Bom dia, pessoal! Tudo bem por aí?
Eu sou especialista em construção de marca e adorei esse tópico aqui. Vim dar uma pequena contribuição, se possível.
Branding vai além de uma identidade visual, como já foi dito. Aliás, a expressão da marca deve ter cinco identidades, contando com a visual. É possível a marca se expressar através dos cinco portais sensoriais que temos. Ou seja, o visual é a expressão que conecta com a visão. A expressão verbal se conecta com a audição, e por aí vai com o olfato, paladar e tato. E olha que a expressão de marca é apenas uma potência da marca.
No método que trabalho (e que criei), ainda é relevante pra estratégia e posicionamento outras 6 potências: propósito, continuidade, experiência, virtudes, visão e consciência.
Sobre o valor, depende muito. Pra identidade visual, o meu valor base é 7k. E aí se for adicionando aplicações ou desdobramentos, pode subir. Depende da complexidade também.
Pra branding, o valor é maior e vai depender muito das entregas. Cada uma das potências de marca que citei acima também podem ser trabalhadas individualmente, de acordo com a necessidade mais "urgente" da marca. Pra isso, sempre é importante ter um diagnóstico de marca. Um bom gestor de marca não prescreve, ele antes analisa. Ah, e sobre arquétipos: fundamental. Ele está dentro das potências de propósito e expressão, no método da Energia da Marca (o que criei e uso no meu trabalho).
Mas assim, branding é um investimento e não devemos nunca pensar como um custo. Branding é como água pro nosso corpo, essencial. Em primeiro lugar, é preciso que o cliente tenha o compromisso de realmente levar aquilo pro dia dele. Alguns dizem até que é um modelo de gestão empresarial. Um exemplo disso são as empresas que nascem e são vendidas cedo, com alto valor gerado pra quem as fundou. Enfim, posso ficar falando de branding aqui por horas.
Espero ter contribuído, de alguma forma.