Carol Rocha Postado 15 de Julho de 2022 Postado 15 de Julho de 2022 Alow alow povo! Seguinte, já falei em vários posts por aqui que a minha maior dificuldade como iniciante é definição de processos. Como inicia o contato com o cliente, como fecha negócio, como se ajusta as linhas de trabalho e como se finaliza (ou não). Eu tenho essa característica bem metódica e imagino que muitos aqui também podem ter. Eu vou listar aqui minha ideia de como seria um processo ideal e se vocês poderem contribuir me dizendo se é isso mesmo, se não é, se vocês fazem diferente, enfim...como essa é minha maior dor aceito todo o tipo de contribuição kk rindo de nervoso Vamos lá: - No primeiro contato com o cliente, propor um agendamento de reunião para que se possa fazer uma apresentação do serviço prestado (dúvida: aqui vocês usam ppt ou é somente uma conversa?) e entender a necessidade do cliente. - Na própria reunião, falar que você vai enviar uma proposta para fechar o negócio (dúvida: quanto tempo até enviar a proposta em média?) - Enviar a proposta e aguarda resposta(dúvida: na proposta vocês consideram margem de negociação?) - Em caso positivo agendar primeira reunião para definir primeiros passos. - Nessa primeira reunião explicar que o primeiro passo é fazer um alinhamento de posicionamento da marca. Ter uma conversa mais afundo sobre a marca, história de criação, solicitar todos os materiais de mkt que a marca já possa ter criado, entender as principais temáticas e com essas informações dizer que vai iniciar a estrutura de Primal Branding (ou seja lá a forma que você faz). - Na próxima reunião, fazer uma apresentação com o Primal Branding, possível DNA da marca, moodboard, público alvo e alinhar com o cliente. - Imaginando que até aqui tudo ocorreu certinho, próximo passo é definir as editorias para dai então, iniciar as estretégias de acordo com o objetivo que foi estabelecido. - Na logistíca de criação de conteúdo, criar uma quadro no trello (ou notion) para que assim o cliente também possa acompanhar e entender o que é tarefa dele. - Nesse quadro eu faço o agendamento de cada conteúdo e dentro do calendário o cliente consegue ver e validar o título, legenda e arte. Importante dizer que aqui pode existir necessidade do cliente adicionar algum conteúdo técnico, fotos ou qualquer coisa que seja necessária para a execução do post em si. - Dentro do calendário também é possível deixar ideias de stories diários caso o cliente necessite dessa orientação (dúvida: aqui é comum o cliente gravar e enviar para o estrategista fazer o post ou não?) - Trabalho sendo feito e a "finalização" seria apresentar um relatório mensal com as métricas e resultados. UFA! KKKK ai gente perdão o textão e considerem que sou uma iniciante cheia de dúvidas e questionamentos kk Espero, de verdade, a contribuição de vocês!! 2
Thatiane Pellissier Postado 15 de Julho de 2022 Postado 15 de Julho de 2022 @Carol Rochaquando alguém entra em contato, eu marco uma reunião (maioria das vezes online). Nessa reunião deixo o cliente falar (quanto mais ele fala da dor, mais eu entendo e ele percebe que esse serviço é uma necessidade). A gente conversa bastante e depois falo do meu trabalho. Não uso apresentação ppt, já testei no presencial e vi que perdem o foco. Mas eu fico na conversa e dando exemplos do que "poderia ser melhor". Por mais que eu "entregue o peixe" algumas vezes, isso me me dá credibilidade. Deixo pra passar orçamento depois. Se to com tempo, no outro dia já passo. No máximo 2 dias se estiver mto na correria (ou for fim de semana, ai falo pro cliente que envio na segunda). Mando por e-mail os orçamentos. Fico no aguardo. Se demorou entro em contato, se achar necessário pode pedir outra reunião. Eu não gosto de ficar barganhando