📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 4 respostas
- 365 visualizações
Um algoritmo específico do Facebook capaz de definir qual será o alcance das publicações de uma determinada página no feed de notícias dos usuários da rede social.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 364 visualizações
Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 1 resposta
- 364 visualizações
É uma espécie de "mercado de trabalho", um ambiente virtual voltado para a oferta e procura de serviços profissionais entre seus participantes.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 364 visualizações
Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet". O futuro é agora! 🤑💛
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 2 respostas
- 364 visualizações
O Behaviorismo é uma teoria da psicologia que avalia o comportamento de seres humanos , a partir de análises da observação de fatos práticos como, por exemplo, reações a estímulos. RESUMINDO. CLIENTE FAZER AQUILO QUE SE DESEJA ATRAVÉS DE ESTIMULOS. É uma psicologia mais objetiva. Os behavioristas se opõem a estudos unicamente baseados em sentimentos, emoções e pensamentos. Tem como base a valorização do que é objetivo, fundamenta-se no estudo do comportamento observável e evidente, isto é, do comportamento que os sentidos sensoriais podem perceber. Não é analisar exclusivamente a mente, mas sim os comportamentais. Assim, acredita-se ser possível prev…
Última resposta por Karine Lombardi Wanser, -
- 0 respostas
- 364 visualizações
Você faz aquele post com uma capa: chamativa,impactante,que chama atenção? Pronto,você chamou a atenção da sua audiência em meio a inúmeros post(s) e conteúdos das redes sociais,como bem sabemos nós estamos disputando atenção da nossa audiência,tempo e atenção é algo precioso. Tudo é capa= independente,se for: topo,meio ou fundo de funil o objetivo do seu post a capa dele é fundamental para chamar atenção da sua audiência. Quem aqui nunca parou para ver o post do Paulo quando aparece no feed? Tudo é capa!!!!
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 2 respostas
- 363 visualizações
Pelo nome pode parecer que estamos a dar um nome diferente ao mood board, mas na verdade um vision board é um conceito diferente. Vision board significa um quadro de visão, e tem como objetivo inspirar-nos na visão da nossa vida. Feito através de imagens inspiracionais/reais daquilo que queremos alcançar ao longo da nossa vida e que nos vai ajudar na direção da mesma. É quase como colocar os sonhos num quadro de ideias! Para criar um vision board apenas temos que pensar sobre aquilo que queremos alcançar, pode ser um carro, uma determinada casa, um relacionamento, podemos também pensar nos sentimentos e emoções que queremos sentir na nossa vida futura e depois …
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 3 respostas
- 363 visualizações
Se alguma vez se deparar com essas nomenclaturas, saiba que são acrónimos relativos ao Funil de Vendas. Assim sendo, TOFU (Top of the Funnel), MOFU (Middle of the Funnel) e BOFU (Bottom of the Funnel). TOFU - aqui os potenciais normalmente não têm consciência da solução ou até do seu próprio problema. O conteúdo deve ser leve e de baixa barreira de entrada. MOFU - aqui o objetivo é converter, oferecendo conteúdo gratuito e útil de modo a captar contactos em troca. BOFU - aqui os leads tornam-se clientes, onde o conteúdo deve conduzir a uma decisão de compra. É a fase de escolha entre nós e a concorrência.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 3 respostas
- 361 visualizações
Um Playbook contem a descrição das tarefas e das estratégias nas etapas para atingir o objetivo em uma empresa/negócio. Ele orienta a equipe a que se destina (ex: vendas) e possui as informações necessárias para a organização dos processos. É como um manual a ser seguido.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 359 visualizações
Um conjunto de medidas que serve para mensurar, monitorar e avaliar algo. Por exemplo: Alcance é uma métrica do Instagram que indica a quantidade de pessoas que receberam um conteúdo.
Última resposta por CARLOS EDUARDO BARRAL DANTAS SANT ANNA, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 355 visualizações
São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 2 respostas
- 352 visualizações
O viés cognitivo é um atalho mental que leva a desvios de racionalidade e lógica. Ele ocorre porque criamos padrões, baseados nas nossas experiências e percepções prévias, que distorcem o nosso julgamento. Quando isso acontece, nós não paramos para pensar e fazemos escolhas incongruentes com a realidade ou irracionais. Temos 200 mapeados. Eles são muito utilizados no marketing, principalmente pelos copywriters. Utilizados para facilitar a comunicação com os Leads "possível cliente interessado no seu conteúdo, produto ou serviço", para eles executar uma determinada ação. Vou deixar em anexo, uma imagem para o entendimento e a lista dos 50 mais util…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 resposta
- 351 visualizações
O debranding entende que a forma atual de fazer branding, que tem como grande intuito construir e elevar a imagem de uma marca, não poderá ser aplicada com a mesma ênfase no futuro. Isso porque as mudanças de comportamento do consumidor, que acontecem cada vez mais rápido, vão levá-lo a um novo padrão. A partir disso, será necessário que a marca crie estratégias para se desconstruir. E como isso será feito? Por meio de ações mais sutis, que não representem um marketing tão agressivo. O debranding também trabalha com o conceito de que o valor agregado à marca, o que justifica uma precificação acima da concorrência, não terá tanto espaço em um futuro breve. Dessa forma, as …
Última resposta por Jessica Silva, -
- 0 respostas
- 351 visualizações
