📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 1 resposta
- 693 visualizações
Naming é o processo dado à escolha do nome de sua marca e é um dos mais importantes quando vamos criar nosso negócio. É uma etapa que deve funcionar a longo prazo, pois não é viável ficar trocando o nome de sua marca continuamente.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 690 visualizações
👻Shadowban é uma forma do Instagram punir o usuário que viola as diretrizes da marca, ele dificulta a visualização das publicações do feed, na aba explorar e na pesquisa por hashtags. A conta que entra em Shadowban é banida temporariamente, o que reflete na distribuição e no alcance do que é compartilhado. Como saber se estou em Shadowban? Queda nas métricas dos seus posts; Se eu conteúdo não aparece nas # que você costuma usar Se não encontram facilmente seu @ na aba de busca E no próprio instagram você também consegue essa informação (Configuração> Status da Compra) O que causa o Shadowban? Compra de seguidores e curt…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 5 respostas
- 689 visualizações
Conjunto de elementos gráficos que visam comunicar ao público a ideia, os valores, os propósitos, de uma empresa ou serviço. Um fator importante na hora de desenvolver a identidade visual é atentar bem ao que marca quer transmitir ao seu público usando (cores, fontes, logo, grafismo...) que esteja alinhado com o objetivo da marca.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 680 visualizações
Social Media é o profissional que trabalha com a gestão ou gerenciamento de redes sociais.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 673 visualizações
É a arte/técnica de contar histórias - bastante utilizada por copywriters, videomakers e agora por nós, estrategistas de conteúdo - através de textos, imagens e vídeos para envolver e persuadir seu público, criando narrativas que exploram dores e desejos e que se alinham com suas crenças, posicionamento e marca, além de gerar identificação e um profundo senso de pertencimento e de comunidade.
Última resposta por Súlivan Antônio Magalhães, -
- 0 respostas
- 671 visualizações
Guest posts são os artigos de convidados. Ou seja, eles oferecem a possibilidade de você publicar conteúdos em outros blogs que não sejam o seu. Normalmente, são convidados para escrever guest posts especialistas em determinados nichos e autoridades sobre o assunto abordado. Fonte: Resultados Digitais Ou seja, Conteúdo escrito por algum convidado (blogueiro, empresa, especialista) e publicado em seu blog.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 4 respostas
- 662 visualizações
Cross-selling = venda cruzada. A venda cruzada é uma técnica de vendas que envolve a venda de um produto ou serviço adicional a um cliente existente. Na prática, as empresas definem a venda cruzada de muitas maneiras diferentes. Exemplo citado na aula "Tudo é Marketing '' é contextualizado pelo @Paulo Cuencacom o exemplo das parcerias com os 10 restaurantes e a floricultura Dona flor da Rebequinha, onde ela personalizou os arranjos florais de acordo com as características de cada restaurante em troca de divulgação para os clientes. Cada cliente que apresentava o cupom recebido no restaurante, ganhava cerca de 25 % de desconto a cada compra na Dona Flor.
Última resposta por Lollo Marques, -
- 6 respostas
- 662 visualizações
São como sessões dentro de uma revista, tópicos dentro de um assunto mais amplo. Se você tem um perfil no Instagram, por exemplo, você fala sobre um tema maior (ex: esporte) e as editorias são os temas secundários (ex: alimentação, treino, mentalidade).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 662 visualizações
A conversão é uma ação que pode ser mensurada. É a sequencia que o usuário deve seguir para que o objetivo principal da página ou perfil seja atingido. Assim sempre que um usuário cumpre o objetivo, como clicar em um link ou preencher um formulário, que o leve ao objetivo final, por exemplo uma venda, ocorre uma conversão.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 660 visualizações
Diferentes estágios em que os potenciais clientes (ou leads) estão no processo de educação. O termo é uma metáfora para explicar o processo e cada uma das diferentes fases pelas quais passa o público da sua rede social. É importante criar conteúdo que possa alcançar parte do Funil. Fonte/Imagem: marketing.com.br
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 5 respostas
- 660 visualizações
Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra banco de imagens, fontes, modelos e ilustrações. Existe a versão gratuita suficiente para quem está começando. E a versão paga para quem quer inserir equipe, ter acesso a versões de design realizado por profissionais.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 660 visualizações
No tópico "Marco zero: o primeiro desafio | Parte 1", parte da trilha de boas-vindas, Paulo comenta sobre a palavra "patchwork". Na tradução literal, ele é uma técnica de trabalho com retalhos, como aquelas colchas de vó que são feitas pela união de vários tecidos. No entanto, aqui emprestamos o sentido do termo para criar outras expressões, como um "patchwork de identidades". Ou seja, uma união de identidades que formam uma única coisa. Olha aí a transferência de domínio na prática!
