📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 0 respostas
- 616 visualizações
A expressão onlife, cunhada por Floridi, refere-se a essa nova experiência de realidade hiperconectada na qual não faz mais sentido perguntar para determinado sujeito se ele está on-line ou off-line. Os autores do documento entendem que as tecnologias da informação e comunicação não são apenas ferramentas, mas são “forças ambientais” que estão afetando de modo crescente: a) quem nós somos; b) nossas interações/como socializamos; c) nossa concepção de realidade; d) nossas interações com a realidade. Além disso, os autores estão convencidos de que os impactos das tecnologias digitais na nossa vida acontecem devido a, pelo menos, quatro grandes transformações: …
Última resposta por Fabiano Fachini, -
- 2 respostas
- 613 visualizações
Eu já vi que por aqui alguém explicou o conceito de inbound marketing (IM) então se quiser saber mais sobre, é só usar a lupa e procurar pelo termo aqui na comunidade! Mas o que provavelmente você não sabe, é que o Marketing de Conteúdo (principal ferramenta usada pelo estrategista) está dentro do IM. Usamos o marketing de conteúdo para não apenas dar credibilidade e autoridade à marca, como também fidelizar o público que passa ter confiança. Sendo assim, marketing de conteúdo é a criação, publicação e acompanhamento de conteúdos que fidelizam o público. E olha como tudo se conecta: a ferramenta mais usada no marketing de conteúdo é…
Última resposta por Victor Barros, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 609 visualizações
Co-marketing se refere à cooperação entre duas empresas com interesses comuns. Geralmente, ambas possuem uma audiência similar, mas não são concorrentes diretos. Os produtos ou serviços das companhias pode ser similar ou complementares e os resultados dessa parceria é partilhado entre os dois lados.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 0 respostas
- 607 visualizações
Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, etc.
Última resposta por Victor Barros, -
- 0 respostas
- 589 visualizações
Um Whitepaper algo como “livro em branco” (em português) ou um relatório branco (em inglês) é um documento que ataca um problema de maneira concisa, servindo como uma espécie de guia para superar alguma dificuldade ou desafio. Muitas vezes esse é um documento oficial publicado por um governo ou uma organização internacional, a fim de servir de informe ou guia sobre algum problema e como enfrentá-lo. Fonte Wikipédia
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
CRM
by Léo Romano- 3 respostas
- 587 visualizações
É uma abreviação do termo inglês Customer Relationship Management, e que tem tradução livre como Gerenciamento de Relacionamento com Clientes. Está relacionado a forma como o cliente é atendido e abordado. Também é um termo relacionado a diferentes tipos de softwares que, ao ter uma base de contatos, otimiza a gestão destas informações.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 followers
- 5 respostas
- 585 visualizações
Aquele cliente que não abre mão dos seus produtosou serviços! Daqueles que nem lançou o produto e ele já comprou. Não troca a marca de jeito nenhum! Cliente que literalmente consome a marca. Tipo eu com Coca-Cola Zero e Paulo Cuenca!
Última resposta por Lica Liroca, -
SEGURA A MARIMBA AÍ! E aí, o óbvio precisa ser dito e estamos ouvindo muito o "Segura a Marimba" do Paulo, e pra quem não sabe significa é "Segura a emoção". Quis trazer esse termo porque está definindo toda aula, todo insight até o momento... partiu segurar a emoção e dar um passo de cada vez antes de alçar voo 🐝
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 2 respostas
- 580 visualizações
LTV (Lifetime Value) é a estimativa da receita média que um cliente te gera ao longo de sua "vida" como cliente. Basicamente quantas vezes uma pessoa comprou de você e com essa métrica é possível estabelecer melhor o CAC (custo por aquisição de cliente). É uma métrica importante que ajuda a garantir sua lucratividade no médio e longo prazo. Exemplo: uma pessoa compra uma escova de dentes de você a 10 reais, se ela comprar 10 vezes, em um ano, basicamente, você tem 100 reais de LTV. Se você gastou 20 de CAC, por mais que na primeira compra você fique no prejuízo, ao longo do ano seu lucro aumenta! Serviços de recorrência utilizam muito dessa estratégia, como net…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 2 respostas
- 580 visualizações
Olá estou compartilhando um pouco do trabalho que tive da faculdade aq para vcs, espero ajudar 🙃 Definição: Também pode ser chamada de A Web Inteligent, a Web 3.0 ou W3 ou World Wide Web 3.0, é um termo que ainda não tem uma definição oficial, mas se refere à próxima fase da internet. Construída sobre o conceito de uma arquitetura descentralizada, ela pretende devolver o controle dos dados aos usuários em vez de concentrá-lo na mão de grandes plataformas de tecnologia, como Apple, Facebook (Meta), Google e Microsoft. Objetivos: Descentralização: independência de bancos, órgãos governamentais, fronteiras Democráficas ou tecnologias de empresas …
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 2 respostas
- 578 visualizações
Logo - Do grego "logos" que quer dizer "significado" É o elemento gráfico que pode incluir o nome, simbolo que representa o produto ou organização. Logotipo - Do grego "logos"e "typos"que quer dizer "significado da imagem" É o desenho feito usando letras no qual você pode ler o nome da empresa ou produto. Símbolo ou ícone é o desenho avulso usado na identificação da empresa, ou produto. Marca - Do germânico "markas_ quer dizer "significado" É a representação gráfica feita pelo logo ou logotipo, mais o símbolo que constituem a identidade visual. Logomacar - só existe no Brasil e não faz sentido, pois junta duas palavras: logo + marca.…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 4 respostas
- 577 visualizações
Fiz essa sequência lá no meu insta, https://www.instagram.com/mariliacerqueira/?hl=pt Explica alguns conceitos de régua de produtos e também alguns produtos que fazem parte dela! ❤️
