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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 01/23/24 in Artigos

  1. Olá, Colmeia maravilhosa! Tudo tranquilo por aí? Se você está aqui é porque sabe da importância de estar nas redes sociais. Bem, sabemos que a internet veio para revolucionar a história, a forma como nos comunicamos e fazemos negócios. E depois da pandemia de Covid-19, o mercado digital ganhou uma nova dimensão e se transformou em algo muito maior. Então se antes você podia, hoje você deve estar nas redes sociais. E aí vem os grandes desafios desse novo ambiente "abstrato e imediatista". A internet está presente em tudo o que fazemos, e ainda assim, achamos ela é um outro universo. Tudo o que está no mundo virtual, está no mundo físico, e você não pode esquecer-se disso. Pensando em quem está decidido a fazer dinheiro com suas redes sociais, pegamos a primeira grande dúvida que vem à cabeça dos alunos que é: Quando e como decidir entre começar um perfil profissional do zero ou transformar um perfil pessoal? Bem, a resposta é DEPENDE! Como assim, depende? Sim, depende do que foi feito no perfil desde o dia em que ele foi criado até hoje. Vamos começar te mostrando as vantagens e desvantagens: Criar um perfil do zero: -> Vantagens Frescor e foco: Ao começar do zero, você tem a oportunidade de criar um perfil totalmente alinhado com sua área de atuação e metas profissionais. Isso permite um foco claro desde o início. Audiência alinhada: Você atrai seguidores que estão especificamente interessados no conteúdo que você planeja publicar, aumentando a probabilidade de engajamento e conversões. Mudança de nicho sem bagagem: Iniciar um novo perfil permite uma mudança de nicho sem a bagagem de conteúdo anterior, ideal para aqueles que desejam direcionar sua estratégia de maneira diferente. -> Desvantagens Tempo e dedicação: É necessário um investimento de tempo e esforço significativo para construir uma audiência a partir do zero, e os resultados podem levar um tempo para serem percebidos. Ausência de seguidores existentes: Você não pode aproveitar uma audiência já estabelecida, perdendo a oportunidade de engajar seguidores pré-existentes. Transformar um perfil pessoal para um profissional: -> Vantagens Base de seguidores: Transformar um perfil pessoal em um perfil profissional permite aproveitar uma base de seguidores já existente, economizando tempo na construção de uma audiência. História pessoal: A inclusão de elementos pessoais pode humanizar sua marca e criar conexões mais fortes com os seguidores. Facilidade na mudança de nicho: Se você já tem seguidores, pode ser mais fácil mudar de nicho, já que alguns seguidores podem estar interessados em seu novo conteúdo. Além disso, você já é referência para eles. -> Desvantagens Conteúdo misturado: Se o perfil pessoal contém conteúdo não relacionado à sua área de atuação, isso pode confundir seguidores e afetar o engajamento. Menos controle: Um perfil pessoal pode ter limitações em relação a funções e análise de métricas disponíveis para perfis comerciais, mas isso pode ser alterado. Audiência não qualificada: Nem todos os seguidores de um perfil pessoal podem estar interessados no conteúdo profissional, o que pode afetar o engajamento e as taxas de conversão. Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens, você pode perguntar: Qual decisão devo tomar? A verdade é que a vida física, sua vida real, não pode ser apagada ou você nascer de novo para consertar algo, você precisa passar pelo processo de mudança e talvez construir uma vida nova, em outro lugar - (o óbvio precisa ser dito ). Pensando nisso, você pode mostrar o momento de mudança no seu perfil, até porque o protagonista é você e não o que você faz. Maas, se quer tirar todos os que estão alí da sua vida, como se precisasse mudar de cidade/ país e reconstruir uma vida totalmente nova, então cria um perfil novo (mas que fique bem claro, criar um perfil, é ideal em último caso). Bem, e o que define se eu crio um perfil novo (mudo de país) ou uso um perfil antigo (mostro meu processo de mudança)? Seu público e a saúde do seu perfil. - Seu público (seus seguidores) começaram a te seguir por livre e espontânea vontade? São amigos, colegas, conhecidos, pessoas que te veem como referência? São seguidores reais ou foram comprados? Se a resposta for “sim, são seguidores reais”, mantenha seu perfil pessoal. - E a saúde do seu perfil vai ter relação com o que você postava antes, era um conteúdo que infrigia os termos de uso do instagram? Seus conteúdos impactam drasticamente na visão do seu novo eu (depois dessa fase de mudança)? Se a resposta for não para as duas questões, você não infrigia a política de privacidade ou a mudança não vai impactar drasticamente a visão do seu novo seguidor, então você pode manter seu perfil antigo, seu perfil pessoal. AGORA... Você me diz: Certo, então vou decidir continuar com meu perfil. Como faço essa transição? Aí te respondemos: - Faça uma transição gradual do seu conteúdo. Se antes era pessoal, comece postando conteúdo sobre o novo