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Conteúdo Popular
Exibindo conteúdo com a maior reputação em 03/19/23 em todas as áreas
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Hoje, após a live de Onboarding sobre O Portal, percebi que ele resolveu a maior parte dos meus problemas ao criar conteúdo, mas que muitas pessoas ainda continuam com dificuldade em outras etapas (como organizar todas as zilhões de ideias que surgem após ler os relatórios) e achei legal compartilhar com outras beselhas portaleiras como eu me organizo após ler os tópicos (vai que te ajuda a ter uma luz e inventar o seu próprio método de organização, né non ?!). *De cara, já tenho uma dica: nunca leia o relatório só por ler, apesar de ter o estilo magazine (que normalmente lemos, folheamos e depois largamos pra lá), se realmente quiser ter muitas ideias e gerar conteúdo leia O Portal com atenção, tire um momento do seu dia para focar naquilo e deixar as ideias virem e fluírem. Se por um acaso a curiosidade não segurar e acabar lendo de forma mais descompromissada, já marque logo na agenda para reler com o caderno do lado e não perder nenhum insight. Bom, eu uso o site/app Click Up para tudo que exige organização na minha vida. A parte de anotações dele é bem igual ao Notion, então... Sinta-se a vontade para usar qualquer um dos dois: Prepare o relatório e a caneta e bora lá... 1) Separo os títulos com a identificação de onde estou tirando as ideias anotadas, caso eu queira retornar no relatório. Ex.: Portal 025 e a coluna referente do relatório; 2) Vou lendo, e tudo o que passa na minha cabeça de ideia (bem brainstorming mesmo) eu vou anotando em tópicos; 3) Tiro um dia da semana para planejar os posts que vou criar a arte. Já vou para o Click Up, seleciono as ideias que mais fazem sentido e aproveito para ir fazendo os ajustes sobre a ideia em si, copy e etc; 4) A medida que vou realizando os posts dos tópicos anotados, risco no Click Up ou dou Check e vou excluindo (para não me perder no meio de tanta coisa também). Também vale reler e ir excluindo os que você viu que suas ideias viajaram muito. Faça a curadoria do seu próprio fluxo de pensamentos, veja o que presta e não se apegue ao que não presta, no próximo relatório você terá mais uma fonte bizarra para ajudar a criar novos posts incríveis Depois disso, é só sucesso. Compartilhem aqui como vocês se organizam também! Cada um tem seu próprio jeitinho de usar os Relatórios, quem não se identificar com o meu, pode se identificar com o seu1 ponto
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Recentemente estruturei um formato de pesquisa MUITO SIMPLES pelos stories que aprendi em uma mentoria e deu muito resultado em todos os perfis que utilizei. Com ela conseguimos entender a origem da audiência, suas dores, suas motivações para continuarem acompanhando o expert/marca e suas aspirações. SPOILER: Envolve dar uma recompensa ao final da sequência. Fiquei chocada como algo tão simples deu tanto resultado, basta estruturar direitinho como vou mostrar agora. Juro que dá engajamento! Já dá print no ouro! rs O objetivo aqui é conhecer a audiência pois só assim poderemos ser assertivos na hora de ofertar algo para ela. Para isso, siga esses passos: Passo 1) Deixe zerar os stories. Não gosto de deletar, prefiro deixar os stories zerarem após 24h sem postar. Motivo: quando os stories estão zerados o Instagram entrega para mais pessoas o primeiro story e isso vai contribuir para um maior número de respostas. Passo 2) No primeiro story peça ajuda da audiência, informe que são poucas perguntas, que ele não pode pular nenhuma e que você vai presenteá-la no final da sequência. Use um fundo bonito, que chame atenção. Se quiser já coloque uma enquete do tipo: "Topa? Sim ou não" Passo 3) Pergunte com uma enquete se ela já tem ou já sabe o que você ensina. Abaixo da enquete complemente: "se você ainda não tem/não sabe, me conta no direct o motivo" Motivo: descobrir o nível de consciência da audiência e gerar conversa no direct. Passo 4) Pergunte como ela te conheceu/conheceu a marca/o expert e logo abaixo adicione uma caixinha de perguntas para ela responder na caixinha. Na caixinha pode ter escrito: "Indicação? tráfego"? Motivo: Descobrir a origem do tráfego/de onde vem a sua audiência e poder potencializar esse canal Passo 5) Pergunte em uma enquete com 4 opções de respostas QUAL A MAIOR DIFICULDADE DELA. Coloque nas 4 opções de respostas as 4 principais dores/objeções/dificuldades do seu nicho. Indique que não há resposta certa. Passo 6) Pergunte em uma caixinha o motivo das pessoas decidirem te seguir. Motivo: O que eles responderem vai ser o que você deve dar mais ênfase em seu perfil Passo 7: Coloque uma caixinha e pergunte o que ela quer que você ensine no seu perfil. Informe que essa já é a última pergunta e só precisa