Thais Rodrigues Dutfa #46066 Postado 16 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 16 de Dezembro de 2022 Olá, pessoal! Alguém aí já criou conteúdo de Natal para ateu para me dar um help? Como nossa sociedade é majoritariamente cristã e essa data marca o nascimento de Jesus, como criar um conteúdo natalino para quem não crê? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas #11553 Postado 16 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 16 de Dezembro de 2022 3 minutes ago, Thais Rodrigues Dutfa #46066 disse: Olá, pessoal! Alguém aí já criou conteúdo de Natal para ateu para me dar um help? Como nossa sociedade é majoritariamente cristã e essa data marca o nascimento de Jesus, como criar um conteúdo natalino para quem não crê? Oi Thais, tudo bem? Algumas simbologias do Natal não são necessariamente cristãs, por exemplo, como o Papai Noel. Você pode trabalhar com essa temática. De repente pesquisar sobre o natal em outras culturas e trazer curiosidades sobre elas Se eu não me engano tem a lenda do Jack Frost, que tem uma ligação com o Natal e é uma lenda não cristã. Espero ter ajudado! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas #11553 Postado 16 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 16 de Dezembro de 2022 14 minutes ago, Thais Rodrigues Dutfa #46066 disse: Olá, pessoal! Alguém aí já criou conteúdo de Natal para ateu para me dar um help? Como nossa sociedade é majoritariamente cristã e essa data marca o nascimento de Jesus, como criar um conteúdo natalino para quem não crê? corrigindo aqui que eu falei besteira hahaha Papai Noel tem uma origem cristã sim Mas pesquisei no google bem rápidinho sobre tradições e histórias não cristãs do Natal e aparece umas coisinhas aqui! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marília Cerqueira Postado 16 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 16 de Dezembro de 2022 2 horas atrás, Lucas #11553 disse: corrigindo aqui que eu falei besteira hahaha Papai Noel tem uma origem cristã sim Mas pesquisei no google bem rápidinho sobre tradições e histórias não cristãs do Natal e aparece umas coisinhas aqui! Tem origem cristã mas a figura como conhecemos é da coca cola hahahah talvez dê pra falar sobre isso, não sei haha Querendo ou não, a sociedade fica imersa em rituais que podem ser dissociados da questão cristã. Comida, presentes, reuniões... E dá pra pegar o gancho do final de ano, sobre metas, sentimentos... 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas #11553 Postado 16 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 16 de Dezembro de 2022 verdade! É um baita ponto de vista Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rodrigo Demidoff Postado 16 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 16 de Dezembro de 2022 Oi Thais, tudo bem? Uma dúvida: O expert é ateu e o público é sobre ateus/ateísmo? Ou só o expert que é ateu mas o nicho dele não é sobre esse assunto? Se o nicho for ateísmo ou o público for 100% ateu você pode fazer um conteúdo com fatos mais concretos/históricos ou polêmicos sobre o natal, como: Sobre como a igreja colocou o nascimento de Jesus pro dia 25 de dezembro pq era a data de uma festa pagã e a igreja não gostava. (tem pesquisador que diz que Jesus talvez tenha nascido entre março e maio, ou até em setembro). Como o natal foi proibido por uns anos em alguns países pq partes mais conservadoras viam certa heresia, paganismo, muita bebedeira e etc na comemoração. A diferença do Papai Noel do ocidente com o Ded Moroz - o papai noel da URSS Como algumas partes do cristianismo ainda recusam o Papai Noel na data por acreditar tirar o foco de jesus na data. Como não tretar com a família religiosa na ceia de natal. Criar um "Manual de sobrevivência ao natal". Curiosidades como "Países onde não se celebra/é proibido celebrar o natal". Se o público não for 100% ateu, ou só o expert for ateu mas o público e nicho for sobre coisas não relacionadas a ateísmo, mete um "boas festas" e umas palavras de paz e amor que todo mundo sai feliz. Se não me engano, judeus, muçulmanos, budistas etc também não comemoram o natal em si, mas todo mundo curte umas palavras bonitas e de esperança, ainda mais no fim do ano. No fim acho que vai depender do seu público e nicho. Pq tem o ateu que gosta de tretar e meter o dedo na ferida e também tem o ateu que só quer aproveitar o tender e a rabanada com a família e relaxar em paz. Saber seu nicho nesse caso ajudaria a ter ideias mais específicas. Espero que tenha ajudado. Umas fontes do que falei pra ajudar a ter ideias: - https://www.bbc.com/portuguese/geral-59791561 - https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-46639981 - https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/23/ciencia/1450901374_520054.html#:~:text=Jesus teria nascido entre 9,enviada ao filósofo Eric Gutkind. - https://www.catolicismoromano.com.br/papai-noel-a-figura-paga-do-natal-e-a-grande-mentira-passada-para-as-criancas-catolicas/ 5 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thais Rodrigues Dutfa #46066 Postado 20 de Dezembro de 2022 Autor Compartilhar Postado 20 de Dezembro de 2022 Muito obrigada, pessoal! Salvaram muuuito! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts