Inspirada no que O Portal fez conosco, fiz um Calendário do Advento para estreitar o relacionamento e presentear as seguidoras de @juliaalcoforado!
Foram 7 dias de conteúdos inéditos (que só durariam 24h) e presentes, e esse foi o formato que utilizamos nos stories:
DIA 1
Vídeo estilo vlog, "Um dia com Juju". As meninas tem muita curiosidade, afinal Júlia abre muito pouco sobre a vida pessoal dela. O vlog estreitou demais o relacionamento e foi um sucesso! Deu, inclusive, um problema na hospedagem e isso rendeu muitas respostas em stories. Problema resolvido e engajamento lá em cima!
DIA 2
Liberamos um vídeo de um dos produtos pagos que temos.
DIA 3 (esse foi meu dia favorito!)
Preparamos um "enigma". Quem acertasse ganhava um produto que a dona do perfil usa quase que diariamente, e funcionou assim:
Fizemos uma frase que tivesse muito a ver com ela. Foi "MAIS UMA GÊMEA DE JUJU". Ela sempre fala que as meninas ficam gêmeas dela ao comprarem as coisas que ela indica e faz publicidade. Ao mesmo tempo, a frase tinha alguns anagramas como "JEJUM" e "AMIGAS" e deixava tudo mais difícil.
Como a frase tinha 18 letras, espalhamos essas 18 letras nos últimos 18 posts seguindo a ordem alfabética das legendas.
Acreditem, antes mesmo da gente anunciar, com poucos minutos que ela havia comentado as letras, duas seguidores já tinham mandando "o que são essas letras aleatórias nos seus posts?". Elas são superfãs!
Preparamos algumas dicas para soltarmos com 10, 15 e 20min. As dicas eram sobre a "chave" do segredo do enigma. Dica 1: você sabe desde criança. Dica 2: está presente em listas. Dica 3: está em um livro muito famoso. Era o ABC, as listas de ordem alfabética e o dicionário.
Nem foi preciso falar nenhuma dica! Em 5min já tinham adivinhado! Foi muito legal ver a interação, e o namorado da menina que ganhou mandou até foto da dedicação dela com papel, caneta e o celular, tentando adivinhar.
DIA 4
Sorteamos um livro para quem se inscreveu em um formulário que liberamos.
DIA 5
Um pdf exclusivo, com um mini e-book sobre mudança de hábitos e atividades práticas para serem feitas.
DIA 6
O tradicional "terças e papos", nossa caixinha de toda terça, virou "sextas e papos" com um vídeo exclusivo respondendo perguntas das caixinhas. Modelo inédito no perfil e que recebeu inúmeros comentários do tanto que aproximou a influenciadora das meninas.
DIA 7
Todos os domingos enviamos uma cartinha para os mais de 9mil e-mails de nossa base, então fizemos 4 mini cartinhas para o Natal pensando em pessoas que passariam a data com a família, pessoas que estariam sozinhas, pessoas que perderam alguém importante e não iriam passar a data com esse alguém e pessoas que estariam longe de casa mas passariam o Natal com a família "escolhida" (amigos, colegas etc). Muito afeto em um dia já propício para isso, foram muitas respostas em stories e marcações de reposts.
Algumas estratégias:
- Parametrizei todos os links, então tive noção do número de cliques.
- Em dias de posts que normalmente não me dão muitos comentários, fiz alguma ação no Calendário que envolvia comentar algo. Um emoji para quem concordava com o que leu, a resposta do enigma...
- Realizei sorteio, mas realizei fora do Instagram. Um formulário a ser respondido, apenas. O sorteio foi para as seguidoras, o presente foi um livro que sempre aparece na rotina do perfil e elas amaram. Foi uma maneira de não "falsear" as reações do perfil e realizar um sorteio pelo Instagram, mas ainda assim fazer algo que as presenteasse.
- Um dos dias envolvia um vídeo de um dos projetos pagos dela, mais ou menos o mesmo que Paulo fez com o vídeo do Spotify da FEC. Em breve teremos lançamentos de 3 produtos e no vídeo e em 2 pdfs demos uma amostra, um gostinho, do que está por vir.
- Júlia grava pouquíssimos vídeos e as meninas tem muita curiosidade e vontade de ver ela falando mais. Foi tipo Paulo com O Bigode na Cozinha. Foram 2 vídeos exclusivos gravados apenas para o calendário e nem preciso dizer da repercussão, né?
- Pedimos para que elas ativassem as notificações de posts e de stories, afinal em alguns dias elas precisariam ser "rápidas". Foi o dia do enigma. Com isso, garantimos muitas pessoas ativando as notificações do perfil.
Alguns resultados:
- Mais de 80k cliques em links apenas na bio, fora os dos stories.
- Em 7 dias de Calendário:
142.466 de alcance - aumento de 9,9%
48.942 visitas ao perfil - aumento de 75,2%
1.979 seguidores (saldo) - aumento de 21,9%
301 stories feitos, com uma média de 5 respostas e compartilhamentos por story
- Equipe alegre pelo resultado, público engajado e grato, influenciadora amando tudo que aconteceu.