Última resposta por Aline Rigon Haetinger , -
- 1 follower
- 8 respostas
- 658 visualizações
Antes de dizer o que é,só digo que peguei ranço pela palavra PERSONA. Algo que, dificilmente,contribuirá para nós que estamos iniciando no aprendizado do conteúdo estratégico, principalmente,como alguém que está bem no início como eu.... Eu peguei ranço da palavra persona..e você?😂😂 Persona= um ideal de cliente que você quer ter para consumir seus produtos e/ou serviços. Traça uma persona é algo complicado(eu já tentei e não deu certo),já que não temos recursos suficientes para estabelecer esse "ideal" de cliente,pior quando mandam fazer pesquisar pelos stores🤦🏾♀️ Eu na minha humilde opinião,acho que já querer estabelecer uma persona no iní…
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 1 resposta
- 658 visualizações
O funil de ampulheta é uma estrutura que engloba as fases de atração (marketing), as fases de conversão (vendas) e as fases de relacionamento com a marca (branding)*. A representação visual é a de dois triangulos ligados pelo topo, um em cima do outro, formando algo semelhante a uma ampulheta. É uma estratégia fundamental para quem tem produtos de recorrência ou serviços com pagamentos recorrentes, tais como o modelo SaaS (Software as a service, na tradução, Software com um serviço). Quando a empresa adota esse modelo, ela consegue atingir um outro nível de competição no mercado, pois ela pode abrir mão do CAC (Custo de Aquisição do Cliente) por causa do LT…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 5 respostas
- 657 visualizações
Expressão muito utilizada no empreendedorismo, no contexto de tomada de decisões. Queimar a ponte significa tomar uma decisão sem poder voltar atrás e, por isso, fazer de tudo para que a escolha tenha resultados positivos. Por exemplo: pedir demissão do emprego CLT para se dedicar apenas ao digital e trabalhar com todo empenho e dedicação para conseguir se manter sem o salário anterior. De onde vem a expressão? Há uma lenda sobre um general chinês que cruzou uma ponte com seu exército para travar uma batalha. Estando numa ilha, ele queimou a ponte para que não fosse possível recuar. Só restaram duas opções: 1. Morrer ou 2. Vencer a batalha. (O resulta…
Última resposta por LETICIA BARLETTA ALENCAR, -
- 0 respostas
- 655 visualizações
Happy Click Quando um anúncio é exibido na primeira colocação na página de resultado de buscas, ele tende a receber uma taxa de cliques muito alta. A maioria desses cliques vem de usuários que sequer leram o anúncio, mas clicaram no primeiro resultado exibido. Fonte: Raccoon
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
Paulo citou essa ferramenta na aula 1.3 Marketing de Conteúdo e fiquei na dúvida, pesquisei aqui "BITLY" e não encontrei, sei que não é momento de olhar profundamente para isso, mas gosto de ter uma noção do que é... segue então uma definição que compreendi e se alguém tiver algo mais a acrescentar fique a vontade. Bitly é conhecido principalmente por ser um encurtador de links de URL popular, mas isso não é tudo. Além de processar bilhões de cliques de links da web todos os meses, o Bitly também é uma poderosa ferramenta de marketing on-line usada para rastrear cliques, ver referências de sites e ter uma ideia de quais localizações geográficas são provenientes da ma…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 647 visualizações
É uma metodologia ágil que começou a ser utilizada por empresas de tecnologia, mas que pode ser implementada para projetos que precisam de várias pequenas fases de entrega, pela complexidade e tempo envolvido. Ou seja, é como se você criasse várias pequenas tarefas mais fáceis de executar, em curto período de tempo, em vez de surtar sem saber por onde começar. Você separa as peças por cor para ser mais fácil de montar o lego no final. Faz parte da gestão de projetos.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 633 visualizações
É quando vira a chave para uma idéia ou conseguir encontrar a solução de um problema ou situação complicada.
Última resposta por Breno Barcelos Design, -
- 2 respostas
- 632 visualizações
Gatilhos mentais são recursos ou estímulos que usamos pra acelerar a tomada de decisão dos nossos clientes (pode ser comprar, engajar, entrar em contato, etc). Isso não significa que vamos mentir, manipular ou induzir de forma desonesta essas pessoas para que façam o que a gente quer, apenas significa que vamos abreviar o tempo de tomar uma decisão que vai ser benéfica para ambas as partes. Tipos de gatilhos mentais: • Autoridade • Reciprocidade • Prova Social • Compromisso • Antecipação • Escassez • Urgência • Exclusividade • Curiosidade
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 resposta
- 630 visualizações
Grupo de pessoas que se reúnem para trocar experiências. 💛🐝
Última resposta por Victoria Braga, -
- 6 respostas
- 627 visualizações
Marketing Verde ou Green Marketing é o processo de promoção de produtos ou serviços que são comprometidos com os benefícios ambientais. Esses produtos e/ou serviços podem ser ecologicamente corretos por si próprios ou produzidos de modo a beneficiar a manutenção do meio ambiente. O marketing verde é interesse das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade social. A cada dia, mais organizações estão se esforçando para implementar práticas de negócios sustentáveis. Assim, elas reconhecem que seus produtos podem ser mais atraentes se forem produzidos de forma sustentável ou gerarem algum benefício socioambiental para a comunidade. …
Última resposta por Marina Serpa Braga, -
- 0 respostas
- 625 visualizações
Eu não consegui achar o significado dessa palavra, então achei que ajudaria quem, como essa beselha, não sabe. Flow é um conceito da psicologia positiva que compreende um "estado mental" positivo de estar completamente absorto, focado, envolvido em determinada atividade". Um determinado momento, em que a pessoa em estado flow sente prazer em estar engajado nessa atividade.
Última resposta por Milena Costa Corrêa, -
- 1 follower
- 6 respostas
- 622 visualizações
Sabe quando você conhece um perfil e vê que o assunto que é a abordado lá se encaixa com o assunto que você trabalha? Ex: dermatologista e ginecologista; nutrição e gastronomia; corretor de imóvel e paisagista....etc E você convida para fazer uma live juntos,isso é a collab. Collab= chamar alguém que tenha relação com o que você aborda no seu perfil. Objetivos: trocar seguidores,aumentar número de seguidores e criar autoridade perante seus seguidores. E aí? Já faz collabs?
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 5 respostas
- 617 visualizações
Quando uma marca tenta pagar de ecológica e sustentável, mas é só gogó, omitem o impacto ambiental que causam ou nem mesmo se comprometem a ter ações de fato sustentáveis.
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso ,