📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 0 respostas
- 557 visualizações
Unique Page Número de vezes que uma página foi visitada, considerando apenas a visualização feita por um único usuário. Se o mesmo usuário realizou várias visitas à mesma página, apenas uma será contabilizada. Focado em 24 horas. importante destacar que é diferente de Page Views é o número de acessos ou page views é o número de vezes que uma página da internet é visualizada em algum navegador. É um dos instrumentos mais importantes que os eMarketeers utilizam para medir a audiência de um site ou porta. Aqui é estabelecido um tempo. O ponto que principal dessa diferenciação entre elas é o tempo
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 557 visualizações
O CPA, que significa custo por ação, é o último e mais complexo entre os meios de pagamento de anúncios patrocinados. Nesse modelo, o anunciante paga somente quando o objetivo final de sua campanha é atingido — uma venda, pedido de orçamento, download de um material, etc.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 resposta
- 556 visualizações
É a reunião diária, normalmente de até 15 minutos no máximo, para alinhar a Sprint do projeto. É discutido: o que foi feito ontem, quais os imprevistos, se há alguma pendência que precise ser resolvida para prosseguir com o dia atual e o que será feito hoje.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 555 visualizações
Infoprodutores são os "experts" que dominam determinado assunto ou área e a partir desse conhecimento produzem infoprodutos.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 550 visualizações
Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 549 visualizações
Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 4 respostas
- 546 visualizações
Um algoritmo específico do Facebook capaz de definir qual será o alcance das publicações de uma determinada página no feed de notícias dos usuários da rede social.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 546 visualizações
É a persona que já compra atualmente de você
Última resposta por Mariana Toledo, -
- 0 respostas
- 546 visualizações
Número médio de páginas visualizadas por um único visitante durante um determinado período de tempo. Por exemplo, se cada pessoa que entra no seu site acessa em média 3 páginas, essa será a estatística de páginas por visita.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 544 visualizações
Processo de exportação/ compilação de um vídeo editado
Última resposta por Breno Barcelos Design, -
- 2 respostas
- 543 visualizações
Mostra o tempo decorrido desde a última visita do usuário ao site. Fonte Raccoon
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 543 visualizações
Webinar é um formato de conteúdo em vídeo que se assemelha a palestras e apresentações, mas online. Eles são muito utilizados para gerar leads, pois apresentam altos índices de engajamento. Normalmente são realizados ao vivo e contam com a participação ativa dos usuários por meio de chats, hashtags e reações sociais. Ou seja, a grande vantagem é a possibilidade de interagir com o orador e estabelecer uma conversação à distância.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 0 respostas
- 541 visualizações
Além de ser um adjetivo bem peculiar das pessoas que têm ideias brilhantes, nesse caso, criativos são as artes de anúncios criadas no Facebook e Instagram otimizados para a exibição em dispositivos móveis e computadores.
