📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
CPC
by Paulo Cuenca-
- 1 resposta
- 522 visualizações
Custo por clique, que geralmente é calculado pela divisão entre o total gasto para a campanha de tráfego pelo número de cliques recebidos no anúncio. Essa é uma forma de cobrança simples de anúncios, na qual o anunciante é cobrado a cada clique. O CPC final é calculado ao término da campanha, quando o número de cliques é somado e dividido pelo valor total investido. Tradução: quanto custou cada clique no anúncio.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
-
- 3 respostas
- 521 visualizações
Pipeline de Vendas é uma estrutura visual que mostra as fases/andamento da prospecção até o fechamento da venda - utilizado na área comercial. Ajuda a trazer previsibilidade para o seu negócio - sabendo quantos possíveis clientes estão em cada fase do pipeline; qual o tempo médio de conversão (transformar o possível cliente em um cliente real - fechar contrato/venda) dependendo da fase em que o possível cliente se encontra; qual a taxa de conversão de uma fase para outra (ou seja, qual porcentagem de possíveis clientes vou "perdendo" de uma fase para outra) - para ter um controle ativo de quantos contatos preciso abrir na fase 1 para chegar na quantidade de fechamento de …
Última resposta por Thatiane Pellissier, -
- 0 respostas
- 520 visualizações
Um conjunto de medidas que serve para mensurar, monitorar e avaliar algo. Por exemplo: Alcance é uma métrica do Instagram que indica a quantidade de pessoas que receberam um conteúdo.
Última resposta por CARLOS EDUARDO BARRAL DANTAS SANT ANNA, -
- 0 respostas
- 519 visualizações
É o esboço da persona, uma pesquisa e conjunto mais simples de informações organizadas. É útil porque permite menos tempo na execução do conhecimento sobre o usuário, suas dores e desejos, como guia no desenvolvimento do projeto. Ajuda a definir objetivos focados na solução em prol do outro.
Última resposta por Silvia Arrochinho, -
- 1 resposta
- 518 visualizações
É uma espécie de "mercado de trabalho", um ambiente virtual voltado para a oferta e procura de serviços profissionais entre seus participantes.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 518 visualizações
🐝 Transmedia é o oposto da Crossmedia, já que a Transmedia não faz a derivação de conteúdo, propriamente, dito, ou seja, pega um conteúdo já pronto e com a mesma mensagem e coloca em outro canal, ou seja, coloca em outra rede social ou de comunicação. 🐝 A Transmedia cria um conteúdo próprio para aquela rede, como o @Paulo Cuenca diz: " Um conteúdo Nativo", com uma nova abordagem, um conteúdo com um viés e particularidades que foram pensados para aquela rede, não se restringindo apenas na adaptação a linguagem, não sendo "o mais do mesmo".
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 516 visualizações
É a forma de se comunicar no mundo digital. É moldada de acordo com o tipo de rede social ou público com o qual você deseja se comunicar.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 0 respostas
- 515 visualizações
Os e-books são um tipo comum de conteúdo, geralmente para ajudar a gerar leads. Eles têm um formato mais longo do que as postagens de blog e apresentam detalhes mais profundos sobre um tema.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 0 respostas
- 514 visualizações
Termo utilizado no design que significa: - Kerning: processo de adição ou remoção de espaço entre pares de caracteres específicos. ex: A NA - Tracking: processo de "alargar" ou "apertar" um bloco de texto (igualmente). ex: A N A *vou deixar uma imagem com exemplos mais claros rsrs
Última resposta por Ana Frade, -
- 4 respostas
- 514 visualizações
Bing é uma ferramenta engenhosa de mecanismo de pesquisa de propriedade da Microsoft. Exibe resultados precisos com base na consulta de pesquisa do usuário. Ele estabelece alguns serviços de pesquisa. Entre eles, estão os resultados da web, imagem, vídeo e mapa. O Bing é muito conhecido por seu recurso de listagens. Pode dar-lhe resultados abrangentes sobre todos os restaurantes em torno de seu bloco.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 514 visualizações
É a união de tecnologias utilizadas com o objetivo de criar ações em escala com o objetivo de aumentar os resultados de uma empresa. Por meio da automação de marketing você pode identificar, acompanhar e agir de maneira personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentando o número de vendas.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 2 respostas
- 513 visualizações
Pelo nome pode parecer que estamos a dar um nome diferente ao mood board, mas na verdade um vision board é um conceito diferente. Vision board significa um quadro de visão, e tem como objetivo inspirar-nos na visão da nossa vida. Feito através de imagens inspiracionais/reais daquilo que queremos alcançar ao longo da nossa vida e que nos vai ajudar na direção da mesma. É quase como colocar os sonhos num quadro de ideias! Para criar um vision board apenas temos que pensar sobre aquilo que queremos alcançar, pode ser um carro, uma determinada casa, um relacionamento, podemos também pensar nos sentimentos e emoções que queremos sentir na nossa vida futura e depois …
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 2 respostas
