📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
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Forma ou meio pelo qual um produto ou serviço é entregue ao consumidor final. A distribuição de conteúdo, por exemplo, pode ser feita por e-mail, pelas redes sociais, através do tráfego pago e mais.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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Consumidores que não apresentam lealdade a nenhuma marca, mas que consomem com frequência.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Expert é quem sabe muito sobre determinado assunto, no sentido mais amplo da palavra. No mercado digital, expert é quem transmite seu conhecimento por meio de conteúdo – gratuito e pago. Nesse contexto, expert é quem está no palco, mostrando a cara, divulgando suas ideias e produtos. Há experts que surgem na internet, desenvolvendo desde o início seu trabalho em ambiente virtual. Outros já são bem-sucedidos no offline (autores de livro, palestrantes, professores etc.) e migram (ou ampliam sua atuação) para o online. Sinônimos: especialista, produtor, infoprodutor, guru
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Inteligência Artificial (IA) A inteligência artificial é a capacidade de computadores, programas ou máquinas de aprender e se adaptar de maneiras que se assemelham ao pensamento humano. Por exemplo, chatbots usam inteligência artificial para se comunicar e responder perguntas, enquanto assistentes domésticos como Alexa usam IA para aprender a responder melhor às suas solicitações ao longo do tempo. Quanto mais você interage com um programa de IA, mais “inteligente” ele se torna, pois tem mais dados para trabalhar.
Última resposta por Wilson Affonso, -
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O famosos 6 em 7 Segundo rege a lenda🧟🧟 foi criado o termo 6 em 7,na qual 6 remete a 6 dígitos e 7 ao 7 dias da semana por um motivo,veja logo abaixo👇🏾 Mais 6 em 7 é = quando você fatura no digital até 6 dígitos em 7 dias. Exemplo: 100.000,00 em 1 semana. Pelo o que eu ouvi falar não poderia falar no anúncio impulsionado no Facebook o valor $$ já que dentro das regras de políticas do Facebook isso soaria no anúncio como propaganda enganosa🧐🧐,aí começaram a falar da forma 6 em 7 para não ter o anúncio impedido de ser divulgado. Você já ouviram esse teoria para O famosos: 6 em 7???
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
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Olá estou compartilhando um pouco do trabalho que tive da faculdade aq para vcs, espero ajudar 🙃 Definição: Customer Success (ou CS), ou Sucesso do Cliente, é uma estratégia de retenção de clientes que utiliza um conjunto de boas práticas para ajudar os clientes a alcançar o sucesso a partir do uso de um produto ou serviço. Analisando a performance da sua carteira, criando um plano de ação para cada cliente, executando esse plano de ação através de emails, ligações e treinamentos com o time do cliente com o objetivo de aumentar a retenção. Objetivos: Identificar proativamente possíveis churns: ou seja, clientes que não obtiveram sucesso,…
Última resposta por Samuel Gonçalves, -
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Sabe quando você faz um reels,um post,um carrossel que você acha que vai bombar?🤩 Eu já tive!!!! Aí você vai ver o resultado🧐 e o reels não tem quase nada de visualização,ninguém curtiu,salvou ou compartilho aquele post. Você flopou😰,ou seja,a espectativa de viralizar ou até alcançar a espectativa naquele conteúdo não é alcançando. Flopar= fiasco,fracasso.
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
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Expressão de business-to-business é a denominação do serviço ou comércio trocado entre empresas. = de empresa para empresa.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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É o nome dado para a divisão de etapas de trabalho dentro da metodologia Scrum. Normalmente, cada Sprint dura de 2 a 4 semanas. É a maneira mais ágil e eficaz de fazer entregas parceladas dentro de um projeto mais complexo e/ou extenso.
Última resposta por Gabi Miranda, -
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É o modelo de Landing Page focado na captação de emails.
Última resposta por Victor Barros, -
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Termo abordado na trilha 2 (2.4 - Youtube) É o tempo de visualização total do seu vídeo dividido pelo número de plays, dando uma média do quanto as pessoas passaram assistindo ao conteúdo.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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O Marketing Charts é a fonte completa para dados, gráficos e análises de marketing, atendendo ao profissional de marketing orientado a dados de hoje. O site Marketing Charts é um hub de conteúdo constantemente atualizado com uma combinação de gráficos originais, análises editoriais, boletins informativos por e-mail, conjuntos de dados mensais e relatórios premium.
Última resposta por Mariucha Souza de Oliveira, -
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Mapa da Empatia é um material utilizado para conhecer melhor o seu cliente. A partir do mapa da empatia é possível detalhar a personalidade do cliente e compreendê-la melhor. O mapa da empatia faz 6 perguntas para identificar seu público-alvo e assim conhecer seus sentimentos, dores e necessidades. Como você pode ver, ele é dividido, na parte de cima, em quatro perguntas relacionadas ao seu cliente — elas serão detalhadas mais adiante: O que pensa e sente? O que escuta? O que fala e faz? O que vê? E na parte de baixo: Quais são as dores dele? Quais são seus ganhos?
