Se o seu Instagram já estiver com essa atualização, é só seguir o seguinte caminho: 1. Toque no botão de criar publicação; 2. Selecione a opção “Reel”; 3. Toque no canto inferior esquerdo para abrir sua galeria (ou só arraste a tela pra cima); 4. Acesse a opção “Templates” ou "Modelos". Eu sou fã dos modelos de Reels e já usei vários, então essa novidade veio pra facilitar ainda mais a produção de conteúdo. E aí, curtiram? Já usaram algum template de Reels? Mais tarde tem um relatório no Portal pra quem quer ideias de como usar essa nova funcionalidade!1 ponto
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E aí, meu povo! Como vocês sabem, o selo de verificação não é mais privilégio das celebridades, o que dividiu as opiniões sobre se vale a pena ou não comprar o selo. Eu sou sempre a favor do teste, então desde o lançamento paguei pela minha verificação. Para quem deseja aderir, as vantagens de ter a conta verificada são: proteção contra falsificações, acesso mais rápido ao suporte, figurinhas exclusivas para Stories e Reels, e o principal, aquele símbolo azul que fica do lado do seu @. Isso sem contar com uma parte que é imensurável: a percepção de marca que o selinho trás, como ser visto mais facilmente por contas que você admira. Quem quiser ter o selo, basta desembolsar R$55 e assinar o Meta. Segue os requisitos: - Somente perfis pessoais estão qualificados. - Sua conta precisa ser: autêntica (representar uma pessoa real), única e pública. E como conseguir ser verificado pelo Instagram? No próprio aplicativo você consegue fazer a solicitação, seguindo o passo a passo: Abra o app do Instagram no celular → Acesse o seu perfil → Configurações e privacidade → Central de Contas → Meta Verified → Avançar → Confirmar perfil → Pagar para receber benefícios → Assinar. Importante lembrar que: Mesmo que sua conta seja elegível para verificação, enviar uma solicitação não garante que ela será verificada. Enviar várias solicitações de selo verificado não garante que sua conta será verificada e solicitar um selo verificado várias vezes, antes de terminar o processo, fará com que sua inscrição seja cancelada. Depois de verificado, você não poderá alterar o nome de usuário da sua conta e a verificação não poderá ser transferida para uma conta diferente. Além diso, verificar sua conta no Instagram não verificará sua conta no Facebook. Para mudar a foto do perfil também é necessário passar por uma nova verificação, o que acaba tornando esse processo simples um tanto quanto burocrátivo. Obviamente, você não pode usar informações falsas durante o processo de verificação. Se fizer isso, sua conta será desativada! Feito isso, é só aguardar a confirmação em até 72 horas. A assinatura é renovada automaticamente todos os meses e pode ser cancelada pelo usuário em qualquer momento. Me contem aqui nos comentários: vocês compraram o selo? O que estão achando dessa funcionalidade liberada para todos?1 ponto
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E aí, meu povo! Hoje vou dar um tutorial de LIVE NPC pra vocês. Bora lá? ... Brincadeira! Mas vamos aproveitar a nossa comunidade pra discutir sobre o assunto mesmo. Pra quem não sabe nem do que eu tô falando, trouxe um trecho do O Portal explicando o que são essas lives: "NPC é a abreviação de Non Playable Character, que significa Personagens Não Jogáveis em português. [...] Pois bem, os NPCs imitam esses personagens. Basicamente, o que você precisa saber é que, durante as lives de NPC, a galera que está assistindo envia doações/dinheiro para os personagens reagirem – como se fossem comandos de videogame." O formato viralizou no TikTok nos últimos dias e já se tornou até peça publicitária de grandes marcas, como o Burguer King. Na rede mais adorada pela genz, criadores contam quantos dólares ganharam com esse tipo de conteúdo, atraindo ainda mais pessoas para as tão faladas lives de NPC. Basicamente, durante a live os espectadores podem enviar "presentes" que equivalem a pequenas quantias de dinheiro. Quando o valor é somado ao final da live, alguns criadores chegam a ganhar dezenas de dólares com isso. O relatório sobre esse tema lá no O Portal é bem interessante porque reforça a importância de termos senso crítico na hora de aproveitar tendências como essa, então vale dar uma lida se você quer aproveitar essa onda de alguma forma (pra além de criar a sua própria live de NPC). E se você ainda não é assinante do Portal, CORRE AQUI! Eu, sinceramente, acho uma moda um tanto quanto bizarra, já que existe uma distorção de imagem bem complexa para que as pessoas fiquem parecendo personagens de animação. O próprio TikTok começou a cortar o barato da galera restringindo alguns vídeos por não serem autênticos. Quem mais topa entrar nessa conversa comigo? Comentem aqui o que estão achando dessa onda de NPC!1 ponto
