📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 1 resposta
- 205 visualizações
É uma estratégia que identifica, trata, agrupa e transforma dados em informações relevantes sobre os consumidores. Exemplo: através de segmentação, criar possibilidades de estratégias diferenciadas para cada grupo.
Última resposta por Eduardo Simão, -
- 1 resposta
- 294 visualizações
Primeiro usado em meios de comunicação como jornais e revistas, o termo deadline também ganhou força no meio do marketing e da publicidade já há bastante tempo. Nada mais é que o prazo estipulado para entrega ou finalização de algum tipo de trabalho. Você pode estipular com o seu cliente, por exemplo, que o deadline dele pra poder entregar as fotos dos pratos do restaurante dele para a criação das publicações é daqui há 15 dias. Porém, mais do que prazo, usar o termo deadline parece que imprime um senso de urgência no processo todo. Afinal, organização é uma das palavras chaves pra poder trabalhar de uma maneira eficiente.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 305 visualizações
Avaliação e análise de métricas para recalcular a rota sempre que necessário.
Última resposta por Thonny Conrado, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 261 visualizações
Normalmente em percentual, indica o número de vezes que uma palavra-chave é utilizada em um texto. Pede equilíbrio: nem tanto, nem tão pouco.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 1 follower
- 9 respostas
- 448 visualizações
Já ouviu falar em fazer do limão uma limonada?🍈🍈 Então,isso que é derivação de conteúdo. Derivação de conteúdo= derivar um conteúdo por meio de outro. Exemplo: Transformar uma live em: Reels Carrossel( abordando um tema já trabalhando dentro da live) Retirar um novo tema dentro de um carrossel já produzido e produzir outro falando mais profundamente de tema ou seja,produzir conteúdo de outra já pronto😉
Última resposta por Santiago Noli, -
- 0 respostas
- 234 visualizações
Design é a área de atuação. Designer é o profissional que trabalha com design. 🐝🧡 Apesar de popularizadas, ainda vejo muita gente confundindo.
Última resposta por Thaís Monteiro, -
- 0 respostas
- 175 visualizações
Essa é a prática de desenvolver um site que se adapte com o dispositivo utilizado para a visualização. Ou seja, em vez de criar um site para cada ambiente específico, a página reconhece o dispositivo que seu visitante está usando e gera automaticamente um design que responde ao dispositivo em que o conteúdo está sendo visualizado, tornando os sites sempre otimizados para telas de qualquer dimensão, seja smartphone, tablet ou computador.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 1 follower
- 3 respostas
- 260 visualizações
O Design Thinking é uma técnica criada para as pessoas resolverem problemas e desafios com praticidade e criatividade.
Última resposta por Stefânia Tavares, -
- 0 respostas
- 256 visualizações
Como adoramos usar termos importados, lá vai mais um! O Design Thinking pode ser usado para as mais diversas áreas e nada mais é que a capacidade de aplicar seu conhecimento numa solução inovadora para um problema que seu usuário, cliente ou possível futuro cliente tenha. Assim, analise a experiência e o ambiente de quem você quer atender, quais suas necessidades, dificuldades e pontos de melhoria. A partir daí, volte-se para o seu processo ou operação e busque uma solução inovadora que resolva o problema dele. É olhar para o todo de fora da caixa, tentar fazer o processo inverso de criação. Espero ter ajudado! 🙃
Última resposta por Andrea Duarte Bessa Bender, -
- 2 followers
- 7 respostas
- 1.5k visualizações
Sabe quando você entra em um perfil e quer saber: O que é falando naquele perfil? quem é aquela pessoa? Qual a trajetória? Então,isso você pode encontrar nos destaques. Destaques= aquilo que merece ser destacado,que sua audiência gostaria de saber. Geralmente,no destaques têm: 1. Quem sou é você 2. Sua história/trajetória 3. Seus cursos/serviços 4. Algum assunto que você publicou nos stores,mais não é um conteúdo rotineiro seu,porém sua audiência gostaria de rever depois. 5. Depoimento dos seus alunos/clientes Etc.
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 0 respostas
- 195 visualizações
Essa é uma função similar à de Mensagem Privada, no Facebook, e de Mensagem Direta, Twitter. Também chamada de inbox ou DM, as mensagens recebidas por Direct, no Instagram ficam disponíveis em uma caixa de entrada e só são visíveis para o usuário dono do perfil. 😉
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 2 respostas
- 545 visualizações
O direito digital é um ramo do direito que tem como objetivo proporcionar as normatizações e regulamentações do uso dos ambientes digitais pelas pessoas, além de oferecer proteção de informações contidas nesses espaços e em aparelhos eletrônicos.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 476 visualizações
Forma ou meio pelo qual um produto ou serviço é entregue ao consumidor final. A distribuição de conteúdo, por exemplo, pode ser feita por e-mail, pelas redes sociais, através do tráfego pago e mais.