disso para terminar. Motivo: As respostas darão ideias infinitas de conteúdos. Passo 8: Libere o presente. Coloque um link para direcionar para outro canal, de preferência uma página de recompensa, em que ela coloca os dados (lead) e libera um pdf ou uma aula que seja muito valiosa para aquela audiência. Eu costumo usar a copy: "Aqui está o presente, só pode acessar quem respondeu tudo. Sua consciência é o seu guia." Esse story sempre bate recorde de cliques em voltar kkkkkkk É isso! No fim você vai ter uma lista imensa de ideias de conteúdo, vai saber identificar que canal de atração de seguidores/leads está sendo mais eficiente, vai saber o seu diferencial competitivo e ainda terá uma lista de dores para serem trabalhadas em outros conteúdos. Pode testar que funciona até para quem tem pouca audiência. Testa e me fala1 ponto
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Oi, Gabi! A gente coloca bem detalhado em contrato, porque por mais que tudo seja bem conversado, as pessoas esquecem. Vou colocar um trecho do nosso contrato que pode ajudar: CLÁUSULA SEGUNDA: DO OBJETO: 2.1. O presente contrato tem como objeto a prestação pela CONTRATADA à CONTRATANTE, dos serviços abaixo arrolados: A. Criação das contas/perfis de Instagram e Facebook; B. Criação de pauta quinzenal do conteúdo a ser veiculado pelas mídias contratadas, quais sejam: Instagram e Facebook; C. Criação de postagens para feed e geração de conteúdo para as redes sociais contratadas; D. Criação de postagens para vídeos no Reels e no feed do Instagram, nos stories e no Facebook; E. Gerenciamento das redes contratadas com agendamento programado das postagens nos melhores dias e horários; F. Acompanhamento, avaliação de resultados obtidos e relatórios bimestrais de métricas; G. Manutenção dos perfis das redes contratadas com atualização das informações sempre que for necessário; H. Organização e criação dos destaques do Instagram; I. Assessoria de Marketing. 2.2. Estão abrangidas neste contrato as seguintes plataformas digitais: A. Facebook; B. Instagram. 2.3. A frequência de postagens será obrigatoriamente de 16 (DEZESSEIS) vezes por MÊS no feed ou no Reels do Instagram e de 24 (VINTE E QUATRO) vezes no feed do Facebook; 2.4. O formato das postagens poderá variar entre: A. Imagens estáticas e texto; B. Carrossel de imagens estáticas e texto; C. Vídeo e texto; D. Texto. 2.5. POSTAGENS EXTRAS terão um valor adicional de R$30,00 (trinta reais) POR POSTAGEM e poderão ser realizadas de acordo COM A DISPONIBILIDADE DA CONTRATADA e se atender ao plano estratégico previamente elaborado.1 ponto
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Alow alow povo! Seguinte, já falei em vários posts por aqui que a minha maior dificuldade como iniciante é definição de processos. Como inicia o contato com o cliente, como fecha negócio, como se ajusta as linhas de trabalho e como se finaliza (ou não). Eu tenho essa característica bem metódica e imagino que muitos aqui também podem ter. Eu vou listar aqui minha ideia de como seria um processo ideal e se vocês poderem contribuir me dizendo se é isso mesmo, se não é, se vocês fazem diferente, enfim...como essa é minha maior dor aceito todo o tipo de contribuição kk rindo de nervoso Vamos lá: - No primeiro contato com o cliente, propor um agendamento de reunião para que se possa fazer uma apresentação do serviço prestado (dúvida: aqui vocês usam ppt ou é somente uma conversa?) e entender a necessidade do cliente. - Na própria reunião, falar que você vai enviar uma proposta para fechar o negócio (dúvida: quanto tempo até enviar a proposta em média?) - Enviar a proposta e aguarda resposta(dúvida: na proposta vocês consideram margem de negociação?) - Em caso positivo agendar primeira reunião para definir primeiros passos. - Nessa primeira reunião explicar que o primeiro passo é fazer um alinhamento de posicionamento da marca. Ter uma conversa mais afundo sobre a marca, história de criação, solicitar todos os materiais de mkt que a marca já possa ter criado, entender as principais temáticas e com essas informações dizer que vai iniciar a estrutura de Primal Branding (ou seja lá a forma que você faz). - Na próxima reunião, fazer uma apresentação com o Primal Branding, possível DNA da marca, moodboard, público alvo e alinhar com o cliente. - Imaginando que até aqui tudo ocorreu certinho, próximo passo é definir as editorias para dai então, iniciar as estretégias de acordo com o objetivo que foi estabelecido. - Na logistíca de criação de conteúdo, criar uma quadro no trello (ou notion) para que assim o cliente também possa acompanhar e entender o que é tarefa dele. - Nesse quadro eu faço o agendamento de cada conteúdo e dentro do calendário o cliente consegue ver e validar o título, legenda e arte. Importante dizer que aqui pode existir necessidade do cliente adicionar algum conteúdo técnico, fotos ou qualquer coisa que seja necessária para a execução do post em si. - Dentro do calendário também é possível deixar ideias de stories diários caso o cliente necessite dessa orientação (dúvida: aqui é comum o cliente gravar e enviar para o estrategista fazer o post ou não?) - Trabalho sendo feito e a "finalização" seria apresentar um relatório mensal com as métricas e resultados. UFA! KKKK ai gente perdão o textão e considerem que sou uma iniciante cheia de dúvidas e questionamentos kk Espero, de verdade, a contribuição de vocês!!1 ponto