nicho e algumas fotos pessoais junto. Fazendo 60% conteúdo de life style (estilo de vida) e 40% conteúdo sobre seu nicho. Logo, se fizer 10 posts por semana, serão 6 de life style e 4 do nicho. Isso por 1 mês. Depois você pode mudar, coloca 40% life style e 60% do nicho. Passado mais um mês, faz 20% life style e 80% sobre seu nicho. Se por acaso seu conteúdo está voltado para seu estilo de vida, como os nichos de moda, então sua mescla vai ser bem mais sutil. Essa será uma parte da sua estratégia, a outra parte você já tem nas missões beselhas. AGORA… continua comigo, estamos quase no fim. Vamos supor que seu instagram antigo sofreu mals bocados com compra de seguidores, com grupo de engajamentos, com infração à política de privacidade da Meta, com a conta restrita… e você já tentou de tudo para recuperar, sem sucesso. No fim, você decidiu fazer um novo. O que fazer agora? Então basta seguir as missões beselhas e desafios passados nos cursos, essa já é a estratégia ideal para o seu crescimento com um perfil do absoluto zero. Sintetizando a ideia, não tem certo ou errado, é analisar esses fatos e decidir. Assim, independente da estratégia que foi decidida de acordo com as condições que o seu perfil tem, você terá muita mão na massa e deve sempre entender que a constância é quem vai definir o caminho do seu crescimento. Em ambos os casos, a paciência é necessária, leva tempo, leva esforço, leva dedicação. Não será fácil, mas pode ter certeza que valerá muito a pena. Sabemos que você pode! Já está no lugar certo, pode contar com a gente. Mão na Massa Nos conta aqui nos comentários, qual perfil você vai transformar com o curso (beselhas novatas) ou qual perfil você já transformou (beselhas veteranas)? Mostra o antes e o depois do perfil. Dica: lembra do desafio da Bio, pode ser que você tenha o print da Bio (logo no comecinho do curso) e aí você tira outro print da Bio agora. E olha… não precisa ter evoluído 100 mil seguidores para fazer esse desafio, qualquer mudança pensando em melhorar já é uma evolução. Abraços! Equipe de ferrões.
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  2. Olá, beselha! Tudo bem? Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui. Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou. E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas. É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá. E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles? Vamos lá: Níveis de consciência do consumidor Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide. 1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema. 2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar. 3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso. 4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo. 5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar. Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo. Funil de conteúdo Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem. Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar? Vou te mostrar uma imagem: Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não. Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não. Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas: Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra! Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço. Vamos ver um exemplo de outro nicho. Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar. Post exemplo (mão na massa - grava isso): Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil) Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil) Quando sentir novamente faça… (meio de funil) E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil) Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil). A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar. Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes). Tipos de conteúdo Para o topo do funil: Conteúdo para crescer: Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico. Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”. Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema). Para o meio do funil: Conteúdo para engajar: Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo. É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço. Para o fundo do funil: Conteúdo para vender: Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente. Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente). Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance? Chamada para ação Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe. Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH; Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc; Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você). Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo. Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes. Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos. Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você. Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui. Desafio: Mão na massa Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Combinado? Abraços! Equipe de Ferrões.
