Jump to content

Estratégia para Stories


Recommended Posts

Genteee, como vocês montam a estratégia para Stories do cliente de vocês?

Geralmente eu tenho um script básico para seguir e sempre ter conteúdo, nesse script básico sempre deixo ideias para os períodos do dia e praticamente todos os dias deixo para abrir caixinha de perguntas, coloco também um tema do dia que esteja associado a linha editorial e por fim momentos que acontecem na vida naquele exato momento, para que não fique engessado sempre com o script. 

O script serve mais para ter um pequeno padrão mesmo, mas deixo claro que as coisas podem ser feitas de diversas formas para diversificar. 

E vocês, fazem diferente?? 🤓

  • Curti 1
  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Bruna Garcia do Val disse:

Eu ainda não uso uma estratégia para os stories mas tenho dúvida: Você posta os stories dos seus clientes? Nesse caso como você encaixa dos stories dos "momentos que estão acontecendo"?

Eu não posto, só de vez em quando.. procuro deixar tudo mastigado para que elas possam produzir e não depender de mim 100%. 

Mas assim, eu trabalho com pessoas/influencers e não empresas/marcas atualmente, quando eu trabalhava com uma marca eu postava os stories. 

Por elas postarem o conteúdo nos stories, os "momentos que estão acontecendo" elas postam no horário que quiserem e dá tudo certo! 😅

Link para compartilhar
Share on other sites

Você pode explorar bastante as ferramentas disponíveis pelo Instagram também. 

Como a caixinha de perguntas (ótimo para ser útil para a comunidade) ou até os de sim/não e múltipla escolha (ótimos para colher informações da comunidade e interações). 

Nos stories coloca como base conteúdos que as ensinem + mostre o dia a dia com o produto/serviço. 

Os stories podem ser uma grande escola para a sua comunidade, que gera a venda. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho trazido muitas narrativas que envolvem e mantém a retenção até o final da sequência, encaixando o produto/solução no ápice do storytelling. Uso mais stories escritos do que falados para isso e o resultado tem sido incrível.

Por exemplo, hoje eu estou fazendo uma narrativa para falar sobre branding e posicionamento pessoal para as mulheres do meu nicho entenderem o poder disso na percepção de valor do seu produto.

Comecei pedindo que me respondessem o preço de uma blusa branca na Renner, depois na Dior. Perguntei quem já tinha entrado na Renner, depois na Dior. E mostrei que mesmo a maioria nunca tendo entrado na Dior eles sabiam que era mais caro que a Renner.

A partir daí desenvolvi a ideia de que os símbolos e elementos de marca comunicam valor e vou terminar chamando elas para se inscreverem na lista pra o lançamento da minha mentoria sobre se tornar empresária na área de confeitaria (e lá dentro eu falo sobre posicionamento de marca). Fez sentido?

Usei o storytelling para despertar uma dor e elevar o nível de consciência, inserindo meu produto como o próximo passo da jornada para o sucesso dessa experiência. 

  • Curti 2
  • Me ajudou! 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Pra mim funciona mais ou menos assim:

a) Eu visualizo os stories do cliente pra perceber o que dá pra ser explorado.

b) A partir daí, eu sugiro pequenas sequências que despertem algum sentimento. Isso geralmente está alinhado com reter (tempo de tela), engajar (fazer com que a pessoa reaja) e atrair (aprofundar o relacionamento). Isso me direciona sobre o melhor uso das ferramentas de interação (stickers, reações, enquetes, CTA para DM, caixa de perguntas etc.

c) Ao final de 24h, analiso as métricas e anoto tudo em uma planilha pra ter uma noção melhor dos números.

d) Repito o processo explorando outro tipo de sequência narrativa.
 

  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Victoria Braga disse:

Você pode explorar bastante as ferramentas disponíveis pelo Instagram também. 

Como a caixinha de perguntas (ótimo para ser útil para a comunidade) ou até os de sim/não e múltipla escolha (ótimos para colher informações da comunidade e interações). 

Nos stories coloca como base conteúdos que as ensinem + mostre o dia a dia com o produto/serviço. 

Os stories podem ser uma grande escola para a sua comunidade, que gera a venda. 

Simmm Vic, também exploro esse lado, durante as respostas das caixinhas de perguntas (e stories no geral) deixo claro para ser dinâmico, intercalando entre vídeos e textos e até uso das enquetes e afins.

Queria ter algumas ideias a mais de como organizar porque as vezes deixando de forma aleatória pro cliente (por exemplo: hoje você precisa falar sobre X assunto nos stories), é uma chance muito grande dele não fazer 😅

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, DÉBORA SANDERS disse:

Eu tenho trazido muitas narrativas que envolvem e mantém a retenção até o final da sequência, encaixando o produto/solução no ápice do storytelling. Uso mais stories escritos do que falados para isso e o resultado tem sido incrível.

