📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 1 resposta
- 395 visualizações
Avaliação e análise de métricas para recalcular a rota sempre que necessário.
Última resposta por Thonny Conrado, -
- 3 respostas
- 394 visualizações
Um chatbot é um tipo de bot que usa inteligência artificial para responder perguntas e realizar tarefas simples em aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger. Um chatbot pode ser usado para atendimento ao cliente, coleta de dados e leads, recomendações de compras e muito mais.
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 2 respostas
- 392 visualizações
É o conceito que aborda marketing e vendas de uma perspectiva diferente das tradicionais, focando muito mais na fidelização do usuário. Por causa disso, em vez de uma forma de funil, ela tem uma forma circular, para fortalecer a ideia de que é um ciclo que não tem fim.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
- 1 follower
- 2 respostas
- 391 visualizações
Você está querendo muito lançar um infoproduto?,colocar seu método para jogo?,mais não tem noção de como fazer? Apresento para você o lançamento semente. lançamento semente= lançamento mais "simples" e enxuto,para você que não tem um produtos pronto ainda,pode ser feito até dentro do próprio Instagram,não tem investimento quase nenhum em tráfego,utilizando a captação organiza,atendendo uma demanda reprimida. Quer colocar o produtos pra jogo? Então,vai de lançamento semente
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 0 respostas
- 386 visualizações
Esse é um termo comummente usado no mundo dos lançamentos digitais e significa a reabertura de forma rápida (relâmpago) do carrinho após o seu fechamento. Na prática, após o período normal de lançamento, passado alguns dias, o especialista decidi reabrir as inscrições por algumas horas. Os argumentos mais utilizados para dar plausibilidade a reabertura normalmente giram em torno de boletos que foram emitidos e não compensados e com isso vagas remanescentes surgiram.
Última resposta por Mariana Toledo, -
- 0 respostas
- 386 visualizações
São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata um site ou página.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 0 respostas
- 385 visualizações
significa marketing de atração, e refere-se a uma nova forma de conquistar clientes: em vez de interrompê-los ( anúncios costumam fazer) a ideia é chamar sua atenção através de conteúdo que seja interessante e relevante, seja para ajudá-los a resolver um problema, facilitar uma tarefa importante do dia a dia…
Última resposta por Maria Coyanagui, -
- 0 respostas
- 383 visualizações
Business é uma palavra da língua inglesa que traduzida para o português pode significar "comércio" ou "negócio". Então, quando você ler essa palavra já saberá que ela está relacionada a negócio. Algumas aplicações comuns: - Quero crescer meu business. - Preciso acelerar meu business.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 3 respostas
- 382 visualizações
ZMOT - "The Zero Moment of Truth", no seu original e que poderia ser traduzido como o Momento Zero da Verdade. Corresponde ao momento em que a pessoas decide deixar de ser pesquisador para se tornar cliente. Lê testemunhos de produtos/serviços na internet, consulta a opinião e a experiências de outros clientes, o que são, se têm garantia, a sua durabilidade e se, de facto, correspondem a uma necessidade específica que tenha.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 376 visualizações
Alcance, cobertura, abrangência de alguma ação de marketing.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 2 respostas
- 376 visualizações
🐝 Crossmedia: é a distribuição de conteúdo em várias mídias, como: Instagram, YouTube, Tiktok e afins; o conteúdo e mensagem são os mesmos, porém a linguagem é adaptada a rede na qual o conteúdo vai estar, ou seja, uma derivação de conteúdo do local original, só mudando a linguagem, bom para que está inciando no meio digital, já que o conteúdo já está pronto, exemplo: uma live que vira reels, vira um carrossel que pode vira reels, assim por diante.🐝
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 1 resposta
- 375 visualizações
Primeiro usado em meios de comunicação como jornais e revistas, o termo deadline também ganhou força no meio do marketing e da publicidade já há bastante tempo. Nada mais é que o prazo estipulado para entrega ou finalização de algum tipo de trabalho. Você pode estipular com o seu cliente, por exemplo, que o deadline dele pra poder entregar as fotos dos pratos do restaurante dele para a criação das publicações é daqui há 15 dias. Porém, mais do que prazo, usar o termo deadline parece que imprime um senso de urgência no processo todo. Afinal, organização é uma das palavras chaves pra poder trabalhar de uma maneira eficiente.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 374 visualizações
É a maneira como é indicado pensar na estrutura, layout e interações de um site, a partir do mobile primeiro e depois do desktop.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 374 visualizações
