📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
CPC
by Paulo Cuenca-
- 1 resposta
- 443 visualizações
Custo por clique, que geralmente é calculado pela divisão entre o total gasto para a campanha de tráfego pelo número de cliques recebidos no anúncio. Essa é uma forma de cobrança simples de anúncios, na qual o anunciante é cobrado a cada clique. O CPC final é calculado ao término da campanha, quando o número de cliques é somado e dividido pelo valor total investido. Tradução: quanto custou cada clique no anúncio.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
-
- 0 respostas
- 443 visualizações
A Geração Y (também conhecida como Millennials ou Geração do Milênio) é um conceito sociológico para denominar aqueles que nasceram no início dos anos 80 até meados dos anos 90. Foi a primeira geração que nasceu em meio aos desenvolvimentos tecnológicos e tiveram acesso às tecnologias, mesmo que de forma incipiente.
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso , -
- 0 respostas
- 440 visualizações
O Notion (Android l iOS l Web l Desktop) é um aplicativo focado na organização de tarefas. Com um funcionamento bastante parecido com o Trello, a plataforma é ideal para uso pessoal e para o gerenciamento de equipes, já que permite criar notas e arquivos colaborativos O Notion também possui ferramentas para adicionar membros à equipe e colaborar em projetos.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 0 respostas
- 438 visualizações
O Marketing Charts é a fonte completa para dados, gráficos e análises de marketing, atendendo ao profissional de marketing orientado a dados de hoje. O site Marketing Charts é um hub de conteúdo constantemente atualizado com uma combinação de gráficos originais, análises editoriais, boletins informativos por e-mail, conjuntos de dados mensais e relatórios premium.
Última resposta por Mariucha Souza de Oliveira, -
- 0 respostas
- 437 visualizações
Tendência do momento dentro dos aplicativos. Todas as modinhas que estão em alta como desafios, músicas, dancinhas, dublagens, entre outros.
Última resposta por Terapiadebarro, -
- 1 resposta
- 436 visualizações
Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão de ser”. É aquilo que te move e te diferencia dos demais. Cada um tem o seu e ajuda muito na linha editorial das redes.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 434 visualizações
É a persona que já compra atualmente de você
Última resposta por Mariana Toledo, -
- 1 resposta
- 434 visualizações
Dentro da experiência do consumidor teremos a NPS que significa Net Promoter Score. Nada mais é do que a avaliação que esse cliente fará de você, o famoso de 0 a 10, quanto você indicaria esse serviço?
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 0 respostas
- 432 visualizações
Termo utilizado no design que significa: - Kerning: processo de adição ou remoção de espaço entre pares de caracteres específicos. ex: A NA - Tracking: processo de "alargar" ou "apertar" um bloco de texto (igualmente). ex: A N A *vou deixar uma imagem com exemplos mais claros rsrs
Última resposta por Ana Frade, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 431 visualizações
Contexto é tão fundamental quanto o conteúdo. Uma vez que veicular um conteúdo valioso requer que seja personalizado para o público certo. À medida que os consumidores estão cada vez mais no controle das informações que retêm, é essencial fornecer conteúdo contextualmente relevante.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 430 visualizações
Termo abordado na trilha 2 (2.4 - Youtube) É o tempo de visualização total do seu vídeo dividido pelo número de plays, dando uma média do quanto as pessoas passaram assistindo ao conteúdo.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 0 respostas
- 430 visualizações
Número médio de páginas visualizadas por um único visitante durante um determinado período de tempo. Por exemplo, se cada pessoa que entra no seu site acessa em média 3 páginas, essa será a estatística de páginas por visita.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 resposta
- 429 visualizações
Breakeven é um termo que significa o ponto em que não há mais prejuízos, mas também não há lucros. Ou seja, quando a sua empresa fica no zero a zero e qualquer faturamento acima desse ponto pode ser considerado lucro. Significa o momento de equilíbrio da sua empresa, ou seja, quando custos e despesas operacionais se igualam à receita.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 428 visualizações
H1 (header 1) é um dos níveis hierárquicos dos cabeçalhos na linguagem HTML (HyperText Markup Language, a linguagem das páginas da internet). São basicamente 6 níveis hierárquicos de cabeçalhos, sendo que o H1 e o H2 são os mais importantes, pois são os que os algorítimos de procura vão atrás quando um usuário do Google, p ex., digita algo que procura. Por isso é importante, quando for publicar algo num Blog, pedir ao programador ou ao "rapaz do site" publicar os textos de forma que siga uma lógica de palavras-chave dentro dos níveis H1 e H2. É dito que o H2, que seria o subtítulo do texto, chega ser mais importante que o H1 (o título), pois o subtítulo orienta o leitor e…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 428 visualizações
CTR é a abreviação para Click Through Rate em português Taxa de Cliques. É a relação entre o número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões). Também é utilizada para avaliar a performance de paginas/anúncios/publicações e determinar quais apresentam melhores resultados.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 2 respostas
- 421 visualizações
Infotenimento é a combinação das palavras informação e entretenimento. Essa nova palavra representa a entrega de conhecimento e informação de uma forma leve, bem-humorada e divertida, que além de entreter o público, gera uma grande conexão. Apesar de ser um termo usado mais recentemente, o infotenimento sempre existiu. Quem não amava aquele professor do cursinho que te ensinava matérias densas de uma forma super criativa? Com paródias de músicas e piadas? Pois é. Infotenimento puro.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 420 visualizações
E-mails em formato de Boletim Informativo. Essa é uma outra opção de distribuição de conteúdo regular para uma lista de assinantes. Para que essa estratégia se caracterize como newsletter, é importante que esse usuário faça parte da sua lista de contatos após efetuar um cadastramento em algum site. Você não envia newsletter para contatos aleatórios, certo?
