Flávia Malaquias Postado 7 horas atrás Postado 7 horas atrás Se você trabalha com criação de conteúdo, provavelmente já se sentiu assim: parado na frente da tela, com mil ideias na cabeça — e nenhuma que parece boa o bastante pra sair. Você começa a escrever algo, e apaga. Abre a galeria de fotos, fecha. Pensa em postar algo e pensa de novo. E de novo. E, no fim… não posta nada. O famoso bloqueio criativo bate até mesmo na porta dos melhores. Inclusive, ele adora aparecer justamente quando a gente mais precisa ser criativo. É tipo um amigo inconveniente que chega sem avisar e ainda exige café. Mas deixa eu te contar uma coisa importante — que talvez ninguém te disse ainda: Bloqueio criativo quase nunca é falta de ideia. Ele é excesso de cobrança. É cansaço disfarçado. É a ansiedade de ter que fazer “o post perfeito” todos os dias. Por que o bloqueio criativo aparece? Como social media, eu já vi esse bloqueio aparecer por muitos motivos diferentes, mas quase sempre ele tem a ver com uma dessas três coisas: Excesso de comparação: você vê o feed do coleguinha e acha que o seu tá “básico demais”. Falta de organização: quando você vive apagando incêndio, a mente não tem espaço pra criar. Pressão por resultado imediato: você sente que precisa de engajamento, alcance, likes… e isso paralisa. O problema não é a criatividade. É o ambiente em que você tá tentando criar. Tá, mas o que fazer quando o bloqueio vem? Aqui vão algumas práticas simples, que eu mesma uso nos meus dias mais travados: 1. Comece com o simples. Nem todo post precisa ser revolucionário. Às vezes, a ideia mais óbvia é exatamente o que seu público precisa ouvir. 2. Crie um banco de ideias. Não dependa da sua cabeça todos os dias. Anote insights, frases, perguntas, feedbacks dos seus seguidores. Criar com base em algo já registrado tira 80% da pressão. 3. Mude o ambiente. Levanta, toma um café, vai pro sol, ouve uma música. Criatividade também mora no corpo, não só na mente. 4. Converse com alguém. Um papo de cinco minutos pode destravar mais do que uma hora tentando pensar sozinho. 5. Se respeite. Criar em cima de cansaço e culpa só te afasta ainda mais da criação genuína. Às vezes, o que você precisa mesmo é descansar. Lembre-se: o feito continua vencendo o perfeito O bloqueio criativo vai passar. Ele sempre passa. O que você precisa é criar espaço pra criatividade voltar. E, mais do que isso, lembrar que você não precisa acertar toda vez. Você só precisa continuar. Você é criativo. Só tá um pouco sobrecarregado agora. E tudo bem. Respira, toma seu café, e posta.
Recommended Posts