Jump to content

O olfato pode ser mais eficaz em despertar memórias afetivas do que imagens.


Recommended Posts

O olfato pode ser mais eficaz em despertar memórias afetivas do que imagens.

Foi exatamente isso que o McDonald`s provou em sua nova campanha na Holanda, onde ele espalhou diversos outdoors sem nenhum escrito, marca ou imagem: apenas com o cheiro de suas irresistíveis batatas fritas. 

E a explicação para esse feito é que não importa onde você está, você sem olhar já sabe que é McDonald`s só pelo cheiro. E é exatamente isso que o marketing olfativo faz: um aroma se torna tão reconhecível quanto a sua logo, por exemplo.

E como você pode aplicar isso em seu negócio ou até mesmo no do seu cliente?

1.IDENTIFIQUE O AROMA CERTO: Assim como o McDonald`s escolheu o cheiro irresistível se suas batatas fritas, identifique um aroma que seja distintivo e representativo da sua marca. Pode ser um aroma personalizado que transmita os valores do seu negócio.

2. INTEGRE O AROMA AO AMBIENTE: De forma bem sutil, integre o aroma escolhido ao ambiente do seu negócio. Isso pode ser feito através de difusores de aroma, velas perfumadas, sachês ou até mesmo sistemas de ventilação.

3. CONSISTÊNCIA É A CHAVE: Mantenha sempre o aroma consistentemente presente no ambiente do seu negócio. Isso vai ajudar a associar o cheiro à sua marca e criar uma memória olfativa positiva na mente dos clientes.

4. ASSOCIE O AROMA À EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: Use o aroma escolhido para melhorar a experiência do cliente. Você pode, por exemplo, colocar esse aroma na embalagem ou criar incenso, velas para dar de brinde para o cliente.

A campanha é esta aqui: 

 

Eu achei essa ideia genial, pois além das cores, dos arcos dourados ou do jingle, o cheiro também se tornou uma marca registrada do McDonald`s e está ai essa campanha para provar isso. E aí, gostaram?

  • Curti 6
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Flávia Malaquias disse:

O olfato pode ser mais eficaz em despertar memórias afetivas do que imagens.

Foi exatamente isso que o McDonald`s provou em sua nova campanha na Holanda, onde ele espalhou diversos outdoors sem nenhum escrito, marca ou imagem: apenas com o cheiro de suas irresistíveis batatas fritas. 

E a explicação para esse feito é que não importa onde você está, você sem olhar já sabe que é McDonald`s só pelo cheiro. E é exatamente isso que o marketing olfativo faz: um aroma se torna tão reconhecível quanto a sua logo, por exemplo.

E como você pode aplicar isso em seu negócio ou até mesmo no do seu cliente?

1.IDENTIFIQUE O AROMA CERTO: Assim como o McDonald`s escolheu o cheiro irresistível se suas batatas fritas, identifique um aroma que seja distintivo e representativo da sua marca. Pode ser um aroma personalizado que transmita os valores do seu negócio.

2. INTEGRE O AROMA AO AMBIENTE: De forma bem sutil, integre o aroma escolhido ao ambiente do seu negócio. Isso pode ser feito através de difusores de aroma, velas perfumadas, sachês ou até mesmo sistemas de ventilação.

3. CONSISTÊNCIA É A CHAVE: Mantenha sempre o aroma consistentemente presente no ambiente do seu negócio. Isso vai ajudar a associar o cheiro à sua marca e criar uma memória olfativa positiva na mente dos clientes.

4. ASSOCIE O AROMA À EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: Use o aroma escolhido para melhorar a experiência do cliente. Você pode, por exemplo, colocar esse aroma na embalagem ou criar incenso, velas para dar de brinde para o cliente.

A campanha é esta aqui: 

 

Eu achei essa ideia genial, pois além das cores, dos arcos dourados ou do jingle, o cheiro também se tornou uma marca registrada do McDonald`s e está ai essa campanha para provar isso. E aí, gostaram?