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  3. Olá, Colmeia! Tudo bem com vocês? Antes de você se esbaldar nas festas de fim de ano, queremos te propor duas ações. Que você faça 2 retrospectivas, cada uma delas com um intuito. É uma sugestão para que você já comece a aprimorar o olhar para 2024. Bora para a primeira? Chegou o momento de fazer uma retrospectiva dos tipos de conteúdo que você fez e como eles performaram. Entre pauta quente, bastidores, cotidiano, polêmica, inspiração, infotenimento, quebra de padrão, história de origem, memes, crenças…quais dessas estratégias funcionaram mais para você? Qual você mais usou? Qual você viu que não funcionou? Essa análise é muito importante para entender quais tipos de conteúdo te conectam mais com a sua audiência, orientando as suas escolhas para o próximo ano. É bom priorizar o que tem funcionado na hora de criar novos conteúdos, mas isso não quer dizer que você deve deixar de inovar com estratégias ainda não exploradas. Você já sabe que a rede social é o melhor lugar para fazer testes. Aproveite o início de 2024 e experimente fazer um tipo de conteúdo que você nunca fez. Não tenha medo de ser ousado e autêntico. Que tal surpreender seus seguidores com um post polêmico ou um conteúdo que quebre padrões? Pensar em collabs também podem ser um diferencial, afinal estamos em um momento de partilha. Agora, o que não pode mudar mesmo na virada do ano é a necessidade de continuar fazendo conteúdos bons e relevantes para os seus seguidores. Lembre-se da máxima que o Paulo ensina no Superpoder: quantidade leva à qualidade. Então, mantenha o ritmo, a constância e a frequência de postagens. Reserve um momento para revisitar as técnicas de conteúdo no módulo Biblioteca de Técnicas lá do Superpoder e aperfeiçoar suas criações. Sabe o SOS conteúdo, área de troca aqui na Colmeia? Você pode mandar um post que performou bem ou mal, nos últimos 3 meses, e colocar lá para a Colmeia te dizer o que foi bom nele e o que foi ruim, além de te propor melhorias. Que tal? Além de fazer a análise dos conteúdos que melhor performaram e os que não performaram tão bem assim, faça uma retrospectiva dos melhores momentos do seu ano. Você pode fazer isso de 2 formas: Surfando nas tendências Aproveite as trends de retrospectiva que estão bombando agora nas redes sociais. E por que não criar sua própria trend, alinhada com o seu nicho? Ao lançar sua trend, não esqueça de adicionar o sticker “sua vez” para envolver toda a sua comunidade. Essa é uma ótima oportunidade para aumentar seu engajamento, interagir com a sua comunidade e conhecer melhor o seu público. Recordar é viver Crie uma sequência de stories, um reels ou um post carrossel reunindo seus registros dos momentos mais marcantes do seu ano. Celebre as conquistas, relembre os desafios vencidos, capriche no conteúdo emocional, na nostalgia e acerte em cheio o coração da sua audiência. Que esse final de ano seja um momento de comemorar as conquistas de 2023 e se preparar para um 2024 cheio de realizações e crescimento! Vamos juntos, Colmeia! Equipe de ferrões.
