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Passo 1: Invente um nome

Primeiramente, como você quer que as pessoas chamem a sua marca?

Apesar de parecer simples, essa tarefa pode ser bastante desafiadora e demorada se você não seguir o processo. No livro Lean Branding, Laura Busche simplifica essa etapa com esses 5 passos:

Liste os nomes de seus concorrentes;

Elenque palavras (verbos, substantivos, adjetivos ou combinações) que descrevam a coisa (o “problema”) mais importante que sua marca está aqui para mudar;

Pense em palavras ou combinações de palavras que poderiam melhor traduzir o que o produto ou serviço da sua marca faz;

Tente combinar as palavras dos passos 2 e 3 e escolha as opções mais originais e fáceis de serem reconhecidas e lembradas;

Dessas opções, verifique no INPI quais estão disponíveis para serem registradas.

Passo 2: Elabore uma declaração de posicionamento

Como você quer que as pessoas enxerguem sua marca em comparação com seus concorrentes? A declaração de posicionamento de uma marca deve responder a essas três perguntas:

Que espaço essa marca está tentando ocupar?

Qual é o principal desejo que essa marca está tentando satisfazer?

Quem está competindo por esse espaço?

Para ajudar nessa etapa, experimente preencher esse modelo, que é sucesso:

Para (clientes alvo), que estão insatisfeitos com (dor do público-alvo), nosso (produto/serviço) é, que entrega (capacidades chave para resolução de problemas). Diferente de (alternativas atuais), nós entregamos (características chave do seu produto/serviço).

Passo 3: Descreva a promessa da marca

Por trás de toda grande marca existe uma promessa de satisfazer os desejos de seus clientes. Portanto, redija uma frase curta que descreva a oferta, ou seja, o que a sua marca entrega para o consumidor. Ela deve ser sucinta e fácil de memorizar, como aquelas frases de para-choque de caminhão. Por exemplo, tenho certeza de que você reconhece e se lembra destas:

Quer pagar quanto? (Casas Bahia)

Todo mundo usa (Havaianas)

A cerveja que desce redondo (Skol)

A batata da onda (Ruffles)

Energia que dá gosto (Nescau)

Tem 1001 utilidades (Bombril)

Passo 4: Defina a personalidade da marca

Dizem que a personalidade da marca é uma extensão da personalidade de seus fundadores. Pode até ser, já que a cultura da empresa será moldada pelos princípios de seus criadores. Mas, cuidado! Lembre-se que a nova marca está sendo criada para agradar um determinado público, portanto a sua forma de pensar, sentir e agir deve estar alinhada aos interesses desses futuros clientes. A fim de concluir esse passo, escolha aproximadamente 6 palavras, de preferência adjetivos, que descrevam as principais características da marca.

Passo 5: Retrate a buyer persona da sua marca

Para conseguir criar e contar uma história convincente, é preciso conhecer muito bem quem são os consumidores alvo da marca. Mas, atenção! Persona não é a mesma coisa do que público-alvo.

Enquanto este traz informações mais gerais sobre o cliente ideal, aquele o descreve com maiores detalhes. Para criar uma persona, identifique o perfil do cliente ideal da marca e crie uma personagem fictícia baseada nesses atributos.

Fonte: https://www.bring.ag/blog/como-criar-uma-marca-aprenda-o-processo-de-branding/

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