Jump to content

Utilizando o Notion como ferramenta para planejamento dos estudos


Recommended Posts

56 minutes ago, Jéssica Gonçalves disse:

Se vocês forem dar uma olhadinha no meu feed irão notar que comento bastante sobre a minha dificuldade em avançar nos estudos.
É um medo e uma insegurança bizarros que simplesmente me travam.
Mesmo eu tendo plena consciência de que o erro faz parte. E que só irei evoluir se tiver constância e colocar a mão na massa.
Inclusive, quando vejo que sou da turma 6 e a turma DEZOITO está começando, dá um gatilho. Não irei mentir 🥲

Mas ao mesmo tempo percebo que sim, sou uma brasileira nata. E apesar dos pesares, eu não desistirei nunca! 

Então recentemente, para driblar essa dificuldade, pausei tudo e fiz o curso da Dani Noce (esposa do Paulo): o PMP.
Lá aprendi que a grande chave para se livrar de vez da procrastinação é a elaboração de um bom plano de ação, pautado de disciplina e de autoconhecimento.
Plano de ação para saber o que se deve fazer e quando se deve fazer.
Disciplina para colocar em execução tudo o que se planejou mesmo nos dias em que você não estiver muito motivado.
E autoconhecimento para visualizar de forma realista como VOCÊ vai fazer tudo isso acontecer. Sem se comparar. Tornando o processo mais prazeroso.

Pela primeira vez estou de fato evoluindo e com determinação não só para assistir as aulas. Mas para fazer o que tem de ser feito!
Quem tiver interesse o curso é curtinho e super prático.
E tem feito uma baita diferença na minha rotina como um todo.

Caso você não queira adquirir o curso vou deixar em anexo a estrutura que estou utilizando para esse acompanhamento.
Meta principal: nome da trilha
Semana: o dia em que irei assistir a aula ou executar a tarefa correspondente
Ação: o nome da aula
Status: se está atrasado, em andamento ou concluído
Realizado: quando eu de fato fiz 
Observações: anotações extras

Você pode fazer em no Excel ou até à mão se preferir.
Mas indico fortemente o Notion pois é a ferramenta já utilizada e recomendada tanto na FEC como no Superpoder.
Assim, fica tudo concentrado. Deixo os resumos, desafios, links... tudo lá!
Além disso, uma dica extra é incluir no planejamento não só as aulas mas também dias para revisão, execução dos desafios e interação aqui na comunidade.
Acredito que isso é o que eu mais pecava até então.
Acostumada a só literalmente assistir aulas online, faltava o tempo para prática.
Me dando aquela frustração, com a sensação de "não consigo". Quando na verdade eu só não me planejava para isso.

Ainda não tenho a expertise para ajudar em dúvidas técnicas mas espero ter dado uma luz para as beselhas que tem a mesma dificuldade que eu 💛
Bora Voar! 🐝

FEC_Notion.JPG

Oi, Jéssicaaaa! Sua dica vale ouro!

Confesso que tenho o mesmo problema estou pra melhorar isso. Sou da Turma 12 e também me dá um nervoso quando vejo o quanto já se avançou e eu ainda não terminei todo o curso, mas entendo que é um processo! Tenho separado um momento do meu dia para assistir as aulas, vale ouro! Ainda que sejam 20 minutos. 

Sobre o PMP, acabei de entrar lá e é realmente transformador! Fico feliz de ver sua evolução, Beselha, parabéns por não desistir! 

  • Curti 4
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Mariana Medeiros disse:

Oi, Jéssicaaaa! Sua dica vale ouro!

Confesso que tenho o mesmo problema estou pra melhorar isso. Sou da Turma 12 e também me dá um nervoso quando vejo o quanto já se avançou e eu ainda não terminei todo o curso, mas entendo que é um processo! Tenho separado um momento do meu dia para assistir as aulas, vale ouro! Ainda que sejam 20 minutos. 

Sobre o PMP, acabei de entrar lá e é realmente transformador! Fico feliz de ver sua evolução, Beselha, parabéns por não desistir! 

É como dizem: "devagar também é pressa".