EFEITO LINDY é uma teoria do Alberto Goldman dos anos 60. "Diz que a expectativa de uma pessoa ou fato ser importante é proporcional ao tempo de exposição, ao tempo de existência que ela já teve pela metade." Exemplo: se você tem 10 anos de carreira no digital, teria mais 5 anos de carreira no futuro. Uma pessoa que começou ha 1 ano, teria seis meses. É como se algo pode ser comprovadamente bom quando existe e funciona há bastante tempo, se a qualidade se provasse com o passar dos anos. Paulo trouxe esse conceito na Live 3 do dia 08.08. A explicação completa e o contexto estão na aula 2.14 sobre os CANAIS OFFLINE.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 372 visualizações
IPO significa “Initial Public Offering”, ou “Oferta Pública Inicial”. Representa a primeira vez que uma empresa receberá novos sócios realizando uma oferta de ações ao mercado. Ela se torna, então, uma companhia de capital aberto com papéis negociados na Bolsa de Valores.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
UI
by Gabi Miranda- 1 resposta
- 372 visualizações
UI (User Interface) é a parte que você consegue enxergar e interagir dentro de uma plataforma digital. ou seja, é a parte do layout, design. pode ser em um app, um site ou um sistema/software. é bem relacionado ao cognitivo pra saber que cores e formatos vão extrair uma reação x do usuário que estiver usando ali aquele ambiente. é a parte mais sutil que vem depois do trabalho do UX, que pensa a estrutura e organização dos elementos e da prioridade da narrativa. o UI vai ver os detalhes e pensar se o botão que o UX indicou precisa ser colorido, vai mudar de cor ao clicarem ou se vai ficar piscando. então ele pensa num nível de detalhamento de microinterações também.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 372 visualizações
Sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 resposta
- 372 visualizações
Resumidamente Social seller é o profissional que utiliza as redes sociais para vender. Mas a venda não é feita de forma direta, ele trabalha os níveis de consciência, marketing de conteúdo, fortalecimento de marca e sabe identificar o momento ideal para vender. Hoje esse termo não está difundido no mercado, mas acredito que rapidamente alguém utilizará isso como uma nova profissão, um novo curso, uma nova formação... Mas no final das contas é a mesma coisa, desenvolver conteúdo nas redes sociais com objetivo final de venda.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 370 visualizações
É exatamente o que o nome diz: mídia paga. Isso inclui campanhas pagas em redes sociais, Google Adwords, patrocínio de influenciadores e até a mídia tradicional, como rádio e televisão. Basicamente, são as estratégias que só acontecem quando a empresa paga para acontecerem.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 369 visualizações
Consiste em impactar usuários que já tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível por meio da tecnologia, utilizando os cookies dos navegadores de internet. Dessa forma você pode, por exemplo, configurar uma campanha para ser exibida a todas as pessoas que visitaram a sua página de vendas na última semana.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 resposta
- 366 visualizações
Projeto em desenvolvimento com o mínimo de recursos aplicados, de modo que seja possível ser testado. O objetivo é entregar mais valor e ver se há adesão no mercado ou qual o tipo de resposta que se obtém. Facilita futuros testes e a definição de prioridades no processo de execução. Reduz o custo de desenvolvimento e potencializa resultados. Permite avançar para a venda e, ainda, por vezes, fazer uma fidelização de leads e clientes.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 364 visualizações
O Trello é uma ferramenta de colaboração para gerenciamento de projetos e tarefas pessoais e profissionais
Última resposta por Maiara Mamus, -
- 5 respostas
- 360 visualizações
O ICP está muito relacionado com a persona e o publico alvo, eles se conectam em si, porém o ICP que significa em português o PERFIL IDEAL DE CLIENTE, o ICP é um pouco mais afunilado que a persona, ele mostra de fato o perfil que você deve se basear como ideal. Parece a mesma coisa né, mas qual é a diferença real entre eles? Vou te explicar. A persona é construída em cima de dados imaginários, uma pesquisa que por mais que seja fidedigna, ainda sim não é "real" então você teria que testar para ver se vai dar certo aquela persona nas campanhas. No ICP é quando você já tem um cliente e ele te mostra as características ideal, por exemplo vamos supor que você t…
Última resposta por IZABELA AMARAL, -
DIY
by Paulo Cuenca-
- 0 respostas
- 359 visualizações
DO IT YOURSELF (DIY): em português, “faça você mesmo”. Em geral são vídeos tutoriais que ensinam a pessoa a reproduzir, passo a passo, o que está sendo mostrado em casa: seja uma receita, um artigo de decoração, um produto natural... Tradução: faça você mesmo seguindo esses passos aqui.
Última resposta por Paulo Cuenca, -
-
- 1 resposta
- 359 visualizações
As hashtags são uma maneira da sua marca e seus leitores interagirem entre si nas redes sociais e se comunicarem sobre um conteúdo específico. Elas vinculam as conversas públicas do Twitter, Facebook e Instagram em um único fluxo, em que os usuários podem acessar através de pesquisa por hashtag, clicando em uma ou usando uma ferramenta de monitoramento. As hashtags em si, podem ser definidas por uma palavra ou frase-chave, escrita sem espaços, com um sinal de cerquilha (#) antes do termo, como #love ou #instagood. Você pode colocar essas hashtags em qualquer lugar das suas postagens nas redes sociais.
Última resposta por Elvio Bezerra,