Oi Thais, tudo bem?
Uma dúvida: O expert é ateu e o público é sobre ateus/ateísmo? Ou só o expert que é ateu mas o nicho dele não é sobre esse assunto?
Se o nicho for ateísmo ou o público for 100% ateu você pode fazer um conteúdo com fatos mais concretos/históricos ou polêmicos sobre o natal, como:
Sobre como a igreja colocou o nascimento de Jesus pro dia 25 de dezembro pq era a data de uma festa pagã e a igreja não gostava. (tem pesquisador que diz que Jesus talvez tenha nascido entre março e maio, ou até em setembro).
Como o natal foi proibido por uns anos em alguns países pq partes mais conservadoras viam certa heresia, paganismo, muita bebedeira e etc na comemoração.
A diferença do Papai Noel do ocidente com o Ded Moroz - o papai noel da URSS
Como algumas partes do cristianismo ainda recusam o Papai Noel na data por acreditar tirar o foco de jesus na data.
Como não tretar com a família religiosa na ceia de natal.
Criar um "Manual de sobrevivência ao natal".
Curiosidades como "Países onde não se celebra/é proibido celebrar o natal".
Se o público não for 100% ateu, ou só o expert for ateu mas o público e nicho for sobre coisas não relacionadas a ateísmo, mete um "boas festas" e umas palavras de paz e amor que todo mundo sai feliz. Se não me engano, judeus, muçulmanos, budistas etc também não comemoram o natal em si, mas todo mundo curte umas palavras bonitas e de esperança, ainda mais no fim do ano.
No fim acho que vai depender do seu público e nicho.
Pq tem o ateu que gosta de tretar e meter o dedo na ferida e também tem o ateu que só quer aproveitar o tender e a rabanada com a família e relaxar em paz.
Saber seu nicho nesse caso ajudaria a ter ideias mais específicas.
Espero que tenha ajudado.
Umas fontes do que falei pra ajudar a ter ideias:
- https://www.bbc.com/portuguese/geral-59791561
- https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-46639981
- https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/23/ciencia/1450901374_520054.html#:~:text=Jesus teria nascido entre 9,enviada ao filósofo Eric Gutkind.
- https://www.catolicismoromano.com.br/papai-noel-a-figura-paga-do-natal-e-a-grande-mentira-passada-para-as-criancas-catolicas/