- 512 visualizações
Você está querendo muito lançar um infoproduto?,colocar seu método para jogo?,mais não tem noção de como fazer? Apresento para você o lançamento semente. lançamento semente= lançamento mais "simples" e enxuto,para você que não tem um produtos pronto ainda,pode ser feito até dentro do próprio Instagram,não tem investimento quase nenhum em tráfego,utilizando a captação organiza,atendendo uma demanda reprimida. Quer colocar o produtos pra jogo? Então,vai de lançamento semente
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 1 resposta
- 512 visualizações
Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão de ser”. É aquilo que te move e te diferencia dos demais. Cada um tem o seu e ajuda muito na linha editorial das redes.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 512 visualizações
Nada mais é do que a realização de uma ação com uma frequência regular, como por exemplo a publicação de conteúdos no blog e redes sociais. A consistência é fundamental para criar uma base de audiência e construir relacionamento.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 resposta
- 505 visualizações
Hoje me deparei com o termo "pivotar" numa publicação do @rkiso , referindo-se a pivotar o planejamento de conteúdo. O termo é derivado do inglês to pivot("mudar" ou "girar") e designa uma mudança radical no rumo do negócio ou, no nosso caso, da estratégia de conteúdo.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 503 visualizações
O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por posts geralmente apresentados de forma cronológica. Seu nome veio da união das palavras inglesas “web” e “log”, então em uma tradução livre podemos traduzir como “diário online”.
Última resposta por Thais Brando, -
- 0 respostas
- 502 visualizações
Tendência do momento dentro dos aplicativos. Todas as modinhas que estão em alta como desafios, músicas, dancinhas, dublagens, entre outros.
Última resposta por Terapiadebarro, -
- 0 respostas
- 502 visualizações
Financiamento coletivo. Modelo de obtenção de recursos bastante popular hoje em dia, em que usuários (geralmente com o auxílio de plataformas como o Catarse ou Kickstarter) buscam fundos para a realização de seus projetos mediante oferta de recompensas exclusivas.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 1 resposta
- 500 visualizações
Dentro da experiência do consumidor teremos a NPS que significa Net Promoter Score. Nada mais é do que a avaliação que esse cliente fará de você, o famoso de 0 a 10, quanto você indicaria esse serviço?
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 2 respostas
- 499 visualizações
Produto 4D, ou produto quadridimensional (do inglês, forth-dimensional product) é um produto físico como uma entidade semelhante à vida, capaz de mudar a forma e as propriedades físicas de forma autônoma ao longo do tempo. É um campo em evolução da prática de design de produto e pesquisa ligada a conceitos semelhantes em escala material (matéria programável e impressão em quatro dimensões). No entanto, normalmente utiliza sensores e atuadores para responder às condições ambientais e humanas, modificando a forma, cor, caráter e outras propriedades físicas do produto. Desta forma, os produtos 4D compartilham semelhanças com a arquitetura responsiva, na escala mais…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 resposta
- 498 visualizações
Estúdio de criação do Meta (facebook). Usado para agendar os posts do Facebook e Instagram gratuitamente. É possível agendar posts carrossel (somente fotos), videos, marcar pessoas. E agora liberaram a função de Reels (mas ainda não usei).
Última resposta por Saulo Domingues Jr, -
- 0 respostas
- 498 visualizações
Criar a playlist para a minha marca fez-me lembrar do conceito de marketing sensorial, mais um termo utilizado dentro do marketing para descrever uma forma de cativar e atrair clientes, neste caso, através dos sentidos. O objetivo no uso desta estratégia é estimular os sentidos dos clientes, da mesma forma que o Paulo deu o exemplo da Florista, onde tinhamos música, aromas, cores específicas e todo um ambiente criado para cativar o cliente através dos sentido, é sobre isso que o Marketing sensorial trata. O marketing sensorial passa pela construção da personalidade sensorial da marca através de: - Aromas - Olfato - Cores, Formas - Visão - Músicas …
Última resposta por Inês Viana, -
- 2 respostas
- 496 visualizações
É exatamente o que o nome diz: mídia paga. Isso inclui campanhas pagas em redes sociais, Google Adwords, patrocínio de influenciadores e até a mídia tradicional, como rádio e televisão. Basicamente, são as estratégias que só acontecem quando a empresa paga para acontecerem.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 494 visualizações
A Geração Y (também conhecida como Millennials ou Geração do Milênio) é um conceito sociológico para denominar aqueles que nasceram no início dos anos 80 até meados dos anos 90. Foi a primeira geração que nasceu em meio aos desenvolvimentos tecnológicos e tiveram acesso às tecnologias, mesmo que de forma incipiente.
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso ,

[Padrão] Como postar no Glossário de Termos.png.f18c8dd71da20cebecb00c7b9aeba8b0.png)