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Uma matriz de apenas quatro cĂ©lulas, que serve para identificar o que fazer primeiro e o que pode ser descartado, foi usada pelo general Eisenhower que planejou a estratĂ©gia aliada na Segunda Guerra, e pode ajudar vocĂȘ a passar mais tempo fazendo o que realmente importa.

Para usar o quadrante Eisenhower Ă© muito fĂĄcil. VocĂȘ escolhe um item da sua lista de tarefas e pergunta a si mesmo: É urgente? É importante? Agora vocĂȘ pode colocar a ação no quadrante correto. Abaixo estĂĄ uma explicação de cada quadrante.

4. NĂŁo Urgente e NĂŁo Importante

Exemplos: desperdiçadores de tempo (facebook, verificar e-mails o tempo todo, etc.); trabalho que nĂŁo precisa ser feito); procrastinação. VocĂȘ nĂŁo deve gastar algum tempo em atividades neste quadrante. Quando Ă© algo que nĂŁo Ă© importante? Se ele nĂŁo ajudĂĄ-lo de alguma forma para o progresso em direção a seus objetivos. Se ele nĂŁo progride vocĂȘ em direção a seus objetivos, entĂŁo por que vocĂȘ deve gastar o tempo fazendo isso? Quando nĂŁo Ă© algo urgente? Se ele nĂŁo se importa quando Ă© feito, entĂŁo nĂŁo Ă© urgente. Isso pode ser feito hoje, ou pode ser feito na prĂłxima semana ou mesmo no prĂłximo ano, nĂŁo importa. A combinação de nĂŁo urgente e nĂŁo importante Ă© o pior quadrante para gastar o seu tempo. Deve-se diminuir o tempo neste quadrante e colocĂĄ-lo em outro lugar: por exemplo em nĂŁo urgente e importante.

3. Urgente e NĂŁo Importante

Exemplos: respondendo e-mails; chamadas telefĂłnicas recebidas; e interrupção de colegas. É recomendado nĂŁo gastar tempo aqui tambĂ©m. Pois as tarefas ainda nĂŁo sĂŁo importantes e vocĂȘ ainda nĂŁo estĂĄ progredindo em direção a seus objetivos. No entanto, essas tarefas sĂŁo urgentes, pois vocĂȘ nĂŁo pode programĂĄ-las. TambĂ©m sĂŁo difĂ­ceis de ignorar, uma vez que medidas urgentes demandam atenção. Ex: um telefonema ou uma interrupção de um colega. VocĂȘ precisa encontrar uma maneira de lidar com estes problemas o mais rapidamente possĂ­vel. É uma maneira de diminuir a mudança de outras pessoas perturbando vocĂȘ. VocĂȘ pode fazer isso colocando um sinal de ocupado em sua porta. Em seguida, se passar o sinal de ocupado, vocĂȘ precisa lidar com suas interrupçÔes rapidamente. Diga na frente que vocĂȘ estĂĄ muito ocupado e peça para indicar o negĂłcio rapidamente. NĂŁo se deve apenas mandĂĄ-los embora, pois jĂĄ conseguiram incomodar. VocĂȘ pode muito bem ouvir o pedido e anotĂĄ-lo. Assim vocĂȘ sabe porque eles estĂŁo perturbando, mandĂĄ-los embora para continuar a trabalhar em coisas importantes.

2. Urgente e Importante

Exemplos: emergĂȘncias (um bebĂȘ chorando); solução de problemas; prazos. VocĂȘ tem que fazer essas açÔes. Elas sĂŁo importantes. Eles progridem em direção a seus objetivos, no entanto, uma vez que Ă© urgente, elas sĂŁo muitas vezes nĂŁo planejada e nĂŁo desejada. VocĂȘ sempre vai passar algum tempo aqui, desde emergĂȘncias sempre acontecem. Quando o fazem, vocĂȘ tem que lidar com eles. NĂŁo hĂĄ desculpas. Depois que vocĂȘ lidou com a situação, deve-se ter certeza de que isso nunca aconteça novamente, deve-se minimizar a ocorrĂȘncia ou estar pronto para quando isso acontecer novamente. Por exemplo, quando for cozinhar, certifique-se que vocĂȘ tem todos os ingredientes antes de começar, porque vocĂȘ nĂŁo quer correr para o supermercado para comprar um pouco de sal, quando se estĂĄ ao lado do fogĂŁo.

