📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 1 resposta
- 477 visualizações
É a reunião diária, normalmente de até 15 minutos no máximo, para alinhar a Sprint do projeto. É discutido: o que foi feito ontem, quais os imprevistos, se há alguma pendência que precise ser resolvida para prosseguir com o dia atual e o que será feito hoje.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 2 respostas
- 476 visualizações
Traduzido em português como valor de marca, está relacionado com a percepção geral (negativa e positiva) que consumidores possuem da marca.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 476 visualizações
Forma ou meio pelo qual um produto ou serviço é entregue ao consumidor final. A distribuição de conteúdo, por exemplo, pode ser feita por e-mail, pelas redes sociais, através do tráfego pago e mais.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 473 visualizações
Apesar de ser muito creditado à Kotler, o termo surgiu em 1960 no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” de Jerome McCarthy. Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, foi o responsável por popularizar o termo. Em 1967, no seu livro “Marketing Management”, ele citou McCarthy como a principal classificação do Composto de Marketing. Os 4 P’s são: Preço Produto Praça Promoção
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 472 visualizações
Webinar é um formato de conteúdo em vídeo que se assemelha a palestras e apresentações, mas online. Eles são muito utilizados para gerar leads, pois apresentam altos índices de engajamento. Normalmente são realizados ao vivo e contam com a participação ativa dos usuários por meio de chats, hashtags e reações sociais. Ou seja, a grande vantagem é a possibilidade de interagir com o orador e estabelecer uma conversação à distância.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
Peça feita de forma rápida, seja no papel ou digital para visualização e interpretação de um projeto ou arte. Mas quando você vai apresentar um layout para um cliente ele deve ser simular o melhor possível o produto final.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 6 respostas
- 469 visualizações
O que você faria se eu te dissesse que um cara estudou a sociedade e descobriu alguns padrões de comportamento universais? Esse termo é muito usado na psicologia, e foi criado por Carl Jung, psiquiatra. Acontece que a galera da publicidade e do marketing começou a usar desse conceito para desenvolver a personalidade das marcas, algo muito importante para gerar identificação com o público. Então, os arquétipos servem (na nossa área) para identificar padrões de comportamentos que nós queremos inserir nas nossas marcas. Temos 12 principais arquétipos, mas eu vou falar sobre eles no próximo tópico 😉 Fica atento para você identificar os qu…
Última resposta por Emily Souza, -
- 0 respostas
- 467 visualizações
Consiste em link/endereços inseridos de forma estratégica ou orgânica que direcionam o usuário para uma página de destino.
Última resposta por Leticia Beatriz Alves, -
- 1 resposta
- 467 visualizações
Rx é um termo do crossfit que indica o nível mais avançado. No marketing digital é usado para definir aquele profissional que é resiliente e tem mentalidade próspera. Sabe que vai encontrar desafios e até mesmo críticas que vão levar a frustração mas não desiste nunca, pois sabe que com perseverança e determinação vai chegar no topo!!
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 467 visualizações
Já tinha escutado uma, no máximo duas vezes, e na segunda aula da FEC: O poder da história, das religiões às blogueiras. Lastro: O que serve de base; fundamento: lastro cultural. Sinônimos de Lastro Lastro é sinônimo de: alicerce, assento, base, estiva, fundamento "Não existe lastro numa realidade imaterial" Cuenca. Paulo E você, Beselha da turma 6, já sabia o que era lastro? Nutricionista Aline também é cultura. 😉
Última resposta por Aline de Lacerda Rodrigues, -
- 2 respostas
- 463 visualizações
Tecnicamente, review é uma análise crítica de projeto, processo, contrato, requisito ou qualquer outro elemento que possa ser alvo de uma avaliação técnica. O conceito, que no mercado historicamente é fruto de um estudo cuidadoso, ganhou popularidade na internet a partir do momento em que especialistas e semiespecialistas passaram a publicar análises críticas em sites, blogs e redes sociais. Em content marketing, esse conceito tem importância porque audiências ― ora grandes, ora pequenas ― têm acesso a uma opinião isenta e qualificada, que podem pesar contra um produto ou a favor dele.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 459 visualizações
LP ou landing page é como chamamos uma página de vendas ou uma página de captura de lead. A tradução literal seria "página de aterrisagem" e poderia ser qualquer página pra qual você manda o seu público, mas no marketing digital, usamos esse termo pra chamar as páginas que tem um único objetivo = conversão (deixar uma forma de contato, entrar em contato, comprar, etc). Ou seja, nessa página, o público só vai ter a opção de tomar uma única ação, que é a conversão que você escolheu. Já em sites normais, vão existir várias páginas, com várias possibilidades de ação pro usuário.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 459 visualizações
É o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e sublinhado. O Anchor text ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link, por isso é bom escolher com cuidado.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 resposta
- 458 visualizações
