📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 3 respostas
- 494 visualizações
Pode ser qualquer conteúdo em formato de texto, vídeo, imagem, áudio, etc criado por pessoas, por consumidores, usuários finais e não por marcas. Então as marcas costumam compartilhar o UGC em suas próprias contas de mídia social, site e outros canais de marketing. O conteúdo gerado pelo usuário também é chamado de mídia gerada pelo consumidor = Consumer-Generated Media (CGM). É uma excelente forma de gerar prova social para a sua marca.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 2 respostas
- 240 visualizações
O Behaviorismo é uma teoria da psicologia que avalia o comportamento de seres humanos , a partir de análises da observação de fatos práticos como, por exemplo, reações a estímulos. RESUMINDO. CLIENTE FAZER AQUILO QUE SE DESEJA ATRAVÉS DE ESTIMULOS. É uma psicologia mais objetiva. Os behavioristas se opõem a estudos unicamente baseados em sentimentos, emoções e pensamentos. Tem como base a valorização do que é objetivo, fundamenta-se no estudo do comportamento observável e evidente, isto é, do comportamento que os sentidos sensoriais podem perceber. Não é analisar exclusivamente a mente, mas sim os comportamentais. Assim, acredita-se ser possível prev…
Última resposta por Karine Lombardi Wanser, -
- 1 resposta
- 297 visualizações
A expressão tem origem inglesa e significa “aja de acordo com o seu discurso” Sabe aquele ditado: "falar é fácil difícil é fazer!?". Então, WALK THE TALK é uma expressão muito usada em inglês que se refere a fazer o que prega.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 185 visualizações
Primeiro usado em meios de comunicação como jornais e revistas, o termo deadline também ganhou força no meio do marketing e da publicidade já há bastante tempo. Nada mais é que o prazo estipulado para entrega ou finalização de algum tipo de trabalho. Você pode estipular com o seu cliente, por exemplo, que o deadline dele pra poder entregar as fotos dos pratos do restaurante dele para a criação das publicações é daqui há 15 dias. Porém, mais do que prazo, usar o termo deadline parece que imprime um senso de urgência no processo todo. Afinal, organização é uma das palavras chaves pra poder trabalhar de uma maneira eficiente.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 173 visualizações
Algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do usuário. Leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem, texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores com a fanpage).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 287 visualizações
Traduzido em português como valor de marca, está relacionado com a percepção geral (negativa e positiva) que consumidores possuem da marca.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 160 visualizações
Estratégia de marketing que usa o e-mail como ferramenta de distribuição de conteúdo. Essa é uma ótima opção para estabelecer contato de maneira direta com o seu público, pessoas interessadas no seu negócio.
Última resposta por Victoria Braga, -
- 1 resposta
- 587 visualizações
👻Shadowban é uma forma do Instagram punir o usuário que viola as diretrizes da marca, ele dificulta a visualização das publicações do feed, na aba explorar e na pesquisa por hashtags. A conta que entra em Shadowban é banida temporariamente, o que reflete na distribuição e no alcance do que é compartilhado. Como saber se estou em Shadowban? Queda nas métricas dos seus posts; Se eu conteúdo não aparece nas # que você costuma usar Se não encontram facilmente seu @ na aba de busca E no próprio instagram você também consegue essa informação (Configuração> Status da Compra) O que causa o Shadowban? Compra de seguidores e curt…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 185 visualizações
A headline é um um título persuasivo e impactante. Ela é a primeira parte de um conteúdo, é o principal responsável por captar a atenção das pessoas ao ler textos, assistir a vídeos ou até mesmo ouvir podcasts.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 650 visualizações
É a vantagem competitiva inquestionável, se comparado à concorrência
Última resposta por Victoria Braga, -
- 6 respostas
- 460 visualizações
São como sessões dentro de uma revista, tópicos dentro de um assunto mais amplo. Se você tem um perfil no Instagram, por exemplo, você fala sobre um tema maior (ex: esporte) e as editorias são os temas secundários (ex: alimentação, treino, mentalidade).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 3 respostas
- 224 visualizações
Quem vai para guerra desarmado? É sobre isso que se trata o Arsenal de Copy... "Armas poderosas recheadas com suplementos para garantir uma boa escrita para o público do seu cliente!" Neste Arsenal cabe de tudo um pouco: 👉🏻 Análise do Mercado 👉🏻 Análise da Concorrência 👉🏻 Análise do Especialista 👉🏻 Análise do Produto 👉🏻 Análise do Público 👉🏻 Levantamento do PMS (problema/mito/sonho) 👉🏻 Definição de Persona 👉🏻 Narrativa (a jornada da persona) do ponto A para o ponto B Bom, esse é o básico (porém, um bom soldado sabe quando haverá necessidade de incrementar novos suplementos) 🥰
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 2 respostas
- 234 visualizações
Big Data é o termo utilizado para se referir a um conjunto massivo de informações (internas ou externas) que você pode acessar remotamente ou via internet. No marketing, o Big Data é utilizado para transformar todas as informações e os dados coletados por uma empresa em oportunidades para otimizar e automatizar as suas campanhas de comunicação e gerar mais vendas.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 307 visualizações
Olá estou compartilhando um pouco do trabalho que tive da faculdade aq para vcs, espero ajudar 🙃 Definição: Customer Success (ou CS), ou Sucesso do Cliente, é uma estratégia de retenção de clientes que utiliza um conjunto de boas práticas para ajudar os clientes a alcançar o sucesso a partir do uso de um produto ou serviço. Analisando a performance da sua carteira, criando um plano de ação para cada cliente, executando esse plano de ação através de emails, ligações e treinamentos com o time do cliente com o objetivo de aumentar a retenção. Objetivos: Identificar proativamente possíveis churns: ou seja, clientes que não obtiveram sucesso,…
Última resposta por Samuel Gonçalves, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 326 visualizações
Apesar de ser muito creditado à Kotler, o termo surgiu em 1960 no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” de Jerome McCarthy. Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, foi o responsável por popularizar o termo. Em 1967, no seu livro “Marketing Management”, ele citou McCarthy como a principal classificação do Composto de Marketing. Os 4 P’s são: Preço Produto Praça Promoção
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 0 respostas
- 266 visualizações
Unboxing é a experiência ao desembalar um produto.