Última resposta por Victor Barros, -
- 0 respostas
- 541 visualizações
Anúncios pagos exibidos nos resultados de uma busca (no Google, por exemplo) de acordo com as palavras-chave usadas ou em sites parceiros da rede de Display. Quando é trabalhado o Tráfego Pago.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 resposta
- 537 visualizações
O brandbook, ou manual de marca, é nada mais que uma ferramenta do processo de branding. Ela funciona como um guia com todas as orientações da estratégia da marca. Ele serve não apenas como base para os designs nas suas redes sociais, mas também como um manual completo da sua marca, com informações relacionadas ao tom de voz da marca, aplicações de logo, paleta de cores, utilizações, branding, etc. Ter um brandbook é fundamental, já que nele também terá uma descrição das diretrizes da empresa para que todas as áreas, e não só a equipe de marketing possa manter a identidade da marca de maneira verbal e visual.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 537 visualizações
O Behaviorismo é uma teoria da psicologia que avalia o comportamento de seres humanos , a partir de análises da observação de fatos práticos como, por exemplo, reações a estímulos. RESUMINDO. CLIENTE FAZER AQUILO QUE SE DESEJA ATRAVÉS DE ESTIMULOS. É uma psicologia mais objetiva. Os behavioristas se opõem a estudos unicamente baseados em sentimentos, emoções e pensamentos. Tem como base a valorização do que é objetivo, fundamenta-se no estudo do comportamento observável e evidente, isto é, do comportamento que os sentidos sensoriais podem perceber. Não é analisar exclusivamente a mente, mas sim os comportamentais. Assim, acredita-se ser possível prev…
Última resposta por Karine Lombardi Wanser, -
- 0 respostas
- 536 visualizações
Porcentagem de usuários que completa uma determinada ação desejada pela empresa, sendo “convertidos” em clientes ou leads, por exemplo. A taxa de conversão pode ser utilizada e medida nos mais variados canais, como e-mail marketing, páginas de vendas, blog, entre outros.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 2 respostas
- 533 visualizações
Na teoria de Kotler, os consumidores passam por 5 estágios, conhecidos como os 5 As, baseados no comportamento do público no ambiente virtual. Os 5 As são: assimilação, atração, arguição, ação e apologia. No A de assimilação o consumidor toma conhecimento da marca anunciante e do seu produto ou serviço. Na fase de atração o cliente se sente atraído e deseja obter mais informações. Já a arguição é quando o cliente começa a pesquisar ou perguntar a conhecidos sobre a marca, produto ou serviço que ele se sentiu atraído. No A de ação o cliente está decidido a efetivar a compra. Por fim, na fase de apologia, ocorre a fidelização do cliente, na qual, além de recomprar, irá reco…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 2 respostas
- 533 visualizações
CTR é a abreviação para Click Through Rate em português Taxa de Cliques. É a relação entre o número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões). Também é utilizada para avaliar a performance de paginas/anúncios/publicações e determinar quais apresentam melhores resultados.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 531 visualizações
Segurança de computadores ou cibersegurança é a proteção de sistemas de computador contra roubo ou danos ao hardware, software ou dados eletrônicos, bem como a interrupção ou desorientação dos serviços que fornecem.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 2 respostas
- 531 visualizações
Infotenimento é a combinação das palavras informação e entretenimento. Essa nova palavra representa a entrega de conhecimento e informação de uma forma leve, bem-humorada e divertida, que além de entreter o público, gera uma grande conexão. Apesar de ser um termo usado mais recentemente, o infotenimento sempre existiu. Quem não amava aquele professor do cursinho que te ensinava matérias densas de uma forma super criativa? Com paródias de músicas e piadas? Pois é. Infotenimento puro.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 resposta
- 531 visualizações
Breakeven é um termo que significa o ponto em que não há mais prejuízos, mas também não há lucros. Ou seja, quando a sua empresa fica no zero a zero e qualquer faturamento acima desse ponto pode ser considerado lucro. Significa o momento de equilíbrio da sua empresa, ou seja, quando custos e despesas operacionais se igualam à receita.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 3 respostas
- 530 visualizações
Um Playbook contem a descrição das tarefas e das estratégias nas etapas para atingir o objetivo em uma empresa/negócio. Ele orienta a equipe a que se destina (ex: vendas) e possui as informações necessárias para a organização dos processos. É como um manual a ser seguido.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 527 visualizações
Está ligado nas tendências do momento? Aquela música que está entre as mais ouvidas? A nova dancinha que geral estava fazendo? A música mais usada no reels do Instagram e nos vídeos do tiktok? A coreografia que geral está fazendo? Isso se chama: Trend Trend= a tendência do momento,que está em alta,que sempre você vê sendo reproduzido nas redes. E aí ? Vai ficar de fora dos trends? lv_0_20220715123716.mp4
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 4 respostas
- 523 visualizações
Abreviação da palavra inglesa hyperbole que significa exagero. No contexto do marketing, refere-se a campanhas publicitárias ou ações estratégicas que atingem grandes repercussões, que são "exageradas". É uma tendência ou algo, ideia ou produto que está a dar muito que falar.
Última resposta por Silvia Arrochinho,

[Padrão] Como postar no Glossário de Termos