📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 1 follower
- 0 respostas
- 102 visualizações
O social listening é efetivamente o monitoramento de conversas que acontecem nas redes sociais sobre a sua marca, produtos, seus concorrentes ou outras palavras-chave relevantes ao seu mercado. A partir disso, você pode tentar encontrar respostas a essas conversas.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 5 respostas
- 371 visualizações
Conjunto de elementos gráficos que visam comunicar ao público a ideia, os valores, os propósitos, de uma empresa ou serviço. Um fator importante na hora de desenvolver a identidade visual é atentar bem ao que marca quer transmitir ao seu público usando (cores, fontes, logo, grafismo...) que esteja alinhado com o objetivo da marca.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 553 visualizações
Logotipo é uma representação gráfica de uma marca ou empresa. Ele é constituído por um ícone, feito em design gráfico, e por tipografia (texto).
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Slogan é uma frase de efeito utilizada para definir o posicionamento de uma marca e contribuir com a sua identificação. Geralmente, um slogan tem poucas palavras – o que facilita para que os consumidores associem a expressão à sua empresa rapidamente. Diferença de Slogan e Tag Line A tagline parte dos mesmos princípios do slogan: frase curta, impactante e de fácil memorização. Eles se diferenciam a partir do momento em que a tagline se propõe a representar não apenas um produto, serviço ou campanha, mas toda a alma do negócio.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 1 resposta
- 233 visualizações
Dentro da experiência do consumidor teremos a NPS que significa Net Promoter Score. Nada mais é do que a avaliação que esse cliente fará de você, o famoso de 0 a 10, quanto você indicaria esse serviço?
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 1 resposta
- 222 visualizações
Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet". O futuro é agora! 🤑💛
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 1 resposta
- 211 visualizações
As hashtags são uma maneira da sua marca e seus leitores interagirem entre si nas redes sociais e se comunicarem sobre um conteúdo específico. Elas vinculam as conversas públicas do Twitter, Facebook e Instagram em um único fluxo, em que os usuários podem acessar através de pesquisa por hashtag, clicando em uma ou usando uma ferramenta de monitoramento. As hashtags em si, podem ser definidas por uma palavra ou frase-chave, escrita sem espaços, com um sinal de cerquilha (#) antes do termo, como #love ou #instagood. Você pode colocar essas hashtags em qualquer lugar das suas postagens nas redes sociais.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 2 respostas
- 689 visualizações
Expressão utilizada em projetos que terão acompanhamento para analisar resultados. Significa fazer o acompanhamento após a execução da primeira etapa/fase de um projeto, lançamento ou venda.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 3 respostas
- 786 visualizações
É a reunião de imagens sobre um assunto, uma ideia que se quer desenvolver. Funciona como uma ferramenta visual que estimula a criação sobre o tema. Também conhecido como painel semântico, pois o significado de “board” é prancha, enquanto de “mood” é humor, ou seja, um quadro que mostra as percepções sobre determinado assunto, e serve para ajudar na comunicação daquilo que muitas vezes não conseguimos transmitir com palavras. Pode ser feita através de uma colagem física, sobre uma folha de papel, por exemplo, ou digital, através de programas de edição de imagem, como o Adobe Photoshop, por exemplo. A plataforma mais famosa que utiliza essa técnica é o Pinterest.…
Última resposta por A Lilly Fraga CO., -
- 11 respostas
- 488 visualizações
Você já ouviu falar sobre FOMO, FOBO E JOMO? Vivemos em um mundo em que exige constantes transformações,em que nos cobram, inovação e criatividade, além da ideia de que estejamos sempre atualizados e cheios de informações por todos os lados. Diante desta realidade, somos pressionados a estarmos conectados, isso se agrava também pela facilidade proporcionada pelos dispositivos móveis. Com isso, alguns termos surgiram para definir esses fenômenos comportamentais como FOMO, FOBO E JOMO, do qual iremos nos aprofundar logo abaixo. ● Você sabe o que significa FOMO? FOMO, sigla que vem da expressão em inglês “fear of missing out”, que traduzida para o port…
Última resposta por A Lilly Fraga CO., -
- 1 resposta
- 299 visualizações
Rx é um termo do crossfit que indica o nível mais avançado. No marketing digital é usado para definir aquele profissional que é resiliente e tem mentalidade próspera. Sabe que vai encontrar desafios e até mesmo críticas que vão levar a frustração mas não desiste nunca, pois sabe que com perseverança e determinação vai chegar no topo!!
