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Qual o passo a passo para a criação de um post?


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Oi pessoal!
Vamos lá, hoje eu estou fazendo um conteúdo mais narrado, onde a Jéssica sai da frente do conteúdo e deixa os Brownies aparecerem (tive essa sacada recentemente e tem dado bom).
Tirei uns 3 dias só pra gravar produção de Brownies, agora tenho vários videos de varias partes do processo.
Depois fiz o script de alguns conteúdos, sempre pensando no material que eu tenho gravado.
Por exemplo, um conteudo que dá muito bom: "Como derreter a manteiga para o Brownie perfeito?" 
Fiz a gravação do passo a passo do derretimento da manteiga, fiz o script, depois eu paro pra editar e juntar partes de gravações que casem com o conteúdo scriptado, e por ultimo eu narro no proprio capcut onde editei e pronto!
Só postar!

É um processo novo, porque antigamente eu não mostrava nada de produção, era só rells falado e falado, e meu produto é curso de Brownies, então logicamente preciso mostrar mais Brownies, por isso a sacada de fazer narrado com a produção atrás.

Obrigada pela oportunidade @Sarah Brito

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Oie Beselhas, tudo bem?

Antes eu criava post por post, já fazia o design, escrita do conteúdo, legenda tudo de uma vez e ai fui vendo que isso, claro, tomava MUITO meu tempo. Então, comecei separar por dia os clientes. Cada dia criava conteúdo para aquele cliente, definia os temas, escrevia o conteúdo, ia para a legenda e depois para a arte. Mas, como uma bela de uma ansiosa que sou, enquanto estava ali pesquisando referências, criando conteúdos para 1 cliente já estava pensando no outro. Então agora estou começando a pegar 1 dia para definir todos os conteúdos de todos os clientes, o outro dia para construir o conteúdo, o outro para as legendas e o outro para arte/edições. Ainda sinto um pouco de loucura, ainda mais que comecei a criar conteúdos para o meu perfil e me propus a fazer 2 por dia (reels e carrossel). 

Acho que temos que ir testando, ver o que funciona para você e para a sua rotina. ❤️

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3 horas atrás, Sarah Brito disse:

Fala, beselhas e portaleiros! 😁

Conta aqui o passo a passo que você faz para criar um post.

Queremos te dar dicas de como tornar a produção mais eficiente. 🔥

Mas só depois de vocês dizerem como fazem!

Manda aqui nos comentários!👇

Oieee, @Sarah Brito! Bom, vamos por partes kkkk 

Primeiro falando do meu perfil: 

- ainda estou no processo de criar o hábito de criar o MEU conteúdo, minha prioridade sempre são os clientes. 

- No meu conteúdo eu gosto de sempre ter uma ideia fixa pra semana, por exemplo: vou fazer um reel falando sobre uma dor geral do pessoal ou de algum tipo de cliente específico que atendo. 

- Segundo, todo conteúdo meu que crio gosto de trazer algo de imagem de fundo que tenha a ver com a ideia do conteúdo e que ao mesmo tempo tenha algo relacionado a minha infância, como nesse post aqui em que eu usei as imagens de um desenho que eu assistia: 

https://www.instagram.com/p/CzpLqnfreZS/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== 

- Além de ter uma ideia fixa pra semana, meu foco ainda é maior nos stories (bater ponto ali é minha meta kkkk) e trago alguma outra ideia de conteúdo com base em algo que vi, li ou ouvi, como nesse post aqui, que eu tirei a ideia de uma frase que vi em um livro: 

https://www.instagram.com/p/C2dQslyLEHA/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

- Explicando tudo: o meu perfil eu trabalho mais o MEU hábito de criar conteúdo, qe é algo que ainda não consigo 100%, mas tenho melhorado aos poucos de forma progressiva. 

AGORA, o perfil dos meus clientes, de um modo muito geral trabalho da seguinte forma a criação de conteúdo: 

- Primeiro mês praticamente pra entender a personalidade, história, metas e situação atual do especialista e trabalhar questões de gesticulação, oratória e começar a construir o primal branding. 

- Depois disso organizado, crio as editorias semanais e mensais de cada um (podem sofrer ajustes de acordo com as métricas, rotina do especialista e datas comemorativas no mês), e com base nelas faço a parte mais detalhada do conteúdo. 

- Por exemplo, nutricionista (maioria dos meus clientes): 

Trabalho que tipo de conteúdo e formato vamos desenvolver ao longo das semanas no feed e que tipo de estrutura vamos ter nos stories.  Além disso, considero sempre o nicho e preferências do especialista e do público dele. 

Se é uma nutri que trabalha bem a questão estética, o comer social e ela gosta de cozinhar e os pacientes gostam de receitas pra incluir na dieta, coloco mais de uma vez por m6es as receitas dela no feed, bem como reações à polêmicas da área, feedback de pacientes, história pessoal com a alimentação e assim sucessivamente. 

(mas obviamente, pode mudar de especialista pra especialista hahahaha) 

Um breve panorama kkkk 

Aberta a sugestões, @Sarah Brito ☺️

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Olá, beselhas!

Uau, adorei saber como vocês seguem no dia a dia, cada um tem seu jeito haha.

Acredito que estão indo pelo caminho certo. 

É fazer o processo e ir otimizando a medida que o tempo passa e a prática aumenta.

Ter um playbook de como fazer os processos é uma dica que dou a vocês. O Playbook é um documento que descreve como fazer. Então ter isso anotado e sendo alimentado e atualizado sempre que necessário vai dar visão geral para vocês e economizar tempo nas estrategias.

No PMP, nossa rainha @Dani Noce ensina isso, depois da FEC fiz ele. Foi um divisor de águas.

Planejamento e execução é o segredo!