Um passinho de cada vez!
Constância e disciplina.
Vamos juntas Marii 💛

Obrigada pelo apoio 🐝

  • Curti 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 12/04/2024 at 11:46, Jéssica Gonçalves disse:

Se vocês forem dar uma olhadinha no meu feed irão notar que comento bastante sobre a minha dificuldade em avançar nos estudos.
É um medo e uma insegurança bizarros que simplesmente me travam.
Mesmo eu tendo plena consciência de que o erro faz parte. E que só irei evoluir se tiver constância e colocar a mão na massa.
Inclusive, quando vejo que sou da turma 6 e a turma DEZOITO está começando, dá um gatilho. Não irei mentir 🥲

Mas ao mesmo tempo percebo que sim, sou uma brasileira nata. E apesar dos pesares, eu não desistirei nunca! 

Então recentemente, para driblar essa dificuldade, pausei tudo e fiz o curso da Dani Noce (esposa do Paulo): o PMP.
Lá aprendi que a grande chave para se livrar de vez da procrastinação é a elaboração de um bom plano de ação, pautado de disciplina e de autoconhecimento.
Plano de ação para saber o que se deve fazer e quando se deve fazer.
Disciplina para colocar em execução tudo o que se planejou mesmo nos dias em que você não estiver muito motivado.
E autoconhecimento para visualizar de forma realista como VOCÊ vai fazer tudo isso acontecer. Sem se comparar. Tornando o processo mais prazeroso.

Pela primeira vez estou de fato evoluindo e com determinação não só para assistir as aulas. Mas para fazer o que tem de ser feito!
Quem tiver interesse o curso é curtinho e super prático.
E tem feito uma baita diferença na minha rotina como um todo.

Caso você não queira adquirir o curso vou deixar em anexo a estrutura que estou utilizando para esse acompanhamento.
Meta principal: nome da trilha
Semana: o dia em que irei assistir a aula ou executar a tarefa correspondente
Ação: o nome da aula
Status: se está atrasado, em andamento ou concluído
Realizado: quando eu de fato fiz 
Observações: anotações extras

Você pode fazer em no Excel ou até à mão se preferir.
Mas indico fortemente o Notion pois é a ferramenta já utilizada e recomendada tanto na FEC como no Superpoder.
Assim, fica tudo concentrado. Deixo os resumos, desafios, links... tudo lá!
Além disso, uma dica extra é incluir no planejamento não só as aulas mas também dias para revisão, execução dos desafios e interação aqui na comunidade.
Acredito que isso é o que eu mais pecava até então.
Acostumada a só literalmente assistir aulas online, faltava o tempo para prática.
Me dando aquela frustração, com a sensação de "não consigo". Quando na verdade eu só não me planejava para isso.

Ainda não tenho a expertise para ajudar em dúvidas técnicas mas espero ter dado uma luz para as beselhas que tem a mesma dificuldade que eu 💛
Bora Voar! 🐝

FEC_Notion.JPG

Jessica também sou procrastinador, e essa dica foi top! Tenho usado a agenda e os checks de lembretes… Se não faço isso acabo deixando tbm… o módulo 3 praticamente fiz nos dois últimos dias sendo que era para ter começado na segunda😅😅

Mas já vou tentar colocar no Notion nessa pegada q passou!

 

Boraaaa🐝

  • Curti 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • The tópico was featured
On 13/04/2024 at 13:22, Sérgio Gozze Junior disse:

Jessica também sou procrastinador, e essa dica foi top! Tenho usado a agenda e os checks de lembretes… Se não faço isso acabo deixando tbm… o módulo 3 praticamente fiz nos dois últimos dias sendo que era para ter começado na segunda😅😅

Mas já vou tentar colocar no Notion nessa pegada q passou!

 

Boraaaa🐝

Você verá que ajudará muitooo Sérgio!

O Paulo fala muito: "Não pira!" kkkkkk
É muito conteúdo e muita coisa pra colocar em prática.
Temos que ter compaixão sem passar a mão na cabeça kk
Respeitar o meu ritmo tem sido fundamental.

Vamo juntoo 🐝

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...