Anúncios pagos exibidos nos resultados de uma busca (no Google, por exemplo) de acordo com as palavras-chave usadas ou em sites parceiros da rede de Display. Quando é trabalhado o Tráfego Pago.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 349 visualizações
Criar a playlist para a minha marca fez-me lembrar do conceito de marketing sensorial, mais um termo utilizado dentro do marketing para descrever uma forma de cativar e atrair clientes, neste caso, através dos sentidos. O objetivo no uso desta estratégia é estimular os sentidos dos clientes, da mesma forma que o Paulo deu o exemplo da Florista, onde tinhamos música, aromas, cores específicas e todo um ambiente criado para cativar o cliente através dos sentido, é sobre isso que o Marketing sensorial trata. O marketing sensorial passa pela construção da personalidade sensorial da marca através de: - Aromas - Olfato - Cores, Formas - Visão - Músicas …
Última resposta por Inês Viana, -
- 1 resposta
- 349 visualizações
Um serviço é considerado HIGH-TICKET quando tem um ticket igual ou acima de R$3.000. Isso serve, por exemplo, para serviços de odontologia, arquitetura, design, consultoria, mentoria etc. O serviço high-ticket é UMA DAS MELHORES de uma empresa escalar sua receita e, principalmente, lucratividade. Palavra usada na Trilha 6 que achei importante citar aqui no glossário de termos. 📚
Última resposta por Pedro Henrique Batista, -
- 2 respostas
- 346 visualizações
As Metas SMART é uma metodologia que auxilia as empresas na definição de metas inteligentes. Sua sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos: S (Específica), " O que você vai atingir com esta meta, quem ou quais responsáveis, como será conquistada ETC..." M (Mensurável), "Qual o prazo, qual esperado, quanto tempo será necessário...," A (Atingível),"Se ela pode ser atingível que será possível para que nao gere frustrações, se ela tem base histórica se já foi feito isso antes se temos parâmetros" R (Relevante) "Uma meta que não gera efeito sobre o negócio fatalmente não será tratada como prioridade. Para criar uma …
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 345 visualizações
Estúdio de criação do Meta (facebook). Usado para agendar os posts do Facebook e Instagram gratuitamente. É possível agendar posts carrossel (somente fotos), videos, marcar pessoas. E agora liberaram a função de Reels (mas ainda não usei).
Última resposta por Saulo Domingues Jr, -
- 2 respostas
- 345 visualizações
Mostra o tempo decorrido desde a última visita do usuário ao site. Fonte Raccoon
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 3 respostas
- 342 visualizações
Quem vai para guerra desarmado? É sobre isso que se trata o Arsenal de Copy... "Armas poderosas recheadas com suplementos para garantir uma boa escrita para o público do seu cliente!" Neste Arsenal cabe de tudo um pouco: 👉🏻 Análise do Mercado 👉🏻 Análise da Concorrência 👉🏻 Análise do Especialista 👉🏻 Análise do Produto 👉🏻 Análise do Público 👉🏻 Levantamento do PMS (problema/mito/sonho) 👉🏻 Definição de Persona 👉🏻 Narrativa (a jornada da persona) do ponto A para o ponto B Bom, esse é o básico (porém, um bom soldado sabe quando haverá necessidade de incrementar novos suplementos) 🥰
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 4 respostas
- 342 visualizações
Abreviação da palavra inglesa hyperbole que significa exagero. No contexto do marketing, refere-se a campanhas publicitárias ou ações estratégicas que atingem grandes repercussões, que são "exageradas". É uma tendência ou algo, ideia ou produto que está a dar muito que falar.
Última resposta por Silvia Arrochinho, -
- 1 resposta
- 342 visualizações
O brandbook, ou manual de marca, é nada mais que uma ferramenta do processo de branding. Ela funciona como um guia com todas as orientações da estratégia da marca. Ele serve não apenas como base para os designs nas suas redes sociais, mas também como um manual completo da sua marca, com informações relacionadas ao tom de voz da marca, aplicações de logo, paleta de cores, utilizações, branding, etc. Ter um brandbook é fundamental, já que nele também terá uma descrição das diretrizes da empresa para que todas as áreas, e não só a equipe de marketing possa manter a identidade da marca de maneira verbal e visual.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 341 visualizações
Na teoria de Kotler, os consumidores passam por 5 estágios, conhecidos como os 5 As, baseados no comportamento do público no ambiente virtual. Os 5 As são: assimilação, atração, arguição, ação e apologia. No A de assimilação o consumidor toma conhecimento da marca anunciante e do seu produto ou serviço. Na fase de atração o cliente se sente atraído e deseja obter mais informações. Já a arguição é quando o cliente começa a pesquisar ou perguntar a conhecidos sobre a marca, produto ou serviço que ele se sentiu atraído. No A de ação o cliente está decidido a efetivar a compra. Por fim, na fase de apologia, ocorre a fidelização do cliente, na qual, além de recomprar, irá reco…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 341 visualizações
significa marketing de atração, e refere-se a uma nova forma de conquistar clientes: em vez de interrompê-los ( anúncios costumam fazer) a ideia é chamar sua atenção através de conteúdo que seja interessante e relevante, seja para ajudá-los a resolver um problema, facilitar uma tarefa importante do dia a dia…
Última resposta por Maria Coyanagui, -
- 4 respostas
- 340 visualizações
Bing é uma ferramenta engenhosa de mecanismo de pesquisa de propriedade da Microsoft. Exibe resultados precisos com base na consulta de pesquisa do usuário. Ele estabelece alguns serviços de pesquisa. Entre eles, estão os resultados da web, imagem, vídeo e mapa. O Bing é muito conhecido por seu recurso de listagens. Pode dar-lhe resultados abrangentes sobre todos os restaurantes em torno de seu bloco.
Última resposta por Roseanny Alessandra,