1. NĂŁo Urgente e Importante

Exemplos: construir relacionamentos de qualidade com outras pessoas; fazer o trabalho real para o progresso em direção a um objetivo maior; exercĂ­cio fĂ­sico. Este Ă© o quadrante em que vocĂȘ deve passar a maior parte de seu tempo. A maioria das pessoas, no entanto, nĂŁo faz isso e passa a maior parte de seu tempo em qualquer um dos outros quadrantes. Como essas tarefas sĂŁo importantes,elas sĂŁo muitas vezes negligenciadas em favor de assuntos mais urgentes. Se vocĂȘ gastar quase nenhum tempo aqui, entĂŁo sua primeira tarefa importante Ă© salvar algum tempo todos os dias para trabalhar nas coisas importantes. Uma coisa que vocĂȘ pode fazer Ă© a criação de sistemas para evitar tarefas urgentes. Por exemplo, faça um monte de resolução de problemas em seu projeto. Dedique um tempo para corrigir os erros de antemĂŁo para diminuir o tempo de correção apĂłs os erros.

Em resumo, a célula 4 não é importante, nem urgente. Descarte imediatamente sem maior anålise, ou guarde para avaliar no final do dia porque essa tarefa estå pendente, e como se livrar dela considerando que ela não tem importùncia.

A cĂ©lula 3 Ă© urgente, mas nĂŁo Ă© importante. Se vocĂȘ tiver recursos Ă  sua disposição, delegue imediatamente, com a missĂŁo de evitar que a mesma situação volte a ocorrer. Se vocĂȘ nĂŁo tiver recursos, adie atĂ© depois de tratar da cĂ©lula 1, e aĂ­ se encarregue vocĂȘ mesmo de eliminĂĄ-la e prevenir que ela volte.

A cĂ©lula 1 Ă© importante e Ă© urgente. Resolva jĂĄ, pessoalmente – ao menos atĂ© que a parte importante acabe. Depois, mova para a cĂ©lula 3 e trate adequadamente.

A cĂ©lula 2 Ă© importante, mas nĂŁo Ă© urgente. Com a prĂĄtica, Ă© aqui que vocĂȘ vai passar a maior parte do seu tempo. No momento, apenas defina quando cada uma das tarefas que estĂŁo nessa cĂ©lula terĂŁo que estar resolvidas, e programe a prĂłxima ação que terĂĄ que realizar em cada uma delas.

Todos esses passos são o uso mais båsico da metodologia, mas o que ela tem de mais relevante é o aperfeiçoamento ao longo de suas repetiçÔes, com o objetivo de ter cada vez mais tempo e recursos disponíveis para a célula 2. Afinal, como disse o próprio Eisenhower, o que é urgente nem sempre é importante, e o que é realmente importante raramente é urgente.

Ou seja, nĂŁo urgente e nĂŁo importante: NĂŁo faça isso, se vocĂȘ passa muito tempo aqui, pare de fazer isso e comece a passar mais tempo na zona do nĂŁo urgente e importante. Urgente e nĂŁo importante: evite estes tanto quanto possĂ­vel. Quando vocĂȘ for interrompido, resolva isso o mais rĂĄpido possĂ­vel.

Urgente e importante: Depois de concluĂ­do, passe o tempo para pensar sobre como lidar com a situação no futuro. NĂŁo Urgente e importante: embora nĂŁo seja urgente, todo o seu tempo disponĂ­vel deve ir para este quadrante. VocĂȘ pode fazer uma meta de gastar pelo menos 80% do seu tempo no quadrante nĂŁo urgente e importante. Os outros 20% serĂŁo divididos entre urgente e importante e urgente e nĂŁo importante. E sempre use o mĂ©todo de Eisenhower ao adicionar itens Ă  sua lista de afazeres. Sempre perguntando o que Ă© importante e o que Ă© urgente.

Fonte: https://qualidadeonline.wordpress.com/2014/01/13/o-metodo-eisenhower-ou-eisenhower-method/

matriz 2.jpg

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Just now, FERNANDO HENRIQUE MARASCHIN LOUZADA disse:

Essa matriz é GAME CHANGER. 
quando fica claro para a galera a diferença de IMPORTANTE x URGENTE , muda tudo ! 
Valeu pelo post, super explicativo.

Bem isso!

Gosto demais!

đŸ€‘

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