📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 3 respostas
- 1.3k visualizações
É a reunião de imagens sobre um assunto, uma ideia que se quer desenvolver. Funciona como uma ferramenta visual que estimula a criação sobre o tema. Também conhecido como painel semântico, pois o significado de “board” é prancha, enquanto de “mood” é humor, ou seja, um quadro que mostra as percepções sobre determinado assunto, e serve para ajudar na comunicação daquilo que muitas vezes não conseguimos transmitir com palavras. Pode ser feita através de uma colagem física, sobre uma folha de papel, por exemplo, ou digital, através de programas de edição de imagem, como o Adobe Photoshop, por exemplo. A plataforma mais famosa que utiliza essa técnica é o Pinterest.…
Última resposta por A Lilly Fraga CO., -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Key visual é um design usado como referência para toda uma campanha de comunicação. Seu propósito é apresentar quais ideias, fontes e paleta de cores serão aplicadas nos futuros projetos. É importante que o key visual forneça informações claras sobre as emoções que deverão ser causadas no público, por meio de elementos gráficos acompanhado de uma breve “história”. Ainda que seja bem-feito, é um recurso interno e não deve ser exibido ao público.
Última resposta por Victor Barros, -
A mistura o besouro 🪲 com a abelha 🐝 deu origem a esse ser na mente do @Paulo Cuenca, o beselhão. A força do besouro e a doçura da abelha são o resultado dessa mutação, se bem que a beselha também tem ferroada, se é que me entende. É um ser que está sempre antenado e gosta de voar alto. Tem a capacidade de adaptar-se, pois do contrário morreria. É dotado de superpoder para produzir o puro creme do milho dos conteúdos no Instagram. Recebeu da abelha a capacidade de ser extremamente sociável e faz uma colmeia onde quer que esteja, pois sempre lidera uma comunidade. Algumas características da beselha que vêm do seus superpoder são: > Conhec…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 1.3k visualizações
Essa acabei de aprender e já vim compartilhar com vocês kkkk Awareness ou Brand Awareness é a capacidade de gerar consciência no público sobre a marca ou negócio
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Co-branding é uma estratégia de marketing que envolve aliança estratégica de vários nomes de marcas usados em conjunto em um único produto ou serviço. Co-branding é um acordo que associa um único produto ou serviço a mais de um nome de marca ou associa um produto a alguém que não seja o principal produtor. Fonte: Wikipedia
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
No marketing digital, o termo está relacionado às interações que os usuários têm com os conteúdos publicados por uma marca. Pode ser medido em “likes”, comentários, respostas, cliques nos links, etc.
Última resposta por Victor Barros, -
- 10 respostas
- 1.2k visualizações
NFT é a sigla usada para os tokens não fungíveis. Mas o que é ser não fungível? Significa ser único e insubstituível. Por exemplo, o bitcoin é fungível – se você trocá-lo por outro bitcoin, você terá um ativo do mesmo valor. Uma carta de pokemón única, no entanto, não é fungível. Se você trocá-la por outra carta, terá um objeto com valores e características diferentes. E o que o NFT tem a ver com a produção de conteúdo? Os possíveis usos do NFT são amplos. Mas o que vem chamando a atenção no momento é o mercado de coleção de obras de arte ou belas artes digitais, que pode ser uma gravura, um vídeo ou uma música. Recentemente, um vídeo da cantora Grimes fo…
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
O conceito de E-Business significa a contínua otimização das atividades de uma empresa utilizando tecnologias digitais, como o E-Commerce ou o marketing digital.
Última resposta por Victor Barros, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Analytics é um termo abrangente usado para descrever as ferramentas de análise social e as informações que essas ferramentas fornecem. A maioria das redes sociais inclui suas próprias ferramentas de análise para ajudar as empresas a analisar o desempenho de suas postagens em métricas como alcance, engajamento e crescimento de seguidores
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
No mercado de inoportunos, os nuggets são os cortes que fazem parte de um vídeo maior, que eu vou chamar de galo. Descrição Criada por @Paulo Cuenca. É a reutilização de pequenas partes de um conteúdo mais completo.