preço, pq já sei que meu preço é menor que agência (e pelo que tenho visto entrego mais). Raros casos mexo no preço, quando já é cliente e tem renovação de contrato (mas sempre com muita conversa). Peço todos os dados para contrato e pagamento. Só depois começo a trabalhar. Tem casos que até faço umas pesquisas, mas não entrego nada sem contrato em mãos (e te falo que isso é uma das coisas mais importantes). - Na próxima reunião, fazer uma apresentação com o Primal Branding, possível DNA da marca, moodboard, público alvo e alinhar com o cliente. Isso vai depender do serviço que ele contratou. A gente espera que o cliente tenha isso pronto. Se ele não tem é um outro serviço, então não esqueça de pensar nisso na hora de cobrar. Eu tb faço uma reunião inicial para entender todo o negócio. E a partir daí faço pesquisas, crio as estratégias. Você pode usar o trello como disse, tem o notion, eu mesmo uso o Google Docs, pra compartilhar DOCS online e conteúdos. Eu gosto de chegar para o cliente com a ideia pré-pronta. Você pode até fazer reuniões de brainstorm, mas se todo o post você deixar para darem palpite, não sai do primeiro post. Então sempre acho melhor vir com algo quase pronto (pra aprovarem, modificarem ou acrescentarem algo). Mas em relação a organização é teste! Eu já testei várias coisas, tenho o trello, já fiz formatos diferentes com cliente... o jeito é ver o que funciona melhor, mais fácil de ser localizado. 2
Bento Postado 15 de Julho de 2022 Postado 15 de Julho de 2022 Oi @Carol Rochatudo bem. Olha você esta fazendo o curso certo para esclarecer esta dúvida. Qualquer coisa que algum de nós fale aqui vai ser com nase em nossas experiências, mas acredito que todos entraram aqui para aprendermos a melhor estratégia com o mestre Paulo. Então o meu conselho é esperar as aulas e vermos qual o processo que o Paulo vai nós ensinarmos que pode ser parecido com o que alguns de nós fazemos ou pode ser algo totalmente novo. Mais de qualquer forma você vai apreender com o melhor do mercado! Então vai dar tudo certo e só questão de tempo!
Carol Rocha Postado 16 de Julho de 2022 Autor Postado 16 de Julho de 2022 7 horas atrás, Thatiane Pellissier disse: @Carol Rochaquando alguém entra em contato, eu marco uma reunião (maioria das vezes online). Nessa reunião deixo o cliente falar (quanto mais ele fala da dor, mais eu entendo e ele percebe que esse serviço é uma necessidade). A gente conversa bastante e depois falo do meu trabalho. Não uso apresentação ppt, já testei no presencial e vi que perdem o foco. Mas eu fico na conversa e dando exemplos do que "poderia ser melhor". Por mais que eu "entregue o peixe" algumas vezes, isso me me dá credibilidade. Deixo pra passar orçamento depois. Se to com tempo, no outro dia já passo. No máximo 2 dias se estiver mto na correria (ou for fim de semana, ai falo pro cliente que envio na segunda). Mando por e-mail os orçamentos. Fico no aguardo. Se demorou entro em contato, se achar necessário pode pedir outra reunião. Eu não gosto de ficar barganhando preço, pq já sei que meu preço é menor que agência (e pelo que tenho visto entrego mais). Raros casos mexo no preço, quando já é cliente e tem renovação de contrato (mas sempre com muita conversa). Peço todos os dados para contrato e pagamento. Só depois começo a trabalhar. Tem casos que até faço umas pesquisas, mas não entrego nada sem contrato em mãos (e te falo que isso é uma das coisas mais importantes). - Na próxima reunião, fazer uma apresentação com o Primal Branding, possível DNA da marca, moodboard, público alvo e alinhar com o cliente. Isso vai depender do serviço que ele contratou. A gente espera que o cliente tenha isso pronto. Se ele não tem é um outro serviço, então não esqueça de pensar nisso na hora