Igor Yuri Postado 7 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 7 de Novembro de 2022 (edited) Quem não gosta de ouvir uma boa história? Em sua essência, o storytelling não é uma prática nova. Na real, esse ato de contar histórias é milenar e antecede até mesmo o surgimento da escrita. Engraçado, pois hoje em dia o storytelling ainda sobrevive e é tido como peça fundamental de estratégias de marketing das empresas. Assim, é possível humanizar a mensagem, reter a atenção do lead e criar um relacionamento mais próximo entre a marca e seu público. Você pode usar o Storytelling para muitos fins, mas sem dúvidas, o mais subestimado e inexplorado de todas é o fim da venda. Em vendas, essa habilidade pode ser aplicada para encantar e envolver clientes e levá-los a tomar uma ação, desde agendar uma apresentação até se decidirem por fechar negócio com você (mesmo que seu preço seja mais caro que o da concorrência). Quer um exemplo prático? Imagine que eu estou em um almoço de negócios com você prestes a te apresentar meu plano de consultoria empresarial e te conto a seguinte história: --- Era uma vez um navio de alta prioridade, pois carregava ouro. De repente, o motor desse navio enguiçou... O dono do navio disse: “Parem o navio!... tragam aqui o melhor mecânico da região...” Eles trouxeram. Ele trabalhou o dia inteiro e não conseguiu consertar o motor. O dono do navio disse: “Parem o navio!... tragam aqui o melhor mecânico do país mais próximo...” Eles trouxeram. Ele trabalhou dois dias e não conseguiu consertar o navio. Ele disse: “Parem o navio!... tragam aqui, de onde estiver, e de helicóptero, quem montou o motor desse navio. Eles o encontraram, e trouxeram ele e o seu assistente. Os dois desceram no navio de helicóptero, foram até a casa de máquinas, escutaram o barulho da tubulação, tocaram no tubos e olharam para uma válvula vermelha que estava no canto. O mecânico pediu ao assistente para lhe dar um martelo. Ele pegou o martelo e bateu na válvula. Eles ligaram o motor e tudo funcionou perfeitamente. Depois de alguns dias, os três indivíduos mandaram as contas. O que trabalhou um dia mandou uma conta de $100. O que trabalhou dois dias mandou uma conta de $400, afinal, ele trabalhou dois dias e tinha mais conhecimento que o primeiro. O que deu a martelada mandou uma conta de $10.000 dólares. O dono do navio aceitou pagar, afinal, ele consertou o seu navio. Porém, ele só pagaria com uma condição: que ele mostre como chegou a conclusão de cobrar os $10.000. O mecânico mandou um bilhete pro dono do navio: Pra dar a martelada -> $1 Pra saber onde bater com o martelo -> $9.999 --- Depois de te contar a história, vamos ao escritório e te apresento meus planos de trabalho. Você me pergunta o preço e eu dou um valor que é o triplo do concorrente. Ao invés de você pensar que é caro, tenha certeza que você vai pensar: “esse cara sabe onde bater com o martelo”. Isso por que eu preparei o seu cérebro para escutar o meu diálogo. Através de uma história. Quando contamos uma história, a mente crítica do ouvinte abaixa e, por trás da historia, você leva a mensagem que quer passar. Assim, a a mensagem entra na estrutura psicológica da outra pessoa. Esse foi um exemplo prático do poder do storytelling na vida real. Histórias mudam o mundo. O político que ganha a eleição é um contador de histórias. O padre que reza a missa é um contador de histórias. Com essa simples habilidade, você aumenta seu preço, bomba seu engajamento e muda a percepção de valores que as pessoas têm sobre você! ️ Seja na vida real, seja no Instagram. As possibilidades são infinitas… Acredite, nesse mar de gente que chega todos os dias nas redes sociais, a concorrência está maior do que nunca. Já não basta ser constante, é necessário também ser estratégico, se diferenciar. E para se diferenciar, não existe nada (repito, NADA) melhor que um Storytelling bem feito. Afinal de contas, não somos meros postadores, tampouco meros estrategistas. No fim do dia, somos todos contadores de história. Esse post fez sentido pra você? Então já senta o botão no like e eu te vejo no próximo! Bora voar! Um beijo do seu contador de histórias favorito Editado 7 de Novembro de 2022 por Igor Yuri add tags 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Abner Josué Viana Matos Postado 9 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 9 de Novembro de 2022 On 07/11/2022 