Fala, povo!!!!!
Vim dividir com vocês um método que é muito usado por UX design (e no desenvolvimento de projetos em geral), mas eu tenho adaptado ele para usar com dores e desejos do público, independente do nicho. Olha:
Matriz CSD = Matriz de certezas, suposições e duvidas.
Do lado esquerdo: todas as certezas de dores e desejos que eu tenho e identifico o porque da certeza. Pode ser, por exemplo, através das pesquisas que o Paulo ensinou a gente a fazer. Já é algo validado. Logo, é uma certeza. (o raciocínio aqui é: Eu já sei!)
No centro: são todas as suposições que eu tenho. Pode ser algum conteúdo que eu identifiquei ao consumir o instagram de maneira consciente e por algum motivo eu acredito ter identificado um desejo ou dor que ainda não tinha percebido. (o raciocínio aqui é: Talvez seja útil testar!)
Do lado direito: São todas as dúvidas que, com o objetivo de aumentar a precisão dos posts, eu decido sana-las com a própria audiência. Pode ser através de uma caixinha de pergunta estratégica nos stories, por exemplo. (o raciocínio aqui é: Preciso descobrir!)
Objetivo: Direcionar de forma cada vez mais precisa a produção de conteúdo.
Se a gente estender um pouquinho o conceito, daria até para utilizar junto ao cliente. Nos dias de check-points, talvez possa ser interessante validar algumas informações sobre a marca do cliente ou alguma coisa nesse sentido. Mais no objetivo de organizar os pensamentos e manter uma linha de raciocínio mais organizada.
Espero ter ajudado de alguma forma, gente! Vou deixar uma imagem aqui dessa matriz, para ser mais fácil a visualização.