A Mc Donald´s, Burguer King, Coca Cola, são fast foods que se mantem até hoje graças a esse marketing incírvel né! Isso me lembra da criação de reels que gera sensações, que traz a pessoa para perto, seja por meio olfativo, do paladar, tato, etc... É a forma mais casual, leve e certeira de chamar atenção de alguem!

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Sabrina Schroeter Velloso disse:

A Mc Donald´s, Burguer King, Coca Cola, são fast foods que se mantem até hoje graças a esse marketing incírvel né! Isso me lembra da criação de reels que gera sensações, que traz a pessoa para perto, seja por meio olfativo, do paladar, tato, etc... É a forma mais casual, leve e certeira de chamar atenção de alguem!

Com certeza! Despertar emoções do cliente por meio do sensorial é incrível e cria essa memorização é algo mais afetivo. 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Equipe Paulo Cuenca (Moderadores)
On 13/04/2024 at 15:57, Flávia Malaquias disse:

O olfato pode ser mais eficaz em despertar memórias afetivas do que imagens.

Foi exatamente isso que o McDonald`s provou em sua nova campanha na Holanda, onde ele espalhou diversos outdoors sem nenhum escrito, marca ou imagem: apenas com o cheiro de suas irresistíveis batatas fritas. 

E a explicação para esse feito é que não importa onde você está, você sem olhar já sabe que é McDonald`s só pelo cheiro. E é exatamente isso que o marketing olfativo faz: um aroma se torna tão reconhecível quanto a sua logo, por exemplo.

E como você pode aplicar isso em seu negócio ou até mesmo no do seu cliente?

1.IDENTIFIQUE O AROMA CERTO: Assim como o McDonald`s escolheu o cheiro irresistível se suas batatas fritas, identifique um aroma que seja distintivo e representativo da sua marca. Pode ser um aroma personalizado que transmita os valores do seu negócio.

2. INTEGRE O AROMA AO AMBIENTE: De forma bem sutil, integre o aroma escolhido ao ambiente do seu negócio. Isso pode ser feito através de difusores de aroma, velas perfumadas, sachês ou até mesmo sistemas de ventilação.

3. CONSISTÊNCIA É A CHAVE: Mantenha sempre o aroma consistentemente presente no ambiente do seu negócio. Isso vai ajudar a associar o cheiro à sua marca e criar uma memória olfativa positiva na mente dos clientes.

4. ASSOCIE O AROMA À EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: Use o aroma escolhido para melhorar a experiência do cliente. Você pode, por exemplo, colocar esse aroma na embalagem ou criar incenso, velas para dar de brinde para o cliente.

A campanha é esta aqui: 

 

Eu achei essa ideia genial, pois além das cores, dos arcos dourados ou do jingle, o cheiro também se tornou uma marca registrada do McDonald`s e está ai essa campanha para provar isso. E aí, gostaram?

 

Uaau, amei esse estudo, Flávia!

Que campanha incrível, e pode ser utilizada para tantos nichos. Imagina campanha de shampoo ou cosméticos. Nossa! Incrível. 

Você arrasou, esse conteúdo é digno de ir para no google pra todo mundo ver. 

Já vou promover aos artigos da comunidade para você ser encontrada por todos.

Parabéns demais!! 🤩

  • Curti 3
Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Sarah Brito disse:

 

Uaau, amei esse estudo, Flávia!

Que campanha incrível, e pode ser utilizada para tantos nichos. Imagina campanha de shampoo ou cosméticos. Nossa! Incrível. 

Você arrasou, esse conteúdo é digno de ir para no google pra todo mundo ver. 

Já vou promover aos artigos da comunidade para você ser encontrada por todos.

Parabéns demais!! 🤩

ahhh obrigada Sarah! Fico feliz com seu feedback e em poder ajudar também, voltarei mais vezes com mais conteúdos ❤️

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...