Última resposta por Saulo Domingues Jr, -
- 7 respostas
- 1.2k visualizações
É uma estratégia que busca unir o online e o offline visando uma melhor experiência do consumidor por meio de um atendimento integrado
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
O que significa commodity nada mais é do que mercadoria. mas nos últimos 20 anos ou mais essa palavra assumiu o sentido de uma mercadoria como um todo, vendida ser nenhum chamado interessante. normalmente recai muito em preço baixo o petróleo é commodity, vestuário, alimentos e muito mais.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Diferentes estágios em que os potenciais clientes (ou leads) estão no processo de educação. O termo é uma metáfora para explicar o processo e cada uma das diferentes fases pelas quais passa o público da sua rede social. É importante criar conteúdo que possa alcançar parte do Funil. Fonte/Imagem: marketing.com.br
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
Particularidade, qualidade ou estado do que é técnico: a tecnicidade do ensino particular. Significado mais especializado dentro de uma área específica: ele escreve usando tecnicidades de Marketing que desconheço.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Ciclo de negócios que sofre influência de eventos baseados no calendário anual.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 11 respostas
- 1.1k visualizações
Você já ouviu falar sobre FOMO, FOBO E JOMO? Vivemos em um mundo em que exige constantes transformações,em que nos cobram, inovação e criatividade, além da ideia de que estejamos sempre atualizados e cheios de informações por todos os lados. Diante desta realidade, somos pressionados a estarmos conectados, isso se agrava também pela facilidade proporcionada pelos dispositivos móveis. Com isso, alguns termos surgiram para definir esses fenômenos comportamentais como FOMO, FOBO E JOMO, do qual iremos nos aprofundar logo abaixo. ● Você sabe o que significa FOMO? FOMO, sigla que vem da expressão em inglês “fear of missing out”, que traduzida para o port…
Última resposta por A Lilly Fraga CO., -
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
O watchtime é uma das métricas mais importantes pro YouTube. Se você não segura a pessoa no vídeo por um determinado tempo, a plataforma entende que sua thumb e título eram um clickbait. Quando isso acontece, você acaba sendo penalizado. Ou seja, entregue aquilo que você prometeu!
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso , -
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
Doxing é a prática (muito desaprovada) de procurar e publicar as informações pessoais de um indivíduo particular. Doxers usam esses ataques como meio de ameaçar ou intimidar seus alvos. O termo "doxing" é a abreviatura de "dropping dox"; "dox" é um jargão do termo "documentos". Normalmente, o doxing consiste em uma ação mal-intencionada, usada contra pessoas de quem o hacker discorda ou não gosta. O que é doxing? O doxing (algumas vezes escrito como "doxxing") é a ação de revelar informações de identificação sobre alguém na Internet, como seu nome real, endereço residencial, local de trabalho, telefone, dados financeiros e outras informações pessoais. Essas…
Última resposta por Juliana Vargas, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
É uma estratégia de marketing digital para envolve fazer uma campanha de divulgação de um produto, esta campanha gera uma grande visibilidade assim como aumenta o volume de vendas durante a data escolhida para abertura e fechamento do carrinho.
Última resposta por Daphne Takahashi, -
- 5 respostas
- 1.1k visualizações
Aqui está o ouro do negócio. "Público frio" são as pessoas que nunca ouviram falar de você, é aquele cara que começou a seguir o seu perfil hoje, que viu seu anúncio pela primeira vez ou achou seu post no explorar e ainda não te conhecia. E por que eu chamo de ouro? Porque qualquer infoprodutor PRECISA de público frio para crescer e seguir faturando, novos clientes são essenciais para a saúde de qualquer negócio. Nos lançamentos é isso que acontece, os infoprodutores separam uma verba para captar público frio e durante as lives (e-mails ou seja lá o que for) de lançamento eles elevam o nível de consciência desse público e o aquecem, no final é feito o pitch…
Última resposta por Pedro Henrique Batista, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 follower
- 5 respostas
- 1.1k visualizações
Ahh o nosso tão amado ócio criativo! Quem não gosta de ter um, não é mesmo? 💛 Ócio criativo é um momento onde podemos conciliar o trabalho e/ou estudo com momento de lazer, de descanso. De forma equilibrada, que com ele conseguimos "esvaziar" a cabeça e relaxar. Ter novas experiências, momentos e emoções. Com isso, conseguimos ter mais ideias, referências e estar mais descansados para que a criatividade tome conta e nós ajude em todas as áreas de nossa vida. Até mesmo sermos mais produtivos e felizes 😁🐝
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
ESG é uma abordagem de avaliação das corporações quanto ao seus compromissos com a sociedade. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). No Brasil, também nos referimos a ela como ASG. Conheça em detalhes: Environmental ou Ambiental: refere-se às práticas da empresa ou entidade voltadas ao meio ambiente. Entram aqui temas como aquecimento global; emissão de gases poluentes, como o carbono e metano; poluição do ar e da água; desmatamento; gestão de resíduos; eficiência energética; biodiversidade; entre outros. Social: relaciona-se à responsabilidade social e ao impacto das empresas e entidades em prol da c…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Definição de uma campanha ou estratégia de conteúdo por público-alvo, com definições que incluem faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de renda, etc.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
Assistindo a aula sobre jargões de mercado, ouvi a palavra relevante, e fico intrigada, eu mesma utilizo muito, considero vários conteúdos relevantes, e agora aprendi que a relevância é determinada pelas minhas crenças, minhas dores e tudo o mais. Por exemplo: considero o conteúdo do meu marido mega relevante, ele faz personal branding focado para corretores de imóveis, e eu sou nutricionista, não tem muito a ver, mas eu considero o conteúdo dele muito bom, e ele me inspira. Começa por aí. Relevante é uma palavra abrangente e ao mesmo tempo segregatória. Relevante é algo não raso. Ou não.
Última resposta por Aline de Lacerda Rodrigues,

[Padrão] Como postar no Glossário de Termos