📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
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Falha temporária na entrega de emails por motivos como uma caixa de entrada cheia, por exemplo.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
FEC
by Maiara Mamus- 0 respostas
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Acrônimo: Formação Estratégia de Conteúdo
Última resposta por Maiara Mamus, -
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Geomarketing pode ser definido como o conjunto de estratégias que utilizem informações sobre localização do consumidor para formular as suas campanhas. A ideia por trás do geomarketing é usar a conectividade e o GPS smartphones para poder entrar em contato com um consumidor que esteja no lugar certo e na hora certa.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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É a vantagem competitiva inquestionável, se comparado à concorrência
Última resposta por Victoria Braga, -
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Orçamento estático, destinado ao planejamento de metas, despesas, custos e gastos em um período específico.
Última resposta por Terapiadebarro, -
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São as formas de comunicação que combinam recursos sonoros e visuais. Encontramos, por exemplo, nos shows quando é feita a transmissão por telão, e em todo tipo de evento que utiliza os recursos do audiovisual na projeção de conteúdos em geral
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Um material para ajudar na captação de leads. Pode ser um e-book, planilhas, templates, aulas gratuitas, entre outros. Mas atenção, esse material tem que ter conteúdo relacionado ao seu produto de venda, caso contrário irá captar o público "errado" para o seu produto e não vai vender
Última resposta por Milena Martendal, -
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Você já ouviu falar sobre FOMO, FOBO E JOMO? Vivemos em um mundo em que exige constantes transformações,em que nos cobram, inovação e criatividade, além da ideia de que estejamos sempre atualizados e cheios de informações por todos os lados. Diante desta realidade, somos pressionados a estarmos conectados, isso se agrava também pela facilidade proporcionada pelos dispositivos móveis. Com isso, alguns termos surgiram para definir esses fenômenos comportamentais como FOMO, FOBO E JOMO, do qual iremos nos aprofundar logo abaixo. ● Você sabe o que significa FOMO? FOMO, sigla que vem da expressão em inglês “fear of missing out”, que traduzida para o port…
Última resposta por A Lilly Fraga CO., -
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Expressão utilizada em projetos que terão acompanhamento para analisar resultados. Significa fazer o acompanhamento após a execução da primeira etapa/fase de um projeto, lançamento ou venda.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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Na definição formal: uma rede com topologia em estrela, anel central ou gabinete de ligações onde todos os circuitos se encontram, formando um caminho elétrico para os sinais. Traduzindo pra nossa realidade: um ponto central com diversas conexões; um hub de profissionais com talentos e especializações diferentes que juntos vão solucionar um projeto, um desafio, uma entrega.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja anunciar, trabalhar com o tráfego pago. O Facebook Ads permite uma alta capacidade de segmentação, já que você pode escolher características específicas do seu público-alvo para atingir as pessoas certas e assim aumentar a eficácia dos seus anúncios.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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"Pegar carona"< se aproveitar da popularidade de uma notícia de terceiros e produzir algo que viralize. Exemplo: uma emissora explorar excessivamente o conteúdo de outra, como no Big Brother, por exemplo.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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Ahh o nosso tão amado ócio criativo! Quem não gosta de ter um, não é mesmo? 💛 Ócio criativo é um momento onde podemos conciliar o trabalho e/ou estudo com momento de lazer, de descanso. De forma equilibrada, que com ele conseguimos "esvaziar" a cabeça e relaxar. Ter novas experiências, momentos e emoções. Com isso, conseguimos ter mais ideias, referências e estar mais descansados para que a criatividade tome conta e nós ajude em todas as áreas de nossa vida. Até mesmo sermos mais produtivos e felizes 😁🐝
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Pode ser qualquer conteúdo em formato de texto, vídeo, imagem, áudio, etc criado por pessoas, por consumidores, usuários finais e não por marcas. Então as marcas costumam compartilhar o UGC em suas próprias contas de mídia social, site e outros canais de marketing. O conteúdo gerado pelo usuário também é chamado de mídia gerada pelo consumidor = Consumer-Generated Media (CGM). É uma excelente forma de gerar prova social para a sua marca.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Logotipo é uma representação gráfica de uma marca ou empresa. Ele é constituído por um ícone, feito em design gráfico, e por tipografia (texto).
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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É também conhecido como Taxa de cancelamento. Representa quantos clientes você perdeu em um determinado período em relação ao total que tinha nesse mesmo espaço de tempo. Ou seja: se você tem 1000 clientes e perde 100 no mês, seu Churn Rate do período é 10%.