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Fala, Colmeia! Tudo bem? Estava pensando aqui: Vocês conhecem o recurso Guias do Instagram? O grande diferencial desse recurso é a possibilidade de compartilhar conteúdos mais densos, em um formato parecido ao dos blogs, reaproveitando posts e adicionando também conteúdos gerados por outros usuários, juntando tudo em um único espaço. Ah, e não precisa criar nada novo para fazer seu primeiro Guia. Você pode rever seus posts antigos e novos, conteúdos de outros perfis (menos dos concorrentes), e juntar tudo, para criar guias úteis e interessantes. Como acessar o Guias do Instagram Existem 2 opções: A primeira é ir diretamente no perfil do usuário que utiliza o recurso e clicar no ícone semelhante a uma revista. A segunda, é ir para Guias de Produto, que ficam vinculadas à aba do Instagram Shopping. Clique no ícone da sacola para abrir o Shopping e, logo abaixo da barra de pesquisa, arraste pro lado para encontrar o botão Explorar Guias. Depois, é só clicar e explorar as publicações que aparecem por lá. Como criar e compartilhar um Guia Para criar um Guia, faça o passo a passo abaixo: Abra a página do seu perfil, clique no ícone +, no canto superior direito da tela e selecione Guia. Ao clicar, vão aparecer algumas opções do que você deseja destacar por lá, entre elas estão os guias de Locais, Produtos e Publicações. Lembre-se que os guias devem ter título, uma foto da capa e, pelo menos, dois itens para serem compartilhados no seu perfil. Basta escolher uma categoria pra seguir! Esse recurso é uma ótima opção a ser usada para se apresentar como uma fonte confiável de informação para seus seguidores sobre o seu nicho, fortalecendo o seu branding. Também ajuda a reforçar o relacionamento da sua marca com o seu público e faz com que ele te enxergue como uma autoridade no assunto. Quem aqui já usa, compartilha com a gente o que acha!1 ponto
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Olá, Colmeia! Tudo bem por aí? Então, com certeza você já ouviu falar que se comparar com as outras pessoas não é bom. De fato, isso pode ser verdade quando você usa essa comparação para te boicotar (querendo ser igual a outra pessoa), mas se você usa de forma estratégica (usando como referência para se aperfeiçoar), o jogo vira. Isso se chama fazer benchmarking. Mas afinal, o que é benchmarking? É uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu, ou seja, concorrentes. Benchmarking vem de 'benchmark', que significa 'referência', então você faz um ponto de referência. Que permite não só identificar os seus pontos altos e baixos diante do mercado, mas também descobrir onde outras empresas estão acertando e errando. Trata-se de comparar o seu negócio com o seu setor e seus concorrentes, no intuito de conseguir insights que mostrem claramente o que você está fazendo hoje e como pode aprimorar suas ações. É usar dados dos seus adversários a seu favor. Já quis saber tudo da vida do coleguinha, mas não tinha um bom motivo? Está aí a sua chance! Então, você deve pensar nessa comparação como uma referência mesmo. -> O que seu concorrente fez que poderia funcionar também para o seu público? -> Como aquela ação funciona em uma estratégia maior e diferente? -> Consigo transformar para usar com meu produto/público? Pegue cases de sucesso de empresas bem sucedidas e estude o que deu certo para elas. Para evoluir seu benchmarking, pegue referências de empresas de outro ramo/nicho e transforme para o seu. Não é copiar o coleguinha, mas avaliar que o ele tem feito que pode trazer benefícios também para o seu negócio. Esse é o benchmarking que dá resultados! Quer saber como se destacar diante de seus concorrentes? Continue lendo e descubra como aplicar o benchmarking nas redes sociais para aumentar o seu engajamento nesse meio. Quais são os benefícios do benchmarking? Com essa prática você conseguirá: - Identificar tendências de mercado - Ter mais visibilidade sobre processos internos - Descobrir novos insights para a sua empresa - Melhorar o relacionamento com outras marcas - Trocar experiências Mão na massa: passo a passo para fazer benchmarking O primeiro passo é escolher as marcas que serão estudadas. Podem ser gigantes do mercado, parceiros, organizações que você admira e concorrentes diretos. Escolha pelo menos 3 empresas para ter uma ideia da variedade de posturas e estratégias de marketing digital. Mais do que 3 marcas complica a análise, e menos pode não ser tão inspirador, faz 3 agora, implementa o que você tirou de referência e depois repete o benchmarking com outras. O segundo passo é definir os concorrentes e os indicadores de análise. Aqui, cada concorrente deve ser escolhido por um motivo. Qual métrica de cada um deles você deve observar? Engajamento, alcance, frequência de postagens… cada grupo de métricas a ser analisado deve se relacionar a uma estratégia do seu negócio. Outro ponto importante é analisar coisas que vão além de números, como por exemplo, analisar o tom da comunicação, o design das publicações e o tipo de conteúdo que os outros estão fazendo. Todos esses dados vão fazer a diferença no seu planejamento. Terceiro passo é implementar no seu perfil ou empresa. Depois de fazer essas análises, faça a comparação com o seu perfil, identifique os pontos fortes e fracos e trace um plano de ação. E lembre-se: não basta fazer esse processo só uma vez. É . Deve ser um acompanhamento constante para você ter insights com os outros e aprender também com suas próprias conquistas. Praticando com regularidade essa atividade, você sempre será capaz de identificar novas tendências, desenvolver novas estratégias e habilidades, promovendo assim, melhores resultados para o seu negócio. E veja bem, não é apenas para as redes sociais, isso vale para o todo, todos os departamentos da sua empresa. Dica: quer aprender a fazer O Plano de ação? A @nocedanielle te ensina com maestria e praticidade no método PMP. Se quer tirar todos os seus planos do papel e torná-los realidade, o PMP é para você. Vem herdar em vida! E aí, curtiu? Será que você já fez um benchmarking antes, talvez tenha feito sem saber. Lembra quando o Paulo pediu para olhar os posts dos coleguinhas e usá-los como referência?! O benchmarking é a pesquisa e a transferência de domínio é a habilidade que vai te permitir usá-lo a seu favor. Quer estar à frente do mercado? Esse é um dos caminhos. Se tiver qualquer dúvida sobre isso, manda aqui, vamos tirar todas! Equipe de ferrões.1 ponto