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  4. Olá, Colmeia! Tudo bem por aí? Hoje vamos falar sobre um tema muito importante para te conectar com a sua audiência e fazer você ganhar de vez o coração dela. Como fazer um carrossel com storytelling, que nada mais é do que fazer um carrossel contando uma boa história. Falando nisso, não precisa ser apenas em carrossel, a narrativa funciona em várias linguagens. Bem, não tem como contar uma boa história sem falar de emoções. Você acha que vende um produto para o seu cliente, mas na verdade você vende a transformação, a solução para o problema dele, um sentimento. Veja uns exemplos bem práticos: A Nike não vende tênis, vende: inspiração, motivação, realização. A Coca-Cola não vende refrigerante, vende: felicidade, diversão, tempo de qualidade. A Dove não vende sabonete, vende: autoestima, confiança, beleza. Sacou? E com conteúdo não é diferente. A capacidade de despertar uma emoção nas pessoas é o que faz com que elas se relacionem com você na internet. Quando você cria um conteúdo que mexe com a emoção das pessoas, a chance de chamar a atenção do público e fazer com que as pessoas queiram comentar, criticar, aplaudir, compartilhar é muito maior. De acordo com a roda das emoções de Plutchik, um psicólogo norte-americano, nós temos 8 emoções primárias: Alegria | Confiança | Medo | Surpresa | Tristeza | Nojo | Irritação | Antecipação Fonte: Roda das Emoções - O Superpoder.pdf São essas emoções sozinhas ou combinadas que devemos usar para criar conteúdos. Elementos como cores, músicas, fotos e palavras são ferramentas essenciais na expressão dessas emoções. Ao reunir esses elementos, você cria as bases para um storytelling eficaz, uma narrativa poderosa que envolve seu público. E uma dica para sua narrativa é usar mais de uma emoção, se você usar emoções opostas na roda, como tristeza e alegria, seu poder de retenção aumenta mais ainda. Quem sabe sai um outro post com essa narrativa mais elaborada depois. Como você aprendeu no módulo 10 do SPP. De início, nossa sugestão é que você comece com as emoções boas, como a antecipação, alegria, confiança. Para não ter erro, e ao dominar essa habilidade, teste usar as outras. Agora, vamos explorar exemplos práticos de posts baseados nas emoções primárias para te inspirar. RECADO IMPORTANTE: cada arroba vai te levar para um post exemplo no Instagram. Ah, e o Instagram vai tentar te segurar por lá, mas sei que você não vai cair na dele e vai voltar para terminar esse post. Bora para as emoções e exemplos: Alegria Posts relacionados a eventos felizes, conquistas, interações sociais e momentos descontraídos. Exemplos de posts de alegria: Pedidos de casamento, conteúdos com pets, fotos de lifestyle, comemorações de aniversário, meme/humor, conteúdo útil, uso de frase intensa. A história de criação conecta muito, e cada momento compartilhado de conquista pode gerar alegria em quem ler. A @mil.milfolhas fez isso muito bem. Além do sorrisão dela bem enquadrado. Confiança Conteúdos que transmitem admiração, autoestima e atitude, usando elementos como postura, tom de voz firme e elementos dourados. Exemplos de posts de confiança: Posts de look poderoso, conteúdos antes x depois, conteúdos polêmicos que trazem autoridade, conteúdos com músicas alegres, sensuais, conteúdos com elementos dourados, conteúdos com pessoas usando óculos). Confiança é uma emoção bastante usada pelo @paulocuenca em seus posts. Não é sobre ser contra, mas sobre te mostrar os fato, prós e contras e te deixar decidir. Isso é o que me faz confiar nele. E você?! Antecipação Posts que geram expectativa sobre algo que está por vir. Exemplos de posts de antecipação: Conteúdos de looping aberto- 6 coisas que você deve fazer para…/ 5 dicas para nunca mais…, antes e depois, vídeos de unboxing, conteúdos de react, tutoriais. A Black Friday não poderia ficar fora dos reels e a @casadaskapulanas garantiu seu espaço utilizando a técnica de antecipação. Medo O medo é uma das principais emoções porque faz parte do nosso instinto de sobrevivência. Exemplos de posts de medo: alerta de sintomas (doenças/comportamentos), conteúdos com palavras de medo, imagens escuras, perda de algo. A @nocedanielle trabalha isso em alguns posts, uma variação da emoção medo, a apreensão. É um medo mais leve. E