Olá Paulo! Passando por esse tópico vi sua pergunta e não consegui não responder. ahhahaha
Há uns 4 ou 5 anos atrás eu usava o MLabs e era bem resistente a usar a ferramenta do próprio META. Eu comecei a perceber que quando eu pegava um cliente, ele tinha um engajamento bom e tal (eu sabia pq sempre colho as métricas quando o cliente entra na nossa agência). Ao passar do tempo o engajamento, alcance, etc, caíam muitoooooooo. Os clientes percebiam que antes tinham 300, 400 curtidas e passavam a ter 20, 30.
Foi quando o MLabs foi derrubado durante a pandemia e eu fui em busca de saber a fundo o que acontecia. Até onde fiquei sabendo por ser automação o Instagram diminui sim o engajamento, chegando às vezes até a derrubar contas que estão conectadas a ele.
Tomei a decisão de no benefício da dúvida não usar mais de jeito nenhum. Como falei no início, fui bem resistente a programar pelo META, mas a adaptação foi rapidinha e tenho a consciência limpa de que não prejudico nenhuma conta de cliente.
Espero ter ajudado