Jump to content

Natal para quem é ateu


Recommended Posts

3 minutes ago, Thais Rodrigues Dutfa #46066 disse:

Olá, pessoal!

Alguém aí já criou conteúdo de Natal para ateu para me dar um help? Como nossa sociedade é majoritariamente cristã e essa data marca o nascimento de Jesus, como criar um conteúdo natalino para quem não crê?  

 

Oi Thais, tudo bem?

Algumas simbologias do Natal não são necessariamente cristãs, por exemplo, como o Papai  Noel. Você pode trabalhar com essa temática.

De repente pesquisar sobre o natal em outras culturas e trazer curiosidades sobre elas

Se eu não me engano tem a lenda do Jack Frost, que tem uma ligação com o Natal e é uma lenda não cristã.

Espero ter ajudado!

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Thais Rodrigues Dutfa #46066 disse:

Olá, pessoal!

Alguém aí já criou conteúdo de Natal para ateu para me dar um help? Como nossa sociedade é majoritariamente cristã e essa data marca o nascimento de Jesus, como criar um conteúdo natalino para quem não crê?  

 

corrigindo aqui que eu falei besteira hahaha Papai Noel tem uma origem cristã sim 🙈

Mas pesquisei no google bem rápidinho sobre tradições e histórias não cristãs do Natal e aparece umas coisinhas aqui!

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Lucas #11553 disse:

corrigindo aqui que eu falei besteira hahaha Papai Noel tem uma origem cristã sim 🙈

Mas pesquisei no google bem rápidinho sobre tradições e histórias não cristãs do Natal e aparece umas coisinhas aqui!

Tem origem cristã mas a figura como conhecemos é da coca cola hahahah talvez dê pra falar sobre isso, não sei haha

Querendo ou não, a sociedade fica imersa em rituais que podem ser dissociados da questão cristã. Comida, presentes, reuniões... E dá pra pegar o gancho do final de ano, sobre metas, sentimentos...

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Thais, tudo bem?

Uma dúvida: O expert é ateu e o público é sobre ateus/ateísmo? Ou só o expert que é ateu mas o nicho dele não é sobre esse assunto?

Se o nicho for ateísmo ou o público for 100% ateu você pode fazer um conteúdo com fatos mais concretos/históricos ou polêmicos sobre o natal, como:

Sobre como a igreja colocou o nascimento de Jesus pro dia 25 de dezembro pq era a data de uma festa pagã e a igreja não gostava. (tem pesquisador que diz que Jesus talvez tenha nascido entre março e maio, ou até em setembro).

Como o natal foi proibido por uns anos em alguns países pq partes mais conservadoras viam certa heresia, paganismo, muita bebedeira e etc na comemoração. 

A diferença do Papai Noel do ocidente com o Ded Moroz - o papai noel da URSS 

Como algumas partes do cristianismo ainda recusam o Papai Noel na data por acreditar tirar o foco de jesus na data.

Como não tretar com a família religiosa na ceia de natal.

Criar um "Manual de sobrevivência ao natal".

Curiosidades como "Países onde não se celebra/é proibido celebrar o natal".

Se o público não for 100% ateu, ou só o expert for ateu mas o público e nicho for sobre coisas não relacionadas a ateísmo, mete um "boas festas" e umas palavras de paz e amor que todo mundo sai feliz. Se não me engano, judeus, muçulmanos, budistas etc também não comemoram o natal em si, mas todo mundo curte umas palavras bonitas e de esperança, ainda mais no fim do ano.

No fim acho que vai depender do seu público e nicho.
Pq tem o ateu que gosta de tretar e meter o dedo na ferida e também tem o ateu que só quer aproveitar o tender e a rabanada com a família e relaxar em paz.
Saber seu nicho nesse caso ajudaria a ter ideias mais específicas. 

Espero que tenha ajudado. 🙂

Umas fontes do que falei pra ajudar a ter ideias:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-59791561
https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-46639981
https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/23/ciencia/1450901374_520054.html#:~:text=Jesus teria nascido entre 9,enviada ao filósofo Eric Gutkind.
https://www.catolicismoromano.com.br/papai-noel-a-figura-paga-do-natal-e-a-grande-mentira-passada-para-as-criancas-catolicas/

  • Curti 5
  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...