é possível fazer isso com as outras emoções como você pode ver na roda. Surpresa Surpresa é uma emoção neutra. É quase a materialização da fofoca. Exemplos de posts de surpresa: Posts que geram muita curiosidade, antes x depois, conteúdos de transição (mudanças no visual), posts contra intuitivos, posts que ensinam algo novo, que explodem a cabeça. O @diegobesou é comediante, mas um médico pode usar tranquilamente a ideia que ele teve e utilizar a surpresa como desfecho de um reels. Tristeza Conteúdos que exploram a nostalgia, saudade, pontos de esperança, proporcionando identificação, inspiração e compaixão. Exemplos de posts de tristeza: Confeiteira fazendo uma receita da infância, que ela aprendeu com a avó, tristeza como recurso de humor/ meme, ensinamento sobre algum arrependimento, posts com vulnerabilidade, saudade de alguém que já perdeu. O @familiadothorzinho fez um post de despedida para seu amigo que é de tocar o coração. Nojo Conteúdos que geram repulsa, abordando temas estranhos, curiosidades de outras culturas ou situações morais controversas. Exemplos de posts de nojo: Conteúdos de comida estranha, conteúdos sobre curiosidades de outras culturas, conteúdos espremendo cravos e espinhas, conteúdos de marketing do absurdo (marca Balenciaga). O @rotsports conseguiu trazer com humor como funciona artroplastia total e seu processo de reabilitação. Mas para aqueles que não gostam de ver osso ou sangue ou algo do tipo, já é um indicativo para sentir nojo. Irritação Conteúdos que despertam raiva, abordam visões de mundo, resolvem problemas ou mostram autenticidade. Exemplos de posts de irritação: Posts que usam um inimigo em comum, posts sobre uma visão de mundo, posts que dão uma "ferroada" na pessoa que ela não estava esperando, vídeos sobre um tipo de comportamento, posts que mostram a sua autenticidade. O @wendellcarvalho se garante na polêmica. No vídeo, para os que concordam com o Fábio Porchat esse vídeo pode ser irritante. Mas para outros, pode ser uma verdade. Agora que você já sabe como identificar as emoções nos posts. Continue o exercício enquanto consome sua timeline do Instagram. Combinado? Bora voar, beselha!
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  5. Oi Colmeia! Espero que estejam todos bem! Vocês viram uma das últimas novidades do Instagram? Se não viram ainda, nós estamos aqui pra contar tudo pra vocês! O babado da vez é que o Instagram iniciou os testes de enquetes nos comentários do Reels e do Feed. Embora essa funcionalidade esteja atualmente disponível apenas para alguns usuários, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, confirmou que, em breve, será estendida a todos. O que é importante saber: As enquetes nos comentários poderão ser adicionadas tanto nas publicações tradicionais do feed quanto nos Reels; Visualmente, a versão é idêntica à utilizada nos Stories; Ainda não está claro por quanto tempo as pesquisas permanecerão abertas após a postagem e se isso será configurável, como ocorre no X/Twitter; Vale destacar que as enquetes poderão ser usadas em parcerias pagas. Quais são as vantagens dessa nova funcionalidade? Essa ferramenta surge como uma forma adicional de aumentar o engajamento da sua base de seguidores, intensificando as interações na plataforma, especialmente nos Reels. Também é mais um ponto de contato para saber as opiniões da sua audiência, e dessa forma, saber como servi-la cada vez melhor. Essa funcionalidade também pode ser estratégica para influenciadores e marcas, veja esse exemplo: Um influencer publica fotos usando diferentes roupas de uma marca e abre uma enquete perguntando qual delas foi a preferida do público. Dessa forma, a marca obtém um indicador do que teve mais aceitação, podendo até ajustar os preços dos produtos. Massa! E como faz isso? Primeiro, faça o passo a passo normal para postar algo. Quando chegar no momento de escrever a legenda, você clica em poll/enquete. Escreve a pergunta da sua enquete, adiciona as opções. Depois é só clicar em OK. Como mostram as imagens abaixo. Interessante, não é mesmo? Assim que essa nova funcionalidade estiver disponível em seu perfil, explore-a ao máximo para compreender melhor sua audiência, envolver seus seguidores e promover seus produtos de forma eficaz. Mas me diz, quem aqui já usou e quem já vai usar.