at 07:30, Igor Yuri disse: Quem não gosta de ouvir uma boa história? Em sua essência, o storytelling não é uma prática nova. Na real, esse ato de contar histórias é milenar e antecede até mesmo o surgimento da escrita. Engraçado, pois hoje em dia o storytelling ainda sobrevive e é tido como peça fundamental de estratégias de marketing das empresas. Assim, é possível humanizar a mensagem, reter a atenção do lead e criar um relacionamento mais próximo entre a marca e seu público. Você pode usar o Storytelling para muitos fins, mas sem dúvidas, o mais subestimado e inexplorado de todas é o fim da venda. Em vendas, essa habilidade pode ser aplicada para encantar e envolver clientes e levá-los a tomar uma ação, desde agendar uma apresentação até se decidirem por fechar negócio com você (mesmo que seu preço seja mais caro que o da concorrência). Quer um exemplo prático? Imagine que eu estou em um almoço de negócios com você prestes a te apresentar meu plano de consultoria empresarial e te conto a seguinte história: --- Era uma vez um navio de alta prioridade, pois carregava ouro. De repente, o motor desse navio enguiçou... O dono do navio disse: “Parem o navio!... tragam aqui o melhor mecânico da região...” Eles trouxeram. Ele trabalhou o dia inteiro e não conseguiu consertar o motor. O dono do navio disse: “Parem o navio!... tragam aqui o melhor mecânico do país mais próximo...” Eles trouxeram. Ele trabalhou dois dias e não conseguiu consertar o navio. Ele disse: “Parem o navio!... tragam aqui, de onde estiver, e de helicóptero, quem montou o motor desse navio. Eles o encontraram, e trouxeram ele e o seu assistente. Os dois desceram no navio de helicóptero, foram até a casa de máquinas, escutaram o barulho da tubulação, tocaram no tubos e olharam para uma válvula vermelha que estava no canto. O mecânico pediu ao assistente para lhe dar um martelo. Ele pegou o martelo e bateu na válvula. Eles ligaram o motor e tudo funcionou perfeitamente. Depois de alguns dias, os três indivíduos mandaram as contas. O que trabalhou um dia mandou uma conta de $100. O que trabalhou dois dias mandou uma conta de $400, afinal, ele trabalhou dois dias e tinha mais conhecimento que o primeiro. O que deu a martelada mandou uma conta de $10.000 dólares. O dono do navio aceitou pagar, afinal, ele consertou o seu navio. Porém, ele só pagaria com uma condição: que ele mostre como chegou a conclusão de cobrar os $10.000. O mecânico mandou um bilhete pro dono do navio: Pra dar a martelada -> $1 Pra saber onde bater com o martelo -> $9.999 --- Depois de te contar a história, vamos ao escritório e te apresento meus planos de trabalho. Você me pergunta o preço e eu dou um valor que é o triplo do concorrente. Ao invés de você pensar que é caro, tenha certeza que você vai pensar: “esse cara sabe onde bater com o martelo”. Isso por que eu preparei o seu cérebro para escutar o meu diálogo. Através de uma história. Quando contamos uma história, a mente crítica do ouvinte abaixa e, por trás da historia, você leva a mensagem que quer passar. Assim, a a mensagem entra na estrutura psicológica da outra pessoa. Esse foi um exemplo prático do poder do storytelling na vida real. Histórias mudam o mundo. O político que ganha a eleição é um contador de histórias. O padre que reza a missa é um contador de histórias. Com essa simples habilidade, você aumenta seu preço, bomba seu engajamento e muda a percepção de valores que as pessoas têm sobre você! ️ Seja na vida real, seja no Instagram. As possibilidades são infinitas… Acredite, nesse mar de gente que chega todos os dias nas redes sociais, a concorrência está maior do que nunca. Já não basta ser constante, é necessário também ser estratégico, se diferenciar. E para se diferenciar, não existe nada (repito, NADA) melhor que um Storytelling bem feito. Afinal de contas, não somos meros postadores, tampouco meros estrategistas. No fim do dia, somos todos contadores de história. Esse post fez sentido pra você? Então já senta o botão no like e eu te vejo no próximo! Bora voar! Um beijo do seu contador de histórias favorito Me prendeu até o final! Obrigado pelo post. Acredito mesmo nisso. Música é história, dança é história... as minhas maiores referências artísticas possuem uma coisa em comum: eles sabem muito bem contar ou criar suas histórias. Parabéns pelo post! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts