Todo ano, os chineses celebram a maior data do comércio deles no dia 11 de novembro. O já tradicional 11.11 das lojas chinesas.
Pra quem não conhece, é o equivalente oriental da black friday americana.
Esse ano, eu resolvi usar essa data para faturar com o programa de afiliados do Aliexpress. Mas para não transformar o perfil num catálogo gigante, a solução que encontramos foi criar um grupo de ofertar no Whatsapp e direcionar a galera pra lá.
Fizemos vários posts falando sobre equipamentos e o por que de ter cada um deles, e o CTA direcionando a galera para o grupo de ofertas.
Criamos posts no feed, carrossel e stories. Como o grupo é de ofertas para um nicho muito específico, quem entra lá já está muito aquecido para adquirir os produtos e serviços que aparecem por lá.
O resultado do 11.11 vocês podem ver à baixo.
Foram quase mil itens visitados pela galera que está no grupo, e isso foi bem acima do esperado.
A grande sacada aqui, é que o grupo não era exclusivamente dessa campanha. Ele foi pensado para continuar auxiliando a galera a comprar bons equipamentos a preços justos.
Se você acha que esse modelo também funciona para o seu perfil, aqui vai o passo a passo de como o nosso grupo foi pensado, estruturado e como ele deve funcionar daqui pra frente.
- Antes de abrir o grupo, fizemos parceria com outros perfis do mesmo nicho, e até no offline, para trazer o máximo possível de gente para o grupo. Quanto mais gente, maiores as chances de conversão. É estatística.
- Assim que o grupo foi criado, começamos a fazer postagens educativas informando a galera do por que eles devem entrar no grupo. Qual é a dor que você resolve? No nosso caso, o nicho em questão é muito carente de referências sobre o que comprar, principalmente se a pessoa é iniciante na atividade. Há alguns nomes na rede, porém são ligados a certas marcas, e aí eles sempre puxam só para os produtos dessas marcas. Esse grupo trás opções para todos os bolsos, mas com a nossa curadoria. As pessoas que estão lá sabem que se nós postamos, pode comprar sem medo que não vai dar problema. Prestar esse tipo de serviço demanda mais tempo, porém os resultados são satisfatórios.
- Uma vez que geramos o interesse, e levamos a galera para o grupo, começamos as postagens. Definimos que iríamos iniciar com a cobertura da campanha 11.11 do Aliexpress e da Black Friday, no fim do mês. Diariamente nós postamos 2 ou 3 ofertas do esquenta, e no dia do evento a cobertura foi praticamente em tempo real. Foram 2 dias de postagens de hora em hora com as principais ofertas. Lembrando que nós filtramos apenas os produtos com muitas vendas, notas altas e vendedores extremamente bem qualificados na plataforma. Se você não pegou a sacada ainda, é aí que está o pulo do gato: Nós ganhamos tempo para os nossos seguidores! Mesmo quem nunca comprou em lojas chinesas, sabe que se nós compartilhamos o link, é só clicar e finalizar a compra que não vai ter erro.
- Durante as próximas semanas, seguiremos com a estratégia de postar 2 ou 3 itens de esquenta diariamente, e na black friday, faremos a mesma cobertura.
- Estamos fechando parcerias com lojas nacionais para apresentar suas ofertas dentro do grupo. Com isso nós conseguimos uma gama bem maior de produtos a serem indicados nessa campanha.
- Após a Black Friday, já começaremos a companha de natal, depois, inicio de ano, é a campanha de férias e carnaval, e por aí vai...
Usar de ferramentas como grupos de ofertas pode ser uma ótima estratégia para quem trabalha como afiliado. Você direciona a estratégia de postagem meio e fundo de funil para educar os seguidores, e aí direciona eles para o grupo de ofertas, onde você compartilha os seus links.
Uma coisa que já vi alguns perfis fazendo, é criar um grupo pago, onde as pessoas entram para ter acesso a esse serviço. Se o seu perfil já tem um bom nível de autoridade no seu nicho, essa é uma excelente opção, uma vez que a operação se sustenta apenas com as assinaturas, ficando 100% da comissão com as vendas como lucro. Provavelmente esse será o nosso próximo passo, daqui há alguns meses.
Bom, por hora é isso. Se você chegou até aqui, muito obrigado por compartilhar esses minutos comigo, lendo o meu texto, e espero que tenha te dado algum insight útil para o seu negócio.
Logo menos volto com mais novidades, beselhada