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 138 visualizações
LIFE TIME VALUE : LTV é o Valor de Tempo de Vida. Significa quanto tempo um cliente vai comprar de você ao longo da vida. Faz parte da lógica do conteúdo de sucesso. Com estratégias do tipo visão de águia é mais fácil vender de novo para quem já comprou de você. Ficou claro, beselhas?
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 221 visualizações
É a maneira como é indicado pensar na estrutura, layout e interações de um site, a partir do mobile primeiro e depois do desktop.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 171 visualizações
Hotseat Em mentorias acontece as rodadas de perguntas dos mentorados. A cada encontro, pode ter um formulário on-line onde os mentorados preenchem com suas dúvidas e no dia do encontro, a ou o mentor responde as perguntas em ordem ou seleciona algumas. Pode ser temática também de acordo com o conteúdo a ser desenvolvido em cada encontro. O bom é que todos se sintam ouvidos e mesmo que em rodízio. saber explicar bem isso ao ofertar uma mentoria ajuda a despertar o desejo de compra. E Você Já conhecia esse termo? Já vendeu mentorias?
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 540 visualizações
É uma forma de pedir a autorização do seu possível comprador ou prospecto para entrar numa lista sua, fazer inscrição numa live sua de lançamento, se inscrever numa newsletter ou de oferecer um ebook ou uma oferta. Seria uma forma mais educada de perguntar ao seu futuro "lead" se vc pode começar a enviar conteúdo por algum canal, seja por email, whatsapp, Telegram, pois a partir do "aceite" dele, vc começará a enviar mensagens de forma não invasiva. Existe a opção também do Double Opt-in. Todos nós provavelmente passamos por isso quando nos inscrevemos num conteúdo que é de nosso interesse, onde temos que ir na nossa caixa de email e "confirmar" a nossa inscrição nu…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 155 visualizações
O onboarding de clientes se trata basicamente de um processo que envolve os estágios iniciais de contato de um cliente com a empresa. Nessa fase de interação os profissionais serão responsáveis por guiar o cliente no uso do produto ou serviço após a compra. Em nosso onboarding além de mostrar como tudo vai acontecer (entregas e prazos) enviamos um "mimo" que sempre causa muita SURPRESA no cliente! ❤️
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 180 visualizações
Entende-se por comunidade um grupo de pessoas conectadas que dividem elementos ou interesses em comum. Com a expansão da internet e do marketing, o conceito de comunidade alargou e ganhou o significado de "conectar para aproximar". Atualmente, o público é mais exigente e surgiu o marketing de comunidades, com o objetivo de monitorar as necessidades dos clientes, estreitar laços e criar a sensação de pertença nas pessoas que consomem os produtos de determinada marca, entregando valor e identificação através de valores comuns entre as partes, a marca e quem faz parte desta comunidade. A comunidade deve ser criada com base em 4 passos: persona, entrega de conteúdo …
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 425 visualizações
O funil de ampulheta é uma estrutura que engloba as fases de atração (marketing), as fases de conversão (vendas) e as fases de relacionamento com a marca (branding)*. A representação visual é a de dois triangulos ligados pelo topo, um em cima do outro, formando algo semelhante a uma ampulheta. É uma estratégia fundamental para quem tem produtos de recorrência ou serviços com pagamentos recorrentes, tais como o modelo SaaS (Software as a service, na tradução, Software com um serviço). Quando a empresa adota esse modelo, ela consegue atingir um outro nível de competição no mercado, pois ela pode abrir mão do CAC (Custo de Aquisição do Cliente) por causa do LT…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 137 visualizações
