Em 2009 nasceu a Diletto.
Produto de qualidade, 3 sócios envolvidos, branding montado e redondo...
Em pouco tempo, decolou! Veio fábrica própria, investidores, domínio no varejo. 3.000 pontos de venda em 15 estados e concorrência direta com marcas que serviam um público A.
Lembro que em uma ida ao Cirque Du Soleil em 2012 eu encontrei os picolés que ainda eram difíceis de achar aqui na Bahia.
O preço era uma mistura de hype, Soleil e qualidade.
15 reais em 2012 hoje seriam...
O bicho era famoso - e carinho - mesmo!
Logo no primeiro ano de faturamento eles marcaram R$1,2 milhão. Em 2 anos, R$15 milhões.
O sorvete vinha da tradição de família:
O vovôzinho (nonno) da Diletto veio da Itália para o Brasil fugindo da Segunda Grande Guerra Mundial, tinha aprendido a fazer sorvetes com a neve que caia na sua região e seu neto tinha dado seguimento ao negócio.
Reforçaram a tradição, a história, a origem... Até os ingredientes viriam da Itália para preservar o sorvete original.
Fez tanto sucesso que o homem mais rico do Brasil na época resolveu fazer parte do negócio também:
Até que...
O brasileiro é formado em fofoca e pós-graduado em investigação de fofoca.
E nem só pela fofoca, é natural que uma marca fique famosa e que a gente vá buscar as inspirações, a história, como tudo aquilo de fato aconteceu...
Descobriram que era tudo mentira. O Nonno era até italiano, mas veio criança pro Brasil.
O CONAR determinou que eles publicassem que a história era falsa, que era um storytelling antiético. No Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, há a necessidade de atuação ética, de forma a promover o respeito, lealdade e a nobreza da profissão.
Boatos de que até um dos sócios caiu na história da própria marca... Descobriu por um jornalista a certidão de nascimento do Nonno.
Ora, se era uma marca que prezava pela originalidade e tradição... Como sustentar a tradição que não mais existia?
Os sentimentos ali envolvidos são de confiança, de respeito, de nostalgia, ne nobreza... E aí as pessoas descobrem que tudo não passou de uma história e isso quebra os valores projetados.
Os ingredientes poderiam até continuar italianos, mas a receita e a história era puro suco de Brasil.
Na mesma hora as negociações de uma multinacional para produzir o sorvete em escala maior ainda se encerraram. Os custos altos, o investimento indo embora e a marca se enfraquecendo fizeram o sorvete sumir.
Muita coisa econômica colaborou para esse sumiço, claro. Mas, difícil pensar em algo para conquistar novamente a confiança do público, né?
Resumo da história:
Não minta.
Não finja ser.
Não crie uma história e admita como uma verdade.
Se fizer um personagem, deixe claro o que ele é.
A confiança do seu público é um dos seus maiores ativos.