📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 1 resposta
- 340 visualizações
Avaliação e análise de métricas para recalcular a rota sempre que necessário.
Última resposta por Thonny Conrado, -
- 2 respostas
- 335 visualizações
É o conceito que aborda marketing e vendas de uma perspectiva diferente das tradicionais, focando muito mais na fidelização do usuário. Por causa disso, em vez de uma forma de funil, ela tem uma forma circular, para fortalecer a ideia de que é um ciclo que não tem fim.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
- 0 respostas
- 331 visualizações
Esse é um termo comummente usado no mundo dos lançamentos digitais e significa a reabertura de forma rápida (relâmpago) do carrinho após o seu fechamento. Na prática, após o período normal de lançamento, passado alguns dias, o especialista decidi reabrir as inscrições por algumas horas. Os argumentos mais utilizados para dar plausibilidade a reabertura normalmente giram em torno de boletos que foram emitidos e não compensados e com isso vagas remanescentes surgiram.
Última resposta por Mariana Toledo, -
- 3 respostas
- 331 visualizações
Um chatbot é um tipo de bot que usa inteligência artificial para responder perguntas e realizar tarefas simples em aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger. Um chatbot pode ser usado para atendimento ao cliente, coleta de dados e leads, recomendações de compras e muito mais.
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 0 respostas
- 331 visualizações
Session ou Sessão é um recurso usado no site para armazenar valores específicos de cada usuário de seu acesso e persistir os dados corretamente, indicando quantas foram as vezes que o usuário visitou o site. A sessão tem como métrica a visita num prazo de 30 minutos.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 3 respostas
- 331 visualizações
ZMOT - "The Zero Moment of Truth", no seu original e que poderia ser traduzido como o Momento Zero da Verdade. Corresponde ao momento em que a pessoas decide deixar de ser pesquisador para se tornar cliente. Lê testemunhos de produtos/serviços na internet, consulta a opinião e a experiências de outros clientes, o que são, se têm garantia, a sua durabilidade e se, de facto, correspondem a uma necessidade específica que tenha.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 330 visualizações
Resumidamente Social seller é o profissional que utiliza as redes sociais para vender. Mas a venda não é feita de forma direta, ele trabalha os níveis de consciência, marketing de conteúdo, fortalecimento de marca e sabe identificar o momento ideal para vender. Hoje esse termo não está difundido no mercado, mas acredito que rapidamente alguém utilizará isso como uma nova profissão, um novo curso, uma nova formação... Mas no final das contas é a mesma coisa, desenvolver conteúdo nas redes sociais com objetivo final de venda.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
DIY
by Paulo Cuenca-
- 0 respostas
- 329 visualizações
DO IT YOURSELF (DIY): em português, “faça você mesmo”. Em geral são vídeos tutoriais que ensinam a pessoa a reproduzir, passo a passo, o que está sendo mostrado em casa: seja uma receita, um artigo de decoração, um produto natural... Tradução: faça você mesmo seguindo esses passos aqui.
Última resposta por Paulo Cuenca, -
-
- 1 follower
- 1 resposta
- 328 visualizações
🐝 Transmedia é o oposto da Crossmedia, já que a Transmedia não faz a derivação de conteúdo, propriamente, dito, ou seja, pega um conteúdo já pronto e com a mesma mensagem e coloca em outro canal, ou seja, coloca em outra rede social ou de comunicação. 🐝 A Transmedia cria um conteúdo próprio para aquela rede, como o @Paulo Cuenca diz: " Um conteúdo Nativo", com uma nova abordagem, um conteúdo com um viés e particularidades que foram pensados para aquela rede, não se restringindo apenas na adaptação a linguagem, não sendo "o mais do mesmo".
