Sarah Brito Postado 8 de Março de 2024 Postado 8 de Março de 2024 Fala, beselhas e portaleiros! Conta aqui o passo a passo que você faz para criar um post. Queremos te dar dicas de como tornar a produção mais eficiente. Mas só depois de vocês dizerem como fazem! Manda aqui nos comentários! 5
Jéssica Passos Postado 8 de Março de 2024 Postado 8 de Março de 2024 Oi pessoal! Vamos lá, hoje eu estou fazendo um conteúdo mais narrado, onde a Jéssica sai da frente do conteúdo e deixa os Brownies aparecerem (tive essa sacada recentemente e tem dado bom). Tirei uns 3 dias só pra gravar produção de Brownies, agora tenho vários videos de varias partes do processo. Depois fiz o script de alguns conteúdos, sempre pensando no material que eu tenho gravado. Por exemplo, um conteudo que dá muito bom: "Como derreter a manteiga para o Brownie perfeito?" Fiz a gravação do passo a passo do derretimento da manteiga, fiz o script, depois eu paro pra editar e juntar partes de gravações que casem com o conteúdo scriptado, e por ultimo eu narro no proprio capcut onde editei e pronto! Só postar! É um processo novo, porque antigamente eu não mostrava nada de produção, era só rells falado e falado, e meu produto é curso de Brownies, então logicamente preciso mostrar mais Brownies, por isso a sacada de fazer narrado com a produção atrás. Obrigada pela oportunidade @Sarah Brito 1 1
Flávia Malaquias Postado 8 de Março de 2024 Postado 8 de Março de 2024 Oie Beselhas, tudo bem? Antes eu criava post por post, já fazia o design, escrita do conteúdo, legenda tudo de uma vez e ai fui vendo que isso, claro, tomava MUITO meu tempo. Então, comecei separar por dia os clientes. Cada dia criava conteúdo para aquele cliente, definia os temas, escrevia o conteúdo, ia para a legenda e depois para a arte. Mas, como uma bela de uma ansiosa que sou, enquanto estava ali pesquisando referências, criando conteúdos para 1 cliente já estava pensando no outro. Então agora estou começando a pegar 1 dia para definir todos os conteúdos de todos os clientes, o outro dia para construir o conteúdo, o outro para as legendas e o outro para arte/edições. Ainda sinto um pouco de loucura, ainda mais que comecei a criar conteúdos para o meu perfil e me propus a fazer 2 por dia (reels e carrossel). Acho que temos que ir testando, ver o que funciona para você e para a sua rotina. 3 1
Mariana Medeiros Postado 8 de Março de 2024 Postado 8 de Março de 2024 3 horas atrás, Sarah Brito disse: Fala, beselhas e portaleiros! Conta aqui o passo a passo que você faz para criar um post. Queremos te dar dicas de como tornar a produção mais eficiente. Mas só depois de vocês dizerem como fazem! Manda aqui nos comentários! Oieee, @Sarah Brito! Bom, vamos por partes kkkk Primeiro falando do meu perfil: - ainda estou no processo de criar o hábito de criar o MEU conteúdo, minha prioridade sempre são os clientes. - No meu conteúdo eu gosto de sempre ter uma ideia fixa pra semana, por exemplo: vou fazer um reel falando sobre uma dor geral do pessoal ou de algum tipo de cliente específico que atendo. - Segundo, todo conteúdo meu que crio gosto de trazer algo de imagem de fundo que tenha a ver com a ideia do conteúdo e que ao mesmo tempo tenha algo relacionado a minha infância, como nesse post aqui em que eu usei as imagens de um desenho que eu assistia: https://www.instagram.com/p/CzpLqnfreZS/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== - Além