Eu sei, eu sei... são muitos termos novos e a gente acaba se perdendo. Mas eu prometo que vou explicar com o maior cuidado possível!
BenchMARK e BenchMARKING são termos semelhantes na escrita, mas significam ações diferentes.
Vamos usar uma situação prática para entender cada um, assim fica mais fácil.
Pegando o exemplo da Rebequinha, que o Paulo contextualizou na aula 1 da Trilha 3: digamos que Rebequinha em 2 anos se tornou referência no seu nicho e incentivou outras empresas do mesmo nicho a seguirem seu exemplo.
Nessa hipótese em questão, Rebequinha é BENCHMARK, ou seja: é referência de produto/serviço no seu nicho.
Mas, seguindo a mesma hipótese acima relatada, a empresa concorrente faz uma análise de mercado com comparativos da concorrência (da qual Rebequinha é referência). Nesse caso, a concorrente está fazendo BENCHMARKING.
Concluímos então que Benchmark significa ser referência no mercado, e Benchmarking é a pesquisa e análise comparativa da concorrência.
Ah, só uma observação: o benchmarking é diverso ok? você pode fazer benchmarking da sua própria empresa, pode ser competitivo (como no exemplo que falei), pode ser da sua empresa com empresas de outros nichos e por aí vai.
Você já sabia diferenciar os dois? Se já sabia, o que mais você pode acrescentar aqui?