📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
Essa acabei de aprender e já vim compartilhar com vocês kkkk Awareness ou Brand Awareness é a capacidade de gerar consciência no público sobre a marca ou negócio
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 3 respostas
- 1.1k visualizações
É a reunião de imagens sobre um assunto, uma ideia que se quer desenvolver. Funciona como uma ferramenta visual que estimula a criação sobre o tema. Também conhecido como painel semântico, pois o significado de “board” é prancha, enquanto de “mood” é humor, ou seja, um quadro que mostra as percepções sobre determinado assunto, e serve para ajudar na comunicação daquilo que muitas vezes não conseguimos transmitir com palavras. Pode ser feita através de uma colagem física, sobre uma folha de papel, por exemplo, ou digital, através de programas de edição de imagem, como o Adobe Photoshop, por exemplo. A plataforma mais famosa que utiliza essa técnica é o Pinterest.…
Última resposta por A Lilly Fraga CO., -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
O que significa commodity nada mais é do que mercadoria. mas nos últimos 20 anos ou mais essa palavra assumiu o sentido de uma mercadoria como um todo, vendida ser nenhum chamado interessante. normalmente recai muito em preço baixo o petróleo é commodity, vestuário, alimentos e muito mais.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 5 respostas
- 1.1k visualizações
Eu sei, eu sei... são muitos termos novos e a gente acaba se perdendo. Mas eu prometo que vou explicar com o maior cuidado possível! BenchMARK e BenchMARKING são termos semelhantes na escrita, mas significam ações diferentes. Vamos usar uma situação prática para entender cada um, assim fica mais fácil. Pegando o exemplo da Rebequinha, que o Paulo contextualizou na aula 1 da Trilha 3: digamos que Rebequinha em 2 anos se tornou referência no seu nicho e incentivou outras empresas do mesmo nicho a seguirem seu exemplo. Nessa hipótese em questão, Rebequinha é BENCHMARK, ou seja: é referência de produto/serviço no seu nicho. Mas, seguindo a mesma h…
Última resposta por Pedro Henrique Batista, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Analytics é um termo abrangente usado para descrever as ferramentas de análise social e as informações que essas ferramentas fornecem. A maioria das redes sociais inclui suas próprias ferramentas de análise para ajudar as empresas a analisar o desempenho de suas postagens em métricas como alcance, engajamento e crescimento de seguidores
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
O conceito de E-Business significa a contínua otimização das atividades de uma empresa utilizando tecnologias digitais, como o E-Commerce ou o marketing digital.
Última resposta por Victor Barros, -
- 1 follower
- 8 respostas
- 1.1k visualizações
Estratégia para engajar por meio de atividades que lembram jogos, com níveis, badges, conquistas, processos, rankings. É explicada pelas neurociências com base na dopamina e na motivação, afinal nosso cérebro quer a melhor recompensa possível com o menor esforço possível. É um princípio que cientificamente também rege os jogos de cassino e nosso scroll infinito nas redes sociais: a próxima rodada da alavanca, o próximo post ou o próximo nível podem trazer benefícios para o cérebro, as recompensas. A competição faz parte do processo, e consegue engajar mais ainda quem disputa os melhores lugares de um ranking. Pesquisadores classificam os elementos da gamifi…
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
É uma estratégia de marketing digital para envolve fazer uma campanha de divulgação de um produto, esta campanha gera uma grande visibilidade assim como aumenta o volume de vendas durante a data escolhida para abertura e fechamento do carrinho.
Última resposta por Daphne Takahashi, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Ciclo de negócios que sofre influência de eventos baseados no calendário anual.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
No mercado de inoportunos, os nuggets são os cortes que fazem parte de um vídeo maior, que eu vou chamar de galo. Descrição Criada por @Paulo Cuenca. É a reutilização de pequenas partes de um conteúdo mais completo.
Última resposta por Saulo Domingues Jr, -
A mistura o besouro 🪲 com a abelha 🐝 deu origem a esse ser na mente do @Paulo Cuenca, o beselhão. A força do besouro e a doçura da abelha são o resultado dessa mutação, se bem que a beselha também tem ferroada, se é que me entende. É um ser que está sempre antenado e gosta de voar alto. Tem a capacidade de adaptar-se, pois do contrário morreria. É dotado de superpoder para produzir o puro creme do milho dos conteúdos no Instagram. Recebeu da abelha a capacidade de ser extremamente sociável e faz uma colmeia onde quer que esteja, pois sempre lidera uma comunidade. Algumas características da beselha que vêm do seus superpoder são: > Conhec…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 1k visualizações
Doxing é a prática (muito desaprovada) de procurar e publicar as informações pessoais de um indivíduo particular. Doxers usam esses ataques como meio de ameaçar ou intimidar seus alvos. O termo "doxing" é a abreviatura de "dropping dox"; "dox" é um jargão do termo "documentos". Normalmente, o doxing consiste em uma ação mal-intencionada, usada contra pessoas de quem o hacker discorda ou não gosta. O que é doxing? O doxing (algumas vezes escrito como "doxxing") é a ação de revelar informações de identificação sobre alguém na Internet, como seu nome real, endereço residencial, local de trabalho, telefone, dados financeiros e outras informações pessoais. Essas…
Última resposta por Juliana Vargas, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Diferente das vendas tradicionais, é quando o "vendedor" faz a venda de dentro do escritório via telefone, skype, whastapp, email e outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.
Última resposta por Victor Barros, -
- 1 follower
- 2 respostas
- 995 visualizações
O watchtime é uma das métricas mais importantes pro YouTube. Se você não segura a pessoa no vídeo por um determinado tempo, a plataforma entende que sua thumb e título eram um clickbait. Quando isso acontece, você acaba sendo penalizado. Ou seja, entregue aquilo que você prometeu!
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso , -
- 10 respostas
- 983 visualizações
NFT é a sigla usada para os tokens não fungíveis. Mas o que é ser não fungível? Significa ser único e insubstituível. Por exemplo, o bitcoin é fungível – se você trocá-lo por outro bitcoin, você terá um ativo do mesmo valor. Uma carta de pokemón única, no entanto, não é fungível. Se você trocá-la por outra carta, terá um objeto com valores e características diferentes. E o que o NFT tem a ver com a produção de conteúdo? Os possíveis usos do NFT são amplos. Mas o que vem chamando a atenção no momento é o mercado de coleção de obras de arte ou belas artes digitais, que pode ser uma gravura, um vídeo ou uma música. Recentemente, um vídeo da cantora Grimes fo…
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 0 respostas
- 980 visualizações
Conteúdo que você cria de forma mais fluída, focando na qualidade e menos na quantidade. A ideia é fazer os criadores viverem de forma mais saudável mentalmente, sem tanto vício nas redes sociais.
Última resposta por Terapiadebarro, -
- 0 respostas
- 976 visualizações
Assistindo a aula sobre jargões de mercado, ouvi a palavra relevante, e fico intrigada, eu mesma utilizo muito, considero vários conteúdos relevantes, e agora aprendi que a relevância é determinada pelas minhas crenças, minhas dores e tudo o mais. Por exemplo: considero o conteúdo do meu marido mega relevante, ele faz personal branding focado para corretores de imóveis, e eu sou nutricionista, não tem muito a ver, mas eu considero o conteúdo dele muito bom, e ele me inspira. Começa por aí. Relevante é uma palavra abrangente e ao mesmo tempo segregatória. Relevante é algo não raso. Ou não.
Última resposta por Aline de Lacerda Rodrigues, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 968 visualizações
O CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é uma plataforma online que ajudam na produção, edição e gerenciamento de um site por usuários leigos no assunto. Como é o caso do WordPress, por exemplo, do qual disponibiliza diversos plugins interessantes que facilitam na hora de tornar o conteúdo publicado mais indexável nos mecanismos de busca.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 resposta
- 951 visualizações
Definição de uma campanha ou estratégia de conteúdo por público-alvo, com definições que incluem faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de renda, etc.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 7 respostas
- 944 visualizações
É uma estratégia que busca unir o online e o offline visando uma melhor experiência do consumidor por meio de um atendimento integrado
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 0 respostas
- 938 visualizações
Um conteúdo altamente visual que é muito popular entre os profissionais de marketing digital como uma forma de transmitir conhecimentos complexos de maneira simples.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 0 respostas
- 933 visualizações
Segundo rockcontent.com esse termo criou destaque depois de um artigo de Chris Anderson que abordou esse tema. Cauda longa se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas com baixa procura, em vez de focar em poucas coisas e com muitos pedidos. No varejo, isso é bastante usado pelos empreendedores. A Drogaria Araújo, por exemplo, comercializa diversos itens populares, enquanto a Brasil Cacau vende apenas chocolates. A cauda longa pode ser representada por uma imagem de dinossauro. Imagine que ele está em pé e a sua cauda no chão. No topo, temos aquelas coisas que consideramos mais genéricas, com mais demanda, no entanto, a quantidade é limitada. …
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
FEC
by Maiara Mamus- 0 respostas
- 899 visualizações
Acrônimo: Formação Estratégia de Conteúdo
Última resposta por Maiara Mamus, -
- 0 respostas
- 894 visualizações
Uma métrica que indica as interações de usuários com algo. Por exemplo: No Instagram os tipos de engajamento são: curtidas, salvamentos, compartilhamentos de algum conteúdo, cliques no site, visualização de perfil, etc.
Última resposta por CARLOS EDUARDO BARRAL DANTAS SANT ANNA,