Elvio Bezerra Postado 19 de Julho de 2022 Postado 19 de Julho de 2022 Passo 1: Invente um nome Primeiramente, como vocĂŞ quer que as pessoas chamem a sua marca? Apesar de parecer simples, essa tarefa pode ser bastante desafiadora e demorada se vocĂŞ nĂŁo seguir o processo. No livro Lean Branding, Laura Busche simplifica essa etapa com esses 5 passos: Liste os nomes de seus concorrentes; Elenque palavras (verbos, substantivos, adjetivos ou combinações) que descrevam a coisa (o “problema”) mais importante que sua marca está aqui para mudar; Pense em palavras ou combinações de palavras que poderiam melhor traduzir o que o produto ou serviço da sua marca faz; Tente combinar as palavras dos passos 2 e 3 e escolha as opções mais originais e fáceis de serem reconhecidas e lembradas; Dessas opções, verifique no INPI quais estĂŁo disponĂveis para serem registradas. Passo 2: Elabore uma declaração de posicionamento Como vocĂŞ quer que as pessoas enxerguem sua marca em comparação com seus concorrentes? A declaração de posicionamento de uma marca deve responder a essas trĂŞs perguntas: Que espaço essa marca está tentando ocupar? Qual Ă© o principal desejo que essa marca está tentando satisfazer? Quem está competindo por esse espaço? Para ajudar nessa etapa, experimente preencher esse modelo, que Ă© sucesso: Para (clientes alvo), que estĂŁo insatisfeitos com (dor do pĂşblico-alvo), nosso (produto/serviço) é, que entrega (capacidades chave para resolução de problemas). Diferente de (alternativas atuais), nĂłs entregamos (caracterĂsticas chave do seu produto/serviço). Passo 3: Descreva a promessa da marca Por trás de toda grande marca existe uma promessa de satisfazer os desejos de seus clientes. Portanto, redija uma frase curta que descreva a oferta, ou seja, o que a sua marca entrega para o consumidor. Ela deve ser sucinta e fácil de memorizar, como aquelas frases de para-choque de caminhĂŁo. Por exemplo, tenho certeza de que vocĂŞ reconhece e se lembra destas: Quer pagar quanto? (Casas Bahia) Todo mundo usa (Havaianas) A cerveja que desce redondo (Skol) A batata da onda (Ruffles) Energia que dá gosto (Nescau) Tem 1001 utilidades (Bombril) Passo 4: Defina a personalidade da marca Dizem que a personalidade da marca Ă© uma extensĂŁo da personalidade de seus fundadores. Pode atĂ© ser, já que a cultura da empresa será moldada pelos princĂpios de seus criadores. Mas, cuidado! Lembre-se que a nova marca está sendo criada para agradar um determinado pĂşblico, portanto a sua forma de pensar, sentir e agir deve estar alinhada aos interesses desses futuros clientes. A fim de concluir esse passo, escolha aproximadamente 6 palavras, de preferĂŞncia adjetivos, que descrevam as principais caracterĂsticas da marca. Passo 5: Retrate a buyer persona da sua marca Para conseguir criar e contar uma histĂłria convincente, Ă© preciso conhecer muito bem quem sĂŁo os consumidores alvo da marca. Mas, atenção! Persona nĂŁo Ă© a mesma coisa do que pĂşblico-alvo. Enquanto este traz informações mais gerais sobre o cliente ideal, aquele o descreve com maiores detalhes. Para criar uma persona, identifique o perfil do cliente ideal da marca e crie uma personagem fictĂcia baseada nesses atributos. Fonte: https://www.bring.ag/blog/como-criar-uma-marca-aprenda-o-processo-de-branding/ 1 2
MarĂlia Cerqueira Postado 11 de Setembro de 2022 Postado 11 de Setembro de 2022 hahahha bom resumo! e aĂ, depois das novas trilhas... acrescentaria algo? tiraria algo? 1
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