Oii, Corina! Tudo bem?
Bom questionamento ahah
Sou especialista em YouTube e ajudo empresas e criadores a conquistarem resultados orgânicos na plataforma! Um ponto bem importante de se considerar é que o YouTube não é um rede social, mas sim um mecanismo de pesquisa, como o Google.
Ou seja, cada vez mais pessoas acessam o YouTube para descobrir conteúdos novos, inspirações, entretenimento, respostas para dúvidas e tantas outras necessidades. Fazendo um processo de criação e publicação de conteúdo bem feitos, o potencial para novos negócios e criadores desenvolverem suas audiências é muito grande. Então eu super recomendaria o YouTube para a criação de conteúdo estratégico e pensando nesta reputação e autoridade a longo prazo.
Por outro lado, o formato de conteúdo em vídeo é complexo e trabalhoso! O YouTube exige consistência de publicação, uma dedicação maior (muitas vezes) que em outras redes sociais. Sinto que isso possa desmotivar alguns canais consolidados a continuarem investindo tanto sua energia!
Mas meu conselho seria trabalhar as plataformas em conjunto (YouTube + Instagram). O YouTube ajudando a consolidar a autoridade, com conteúdos mais densos e aprofundados, e o Instagram facilitando uma interação mais direta com os seguidores, estimulando o tráfego de ambos os canais de comunicação!
No meu canal do YouTube tenho mais dicas e estratégias sobre a plataforma: https://www.youtube.com/lucasamarildo