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Conceitualmente, uma linha editorial são as principais categorias e temas que serão transformados em conteúdos. Esses temas precisam ser do interesse do seu público-alvo e também estar relacionados às principais dúvidas da sua audiência e aos valores da sua empresa.
Última resposta por Janaina Schmitt Kons, -
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O Notion (Android l iOS l Web l Desktop) é um aplicativo focado na organização de tarefas. Com um funcionamento bastante parecido com o Trello, a plataforma é ideal para uso pessoal e para o gerenciamento de equipes, já que permite criar notas e arquivos colaborativos O Notion também possui ferramentas para adicionar membros à equipe e colaborar em projetos.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Se alguma vez se deparar com essas nomenclaturas, saiba que são acrónimos relativos ao Funil de Vendas. Assim sendo, TOFU (Top of the Funnel), MOFU (Middle of the Funnel) e BOFU (Bottom of the Funnel). TOFU - aqui os potenciais normalmente não têm consciência da solução ou até do seu próprio problema. O conteúdo deve ser leve e de baixa barreira de entrada. MOFU - aqui o objetivo é converter, oferecendo conteúdo gratuito e útil de modo a captar contactos em troca. BOFU - aqui os leads tornam-se clientes, onde o conteúdo deve conduzir a uma decisão de compra. É a fase de escolha entre nós e a concorrência.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Na tradução literal, é livro eletrônico. No contexto do Marketing, é um Material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que posts em blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto.
Última resposta por Victor Barros, -
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No contexto do marketing digital, captação é a fase que tem como objetivo principal gerar cadastros de leads. Seja de forma orgânica ou com campanhas de tráfego pago, geralmente se oferece algo em troca do e-mail de contato da pessoa. Esse algo precisa ser atraente a ponto de o público querer fazer o cadastro. O mais comum é ser uma isca digital ou um convite para evento. A captação pode ser para eventos de lançamento ou eventos cotidianos. Por exemplo: posso captar leads para assistirem a aulas semanais. A pessoa se cadastra para ser avisada quando sair um conteúdo que é de interesse dela. Ou posso captar leads para participarem do evento de lançamento de um pr…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Eu tenho certeza que você já viu algum anúncio com a seguinte CTA: Marque uma sessão estratégica gratuita, marque uma consultoria estratégica gratuita, marque uma reunião gratuita... Enfim, a Sessão Estratégica é uma etapa de um funil de vendas que converte muito bem para produtos de alto ticket, os famosos high ticket até mesmo para público frio e você vai entender como isso acontece. 1º Em caso de público frio, o expert desenvolve criativos com essas chamadas: marcar uma sessão estratégica gratuita, o lead clica e preenche um formulário para tentar uma vaga dessa consultoria gratuita. 2º Esse formulário tem uma série de perguntas que qualifica o lead, se ele t…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Uma espécie de álbum onde é possível incluir até 10 imagens/vídeos/conteúdo no mesmo post do feed, bastando arrastar para o lado para ver a sequência.
Última resposta por Terapiadebarro, -
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Minhas aulas voltaram e com elas os termos de Marketing também. Dessa vez vou deixar só a introdução e um breve resumo aq 🙃 Seis Sigmas ou Six Sigma, em inglês é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e bastante utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, diminuir custos e melhorando a produtividade, consequentemente, aumentando os lucros. De uma forma geral ele funciona por meio da definição de metas e aplicação de projetos específicos para alcançar essas metas. Os projetos são definidos a partir da estratégia DMAIC (Definir-Mensurar-Analisar-Incrementar-Controlar).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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As Metas SMART é uma metodologia que auxilia as empresas na definição de metas inteligentes. Sua sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos: S (Específica), " O que você vai atingir com esta meta, quem ou quais responsáveis, como será conquistada ETC..." M (Mensurável), "Qual o prazo, qual esperado, quanto tempo será necessário...," A (Atingível),"Se ela pode ser atingível que será possível para que nao gere frustrações, se ela tem base histórica se já foi feito isso antes se temos parâmetros" R (Relevante) "Uma meta que não gera efeito sobre o negócio fatalmente não será tratada como prioridade. Para criar uma …
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Apesar de ser muito creditado à Kotler, o termo surgiu em 1960 no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” de Jerome McCarthy. Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, foi o responsável por popularizar o termo. Em 1967, no seu livro “Marketing Management”, ele citou McCarthy como a principal classificação do Composto de Marketing. Os 4 P’s são: Preço Produto Praça Promoção
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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Networking é um termo muito usado atualmente, online e offline, mas algumas pessoas ainda não sabem bem do que se trata. Então, aí vai: Networking é a ação de trabalhar sua rede de contatos. Trocar informações relevantes, conhecimentos ... É uma ajuda mútua entre profissionais do mesmo ramo ou não. Cultivar um bom networking te proporcionará bons frutos e ajudará no crescimento do seu business.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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= Páginas visualizadas Número de vezes que uma página web (ou um conjunto de páginas) é visualizado pelo público durante um determinado período de tempo.
Última resposta por Caroline Rocha,

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