Olá Cris, tudo bem contigo?
Acredito que veio essa discussão muito como veio a discussão depois da chegada do Midjourney na área do design.
Eu costumo fazer uma comparação mais didática pra essa discussão com outra formação q eu tenho q é em Papiloscopia. Quando surgiu o FingerPrint, um software que você coloca uma impressão digital e ele procura os pontos de correlação entre todas as outras que estão registradas naquele banco. E aí saiu a história de que acabaria a profissão de Papiloscopista. MAs ainda com o FingerPrint a gente tem um profissional ali analisando ponto por ponto do q o software elencou.
Mas na verdade, todas essas IA's q estão surgindo precisa ser encarada como boas ferramentas para bons profissionais. No caso do designer por exemplo, muitos designers vao pegar uma imagem feita por uma IA e colocar no seu trabalho e pronto.., os bons vão pegar essa imagem, trabalhar luz e sombra, mexer nas cores, trabalhar texturas e usa-la apenas como um ponto de partida para um trabalho incrivel. Acredito q a mesma coisa funciona pro ChatGPT, vai ter muito conteúdo genérico, mal feito, porque muitos vão utilizar essa ferramenta, pegar o texto que ela gerou e usar sem personalidade, sem conexões e pronto, mas vai ter aquele profissional q vai dominar a ferramenta, vai gerar um texto e vai colocar ali naquele texto personalidade, autenticidade e por aí vai.
Eu sigo o Hyeser e to nesse perfil novo dele, mas o fim do conteúdo ta bem distante, eu vejo que esse é o momento mais especial em que bons profissionais se destacarão e terão uma ferramenta em mãos mais que incrivel pra AUXILIAR na produção, mesmo tendo uma IA ali, nos bastidores tem um profissional ajustando, fazendo as perguntas certas, esperando as respostas certas. O melhor é aprender a dominar essas ferramentas e dá aquele toque pessoal q nenhuma IA é capaz de trazer, aquele toque humano rsrrsrrs
Abração