📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
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Nômades digitais são pessoas que trabalham online e que, portanto, não precisam estar fisicamente em um escritório para desempenhar suas funções. Isso permite que elas trabalhem de onde quiserem, eliminando, até mesmo, a necessidade de uma residência fixa.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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É uma plataforma de gerenciamento de projetos que provê maior eficiência e produtividade dentro de uma empresa. Ela é totalmente customizável o que representa uma grande vantagem, você posar usar tanto no computador como fazer download do app no seu celular.
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
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O Notion (Android l iOS l Web l Desktop) é um aplicativo focado na organização de tarefas. Com um funcionamento bastante parecido com o Trello, a plataforma é ideal para uso pessoal e para o gerenciamento de equipes, já que permite criar notas e arquivos colaborativos O Notion também possui ferramentas para adicionar membros à equipe e colaborar em projetos.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Dentro da experiência do consumidor teremos a NPS que significa Net Promoter Score. Nada mais é do que a avaliação que esse cliente fará de você, o famoso de 0 a 10, quanto você indicaria esse serviço?
Última resposta por Wilson Affonso, -
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No mercado de inoportunos, os nuggets são os cortes que fazem parte de um vídeo maior, que eu vou chamar de galo. Descrição Criada por @Paulo Cuenca. É a reutilização de pequenas partes de um conteúdo mais completo.
Última resposta por Saulo Domingues Jr, -
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O debranding entende que a forma atual de fazer branding, que tem como grande intuito construir e elevar a imagem de uma marca, não poderá ser aplicada com a mesma ênfase no futuro. Isso porque as mudanças de comportamento do consumidor, que acontecem cada vez mais rápido, vão levá-lo a um novo padrão. A partir disso, será necessário que a marca crie estratégias para se desconstruir. E como isso será feito? Por meio de ações mais sutis, que não representem um marketing tão agressivo. O debranding também trabalha com o conceito de que o valor agregado à marca, o que justifica uma precificação acima da concorrência, não terá tanto espaço em um futuro breve. Dessa forma, as …
Última resposta por Jessica Silva, -
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Awareness significa a qualidade do que está ciente, atento, advertido. É uma expressão em inglês, derivada de aware, que significa ter conhecimento, percepção ou saber de algo. Awareness é a qualidade de estar vigilante, estar percebendo tudo que está acontecendo em sua volta. Awareness é também muito utilizado na área do marketing, como uma estratégia para medir a percepção do consumidor, e saber quais são as marcas preferidas dele e quais ele mais percebe no mercado.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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O que é Mix de Marketing ? O mix de marketing é um conjunto de elementos que tem como seu principal objetivo: gerar o desejo de compra. Como o Paulo momentou em aula, baseia-se nos 4Ps de marketing: produto, preço, praça e promoção. Ou seja, é uma percepção do todo para começar as estratégias. O mix de marketing leva em consideração uma série de coisas importantes para o negócio, sendo que cada uma delas traz ideias e objeções defendidas e exploradas por meio de planejamento estratégico. Esse é um dos pilares quando falamos sobre plano de marketing. Ao avaliar e prever as todas as ideias e objeções dos alicerces do mix de marketing, é possível…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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O funil de ampulheta é uma estrutura que engloba as fases de atração (marketing), as fases de conversão (vendas) e as fases de relacionamento com a marca (branding)*. A representação visual é a de dois triangulos ligados pelo topo, um em cima do outro, formando algo semelhante a uma ampulheta. É uma estratégia fundamental para quem tem produtos de recorrência ou serviços com pagamentos recorrentes, tais como o modelo SaaS (Software as a service, na tradução, Software com um serviço). Quando a empresa adota esse modelo, ela consegue atingir um outro nível de competição no mercado, pois ela pode abrir mão do CAC (Custo de Aquisição do Cliente) por causa do LT…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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MQL é a abreviação do termo "Marketing Qualified Leads", em português "Lead Qualificado Pelo Marketing", esse é o estágio final do lead no funil de marketing e o estágio inicial do lead no funil de vendas. Sim, existem operaçações que separam esses funis, funil de marketing e funil de vendas. Temos que olhar para mais alguns termos para entender a lógica completa dessas operações conhecidas como "Inside Sales" ou "Field Sales", termos como "Levantada de Mão", "Framework de Vendas", "Pipeline", "CRM" e muito mais. Vou explicar todas ainda no decorrer dessa semana, por isso fiquem atentos. Espero contribuir muito com a comunidade, pois eu preciso demais da contribuição…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Ahh o nosso tão amado ócio criativo! Quem não gosta de ter um, não é mesmo? 💛 Ócio criativo é um momento onde podemos conciliar o trabalho e/ou estudo com momento de lazer, de descanso. De forma equilibrada, que com ele conseguimos "esvaziar" a cabeça e relaxar. Ter novas experiências, momentos e emoções. Com isso, conseguimos ter mais ideias, referências e estar mais descansados para que a criatividade tome conta e nós ajude em todas as áreas de nossa vida. Até mesmo sermos mais produtivos e felizes 😁🐝
Última resposta por Elvio Bezerra, -
OKR
by Gabi Miranda- 2 respostas
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OKR (Objectives and Key Results) ou em bom português: Objetivos e Resultados-Chave. É o método criado pela Intel, baseado na definição de metas utilizado inicialmente pelas gigantes do Vale do Silício e agora faz parte do cotidiano de várias empresas.