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 0 respostas
- 571 visualizações
Palavra-chave utilizada para identificar o assunto principal de um texto. Estratégias como SEO se utilizam bastante das keywords para melhorar o ranqueamento nos resultados de motores de busca.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 3 respostas
- 569 visualizações
Lançamento é uma estratégia de vendas. Consiste em criar um evento antes de iniciar as vendas de um produto online ou físico. Quando se trata de lançamento de infoprodutos, normalmente, essa venda será feita por um tempo limitado (normalmente de 5 a 7 dias, mas esse tempo pode variar). Abertura de carrinho: Início das vendas do lançamento. Fechamento de carrinho: Encerramento das vendas do lançamento CPL: Significa conteúdo de pré-lançamento, são as aulas que acontecem antes da abertura do carrinho. Tipos de lançamento 1. Semente: As vendas iniciam após um único evento, é usado pra validar um produto e ver a reação do público em re…
Última resposta por Aline Corte Real, -
- 1 resposta
- 568 visualizações
É saber aproveitar o tempo oportuno para "surfar a onda" do momento rsss No marketing digital por vezes é usado para explicar o post de pauta quente (timing post) e até o produto em alta (timing product), como aconteceu com vários novos produtos que surgiram após a explosão da pandemia.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 566 visualizações
Awareness significa a qualidade do que está ciente, atento, advertido. É uma expressão em inglês, derivada de aware, que significa ter conhecimento, percepção ou saber de algo. Awareness é a qualidade de estar vigilante, estar percebendo tudo que está acontecendo em sua volta. Awareness é também muito utilizado na área do marketing, como uma estratégia para medir a percepção do consumidor, e saber quais são as marcas preferidas dele e quais ele mais percebe no mercado.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 3 respostas
- 564 visualizações
Serve para você aumentar suas vendas, porém ele está presente somente em algumas plataformas. Ele consegue aumentar o ticket médio do seu negócio, fidelizar clientes e aumentar a saída de diversos produtos. Com ele existe a possibilidade de ofertar mais produtos ao seu cliente na hora de finalizar a venda. Ex.: quando adquirirmos u curso, na hora de finalizar aparece outros produtos, tipo e-book, demais cursos, basicamente é isso.
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 4 respostas
- 561 visualizações
Um criativo nada mais é que um vídeo geralmente voltado para a captação/aquecimento/conversão de leads, bastante utilizado em anúncios e em narrativas/storytelling. O termo surgiu no inglês como "creative", e passou a ser um "apelido" para "vídeo criativo".
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
-
- 2 respostas
- 559 visualizações
São instruções ou um guia resumido sobre alguma ação ou atividade a ser feita. Ao fazer uma publicidade com marca, por exemplo, a empresa irá de passar o “briefing”, que contém o resumo e objetivo da ação e a sugestão do que o criador (podendo ser qualquer pessoa da área de criação, como produtor ou fotógrafo) deverá fazer. Ao pautar um profissional de design, por exemplo, você ou a empresa também podem passar um briefing do que esperam para o resultado final da peça. O briefing pode conter informações mais detalhadas, mas sempre de forma clara e objetiva. Tradução: Resumo do que você quer.
Última resposta por Rosiméri - Annunci, -
-
- 2 followers
- 3 respostas
- 558 visualizações
DNA de Conteúdo, tem como objetivo central colocar informações importantes sobre o cliente. O principal objetivo dele é atrair e reter a atenção, de uma forma que fixe na mente do público. Para isso é necessário fazer uma boa pesquisa, que vai trazer clareza sobre oque o cliente oferece e benefícios que esse serviço/ produto oferece. Elementos do DNA: Posicionamento único de valor Proposta única de valor Transformação que conteúdo gera Big idea ( grande ideia) Ideias secundárias Espero ter contribuído. Meu Instagram @vaniaguedes.mkt
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 3 respostas
- 555 visualizações
Essa é uma profissão nova do mercado digital. O Digital Closer é como um vendedor, porém ele vende produtos de alto ticket no 1 a 1. Além de vender ele entende também da parte estratégica do negócio e por isso recebe altas comissões de venda. Por exemplo, eu sou uma expert que vende uma mentoria online de R$15 MIL, as pessoas que compram de mim querem um atendimento exclusivo e então eu só consigo converter leads em clientes através de calls ou ligações individuais. Porém eu não tenho muito tempo para isso e então eu contrato uma pessoa para atender meus leads e vender para eles, essa pessoa é o Closer. O closer precisa conhecer muito do meu negócio e do meu fun…
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 9 respostas
- 548 visualizações
De repente aparecem rankings, badges, pontuações, "dá trabalho ser foda", mas péra... estou pronta pra trabalhar, também quero ser foda, mas oncotô, proncovô??? O que estou perdendo enquanto durmo? Alguém mais aí comendo poeira? 😅 Como faz pra ganhar mochila? Também quero ir! kkkkkk
Última resposta por Luciana Bernardino Pereira , -
- 1 follower
- 3 respostas
- 547 visualizações
A Geração Z (Gen Z ou Pós Millennials), por sua vez, abrange os nascidos entre meados dos anos 90 até 2010. A Gen Z é conhecida como nativa digital, a primeira geração que cresceu com celulares, acessando à internet, compartilhando arquivos e assim por diante (desde desenvolvem sua coordenação motora).
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 2 respostas
- 545 visualizações
O direito digital é um ramo do direito que tem como objetivo proporcionar as normatizações e regulamentações do uso dos ambientes digitais pelas pessoas, além de oferecer proteção de informações contidas nesses espaços e em aparelhos eletrônicos.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 545 visualizações
Não confunda com copywrite. Copyright é direito autoral sobre o conteúdo.
Última resposta por Marília Cerqueira,