Última resposta por Caroline Rocha, -
DIY
by Paulo Cuenca-
- 0 respostas
- 307 visualizações
DO IT YOURSELF (DIY): em português, “faça você mesmo”. Em geral são vídeos tutoriais que ensinam a pessoa a reproduzir, passo a passo, o que está sendo mostrado em casa: seja uma receita, um artigo de decoração, um produto natural... Tradução: faça você mesmo seguindo esses passos aqui.
Última resposta por Paulo Cuenca, -
-
- 2 followers
- 3 respostas
- 558 visualizações
DNA de Conteúdo, tem como objetivo central colocar informações importantes sobre o cliente. O principal objetivo dele é atrair e reter a atenção, de uma forma que fixe na mente do público. Para isso é necessário fazer uma boa pesquisa, que vai trazer clareza sobre oque o cliente oferece e benefícios que esse serviço/ produto oferece. Elementos do DNA: Posicionamento único de valor Proposta única de valor Transformação que conteúdo gera Big idea ( grande ideia) Ideias secundárias Espero ter contribuído. Meu Instagram @vaniaguedes.mkt
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 1 resposta
- 309 visualizações
DNVB (Digitally Native Vertical Brand) = MARCAS QUE SÃO DIGITALMENTE NATIVAS. Possuem negócios com estrutura vertical. Controlam todo o processo e toda experiência: da fabricação do produto, venda, até o atendimento. Usam pesquisas e desafios para engajar a base de clientes e lançar algo novo. Da aula 1.2 sobre os 4 C's do Marketing.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 216 visualizações
É o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas. Exemplo: www.seusite.com.br!
Última resposta por Victor Barros, -
- 0 respostas
- 268 visualizações
“Cair em domínio público” é uma expressão usada para dizer que uma obra pode ser reproduzida, distribuída, traduzida, publicada ou adaptada sem a necessidade de autorização; é uma condição jurídica na qual uma obra não possui o elemento do direito real ou de propriedade que tem o direito autoral, não havendo, assim, restrição de uso de uma obra por qualquer um que queira utilizá-la. Do ponto de vista econômico, uma obra em domínio público é livre e gratuita. Nesse sentido, domínio público é o antônimo do Direito autoral.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 274 visualizações
Você quer comprar um produto e/ou serviço,porém ao clicar em comprar você vê que não tem condições,o limite do cartão não dá,aí quer desistir da compra. Porém,você recebe uma nova proposta de produto e/ou serviço. Não é aquilo que você desejava,mais já ajuda você. Isso é downsell Downsell= quando você oferece um produto e/ou serviço para seu cliente por um ticket mais baixo para não perde a venda.
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 2 respostas
- 1k visualizações
Doxing é a prática (muito desaprovada) de procurar e publicar as informações pessoais de um indivíduo particular. Doxers usam esses ataques como meio de ameaçar ou intimidar seus alvos. O termo "doxing" é a abreviatura de "dropping dox"; "dox" é um jargão do termo "documentos". Normalmente, o doxing consiste em uma ação mal-intencionada, usada contra pessoas de quem o hacker discorda ou não gosta. O que é doxing? O doxing (algumas vezes escrito como "doxxing") é a ação de revelar informações de identificação sobre alguém na Internet, como seu nome real, endereço residencial, local de trabalho, telefone, dados financeiros e outras informações pessoais. Essas…
Última resposta por Juliana Vargas, -
- 0 respostas
- 202 visualizações
Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado. Fonte Wikipédia
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 195 visualizações
Exposição de conteúdo idêntico em mais de uma página do mesmo site/mesmo autor. As buscam normalmente punem esse tipo de coisa.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 0 respostas
- 445 visualizações
Os e-books são um tipo comum de conteúdo, geralmente para ajudar a gerar leads. Eles têm um formato mais longo do que as postagens de blog e apresentam detalhes mais profundos sobre um tema.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
O conceito de E-Business significa a contínua otimização das atividades de uma empresa utilizando tecnologias digitais, como o E-Commerce ou o marketing digital.
Última resposta por Victor Barros, -
- 2 respostas
- 249 visualizações
Estratégia de marketing que usa o e-mail como ferramenta de distribuição de conteúdo. Essa é uma ótima opção para estabelecer contato de maneira direta com o seu público, pessoas interessadas no seu negócio.
Última resposta por Victoria Braga,