O que é Mix de Marketing ? O mix de marketing é um conjunto de elementos que tem como seu principal objetivo: gerar o desejo de compra. Como o Paulo momentou em aula, baseia-se nos 4Ps de marketing: produto, preço, praça e promoção. Ou seja, é uma percepção do todo para começar as estratégias. O mix de marketing leva em consideração uma série de coisas importantes para o negócio, sendo que cada uma delas traz ideias e objeções defendidas e exploradas por meio de planejamento estratégico. Esse é um dos pilares quando falamos sobre plano de marketing. Ao avaliar e prever as todas as ideias e objeções dos alicerces do mix de marketing, é possível…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 4 respostas
- 256 visualizações
MQL é a abreviação do termo "Marketing Qualified Leads", em português "Lead Qualificado Pelo Marketing", esse é o estágio final do lead no funil de marketing e o estágio inicial do lead no funil de vendas. Sim, existem operaçações que separam esses funis, funil de marketing e funil de vendas. Temos que olhar para mais alguns termos para entender a lógica completa dessas operações conhecidas como "Inside Sales" ou "Field Sales", termos como "Levantada de Mão", "Framework de Vendas", "Pipeline", "CRM" e muito mais. Vou explicar todas ainda no decorrer dessa semana, por isso fiquem atentos. Espero contribuir muito com a comunidade, pois eu preciso demais da contribuição…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 resposta
- 181 visualizações
Em diversos sites de busca, como o Google, é reservado um local para anúncios, feitos na forma de link. Geralmente ficam no topo da página e são chamados de "links patrocinados" porque é necessário pagar para ter o benefício aparecer logo "de cara". Geralmente abaixo deles vem os demais links (orgânicos).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
UI
by Gabi Miranda- 1 resposta
- 174 visualizações
UI (User Interface) é a parte que você consegue enxergar e interagir dentro de uma plataforma digital. ou seja, é a parte do layout, design. pode ser em um app, um site ou um sistema/software. é bem relacionado ao cognitivo pra saber que cores e formatos vão extrair uma reação x do usuário que estiver usando ali aquele ambiente. é a parte mais sutil que vem depois do trabalho do UX, que pensa a estrutura e organização dos elementos e da prioridade da narrativa. o UI vai ver os detalhes e pensar se o botão que o UX indicou precisa ser colorido, vai mudar de cor ao clicarem ou se vai ficar piscando. então ele pensa num nível de detalhamento de microinterações também.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 117 visualizações
Pink Money - ou Dinheiro Rosa - é uma expressão criada para caracterizar ações ou comercialização de produtos para o público LGBTQIAPN+, por empresas que não necessariamente são simpatizantes da comunidade e/ou aliadas às suas causas, sendo apenas oportunistas. O público LGBTQIAPN+ tem alto poder aquisitivo e algumas empresas, marcas, influenciadores e afins, se aproveitam de datas importantes (como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, por exemplo) para faturar um extra!
Última resposta por Lorena - A Tela Que Habito, -
- 1 resposta
- 297 visualizações
Breakeven é um termo que significa o ponto em que não há mais prejuízos, mas também não há lucros. Ou seja, quando a sua empresa fica no zero a zero e qualquer faturamento acima desse ponto pode ser considerado lucro. Significa o momento de equilíbrio da sua empresa, ou seja, quando custos e despesas operacionais se igualam à receita.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 5 respostas
- 356 visualizações
Quando uma marca tenta pagar de ecológica e sustentável, mas é só gogó, omitem o impacto ambiental que causam ou nem mesmo se comprometem a ter ações de fato sustentáveis.
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso ,