Jump to content

Afinal, Linktree faz mal pro teu Marketing?

Augusto Potier

Recommended Posts

Afinal, Linktree é bom ou não para o marketing de uma empresa?

A cada dia que passa, mais pessoas aderem a plataformas de agrupamento de links para usar em suas bios nas redes sociais. O uso dessas ferramentas é realmente aconselhável?

Porque as pessoas usam Linktree

Amanda é psicóloga recém graduada e decide empreender pelo Instagram. Como ela não quer se limitar a agendamento de consultas, ela resolve criar um e-book e grava um mini curso de inteligência emocional.

Ela segue alguns psicólogos renomados com muitos seguidores no instagram e nota que eles usam a Linktree para agendamento de consultas, vendas de e-books e lançamentos de cursos. Logicamente ela copia e monta a sua árvore de links em apenas 5 minutos.

Porque eu não recomendo(ava) Linktree

Muitas Amandas já me procuraram para serviços de marketing (design, criação de perfis profissionais, BMs e sites) e ao deparar com esses agrupamentos de links eu sempre recomendei que não usassem e me embasava pelo seguinte:

Faz mal para o teu branding: já que essas páginas contém o mínimo de personalização possível;

Faz mal para a tua inteligência de dados: porque essas plataformas não dão tantos dados quanto um site bem feito pode dar;

Faz mal para o teu bolso: se você já tem site, para que pagar uma Linktree Pro/Premium, não é mais fácil criar uma página com o teu domínio?

Faz mal para o teu SEO: todos os usuários que acessarem o teu link na bio vão gerar dados na Linktree e não no teu site, podendo afetar a sua relevância no Google;

É construir em casa de aluguel: porque amanhã ou depois essa plataforma pode cair, ficar fora do ar ou simplesmente remover você e apagar seus dados e te deixar na mão.

O que a Comunidade diz sobre Linktree

Dessas recomendações, muitas eu encontrei em sites gringos e era o que eu recomendava antes da FEC, mas agora estou me renovando, quebrando achismos e aberto a aprender e por isso gostaria de saber a opinião ou embasamento de vocês. Vocês concordam com as minhas argumentações? Vale a pena o uso de agrupadores de links?

Um abraço! 

• Curti 1
  • Me ajudou! 2
Link para compartilhar

Excelente texto. 

Precisamos sempre olhar nosso. Investimento, qq rede é um aluguel, assim como Linktree. 

Poucos fazem im investimento profundo em ssu site, blog, que de fato é sua casa comprada. 

Os aluguéis ficam no insta, linkedin, face etc. Que remete a estarmos expostos a um universo de oportunidades, apenas sua aparência ou qualidade é que fará com que possa ter um cliente atraido por seus serviços 

Boa sua análise!!! 

• Curti 1
Link para compartilhar

• Equipe Paulo Cuenca
17 horas atrás, Augusto Vem Online disse:

A cada dia que passa, mais pessoas aderem a plataformas de agrupamento de links para usar em suas bios nas redes sociais. O uso dessas ferramentas é realmente aconselhável?

Amanda é psicóloga recém graduada e decide empreender pelo Instagram. Como ela não quer se limitar a agendamento de consultas, ela resolve criar um e-book e grava um mini curso de inteligência emocional.

Ela segue alguns psicólogos renomados com muitos seguidores no instagram e nota que eles usam a Linktree para agendamento de consultas, vendas de e-books e lançamentos de cursos. Logicamente ela copia e monta a sua árvore de links em apenas 5 minutos.

Muitas Amandas já me procuraram para serviços de marketing (design, criação de perfis profissionais, BMs e sites) e ao deparar com esses agrupamentos de links eu sempre recomendei que não usassem e me embasava pelo seguinte:

Faz mal para o teu branding: já que essas páginas contém o mínimo de personalização possível;

Faz mal para a tua inteligência de dados: porque essas plataformas não dão tantos dados quanto um site bem feito pode dar;

Faz mal para o teu bolso: se você já tem site, para que pagar uma Linktree Pro/Premium, não é mais fácil criar uma página com o teu domínio?

Faz mal para o teu SEO: todos os usuários que acessarem o teu link na bio vão gerar dados na Linktree e não no teu site, podendo afetar a sua relevância no Google;

É construir em casa de aluguel: porque amanhã ou depois essa plataforma pode cair, ficar fora do ar ou simplesmente remover você e apagar seus dados e te deixar na mão.

Dessas recomendações, muitas eu encontrei em sites gringos e era o que eu recomendava antes da FEC, mas agora estou me renovando, quebrando achismos e aberto a aprender e por isso gostaria de saber a opinião ou embasamento de vocês. Vocês concordam com as minhas argumentações? Vale a pena o uso de agrupadores de links?

Um abraço! 

Augusto, parabéns pela análise! 

O Paulo não recomenda muito o uso do linktree, pois ele retira a pessoa do seu perfil do Instagram e não te leva direto para um site ou local que vá te acolher de forma rápida e de consumo imediato. Fora que o linktree, na maioria das vezes, não tem o seu branding na página. 

Além disso, as pessoas costumam colocar muitos links que levam as pessoas para lugar nenhum, pois elas querem consumir o conteúdo ou comprar diretamente algo e não ficar passando por vários processos. Elas podem desanimar e desistir de continuar. 

Acreditamos que se for para usar algum link que seja para o site, whatsapp, blog, página de captação de lead.... E não juntar todas as opções em um local só. 

Mas realmente existe casos que o liktree pode ser uma boa, mas é necessário uma avaliação boa para ter certeza. 

Obrigada por compartilhar sua visão! 💛

• Curti 1
Link para compartilhar

On 30/11/2022 at 17:27, Augusto Vem Online disse:

Um abraço! 

Muitooooo boa análise.

Não lembro eu qual livro li (acredito que tenha sido em Story Brand), que é do comportamento humano rejeitar imagens, textos, etc, que tenham vários comandos. Acabamos não escolhendo nada. Desde esse dia não uso de forma alguma para nossos clientes.

Um abraço

• Curti 1
Link para compartilhar

• Criar novo...