Última resposta por Thais Harumi Zuanetti, -
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Estratégia para uma melhor experiência de compra. É a integração de todos os canais de comunicação de uma empresa (digital ou off). Por exemplo, uma loja de varejo oferece a possibilidade do cliente, a partir do app, ver quais são as lojas físicas mais próximas e o estoque disponível. Você pode separar o item pelo app e na loja física fazer um self chekout a partir de um totem, diminuindo a fila no estabelecimento.
Última resposta por Gabi Miranda, -
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É uma estratégia que busca unir o online e o offline visando uma melhor experiência do consumidor por meio de um atendimento integrado
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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On-Page trata-se de todas as estratégias de otimização de conteúdo utilizadas na página do site de uma empresa, a escolha de um título otimizado com palavra-chave, é um exemplo de on-page. Fonte: Luz Própria
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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O onboarding de clientes se trata basicamente de um processo que envolve os estágios iniciais de contato de um cliente com a empresa. Nessa fase de interação os profissionais serão responsáveis por guiar o cliente no uso do produto ou serviço após a compra. Em nosso onboarding além de mostrar como tudo vai acontecer (entregas e prazos) enviamos um "mimo" que sempre causa muita SURPRESA no cliente! ❤️
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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A expressão onlife, cunhada por Floridi, refere-se a essa nova experiência de realidade hiperconectada na qual não faz mais sentido perguntar para determinado sujeito se ele está on-line ou off-line. Os autores do documento entendem que as tecnologias da informação e comunicação não são apenas ferramentas, mas são “forças ambientais” que estão afetando de modo crescente: a) quem nós somos; b) nossas interações/como socializamos; c) nossa concepção de realidade; d) nossas interações com a realidade. Além disso, os autores estão convencidos de que os impactos das tecnologias digitais na nossa vida acontecem devido a, pelo menos, quatro grandes transformações: …
Última resposta por Fabiano Fachini, -
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É uma forma de pedir a autorização do seu possível comprador ou prospecto para entrar numa lista sua, fazer inscrição numa live sua de lançamento, se inscrever numa newsletter ou de oferecer um ebook ou uma oferta. Seria uma forma mais educada de perguntar ao seu futuro "lead" se vc pode começar a enviar conteúdo por algum canal, seja por email, whatsapp, Telegram, pois a partir do "aceite" dele, vc começará a enviar mensagens de forma não invasiva. Existe a opção também do Double Opt-in. Todos nós provavelmente passamos por isso quando nos inscrevemos num conteúdo que é de nosso interesse, onde temos que ir na nossa caixa de email e "confirmar" a nossa inscrição nu…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Opt-in duplo é a dupla confirmação (double opt-in) é a ação de enviar um e-mail automático para o Lead após o mesmo realizar conversão em um de seus formulários, confirmando o interesse em seu conteúdo. Fonte: Rd Station
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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O opt-out é a ação de saída do lead da sua lista de e-mail marketing. Podemos encarar isso como uma desautorização que o lead está fazendo a respeito da continuidade da sua comunicação com ele. Como um lead pode fazer essa ação? Nas melhores práticas de e-mail marketing poderemos conferir a necessidade de incluir um link de opt-out em todos os e-mails que você disparar. As melhores ferramentas, inclusive, obrigam a inclusão desse link para que o e-mail seja enviado.
Última resposta por Juliana Vargas, -
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Serve para você aumentar suas vendas, porém ele está presente somente em algumas plataformas. Ele consegue aumentar o ticket médio do seu negócio, fidelizar clientes e aumentar a saída de diversos produtos. Com ele existe a possibilidade de ofertar mais produtos ao seu cliente na hora de finalizar a venda. Ex.: quando adquirirmos u curso, na hora de finalizar aparece outros produtos, tipo e-book, demais cursos, basicamente é isso.
Última resposta por Paula Zagotta, -
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Orgânico. Expressão utilizada no marketing para indicar um público “voluntário”, ou que tenha chegado ao seu conteúdo por meio de motores de buscas ou indicações não pagas (como ads ou banners rotativos, por exemplo). O Marketing de Conteúdo visa o aumento do tráfego orgânico de um site, em contraste com o tráfego patrocinado (por meio de anúncios).
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Apesar de ser muito creditado à Kotler, o termo surgiu em 1960 no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” de Jerome McCarthy. Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, foi o responsável por popularizar o termo. Em 1967, no seu livro “Marketing Management”, ele citou McCarthy como a principal classificação do Composto de Marketing. Os 4 P’s são: Preço Produto Praça Promoção
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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Oposto de Inbound Marketing, é o marketing tradicional, em que anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Geralmente está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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A Outline é uma forma de organizar seu conteúdo, de forma cronológica e uma pitada da jornada do herói. E como o glossário/sumario de um livro que você monta, com os assuntos que você quer tratar, os assuntos do seu nicho, para ficar mais fácil a sua organização. Você vai estruturar da seguinte forma: Por exemplo se eu quero falar de briga de marido e mulher, ou lei maria da penha. No Primeiro e Segundo tópico eu contextualizo, desde a idade as cavernas - no caso o primeiro tópico e seus subtópicos - até o mundo contemporâneo, o seguro tópico e seus subtópicos. No 3 e 4, eu falo das dores, dos problemas enfrentados por essas pessoas, por esse nicho. no…
Última resposta por Sarah Brito,