Última resposta por Maria Fernanda Gennari Mazzarolo Nahum, -
- 0 respostas
- 142 visualizações
Derivada da GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigor para todos os países da União Europeia em maio de 2018, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada em 2018 e veio para ficar no Brasil em 2020. Apesar de ter ocorrido em 2020, 2022 será um ano de adaptação para a grande maioria dos profissionais, pois do ponto de vista tecnológico há uma série de novas preocupações que podem colocar em risco as suas estratégias de digital.
Última resposta por ITALA RAYSSA DE SOUZA RODRIGUES MACHADO , -
- 1 resposta
- 138 visualizações
Termo usado para se referir a celulares ou outros dispositivos móveis.
Última resposta por ITALA RAYSSA DE SOUZA RODRIGUES MACHADO , -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
O termo blockchain faz referência a um banco de dados digital distribuído. De modo mais genérico, poderíamos dizer que é um “livro de razão digital” que utiliza algoritmos de software para registrar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato. O registro desses eventos é compartilhado entre várias partes, e as informações, uma vez inseridas, não podem ser alteradas. Por causa disso, a tecnologia é essencial e tem um grande potencial para inaugurar uma era de comércio digital autônomo e mais seguro.
Última resposta por ITALA RAYSSA DE SOUZA RODRIGUES MACHADO , -
- 0 respostas
- 169 visualizações
Feedback Traduzindo para o português, feedback significa, opinião, retorno ou avaliação. Na comunicação entre nós, Estrategistas de Conteúdo e nossos clientes dar e receber feedback é parte do nosso dia a dia. Convenhamos que não é algo simples de ser feito. Emitir ou ouvir uma opinão é importante para o desenvolvimento do projeto que estamos envolvidos. Mas não é qualquer opinião. Não é avaliar simplesmente por querer "dá pitaco." É o compartilhamento de observações para que haja as correções necessárias, para o projeto evoluir. É um exercício diário. Às vezes, no fôlego da emoção de resolver as pendências, nossas emoções oscilam e a nossa v…
Última resposta por Jessica Silva, -
FEC
by Maiara Mamus- 0 respostas
- 674 visualizações
Acrônimo: Formação Estratégia de Conteúdo
Última resposta por Maiara Mamus, -
- 0 respostas
- 529 visualizações
A expressão onlife, cunhada por Floridi, refere-se a essa nova experiência de realidade hiperconectada na qual não faz mais sentido perguntar para determinado sujeito se ele está on-line ou off-line. Os autores do documento entendem que as tecnologias da informação e comunicação não são apenas ferramentas, mas são “forças ambientais” que estão afetando de modo crescente: a) quem nós somos; b) nossas interações/como socializamos; c) nossa concepção de realidade; d) nossas interações com a realidade. Além disso, os autores estão convencidos de que os impactos das tecnologias digitais na nossa vida acontecem devido a, pelo menos, quatro grandes transformações: …
Última resposta por Fabiano Fachini, -
- 9 respostas
- 300 visualizações
De repente aparecem rankings, badges, pontuações, "dá trabalho ser foda", mas péra... estou pronta pra trabalhar, também quero ser foda, mas oncotô, proncovô??? O que estou perdendo enquanto durmo? Alguém mais aí comendo poeira? 😅 Como faz pra ganhar mochila? Também quero ir! kkkkkk
Última resposta por Luciana Bernardino Pereira , -
- 1 resposta
- 262 visualizações
Sales Qualified Leads, são aqueles leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem abordados pelo time de vendas da empresa.
Última resposta por Thonny Conrado, -
- 1 follower
- 6 respostas
- 318 visualizações
Sabe quando você conhece um perfil e vê que o assunto que é a abordado lá se encaixa com o assunto que você trabalha? Ex: dermatologista e ginecologista; nutrição e gastronomia; corretor de imóvel e paisagista....etc E você convida para fazer uma live juntos,isso é a collab. Collab= chamar alguém que tenha relação com o que você aborda no seu perfil. Objetivos: trocar seguidores,aumentar número de seguidores e criar autoridade perante seus seguidores. E aí? Já faz collabs?
Última resposta por Ingrid Leão IR,