Jump to content

Social Media Manegers: de onde vem? do que se alimentam?


Recommended Posts

Bom dia Beselhas!

Vi que temos muitas Social Media Manegers aqui na comunidade e gostaria de saber um pouco mais sobre essa profissão.

O conceito geral de que vocês gerenciam contas de redes sociais eu entendo, mas queria saber mais um pouco sobre o dia a dia dessa profissão. Quais são as tarefas de vocês? Vocês preparam os posts dos clientes ou só dão as ideias? Vocês tem um designer na equipe ou isso é responsabilidade do cliente?

Ajudem uma millenial que não entende nada dessa nova profissão!

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

bom dia Larissa, tudo bem?

O Paulo ensina diferentes formas: ser estrategista de conteúdo, fazer o serviço completo montando uma agência/empresa.

A verdade é que cada um monta sua forma de trabalho. Vou compartilhar aqui contigo como eu trabalho hoje, e espero que outras beselhas compartilhem também pra ti ver como são formas diferentes.

Eu tenho uma empresa em Erechim-RS, a maioria dos clientes hoje são presenciais, mas estamos abrindo para online também.

A gente faz todo onboarding com o cliente, coleta as informações necessárias pra montar a estratégia do perfil.

Eu elaboro a ideia do conteúdo, reviso com o cliente e depois desenvolvo o roteiro pra gravação. Nada é gravado sem roteiro aqui!

Depois de todos conteúdos aprovados, marcamos a tarde de gravações, a gente grava com os clientes e depois edita, agenda o post e analisa as métricas.

Além disso ainda trabalhamos com tráfego pago pra crescimento do perfil ou anúncios específicos (fechar agenda, divulgar um produto específico, etc).

Não tenho pacotes de postagens, nem máximo de post, ou de reels por mês, a gente faz conforme o negócio precisa e personalizado pro momento que você está. Por exemplo a gente atende uma loja de utilidades: tem muito reels testando produto, mostrando situações e problemas do dia a dia de dentro de casa pra usar, é um vídeo por dia de seg a sab.

Mas tem outros negócios que não tem essa necessidade, entende?

Hoje nossa equipe é de 3 pessoas: eu - Estrategista de conteúdo; Diego (meu namorado e sócio da vida) Gestor de Tráfego e Estrategista; editor de vídeo.

Não sei se tirei tuas dúvidas, mas caso tenha algo que gostaria de saber, curiosidade, pode ir comentando aqui que te respondo!

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Dra. Larissa Araldi disse:

Bom dia Beselhas!

Vi que temos muitas Social Media Manegers aqui na comunidade e gostaria de saber um pouco mais sobre essa profissão.

O conceito geral de que vocês gerenciam contas de redes sociais eu entendo, mas queria saber mais um pouco sobre o dia a dia dessa profissão. Quais são as tarefas de vocês? Vocês preparam os posts dos clientes ou só dão as ideias? Vocês tem um designer na equipe ou isso é responsabilidade do cliente?

Ajudem uma millenial que não entende nada dessa nova profissão!

oi Larissa, tudo bem?

Como a Andressa comentou, existem diversas possibilidades e não há uma regra para quem é social media, cada pessoa trabalha de um jeito.

No meu caso, é ao contrário da Andressa rsrs

No que ela atende clientes  presenciais, os meus são a maioria online.

Sou de São Paulo, mas tenho clientes aqui, em Minas, no Paraná e já tive clientes na Inglaterra e EUA.

No meu caso, fico responsável por toda parte que envolve produção de conteúdo: estratégia, planejamento, criação das artes, roteiro de vídeo, edição de vídeos, programação das postagens e análise das métricas.

Aqui também não temos número de postagens exatas nem nada do tipo, é tudo conforme a necessidade do cliente (tenho clientes que postamos todos os dias e clientes que postamos 3x por semana, por exemplo)

Em relação aos vídeos e materiais que necessitam do cliente, tudo é passado previamente para eles como roteiro e referências, e eles mesmos costumam gravar, nunca tive problemas em relação a isso.

Hoje estou atuando mais focada no ramo de saúde e beleza, alguns social medias tem um nicho específico, outros tem um nicho mais aberto, depende de pessoa pra pessoa também!

Espero que tenha te ajudado. Qualquer dúvida estou por aqui!

  • Curti 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Oie Larissa, tudo bem?

Eu sou igual a Thais, meus clientes são todos online, somente 1 é presencial (que é a empresa do meu marido e sócio). Hoje eu realizo as reuniões com clientes, tem cliente que é mensal e tem cliente que é a cada 15 dias, depende da demanda, eu tenho clientes que tem conteúdos todos os dias e tem clientes que tem conteúdos 3x na semana, depende da estratégia e eu também determino quantidade de reels / carrossel / estático, depende ali do objetivo daquele mês. 

Então eu estou por conta de desenhar a estratégia, linha editorial, persona e o calendário de conteúdos. Escrevo os conteúdos, roteiros e reels e dou um direcionamento para os Stories, faço os agendamentos e analiso as métricas. 

Quando o cliente chega até mim, eu o educo muito bem sobre as minhas responsabilidades e as responsabilidades deles, para não ter nenhuma falha na comunicação ou ele achar que não vai precisar fazer mais nada, já que me contratou. 

Hoje, estou com o nicho mais aberto, mas estou querendo ir para um nicho mais específico e não ofereço mais desing. O cliente pode contratar por fora ou contratar quem eu indicar.

Se tiver alguma dúvida, pode me chamar! ❤️

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...