Oi, Andreas!
Eu ainda não cheguei nessa aula, mas estou quase chegando.
Por experiência própria as hashtags fazem diferença positiva nos meus resultados. Por exemplo, em uma publicação tive 4.408 contas alcançadas e 1.813 contas vieram das hashtags. Sempre tenho resultados semelhantes, pois meu nicho é de concurseiros e eles gostam de acompanhar as hashtags para verem os assuntos pautas quentes ou informações.
Eu avalio quatro pontos antes de escolhê-las:
1. Hashtags CERTAS e planejadas.
Você precisa escolher as certas e planejar qual vai utilizar e não sair escolhendo aleatoriamente só pelas características da foto da postagem. Se você sair escolhendo de forma aleatória, só pelas características da postagem, por exemplo: #blusaazul #bolo #diadasmães, você vai atrair um público que não é seu, vai "poluir" o seu público ou não ter resultados bons vindos da hashtag. É só um exemplo, mas se você vender bolo para o dia das mães, pode colocar essas hashtags, ok? hahaha.
2. Avalie a quantidade de pessoas que seguem a hashtag.
Não adianta marcar uma hashtag que só tem 10 pessoas seguindo, pois não haverá um alcance esperado. Eu só utilizo se tiver acima de 500mil seguidores na hashtag.
3. Hashtags do seu nicho.
Escolha hashtags do seu nicho, independente do que está expondo na sua postagem. Nunca coloco hashtag do "geral", por exemplo, teve o Oscar semana passada e fiz uma postagem de "Indicados ao Oscar no mundo dos concursos" mas não coloquei a hashtag #oscar. Selecionei apenas do meu nicho, pois não quero atrair público frio que não tenha nada a ver com o meu nicho, sabe?
4. Verifique se as hashtags escolhidas estão banidas do Instagram. Se estiver, não use.
Espero ter ajudado!