É o nome dado para a divisão de etapas de trabalho dentro da metodologia Scrum. Normalmente, cada Sprint dura de 2 a 4 semanas. É a maneira mais ágil e eficaz de fazer entregas parceladas dentro de um projeto mais complexo e/ou extenso.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 456 visualizações
Consumidores que não apresentam lealdade a nenhuma marca, mas que consomem com frequência.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 454 visualizações
Hoje aprendi essa palavra com meu marido que é personal branding, e achei muito interessante. Egosurfing é o ato de procurar seu próprio nome na internet. e em se tratando de personal branding qualquer erro atrelado à sua marca tem impacto. Espero com esse tópico poder acrescentar com toda a comunidade. E segundo a Wikipédia: Egosurfing (também vaidade search , egosearching , egogoogling , autogoogling , self -googling ) é a prática de pesquisar o próprio nome ou pseudônimo em um mecanismo de pesquisa popular para revisar os resultados. [1] Da mesma forma, um egosurfer é aquele que navega na Internet em busca de seu pr…
Última resposta por Aline de Lacerda Rodrigues, -
- 2 respostas
- 453 visualizações
Da série sobre oq estou aprendendo na facul, vem ai DATA DRIVEN ou DATA DRIVEN DECISION!! Com nome autoexplicativo DECISÃO TOMADA EM DADOS, creio que isso entra muito no que estamos estudando aqui, ninguém tira uma informação do nd, é preciso estudar e analisar as métricas ou então os dados haha, através de cálculos e estimativas estatísticas visando a gestão de marketing da empresa. O objetivo aq é apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas da estatística aplicada a análise de dados para o monitoramento e a tomada de decisão em Marketing e demais áreas do conhecimento. Relacionar a análise de dados estatísticos mostrando o quanto ela pod…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 2 respostas
- 453 visualizações
Ecobranding é um termo relativamente novo e ainda não é amplamente utilizado. Por isso, definir o termo com precisão, ou mesmo encontrar recursos em torno do tópico, pode ser desafiador. No geral, Ecobranding refere-se a uma abordagem de posicionamento de mercado. Especificamente, é a postura que uma empresa adota, tendo um foco ambiental quando na construção da sua estrutura, de sua operação ao produto e comunicação. Atualmente, o Ecobranding têm crescido principalmente na identidade visual de algumas marcas. Busca-se, neste caso, reduzir os insumos na produção, impressão e replicação de logomarcas. Assim, com algumas simples modificações, pode-se reduzir, efe…
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso , -
- 1 resposta
- 452 visualizações
Minhas aulas voltaram e com elas os termos de Marketing também. Dessa vez vou deixar só a introdução e um breve resumo aq 🙃 Seis Sigmas ou Six Sigma, em inglês é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e bastante utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, diminuir custos e melhorando a produtividade, consequentemente, aumentando os lucros. De uma forma geral ele funciona por meio da definição de metas e aplicação de projetos específicos para alcançar essas metas. Os projetos são definidos a partir da estratégia DMAIC (Definir-Mensurar-Analisar-Incrementar-Controlar).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 451 visualizações
Processo de exportação/ compilação de um vídeo editado
Última resposta por Breno Barcelos Design, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 451 visualizações
No contexto do marketing digital, captação é a fase que tem como objetivo principal gerar cadastros de leads. Seja de forma orgânica ou com campanhas de tráfego pago, geralmente se oferece algo em troca do e-mail de contato da pessoa. Esse algo precisa ser atraente a ponto de o público querer fazer o cadastro. O mais comum é ser uma isca digital ou um convite para evento. A captação pode ser para eventos de lançamento ou eventos cotidianos. Por exemplo: posso captar leads para assistirem a aulas semanais. A pessoa se cadastra para ser avisada quando sair um conteúdo que é de interesse dela. Ou posso captar leads para participarem do evento de lançamento de um pr…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 451 visualizações
É a forma de se comunicar no mundo digital. É moldada de acordo com o tipo de rede social ou público com o qual você deseja se comunicar.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
CAC
by Paulo Cuenca-
- 1 resposta
- 450 visualizações
Cost to acquire customers, que em português significa custo para aquisição de clientes. Como o próprio nome diz, é o custo para conquistar um cliente. Para calcular esse valor, é necessário somar todo o investimento em marketing e em vendas e dividir pelo número total de novos clientes. Assim, você terá um valor de quanto foi investido para cada novo consumidor. Tradução: quanto custou cada cliente.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
-
- 0 respostas
- 450 visualizações
Inteligência Artificial (IA) A inteligência artificial é a capacidade de computadores, programas ou máquinas de aprender e se adaptar de maneiras que se assemelham ao pensamento humano. Por exemplo, chatbots usam inteligência artificial para se comunicar e responder perguntas, enquanto assistentes domésticos como Alexa usam IA para aprender a responder melhor às suas solicitações ao longo do tempo. Quanto mais você interage com um programa de IA, mais “inteligente” ele se torna, pois tem mais dados para trabalhar.
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 1 resposta
- 450 visualizações
Sales Qualified Leads, são aqueles leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem abordados pelo time de vendas da empresa.
Última resposta por Thonny Conrado,