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Fala comunidade mais doce desse Brasil! pra quem ainda não conhece : https://reportei.com está longe de ser uma plataforma super, hiper completa de dados, mas o que acho interessante é o fato de você poder integrar : fb, insta, tiktok, youtube, RD, google businnes tudo num relatório só! alguém aí também usa?1 ponto
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@Carol Rochaquando alguém entra em contato, eu marco uma reunião (maioria das vezes online). Nessa reunião deixo o cliente falar (quanto mais ele fala da dor, mais eu entendo e ele percebe que esse serviço é uma necessidade). A gente conversa bastante e depois falo do meu trabalho. Não uso apresentação ppt, já testei no presencial e vi que perdem o foco. Mas eu fico na conversa e dando exemplos do que "poderia ser melhor". Por mais que eu "entregue o peixe" algumas vezes, isso me me dá credibilidade. Deixo pra passar orçamento depois. Se to com tempo, no outro dia já passo. No máximo 2 dias se estiver mto na correria (ou for fim de semana, ai falo pro cliente que envio na segunda). Mando por e-mail os orçamentos. Fico no aguardo. Se demorou entro em contato, se achar necessário pode pedir outra reunião. Eu não gosto de ficar barganhando preço, pq já sei que meu preço é menor que agência (e pelo que tenho visto entrego mais). Raros casos mexo no preço, quando já é cliente e tem renovação de contrato (mas sempre com muita conversa). Peço todos os dados para contrato e pagamento. Só depois começo a trabalhar. Tem casos que até faço umas pesquisas, mas não entrego nada sem contrato em mãos (e te falo que isso é uma das coisas mais importantes). - Na próxima reunião, fazer uma apresentação com o Primal Branding, possível DNA da marca, moodboard, público alvo e alinhar com o cliente. Isso vai depender do serviço que ele contratou. A gente espera que o cliente tenha isso pronto. Se ele não tem é um outro serviço, então não esqueça de pensar nisso na hora de cobrar. Eu tb faço uma reunião inicial para entender todo o negócio. E a partir daí faço pesquisas, crio as estratégias. Você pode usar o trello como disse, tem o notion, eu mesmo uso o Google Docs, pra compartilhar DOCS online e conteúdos. Eu gosto de chegar para o cliente com a ideia pré-pronta. Você pode até fazer reuniões de brainstorm, mas se todo o post você deixar para darem palpite, não sai do primeiro post. Então sempre acho melhor vir com algo quase pronto (pra aprovarem, modificarem ou acrescentarem algo). Mas em relação a organização é teste! Eu já testei várias coisas, tenho o trello, já fiz formatos diferentes com cliente... o jeito é ver o que funciona melhor, mais fácil de ser localizado.1 ponto
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Gabi, nessas horas meus tempos de advogada sempre me salvam. Então primeiro passo seu contrato é de prestação de serviço. Assim sendo você deve elencar as suas atividades em forma de lista o serviço que você presta descritivamente, você analisa as métricas, estabelece uma estratégia para captação e aumento da taxa de conversão e etc. Além disso você deve se atentar as obrigações do contratante isso é de suma importância e frisar que se ele não te oferecer os dados necessários você não tem a possibilidade da execução do seu trabalho com excelência. Se você quiser um modelo me manda uma msg que te disponibilizo o meu para você fazer os ajustes.1 ponto
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opa com certeza! acho q vc deveria detalhar sim oq vc vai executar. Se o contrato for de 1 mês por exemplo, eu colocaria algo como: Análise do perfil atual e relatório de itens a serem otimizados Definição de objetivos no mês junto ao cliente Elaboração do plano de conteúdo mensal seguindo os objetivos do mês Análise semanal do conteúdo e ajustes para otimização Conteúdo à ser elaborado, incluso neste contrato, reels, stories, posts..etc Análise final da estratégia do mês com relatório dos resultados e próximos passos. Não sei se ajudei mas eu colocaria algo assim...bem explicado para não ficar dúvida. Coloca inclusive que a quantidade de posts por dia vai depender da estratégia necessária para o cliente atingir seu objetivo...rsrs Espero ter dado algumas ideias boas!1 ponto