Antes de tudo, contém um pouco de spoiler
4 ensinamentos que esse filme nos ensina para potencializar o nosso sucesso profissional
Aprendizado 1
Controle Emocional
Logo no início quando o personagem principal "Bo" inicia os jogos como profissional, encontra com o Kermit, que pode ser considerado um inimigo no jogo. Isso porque durante o jogo ele fica falando coisas para enfraquecer o Bo. Na primeira competição Bo não estava "treinado" então caiu na onda e desistiu, errou jogadas... Coisas como "você não conseguir", "está perdendo"... Eu diria que o Kermit é a nossa vozinha interna do mal
Quando queremos fazer algo novo, ou nos sentimos desanimados, vem os pensamentos como:
"Fulano sabe mais que você" ; "Fulano sabe menos e ganha mais, você é fracassado" ; "Com você não dá certo, desiste" ; "Você não é capaz" ; "Nem tenta, não é pra você" ; "Você não vai conseguir dar conta"
Se não formos fortes o suficientes, a gente vai na onda...Igual Bo caiu na primeira vez. Então, quando essa voz vier você precisa dar mais atenção a outra voz... a voz do bem. Aquela que diz que você consegue, aquela que CANCELA esses pensamentos ruins!
Se você não acreditar em você, ninguém vai acreditar ou fazer você acreditar!
Aprendizado 2
Paixão pelo o que faz
Assista esse vídeo:
O que podemos tirar de aprendizado desses 40 segundos?
SAIA DA ZONA DE CONFORTO: Você precisa ter clareza de que é isso que você quer fazer, porque aí você leva a sério. O personagem principal, largou o seu emprego que estava acostumado, largou sua família, largou seu estado..... ele confiou no seu potencial e ficou longe por um tempo para elevar a sua performance. Saiu da sua zona de conforto. Ninguém cresce na Zona de Conforto!
É VOCÊ CONTRA VOCÊ: Desligue a concorrência, foque tanto em você ser Fod@ como profissional que você não terá tempo para ver o que o concorrente está fazendo.
SEJA OBSESSIVO: Seja obsessivo por fazer acontecer, por metas, por planos... Tenha obsessão por AGIR e fazer acontecer.
Aprendizado 3
Dedicação e Constância
Bo já tinha experiência com o basquete, mas não como profissional. Por isso, foi preciso muito treino para as competições. O filme mostrou o quanto ele se dedicou todos os dias para o aperfeiçoamento. Um exemplo é a corrida, ele corria uma subida todos os dias, e a cada dia ele conseguia fazer em menos tempo. É assim que funciona a vida. Você não vai conseguir chegar lá da noite pro dia. E sim fazendo 1% a mais todos os dias.
Aprendizado 4
Precisamos de Mentores
O que seria do Bo sem o seu treinador? O filme não explora muito a parte do Adam (o treinador) mas pelo o que foi falado, ele já teve experiência com o esporte, sempre amou e também é obsessivo. O que seria do Bo sem alguém falando para ele ser forte? Sem alguém acompanhando ele nos treinos? Sem alguém gritando, torcendo por ele? Sem alguém apostando no seu talento? UM MENTOR FAZ A DIFERENÇA
ESSE FILME ME SURPRENDEU, superou minhas expectativas. Quem ainda não viu, aconselho muito.