Quem aí assina O Portal? Gente, aquilo lá é uma baita MÃO NA RODA pra quem está dando seus primeiros passos na produção de conteúdo, como é o nosso caso aqui na agência.
Meu nome é Lucas, sou gestor de tráfego, e vim aqui trazer pra vocês um resumo (com algumas considerações) do relatório 2 (#107) lá do Portal, que fala sobre técnicas para criar anúncios eficazes nas redes sociais.
Bora lá!
1) Quando NÃO anunciar no instagram/Facebook:
Quando você não tem posicionamento. Se você não cria conteúdo com relevância, não adianta rodar tráfego para o seu perfil (e nem para lugar algum). Eu defendo essa ideia, porque o tráfego pago amplifica o que existe no seu orgânico.
Então, antes de começar a investir em anúncios... faça o dever de casa: arrume o perfil, produza conteúdos e faça stories.
2) Ideias criativas para se inspirar:
-> Aposte nume trend: busque por trends do momento no tiktok e se inspire para produzir ideias para os seus criativos.
-> Use funil de vendas: eu poderia fazer um post inteiro somente sobre isso (se esse post tiver mais de 15 comentários, eu faço). Mas basicamente invista em conteúdos de topo, meio e fundo de funil, por exemplo:
Topo de funil: conteúdo de oportunidade, sacada contraintuitiva, histórias, conteúdo de dores e desejos inconscientes, etc.
Meio de funil: conteúdo mais aprofundado, quebra de objeção, depoimentos, how-to (vale para topo também), conteúdos de solução, etc.
Fundo de funil: conteúdos de oferta direta e remarketing.
Você pode usar estes conteúdos tanto no seu orgânico quanto no pago.
-> Desperte o FOMO (fear of missing out, ou "medo de ficar de fora"): correlacionar assuntos que estão em alta com o seu nicho é sempre uma boa estratégia para prender a atenção das pessoas, com medo de perderem algo importante. Um pitaco aqui: aposte também em outras técnicas de quebra de padrão!
3) O que analisar nos seus criativos para saber se eles estão indo bem:
Não tem como falar de performance de anúncios sem falar em métricas.
Métricas são um tema complexo para ser abordado só em um post. Cada campanha possui um objetivo final, e isso define uma MÉTRICA PRINCIPAL da campanha.
Se você quer mais mensagens no seu whatsapp/direct, o custo por mensagem é a métrica principal. Se você busca vendas, o custo por conversão é a bússola da sua campanha.
Mas também existe uma métrica secundária que diz o quão atrativo está o seu anúncio, ela é o CTR - ou taxa de clique. O CTR varia de nicho para nicho, portanto não existe um valor absoluto que determina se o anúncio tá bom ou tá ruim.
Por experiência, podemos dizer que se o criativo está com um CTR acima de 1%, na média, ele está bom. Mas isso pode variar... tem nichos que 1% ainda é fraco, enquanto em outros, esse valor é p1k4 das galáxias!
4) Fique de olho na concorrência...
Vai começar a anunciar e não faz a menor ideia do que criar? A Biblioteca de Anúncios da Meta é excelente para você espiar o que os seus concorrentes estão anunciando, e qualque vídeo de 1 minuto no YouTube ensina como usar. Um dos entregáveis que nossos clientes mais curtem por aqui é a criação de um swipe file de páginas e criativos que fazemos, e que é alimentando ativamente. Você também pode fazer o seu, ajuda muito!
Mas antes de sair por aí copiando criativos, lembre-se: roube como um artista!
IG: @lucasfeiijo