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 327 visualizações
É a maneira como é indicado pensar na estrutura, layout e interações de um site, a partir do mobile primeiro e depois do desktop.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 327 visualizações
Business é uma palavra da língua inglesa que traduzida para o português pode significar "comércio" ou "negócio". Então, quando você ler essa palavra já saberá que ela está relacionada a negócio. Algumas aplicações comuns: - Quero crescer meu business. - Preciso acelerar meu business.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 325 visualizações
Exit Page é a última página que o usuário acessou no site e que fecha o ciclo do usuário dentro do domínio. Especialmente útil para entender o comportamento do usuário e definir melhores estratégias para o User Experience. Fonte: Raccoon
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 resposta
- 324 visualizações
Primeiro usado em meios de comunicação como jornais e revistas, o termo deadline também ganhou força no meio do marketing e da publicidade já há bastante tempo. Nada mais é que o prazo estipulado para entrega ou finalização de algum tipo de trabalho. Você pode estipular com o seu cliente, por exemplo, que o deadline dele pra poder entregar as fotos dos pratos do restaurante dele para a criação das publicações é daqui há 15 dias. Porém, mais do que prazo, usar o termo deadline parece que imprime um senso de urgência no processo todo. Afinal, organização é uma das palavras chaves pra poder trabalhar de uma maneira eficiente.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
UI
by Gabi Miranda- 1 resposta
- 322 visualizações
UI (User Interface) é a parte que você consegue enxergar e interagir dentro de uma plataforma digital. ou seja, é a parte do layout, design. pode ser em um app, um site ou um sistema/software. é bem relacionado ao cognitivo pra saber que cores e formatos vão extrair uma reação x do usuário que estiver usando ali aquele ambiente. é a parte mais sutil que vem depois do trabalho do UX, que pensa a estrutura e organização dos elementos e da prioridade da narrativa. o UI vai ver os detalhes e pensar se o botão que o UX indicou precisa ser colorido, vai mudar de cor ao clicarem ou se vai ficar piscando. então ele pensa num nível de detalhamento de microinterações também.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 321 visualizações
Porcentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 320 visualizações
CMO é o Chief Marketing Officer, o diretor de marketing da empresa. Com esse cargo, o profissional está no topo da hierarquia de marketing, e coordena todas as decisões tomadas sobre o assunto. Dependendo do tamanho da empresa, outros gestores podem ser colocados para cuidar de equipes menores.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 319 visualizações
EFEITO LINDY é uma teoria do Alberto Goldman dos anos 60. "Diz que a expectativa de uma pessoa ou fato ser importante é proporcional ao tempo de exposição, ao tempo de existência que ela já teve pela metade." Exemplo: se você tem 10 anos de carreira no digital, teria mais 5 anos de carreira no futuro. Uma pessoa que começou ha 1 ano, teria seis meses. É como se algo pode ser comprovadamente bom quando existe e funciona há bastante tempo, se a qualidade se provasse com o passar dos anos. Paulo trouxe esse conceito na Live 3 do dia 08.08. A explicação completa e o contexto estão na aula 2.14 sobre os CANAIS OFFLINE.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 318 visualizações
Projeto em desenvolvimento com o mínimo de recursos aplicados, de modo que seja possível ser testado. O objetivo é entregar mais valor e ver se há adesão no mercado ou qual o tipo de resposta que se obtém. Facilita futuros testes e a definição de prioridades no processo de execução. Reduz o custo de desenvolvimento e potencializa resultados. Permite avançar para a venda e, ainda, por vezes, fazer uma fidelização de leads e clientes.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 318 visualizações
As hashtags são uma maneira da sua marca e seus leitores interagirem entre si nas redes sociais e se comunicarem sobre um conteúdo específico. Elas vinculam as conversas públicas do Twitter, Facebook e Instagram em um único fluxo, em que os usuários podem acessar através de pesquisa por hashtag, clicando em uma ou usando uma ferramenta de monitoramento. As hashtags em si, podem ser definidas por uma palavra ou frase-chave, escrita sem espaços, com um sinal de cerquilha (#) antes do termo, como #love ou #instagood. Você pode colocar essas hashtags em qualquer lugar das suas postagens nas redes sociais.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 1 resposta
- 317 visualizações
IPO significa “Initial Public Offering”, ou “Oferta Pública Inicial”. Representa a primeira vez que uma empresa receberá novos sócios realizando uma oferta de ações ao mercado. Ela se torna, então, uma companhia de capital aberto com papéis negociados na Bolsa de Valores.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 2 respostas
- 316 visualizações
Particularidade, qualidade ou estado do que é técnico: a tecnicidade do ensino particular. Significado mais especializado dentro de uma área específica: ele escreve usando tecnicidades de Marketing que desconheço.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 315 visualizações
É quando o empresário não capta recursos de terceiros para financiar seu projeto. Sendo assim, ele mesmo arca com 100% dos custos.
Última resposta por IZABELA AMARAL, -
- 0 respostas
- 314 visualizações
Produto, serviço ou marca que está sempre na cabeça das pessoas.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 2 respostas
- 312 visualizações
O termo nativo digital foi utilizado pela primeira vez por Marc Prensky para definir aqueles que nasceram e cresceram inseridos emuma cultura digital e que, por isso, teriam habilidades diferenciadas, como processar múltiplas vias de informação e usar intuitivamente as ferramentas tecnológicas.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 312 visualizações
Pagamento Social é uma técnica usada para garantir que a oferta de uma empresa tenha um alcance muito maior via redes sociais. Ou seja, por meio do pagamento social a empresa oferece cupons de desconto, por exemplo, para os usuários que realizaram postagens com o objetivo de divulgar a marca. Fonte: Luz Própria
Última resposta por Roseanny Alessandra,