de cobrar. Eu tb faço uma reunião inicial para entender todo o negócio. E a partir daí faço pesquisas, crio as estratégias. Você pode usar o trello como disse, tem o notion, eu mesmo uso o Google Docs, pra compartilhar DOCS online e conteúdos. Eu gosto de chegar para o cliente com a ideia pré-pronta. Você pode até fazer reuniões de brainstorm, mas se todo o post você deixar para darem palpite, não sai do primeiro post. Então sempre acho melhor vir com algo quase pronto (pra aprovarem, modificarem ou acrescentarem algo). Mas em relação a organização é teste! Eu já testei várias coisas, tenho o trello, já fiz formatos diferentes com cliente... o jeito é ver o que funciona melhor, mais fácil de ser localizado. Primeiro, obrigada por ler tudo - Concordo com a questão do valor. Principalmente com clientes novos, barganhar o preço pode passar uma impressão errada. - Nossa o contrato. SIM! Valeu por lembrar. - Eu imaginava que essa parte de primal branding e etc fazia parte. Interessante. Talvez é necessário já ter um preço estipulado para esses serviços e ser algo agregado no valor final caso a pessoa se interesse ou tenha necessidade. Bom que na primeira reunião já da pra saber se ela possui ou não. - Organização já tenho percebido que é teste mesmo. O que funciona para um talvez não funcione para o outro. Muito obrigada pela troca thati
Carol Rocha Postado 16 de Julho de 2022 Autor Postado 16 de Julho de 2022 6 horas atrás, Bento disse: Oi @Carol Rochatudo bem. Olha você esta fazendo o curso certo para esclarecer esta dúvida. Qualquer coisa que algum de nós fale aqui vai ser com nase em nossas experiências, mas acredito que todos entraram aqui para aprendermos a melhor estratégia com o mestre Paulo. Então o meu conselho é esperar as aulas e vermos qual o processo que o Paulo vai nós ensinarmos que pode ser parecido com o que alguns de nós fazemos ou pode ser algo totalmente novo. Mais de qualquer forma você vai apreender com o melhor do mercado! Então vai dar tudo certo e só questão de tempo! Certeza Bento! O objetivo de ter entrado na formação foi justamente essa e certamente vai vir muito conhecimento pela frente Mas penso que se posso aproveitar a comunidade para trocar com pessoas mais experientes do que eu, também é um processo interessante. De qualquer forma, tenho a tranquilidade que todas as minhas dúvidas serão sanadas pelo Paulo
Thatiane Pellissier Postado 16 de Julho de 2022 Postado 16 de Julho de 2022 1 hora atrás, Carol Rocha disse: Primeiro, obrigada por ler tudo - Concordo com a questão do valor. Principalmente com clientes novos, barganhar o preço pode passar uma impressão errada. - Nossa o contrato. SIM! Valeu por lembrar. - Eu imaginava que essa parte de primal branding e etc fazia parte. Interessante. Talvez é necessário já ter um preço estipulado para esses serviços e ser algo agregado no valor final caso a pessoa se interesse ou tenha necessidade. Bom que na primeira reunião já da pra saber se ela possui ou não. - Organização já tenho percebido que é teste mesmo. O que funciona para um talvez não funcione para o outro. Muito obrigada pela troca thati Carol, eu quando atendo franquias, a parte do primal branding é bem mais definida do que quando pego um empreendedor que tá começando. Então é melhor mesmo conversar, entender e se fizer essa parte, colocar como valor agregado. Que bom que ajudou 1
Thatiane Pellissier Postado 16 de Julho de 2022 Postado 16 de Julho de 2022 8 horas atrás, Bento disse: Oi @Carol Rochatudo bem. Olha você esta fazendo o curso certo para esclarecer esta dúvida. Qualquer coisa que algum de nós fale aqui vai ser com nase em nossas experiências, mas acredito que todos entraram aqui para aprendermos a melhor estratégia com o mestre Paulo. Então o meu conselho é esperar as aulas e vermos qual o processo que o Paulo vai nós ensinarmos que pode ser parecido com o que alguns de nós fazemos ou pode ser algo totalmente novo. Mais de qualquer forma você vai apreender com o melhor do mercado! Então vai dar tudo certo e só questão de tempo! exato! eu mesma já fui mudando a forma de trabahar no decorrer dos anos kkkkkk 1