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  6. Oi, Colmeia! Uma maneira de saber como atender bem a sua audiência, é analisar os seus próprios números no Instagram Insights. Além de saber mais sobre as tendências gerais entre os seus seguidores, você consegue ver o desempenho de cada conteúdo postado (feed, stories ou reels) em forma de resumo ou detalhado. Dá para visualizar as contas alcançadas, as contas com engajamento, total de seguidores, dados demográficos e gênero. Para acessar: - Entre no seu perfil. - Toque no botão de ação Insights. - Você também pode tocar emno canto superior direito e, depois, em Insights. - Toque nas métricas sob a seção Visão geral ou em um conteúdo específico que você compartilhou para ver um detalhamento maior. Você pode ver os insights abaixo por meio do seu perfil no app do Instagram: - Destaques recentes - Visão geral dos insights, que inclui contas alcançadas, contas engajadas e total de seguidores - Conteúdo compartilhado Também pode visualizar os insights de cada publicação, vídeo e vídeo do Reels, além de deslizar para cima nos seus stories ou vídeos ao vivo, para ver insights específicos sobre esse conteúdo, incluindo: - Contas alcançadas - Contas engajadas - Interações com conteúdo - Anúncio - Reproduções Aproveite essa funcionalidade gratuita para conhecer melhor o seu público e fazer conteúdos mais assertivos. E aí, você já acompanhava esses dados?
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  7. 1. Cadastro o quanto antes para garantir o arroba e o pioneirismo. Beselha que é beselha corre!!!!!!!! 2. O que funciona no Twitter funciona no Threads: memes, polêmicas e então chegar em assuntos mais complexos. Lembrem-se sempre de realizar comunicações rápidas. 3. Chega de print do Twitter no Instagram, agora você pode aproveitar o threads pra fazer os seus conteúdos de carrossel. 4. Já entra postando um monte de coisa: vai testando o que mais funciona pra você até replicar o que deu certo. 5. Manda bala no benchmark do Twitter da sua concorrência. Veja o que estavam fazendo por lá e teste fazer no seu Threads. Já que não tem ciúmes entre as redes, aproveita pra chamar a sua galera pra dentro do seu perfil Eu já on na rede nova! E vocês? Meu @ é o biahenriquess. O Paulo também já fez uma live sobre o tema. Segue o vídeo:
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  8. E aí, beselhas e portaleiros do meu coração! Como estão? Hoje eu tô epolgada demais porque começamos o dia com uma novidade que eu nem sabia que precisava, mas já considero pacas. O Instagram há um tempo lançou "modelos" de reels conforme navegávamos pelo feed e encontrávamos alguma publicação feita por essa função. No entanto, para encontrar as opções era necessário navegar pelo feed de Reels inifinitamente em busca de algum modelo que a gente gostasse. Agora, o Instagram liberou uma biblioteca de modelos, reunindo templates de Reels que agilizam a sua produção de conteúdo. Se o seu Instagram já estiver com essa atualização, é só seguir o seguinte caminho: 1. Toque no botão de criar publicação; 2. Selecione a opção “Reel”; 3. Toque no canto inferior esquerdo para abrir sua galeria (ou só arraste a tela pra cima); 4. Acesse a opção “Templates” ou "Modelos". Eu sou fã dos modelos de Reels e já usei vários, então essa novidade veio pra facilitar ainda mais a produção de conteúdo. E aí, curtiram? Já usaram algum template de Reels? Mais tarde tem um relatório no Portal pra quem quer ideias de como usar essa nova funcionalidade!