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40 minutes ago, Sarah Brito disse:

Olá, beselhas!

Uau, adorei saber como vocês seguem no dia a dia, cada um tem seu jeito haha.

Acredito que estão indo pelo caminho certo. 

É fazer o processo e ir otimizando a medida que o tempo passa e a prática aumenta.

Ter um playbook de como fazer os processos é uma dica que dou a vocês. O Playbook é um documento que descreve como fazer. Então ter isso anotado e sendo alimentado e atualizado sempre que necessário vai dar visão geral para vocês e economizar tempo nas estrategias.

No PMP, nossa rainha @Dani Noce ensina isso, depois da FEC fiz ele. Foi um divisor de águas.

Planejamento e execução é o segredo!

PMP também está na minha lista de próximas aquisições junto com a FEC hahahah

 

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  • 2 weeks later...

Qual o meu passo a passo:

1º tenho um calendário de postagem no "notion" para cada um dos meus clientes.

Ao inciar o mês, faço um planejamento, determinando o dia das postagens e o que será postado para cada um deles.

Para isto tenho uma editoria para cada cliente.

Além disso, em cada dia do mês e para cada cliente, eu tenho um "card" do notion e nestes cards eu tenho arquivos linkados para me ajudar na elaboração de pesquisas de textos para usar no chat gpt e outras inteligências artificiais (gemini e o PI (este último muito bom e gratuito).

Em cada card eu vou colocando todas as informações como "rascunho" de informações, textos referencias dos temas para cada um dos dias.

E uso um prompt com áreas para serem preenchidas para pedir que o chat gpt ou outro site de ia informações dos temas que separei para cada cliente, Tenho também prompt para pedir que o chat GPT me reescreva o texto de forma resumida e um outro prompt para criar o texto das legendas apresentando de forma resumida e com emojis e já com as correções gramaticais.

Feito TUDO isso, acrescento um toque pessoal e copio cada texto FINAL para cada card.

2º Para as artes, tenho tentado reduzir ao máximo o tempo em cada cliente, mas com foco em continuar sendo visualmente bonito e respeitando a identidade de cada cliente.

O que tem sido um desafio, pois, a medida que fui conseguindo resolver isto, me deparei com a necessidade de criar mais conteúdos em "vídeos" o que toma um tempinho a mais.

Hoje, tenho olhado com bons olhos para o Canvas e utilizo BEM o Cap Cut, Mas sempre gostei de fazer as artes no pacote adobe.

Uso para tratar as fotos o Photoshop mas a criação dos posts em carrossel, utilizo o illustrator. (Para todos eles incluindo o in design que não estou utilizando atualmente,tenho um BOM domínio, me ajuda muito) 

Para cada cliente eu tenho um arquivo com 10 laminas (capacidade máxima do carrossel no insta) e neste arquivo está prédefinido a identidade visual de cada cliente: com caixa de texto, títulos, elementos, cores logotipos e tudo que será usado, tudo separadinho em layers e BEM organizadinho.

Tiro um dia para criar as artes de todos eles para o mês.  E depois vou administrando isto com outros conteúdos.

UFA é só isto...

Enfim... dá trabalho ser foda. como o Paulo sempre diz!

   

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On 22/03/2024 at 14:19, Alexandre Jurkevicius disse:

Qual o meu passo a passo:

1º tenho um calendário de postagem no "notion" para cada um dos meus clientes.

Ao inciar o mês, faço um planejamento, determinando o dia das postagens e o que será postado para cada um deles.

Para isto tenho uma editoria para cada cliente.

Além disso, em cada dia do mês e para cada cliente, eu tenho um "card" do notion e nestes cards eu tenho arquivos linkados para me ajudar na elaboração de pesquisas de textos para usar no chat gpt e outras inteligências artificiais (gemini e o PI (este último muito bom e gratuito).

Em cada card eu vou colocando todas as informações como "rascunho" de informações, textos referencias dos temas para cada um dos dias.

E uso um prompt com áreas para serem preenchidas para pedir que o chat gpt ou outro site de ia informações dos temas que separei para cada cliente, Tenho também prompt para pedir que o chat GPT me reescreva o texto de forma resumida e um outro prompt para criar o texto das legendas apresentando de forma resumida e com emojis e já com as correções gramaticais.

Feito TUDO isso, acrescento um toque pessoal e copio cada texto FINAL para cada card.

2º Para as artes, tenho tentado reduzir ao máximo o tempo em cada cliente, mas com foco em continuar sendo visualmente bonito e respeitando a identidade de cada cliente.

O que tem sido um desafio, pois, a medida que fui conseguindo resolver isto, me deparei com a necessidade de criar mais conteúdos em "vídeos" o que toma um tempinho a mais.

Hoje, tenho olhado com bons olhos para o Canvas e utilizo BEM o Cap Cut, Mas sempre gostei de fazer as artes no pacote adobe.

Uso para tratar as fotos o Photoshop mas a criação dos posts em carrossel, utilizo o illustrator. (Para todos eles incluindo o in design que não estou utilizando atualmente,tenho um BOM domínio, me ajuda muito) 

Para cada cliente eu tenho um arquivo com 10 laminas (capacidade máxima do carrossel no insta) e neste arquivo está prédefinido a identidade visual de cada cliente: com caixa de texto, títulos, elementos, cores logotipos e tudo que será usado, tudo separadinho em layers e BEM organizadinho.

Tiro um dia para criar as artes de todos eles para o mês.  E depois vou administrando isto com outros conteúdos.

UFA é só isto...

Enfim... dá trabalho ser foda. como o Paulo sempre diz!

   

Caracaa!!🤯

Muito completa sua forma de trabalhar. Parece já ter tudo bem definido, é muito bom quando a gente chega nesse nível.

Arrasou, Alexandre!!🔥

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