Última resposta por Aninha Koetz, -
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ESG é uma abordagem de avaliação das corporações quanto ao seus compromissos com a sociedade. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). No Brasil, também nos referimos a ela como ASG. Conheça em detalhes: Environmental ou Ambiental: refere-se às práticas da empresa ou entidade voltadas ao meio ambiente. Entram aqui temas como aquecimento global; emissão de gases poluentes, como o carbono e metano; poluição do ar e da água; desmatamento; gestão de resíduos; eficiência energética; biodiversidade; entre outros. Social: relaciona-se à responsabilidade social e ao impacto das empresas e entidades em prol da c…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Periodicidade com que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de redes sociais. Semelhante a consistência.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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Conjunto de estratégias e posicionamento de marca que envolvem identidade visual, ícones, linguagem, crenças e propósitos. São as características únicas pelas quais seu negócio é reconhecido. Empresta sentido para sua marca e geram conexão com o público alvo. Tradução: é o que as pessoas falam sobre a sua marca quando você está na sala.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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São marcas que transcendem a relação tradicional de empresa/cliente Por que? Por que elas se importam profundamente com seus públicos e têm propósitos muito bem definidos, trabalhando seus valores em cada contato, em cada relação com seus consumidores 5 Atributos das Love Brands (para construir marcas inesquecíveis) Experiência - Procurar fazer da jornada do consumidor em todos os pontos de contato com ela uma experiência fantástica, cuidando de todos os detalhes. Emoção - Ao mesmo tempo, tem que ser leve, divertida e fazer as pessoas felizes. Engajamento - O consumidor tem confiança e lealdade nela. Passa a defender a marca a qualquer custo. …
Última resposta por Tássion, -
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Smarketing — ou Vendarketing — é a união entre as equipes de vendas e marketing de uma empresa para conseguir melhores resultados. Enquanto alguns consideram esses dois setores quase como rivais, o smarketing mostra que a colaboração entre ambos é o melhor caminho para um negócio saudável e lucrativo.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social. O arquétipo de marca é um conjunto de padrões responsáveis por criar traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma organização. Assim como as pessoas têm personalidades, visão de mundo e valores, empresas também precisam desenvolver alguns atributos para criar conexões verdadeiras com a audiência. Os arquétipos de marca são ótimas formas de praticar a humanização e gerar boas estratégias de marketing a partir de gatilhos emocionais. No total, existem 12, que são: o Inocente, o Sábio, o Herói, o Fora da Lei, o Explorado…
Última resposta por Joe Angeli, -
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O código de rastreamento (tracker) é o coração do sistema, e permite que você registre o comportamento de visitantes, leads e clientes dentro do seu website ou app através do envio de eventos para o Pipz. Isso significa que, depois que o tracker é instalado nas páginas do seu produto ou site, ele passa a capturar eventos personalizados, visitas a páginas e identificação de contatos, e os envia para nosso sistema. Depois de capturados e enviados, estes eventos são exibidos no menu Events, podendo então ser usados para dar início a fluxos de automação na forma de gatilhos (triggers), ou mensurar a atividade de usuários dentro do seu app.
Última resposta por ITALA RAYSSA DE SOUZA RODRIGUES MACHADO , -
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Fluxo contínuo, fluxo de média, fluxo de mídia ou transmissão contínua, é uma forma de distribuição digital, em oposição à descarga de dados. A difusão de dados, geralmente em uma rede através de pacotes, é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. Como exemplos temos a Netflix, Spotify, Prime Video, Disney Plus, HBO Max
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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É uma forma de pedir a autorização do seu possível comprador ou prospecto para entrar numa lista sua, fazer inscrição numa live sua de lançamento, se inscrever numa newsletter ou de oferecer um ebook ou uma oferta. Seria uma forma mais educada de perguntar ao seu futuro "lead" se vc pode começar a enviar conteúdo por algum canal, seja por email, whatsapp, Telegram, pois a partir do "aceite" dele, vc começará a enviar mensagens de forma não invasiva. Existe a opção também do Double Opt-in. Todos nós provavelmente passamos por isso quando nos inscrevemos num conteúdo que é de nosso interesse, onde temos que ir na nossa caixa de email e "confirmar" a nossa inscrição nu…
Última resposta por Nayalle OPOP,