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  9. E aí, meu povo! Como vocês sabem, o selo de verificação não é mais privilégio das celebridades, o que dividiu as opiniões sobre se vale a pena ou não comprar o selo. Eu sou sempre a favor do teste, então desde o lançamento paguei pela minha verificação. Para quem deseja aderir, as vantagens de ter a conta verificada são: proteção contra falsificações, acesso mais rápido ao suporte, figurinhas exclusivas para Stories e Reels, e o principal, aquele símbolo azul que fica do lado do seu @. Isso sem contar com uma parte que é imensurável: a percepção de marca que o selinho trás, como ser visto mais facilmente por contas que você admira. Quem quiser ter o selo, basta desembolsar R$55 e assinar o Meta. Segue os requisitos: - Somente perfis pessoais estão qualificados. - Sua conta precisa ser: autêntica (representar uma pessoa real), única e pública. E como conseguir ser verificado pelo Instagram? No próprio aplicativo você consegue fazer a solicitação, seguindo o passo a passo: Abra o app do Instagram no celular → Acesse o seu perfil → Configurações e privacidade → Central de Contas → Meta Verified → Avançar → Confirmar perfil → Pagar para receber benefícios → Assinar. Importante lembrar que: Mesmo que sua conta seja elegível para verificação, enviar uma solicitação não garante que ela será verificada. Enviar várias solicitações de selo verificado não garante que sua conta será verificada e solicitar um selo verificado várias vezes, antes de terminar o processo, fará com que sua inscrição seja cancelada. Depois de verificado, você não poderá alterar o nome de usuário da sua conta e a verificação não poderá ser transferida para uma conta diferente. Além diso, verificar sua conta no Instagram não verificará sua conta no Facebook. Para mudar a foto do perfil também é necessário passar por uma nova verificação, o que acaba tornando esse processo simples um tanto quanto burocrátivo. Obviamente, você não pode usar informações falsas durante o processo de verificação. Se fizer isso, sua conta será desativada! Feito isso, é só aguardar a confirmação em até 72 horas. A assinatura é renovada automaticamente todos os meses e pode ser cancelada pelo usuário em qualquer momento. Me contem aqui nos comentários: vocês compraram o selo? O que estão achando dessa funcionalidade liberada para todos?
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  10. Fala, Colmeia! Tudo bem? Estava pensando aqui: Vocês conhecem o recurso Guias do Instagram? O grande diferencial desse recurso é a possibilidade de compartilhar conteúdos mais densos, em um formato parecido ao dos blogs, reaproveitando posts e adicionando também conteúdos gerados por outros usuários, juntando tudo em um único espaço. Ah, e não precisa criar nada novo para fazer seu primeiro Guia. Você pode rever seus posts antigos e novos, conteúdos de outros perfis (menos dos concorrentes), e juntar tudo, para criar guias úteis e interessantes. Como acessar o Guias do Instagram Existem 2 opções: A primeira é ir diretamente no perfil do usuário que utiliza o recurso e clicar no ícone semelhante a uma revista. A segunda, é ir para Guias de Produto, que ficam vinculadas à aba do Instagram Shopping. Clique no ícone da sacola para abrir o Shopping e, logo abaixo da barra de pesquisa, arraste pro lado para encontrar o botão Explorar Guias. Depois, é só clicar e explorar as publicações que aparecem por lá. Como criar e compartilhar um Guia Para criar um Guia, faça o passo a passo abaixo: Abra a página do seu perfil, clique no ícone +, no canto superior direito da tela e selecione Guia. Ao clicar, vão aparecer algumas opções do que você deseja destacar por lá, entre elas estão os guias de Locais, Produtos e Publicações. Lembre-se que os guias devem ter título, uma foto da capa e, pelo menos, dois itens para serem compartilhados no seu perfil. Basta escolher uma categoria pra seguir! Esse recurso é uma ótima opção a ser usada para se apresentar como uma fonte confiável de informação para seus seguidores sobre o seu nicho, fortalecendo o seu branding. Também ajuda a reforçar o relacionamento da sua marca com o seu público e faz com que ele te enxergue como uma autoridade no assunto. Quem aqui já usa, compartilha com a gente o que acha!