Por exemplo, hoje eu estou fazendo uma narrativa para falar sobre branding e posicionamento pessoal para as mulheres do meu nicho entenderem o poder disso na percepção de valor do seu produto.

Comecei pedindo que me respondessem o preço de uma blusa branca na Renner, depois na Dior. Perguntei quem já tinha entrado na Renner, depois na Dior. E mostrei que mesmo a maioria nunca tendo entrado na Dior eles sabiam que era mais caro que a Renner.

A partir daí desenvolvi a ideia de que os símbolos e elementos de marca comunicam valor e vou terminar chamando elas para se inscreverem na lista pra o lançamento da minha mentoria sobre se tornar empresária na área de confeitaria (e lá dentro eu falo sobre posicionamento de marca). Fez sentido?

Usei o storytelling para despertar uma dor e elevar o nível de consciência, inserindo meu produto como o próximo passo da jornada para o sucesso dessa experiência. 

Fez sentido simm!! Adorei, me deu alguns insights. 🤩

As vezes a gente lê tanto sobre aplicar storytelling que ficamos meio perdidos com tanta informação, seu comentário simplificou 😅

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Súlivan Antônio Magalhães disse:

Pra mim funciona mais ou menos assim:

a) Eu visualizo os stories do cliente pra perceber o que dá pra ser explorado.

b) A partir daí, eu sugiro pequenas sequências que despertem algum sentimento. Isso geralmente está alinhado com reter (tempo de tela), engajar (fazer com que a pessoa reaja) e atrair (aprofundar o relacionamento). Isso me direciona sobre o melhor uso das ferramentas de interação (stickers, reações, enquetes, CTA para DM, caixa de perguntas etc.

c) Ao final de 24h, analiso as métricas e anoto tudo em uma planilha pra ter uma noção melhor dos números.

d) Repito o processo explorando outro tipo de sequência narrativa.
 

Nossaaa, daora!! Interessante fazer esse passo a passo. 🤩

Quais sentimentos geralmente você procura despertar?

Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Mariana Holanda disse:

Nossaaa, daora!! Interessante fazer esse passo a passo. 🤩

Quais sentimentos geralmente você procura despertar?

Aí depende do nicho e do público, sabe?

Mas eu costumo pensar bastante na dor que a pessoa sente, no desejo que ela tem e na transformação/resultado que ela almeja.

Por exemplo, para o meu nicho, que é inglês, existem diversos subnichos, como o inglês instrumental.

Essa persona, em geral:

- aprendeu pouquíssimo inglês na escola regular;
- não frequentou escola de idiomas, ou, se frequentou, não aprendeu a ler de maneira independente e proficiente;
- não tem tempo hoje em dia para começar um curso de inglês instrumental do zero;
- é, possivelmente, um aluno de faculdade que precisa ler textos acadêmicos para fazer provas e ser aprovado nas matérias ou um profissional já formado em determinada área que depende da leitura de artigos/literatura estrangeira ou alguém que deseja fazer uma prova de mestrado, doutorado ou concurso;
- se sente perdida por não ter encontrado um professor de inglês que a ensine técnicas de leitura eficazes;
- se sente frustrada por ter pago professores de inglês que utilizaram abordagens e metodologias generalistas;
- está correndo contra o tempo e precisa de uma solução rápida e eficaz;
- quer dominar a leitura pra não depender mais de professores ou ter que pagar tradutores.

A partir daí fica mais fácil criar narrativas que exploram as noções de inconsciente coletivo e o inimigo comum, por exemplo, e evidenciar alguns arquétipos na minha comunicação. Isso traz bastante a pessoa pra perto de mim e gera identificação, confiança, percepção de autoridade, credibilidade e quase soluciona o problema em si, já que ela percebe que o problema não é só dela.

Não menos importante é regar essa comunicação com os gatilhos mentais certos, e de maneira sutil, sem forçar (como muitos de nós está acostumado a ver em copies grosseiras e mal escritas).

Enfim, acho que é mais ou menos por aí, pelo menos como eu enxergo.

Espero que tenha ajudado! 


 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Mariana Holanda disse:

Genteee, como vocês montam a estratégia para Stories do cliente de vocês?

Geralmente eu tenho um script básico para seguir e sempre ter conteúdo, nesse script básico sempre deixo ideias para os períodos do dia e praticamente todos os dias deixo para abrir caixinha de perguntas, coloco também um tema do dia que esteja associado a linha editorial e por fim momentos que acontecem na vida naquele exato momento, para que não fique engessado sempre com o script. 

O script serve mais para ter um pequeno padrão mesmo, mas deixo claro que as coisas podem ser feitas de diversas formas para diversificar. 

E vocês, fazem diferente?? 🤓

Gosto sempre de manter um ritual para todos os dias e também pensar em uma tema

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...
×
×
  • Criar novo...