de ter uma ideia fixa pra semana, meu foco ainda é maior nos stories (bater ponto ali é minha meta kkkk) e trago alguma outra ideia de conteúdo com base em algo que vi, li ou ouvi, como nesse post aqui, que eu tirei a ideia de uma frase que vi em um livro: https://www.instagram.com/p/C2dQslyLEHA/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== - Explicando tudo: o meu perfil eu trabalho mais o MEU hábito de criar conteúdo, qe é algo que ainda não consigo 100%, mas tenho melhorado aos poucos de forma progressiva. AGORA, o perfil dos meus clientes, de um modo muito geral trabalho da seguinte forma a criação de conteúdo: - Primeiro mês praticamente pra entender a personalidade, história, metas e situação atual do especialista e trabalhar questões de gesticulação, oratória e começar a construir o primal branding. - Depois disso organizado, crio as editorias semanais e mensais de cada um (podem sofrer ajustes de acordo com as métricas, rotina do especialista e datas comemorativas no mês), e com base nelas faço a parte mais detalhada do conteúdo. - Por exemplo, nutricionista (maioria dos meus clientes): Trabalho que tipo de conteúdo e formato vamos desenvolver ao longo das semanas no feed e que tipo de estrutura vamos ter nos stories. Além disso, considero sempre o nicho e preferências do especialista e do público dele. Se é uma nutri que trabalha bem a questão estética, o comer social e ela gosta de cozinhar e os pacientes gostam de receitas pra incluir na dieta, coloco mais de uma vez por m6es as receitas dela no feed, bem como reações à polêmicas da área, feedback de pacientes, história pessoal com a alimentação e assim sucessivamente. (mas obviamente, pode mudar de especialista pra especialista hahahaha) Um breve panorama kkkk Aberta a sugestões, @Sarah Brito 3
Sarah Brito Postado 11 de Março de 2024 Autor Postado 11 de Março de 2024 Olá, beselhas! Uau, adorei saber como vocês seguem no dia a dia, cada um tem seu jeito haha. Acredito que estão indo pelo caminho certo. É fazer o processo e ir otimizando a medida que o tempo passa e a prática aumenta. Ter um playbook de como fazer os processos é uma dica que dou a vocês. O Playbook é um documento que descreve como fazer. Então ter isso anotado e sendo alimentado e atualizado sempre que necessário vai dar visão geral para vocês e economizar tempo nas estrategias. No PMP, nossa rainha @Dani Noce ensina isso, depois da FEC fiz ele. Foi um divisor de águas. Planejamento e execução é o segredo! 1
Mariana Medeiros Postado 11 de Março de 2024 Postado 11 de Março de 2024 40 minutes ago, Sarah Brito disse: Olá, beselhas! Uau, adorei saber como vocês seguem no dia a dia, cada um tem seu jeito haha. Acredito que estão indo pelo caminho certo. É fazer o processo e ir otimizando a medida que o tempo passa e a prática aumenta. Ter um playbook de como fazer os processos é uma dica que dou a vocês. O Playbook é um documento que descreve como fazer. Então ter isso anotado e sendo alimentado e atualizado sempre que necessário vai dar visão geral para vocês e economizar tempo nas estrategias. No PMP, nossa rainha @Dani Noce ensina isso, depois da FEC fiz ele. Foi um divisor de águas. Planejamento e execução é o segredo! PMP também está na minha lista de próximas aquisições junto com a FEC hahahah 2 1
Dani Moro Postado 20 de Março de 2024 Postado 20 de Março de 2024 A FEC também já entrou na minha lista de desejos!
Alexandre Jurkevicius Postado 22 de Março de 2024 Postado 22 de Março de 2024 Qual o meu passo a passo: 1º tenho um calendário de postagem no "notion" para cada um dos meus clientes. Ao inciar o mês, faço um planejamento, determinando o dia das postagens e o que será postado para cada um deles. Para isto tenho uma editoria para cada cliente. Além disso, em cada dia do mês e para cada cliente, eu tenho um "card" do notion e nestes cards eu tenho arquivos linkados para me ajudar na elaboração de pesquisas de textos para usar no chat gpt e outras inteligências artificiais (gemini e o PI (este último muito bom e gratuito). Em cada card eu vou colocando todas as informações como "rascunho" de informações, textos referencias dos temas para cada um dos dias. E uso um prompt com áreas para serem preenchidas para pedir que o chat gpt ou outro site de ia informações dos temas que separei para cada cliente, Tenho também prompt para pedir que o chat GPT me reescreva o texto de forma resumida e um outro prompt para criar o texto das legendas apresentando de forma resumida e com emojis e já com as correções gramaticais. Feito TUDO isso, acrescento um toque pessoal e copio cada texto FINAL para cada card. 2º Para as artes, tenho tentado reduzir ao máximo o tempo em cada cliente, mas com foco em continuar sendo visualmente bonito e respeitando a identidade de cada cliente. O que tem sido um desafio, pois, a medida que fui conseguindo resolver isto, me deparei com a necessidade de criar mais conteúdos em "vídeos" o que toma um tempinho a mais. Hoje, tenho olhado com bons olhos para o Canvas e utilizo BEM o Cap Cut, Mas sempre gostei de fazer as artes no pacote adobe. Uso para tratar as fotos o Photoshop mas a criação dos posts em carrossel, utilizo o illustrator. (Para todos eles incluindo o in design que não estou utilizando atualmente,tenho um BOM domínio, me ajuda muito) Para cada cliente eu tenho um arquivo com 10 laminas (capacidade máxima do carrossel no insta) e neste arquivo está prédefinido a identidade visual de cada cliente: com caixa de texto, títulos, elementos, cores logotipos e tudo que será usado, tudo separadinho em layers e BEM organizadinho. Tiro um dia para criar as artes de todos eles para o mês. E depois vou administrando isto com outros conteúdos. UFA é só isto... Enfim... dá trabalho ser foda. como o Paulo sempre diz! 1
Sarah Brito Postado 25 de Março de 2024 Autor Postado 25 de Março de 2024 On 22/03/2024 at 14:19, Alexandre Jurkevicius disse: Qual o meu passo a passo: 1º tenho um calendário de postagem no "notion" para cada um dos meus clientes. Ao inciar o mês, faço um planejamento, determinando o dia das postagens e o que será postado para cada um deles. Para isto tenho uma editoria para cada cliente. Além disso, em cada dia do mês e para cada cliente, eu tenho um "card" do notion e nestes cards eu tenho arquivos linkados para me ajudar na elaboração de pesquisas de textos para usar no chat gpt e outras inteligências artificiais (gemini e o PI (este último muito bom e gratuito). Em cada card eu vou colocando todas as informações como "rascunho" de informações, textos referencias dos temas para cada um dos dias. E uso um prompt com áreas para serem preenchidas para pedir que o chat gpt ou outro site de ia informações dos temas que separei para cada cliente, Tenho também prompt para pedir que o chat GPT me reescreva o texto de forma resumida e um outro prompt para criar o texto das legendas apresentando de forma resumida e com emojis e já com as correções gramaticais. Feito TUDO isso, acrescento um toque pessoal e copio cada texto FINAL para cada card. 2º Para as artes, tenho tentado reduzir ao máximo o tempo em cada cliente, mas com foco em continuar sendo visualmente bonito e respeitando a identidade de cada cliente. O que tem sido um desafio, pois, a medida que fui conseguindo resolver isto, me deparei com a necessidade de criar mais conteúdos em "vídeos" o que toma um tempinho a mais. Hoje, tenho olhado com bons olhos para o Canvas e utilizo BEM o Cap Cut, Mas sempre gostei de fazer as artes no pacote adobe. Uso para tratar as fotos o Photoshop mas a criação dos posts em carrossel, utilizo o illustrator. (Para todos eles incluindo o in design que não estou utilizando atualmente,tenho um BOM domínio, me ajuda muito) Para cada cliente eu tenho um arquivo com 10 laminas (capacidade máxima do carrossel no insta) e neste arquivo está prédefinido a identidade visual de cada cliente: com caixa de texto, títulos, elementos, cores logotipos e tudo que será usado, tudo separadinho em layers e BEM organizadinho. Tiro um dia para criar as artes de todos eles para o mês. E depois vou administrando isto com outros conteúdos. UFA é só isto... Enfim... dá trabalho ser foda. como o Paulo sempre diz! Caracaa!! Muito completa sua forma de trabalhar. Parece já ter tudo bem definido, é muito bom quando a gente chega nesse nível. Arrasou, Alexandre!!
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