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  11. Olá, Colmeia! Tudo bem por aí? Então, com certeza você já ouviu falar que se comparar com as outras pessoas não é bom. De fato, isso pode ser verdade quando você usa essa comparação para te boicotar (querendo ser igual a outra pessoa), mas se você usa de forma estratégica (usando como referência para se aperfeiçoar), o jogo vira. Isso se chama fazer benchmarking. Mas afinal, o que é benchmarking? É uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu, ou seja, concorrentes. Benchmarking vem de 'benchmark', que significa 'referência', então você faz um ponto de referência. Que permite não só identificar os seus pontos altos e baixos diante do mercado, mas também descobrir onde outras empresas estão acertando e errando. Trata-se de comparar o seu negócio com o seu setor e seus concorrentes, no intuito de conseguir insights que mostrem claramente o que você está fazendo hoje e como pode aprimorar suas ações. É usar dados dos seus adversários a seu favor. Já quis saber tudo da vida do coleguinha, mas não tinha um bom motivo? Está aí a sua chance! Então, você deve pensar nessa comparação como uma referência mesmo. -> O que seu concorrente fez que poderia funcionar também para o seu público? -> Como aquela ação funciona em uma estratégia maior e diferente? -> Consigo transformar para usar com meu produto/público? Pegue cases de sucesso de empresas bem sucedidas e estude o que deu certo para elas. Para evoluir seu benchmarking, pegue referências de empresas de outro ramo/nicho e transforme para o seu. Não é copiar o coleguinha, mas avaliar que o ele tem feito que pode trazer benefícios também para o seu negócio. Esse é o benchmarking que dá resultados! Quer saber como se destacar diante de seus concorrentes? Continue lendo e descubra como aplicar o benchmarking nas redes sociais para aumentar o seu engajamento nesse meio. Quais são os benefícios do benchmarking? Com essa prática você conseguirá: - Identificar tendências de mercado - Ter mais visibilidade sobre processos internos - Descobrir novos insights para a sua empresa - Melhorar o relacionamento com outras marcas - Trocar experiências Mão na massa: passo a passo para fazer benchmarking O primeiro passo é escolher as marcas que serão estudadas. Podem ser gigantes do mercado, parceiros, organizações que você admira e concorrentes diretos. Escolha pelo menos 3 empresas para ter uma ideia da variedade de posturas e estratégias de marketing digital. Mais do que 3 marcas complica a análise, e menos pode não ser tão inspirador, faz 3 agora, implementa o que você tirou de referência e depois repete o benchmarking com outras. O segundo passo é definir os concorrentes e os indicadores de análise. Aqui, cada concorrente deve ser escolhido por um motivo. Qual métrica de cada um deles você deve observar? Engajamento, alcance, frequência de postagens… cada grupo de métricas a ser analisado deve se relacionar a uma estratégia do seu negócio. Outro ponto importante é analisar coisas que vão além de números, como por exemplo, analisar o tom da comunicação, o design das publicações e o tipo de conteúdo que os outros estão fazendo. Todos esses dados vão fazer a diferença no seu planejamento. Terceiro passo é implementar no seu perfil ou empresa. Depois de fazer essas análises, faça a comparação com o seu perfil, identifique os pontos fortes e fracos e trace um plano de ação. E lembre-se: não basta fazer esse processo só uma vez. É . Deve ser um acompanhamento constante para você ter insights com os outros e aprender também com suas próprias conquistas. Praticando com regularidade essa atividade, você sempre será capaz de identificar novas tendências, desenvolver novas estratégias e habilidades, promovendo assim, melhores resultados para o seu negócio. E veja bem, não é apenas para as redes sociais, isso vale para o todo, todos os departamentos da sua empresa. Dica: quer aprender a fazer O Plano de ação? A @nocedanielle te ensina com maestria e praticidade no método PMP. Se quer tirar todos os seus planos do papel e torná-los realidade, o PMP é para você. Vem herdar em vida! E aí, curtiu? Será que você já fez um benchmarking antes, talvez tenha feito sem saber. Lembra quando o Paulo pediu para olhar os posts dos coleguinhas e usá-los como referência?! O benchmarking é a pesquisa e a transferência de domínio é a habilidade que vai te permitir usá-lo a seu favor. Quer estar à frente do mercado? Esse é um dos caminhos. Se tiver qualquer dúvida sobre isso, manda aqui, vamos tirar todas! Equipe de ferrões.
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