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 413 visualizações
Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 2 respostas
- 410 visualizações
After Sales ou Pós-venda. Todo o processo de acompanhamento e suporte ao cliente após a compra. Entenda que o pós-venda é a etapa que se inicia logo após o momento da aquisição de um produto ou serviço de uma empresa ou organização. A partir da entrega, o consumidor passa a usufruir do produto ou serviço adquirido. Fonte: Wikipédia
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 409 visualizações
Além de ser um adjetivo bem peculiar das pessoas que têm ideias brilhantes, nesse caso, criativos são as artes de anúncios criadas no Facebook e Instagram otimizados para a exibição em dispositivos móveis e computadores.
Última resposta por Victor Barros, -
- 2 respostas
- 406 visualizações
Pelo nome pode parecer que estamos a dar um nome diferente ao mood board, mas na verdade um vision board é um conceito diferente. Vision board significa um quadro de visão, e tem como objetivo inspirar-nos na visão da nossa vida. Feito através de imagens inspiracionais/reais daquilo que queremos alcançar ao longo da nossa vida e que nos vai ajudar na direção da mesma. É quase como colocar os sonhos num quadro de ideias! Para criar um vision board apenas temos que pensar sobre aquilo que queremos alcançar, pode ser um carro, uma determinada casa, um relacionamento, podemos também pensar nos sentimentos e emoções que queremos sentir na nossa vida futura e depois …
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 405 visualizações
Na teoria de Kotler, os consumidores passam por 5 estágios, conhecidos como os 5 As, baseados no comportamento do público no ambiente virtual. Os 5 As são: assimilação, atração, arguição, ação e apologia. No A de assimilação o consumidor toma conhecimento da marca anunciante e do seu produto ou serviço. Na fase de atração o cliente se sente atraído e deseja obter mais informações. Já a arguição é quando o cliente começa a pesquisar ou perguntar a conhecidos sobre a marca, produto ou serviço que ele se sentiu atraído. No A de ação o cliente está decidido a efetivar a compra. Por fim, na fase de apologia, ocorre a fidelização do cliente, na qual, além de recomprar, irá reco…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 3 respostas
- 405 visualizações
Um Playbook contem a descrição das tarefas e das estratégias nas etapas para atingir o objetivo em uma empresa/negócio. Ele orienta a equipe a que se destina (ex: vendas) e possui as informações necessárias para a organização dos processos. É como um manual a ser seguido.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 404 visualizações
As Metas SMART é uma metodologia que auxilia as empresas na definição de metas inteligentes. Sua sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos: S (Específica), " O que você vai atingir com esta meta, quem ou quais responsáveis, como será conquistada ETC..." M (Mensurável), "Qual o prazo, qual esperado, quanto tempo será necessário...," A (Atingível),"Se ela pode ser atingível que será possível para que nao gere frustrações, se ela tem base histórica se já foi feito isso antes se temos parâmetros" R (Relevante) "Uma meta que não gera efeito sobre o negócio fatalmente não será tratada como prioridade. Para criar uma …
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 404 visualizações
Produto 4D, ou produto quadridimensional (do inglês, forth-dimensional product) é um produto físico como uma entidade semelhante à vida, capaz de mudar a forma e as propriedades físicas de forma autônoma ao longo do tempo. É um campo em evolução da prática de design de produto e pesquisa ligada a conceitos semelhantes em escala material (matéria programável e impressão em quatro dimensões). No entanto, normalmente utiliza sensores e atuadores para responder às condições ambientais e humanas, modificando a forma, cor, caráter e outras propriedades físicas do produto. Desta forma, os produtos 4D compartilham semelhanças com a arquitetura responsiva, na escala mais…
Última resposta por Roseanny Alessandra,