Bianca Xavier Postado 16 de Julho de 2022 Postado 16 de Julho de 2022 (edited) Oi @Carol Rocha tudo bem? Eu sigo bem próximo dessa linha que você falou, porém eu senti a necessidade de montar já uma apresentação fixa, com informações sobre mim e sobre os serviços que ofereço , o que eles incluem e também com valor fixo já definido, pra não ocorrer de o orçamento de um cliente ser um e de outro ser diferente e no final ter algum tipo de problema, já deixei um valor que pra mim fica viável para as possíveis necessidades dos clientes, após fechamento de contrato faço uma reunião de alinhamento e apresento a proposta, tudo dentro do que foi pré definido anteriormente na apresentação com as informações, serviços não inclusos no acordo são cobrados por fora, ou dependendo da situação da pra fazer algum acordo com o cliente, mas depende muito se é cliente já antigo sabe, não dá pra abrir exceções demais com clientes novos, infelizmente podem acabar se aproveitando e mal acostumando. Mas no geral acho que você está num caminho correto Editado 16 de Julho de 2022 por Bianca Catarina de Melo Xavier 1
Carol Rocha Postado 17 de Julho de 2022 Autor Postado 17 de Julho de 2022 On 15/07/2022 at 23:33, Bianca Xavier disse: Oi @Carol Rocha tudo bem? Eu sigo bem próximo dessa linha que você falou, porém eu senti a necessidade de montar já uma apresentação fixa, com informações sobre mim e sobre os serviços que ofereço , o que eles incluem e também com valor fixo já definido, pra não ocorrer de o orçamento de um cliente ser um e de outro ser diferente e no final ter algum tipo de problema, já deixei um valor que pra mim fica viável para as possíveis necessidades dos clientes, após fechamento de contrato faço uma reunião de alinhamento e apresento a proposta, tudo dentro do que foi pré definido anteriormente na apresentação com as informações, serviços não inclusos no acordo são cobrados por fora, ou dependendo da situação da pra fazer algum acordo com o cliente, mas depende muito se é cliente já antigo sabe, não dá pra abrir exceções demais com clientes novos, infelizmente podem acabar se aproveitando e mal acostumando. Mas no geral acho que você está num caminho correto Oi Bianca! Muito obrigada pela contribuição!! Essa parte da precificação também acho interessante já ter tudo estabelecido. Imagino que ter um preço tabelado para os serviços extras também. A ideia de apresentação fixa também me agrada, é algo que eu preciso testar na prática para ver como seria o andamento das reuniões. Da um alívio saber que estou indo por caminho certo viu? Eu sei que agora o que eu preciso é refinar e estrutrar esses processos e imagino que isso será feito durante a formação
Bianca Xavier Postado 17 de Julho de 2022 Postado 17 de Julho de 2022 8 horas atrás, Carol Rocha disse: Oi Bianca! Muito obrigada pela contribuição!! Essa parte da precificação também acho interessante já ter tudo estabelecido. Imagino que ter um preço tabelado para os serviços extras também. A ideia de apresentação fixa também me agrada, é algo que eu preciso testar na prática para ver como seria o andamento das reuniões. Da um alívio saber que estou indo por caminho certo viu? Eu sei que agora o que eu preciso é refinar e estrutrar esses processos e imagino que isso será feito durante a formação Ainda vamos aprender muito! Estamos no lugar certo
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