Marcas e Influenciadores Digitais: O que saber antes de fazer uma parceria?
Você já pensou em brilhar no mundo digital e fechar parcerias incríveis com marcas?
Ou se você representa uma marca, como fazer para encontrar e fechar boas parcerias?
Nesse post você vai entender tudo que você precisa saber para nunca mais passar apuros na hora de fechar parcerias para sua marca.
Separei 8 dicas para que você marca ou influenciador já consiga aplicar hoje mesmo nas suas negociações, essas dicas vão mudar o seu jeito de fazer parcerias e é essencial que você leia por completo, porque as dicas que eu estou te mostrando hoje são como um passo a passo, da primeira até a última, um caminho, que se for seguido, as chances de fechar uma parceria de sucesso são inegáveis.
1. O Poder do Estilo de Vida: A Conexão Entre Criadores e Marcas
A autenticidade é o segredo. Você, como criador de conteúdo, precisa viver e respirar a essência da marca que representa.
É mais do que simplesmente usar um produto; é incorporar um estilo de vida. Da mesma forma, as marcas precisam observar atentamente, entendendo profundamente o influenciador que desejam contratar.
"Quem combina com quem?"
O primeiro segredo é ser autêntico! Se você não gosta do produto ou serviço da marca- não funciona!
As marcas buscam aqueles que vivem o estilo de vida que elas representam. Então, seja você mesmo e mostre ao mundo o que faz do seu estilo de vida o match perfeito.
2. Portfólio, Mídia Kit e Organização
Influenciadores, preparem suas cartas de apresentação! Ter um kit de mídia de respeito é essencial.
Um bom mídia kit é o que você precisa para conquistar a atenção das marcas. Nele, você exibe números, alcance e sua audiência. É como mostrar o seu currículo para a marca.
Portanto, capriche!
3. Organização é a Chave
O caos não é bem-vindo no mundo das parcerias digitais.
Imagine uma campanha fluindo perfeitamente, cronogramas respeitados, e o conteúdo ganhando vida.
Um dos maiores vilões do mundo digital é uma desorganização.
E-mails perdidos, respostas demoradas e informações faltando? Isso não pode acontecer!
4. Identidade: Seja único.
"Seja você mesmo; todos os outros já existem." -Óscar Wilde.
Isso vale tanto para influenciadores quanto para marcas. Mostre o que o torna único e especial.
5. Negociação
A negociação não precisa ser um tabu! Já participei de inúmeras negociações entre influenciadores e marcas e repito, não existe um preço fixo, se você já ouviu isso por ai saiba que é um grande
mito.
Seja transparente, compartilhe suas expectativas e ouça as da marca. Quanto mais detalhes, melhor. Não tenha medo de discutir e encontrar um equilíbrio que funcione para ambos.
6. O Poder do Contrato
Lembre-se, o contrato é a "lei" deste mundo digital.
E uma dica para os influenciadores, a responsável pelo contrato sempre deve ser a marca.
Tudo deve ser claro e especificado: entregas, prazos, aprovações, tudo. Se houver descumprimento, isso pode ser considerado uma quebra de contrato.
Questões como número de entregas, prazos, aprovações, possibilidade de revisões e sinalização de publicidade devem ser explicitamente definidas. Este documento não apenas protege ambas as partes, mas também define as expectativas, evitando mal-entendido.
7. Debriefing a Métricas
Depois de negociar o contrato, é hora de deixar a criatividade trabalhar. A marca deve fornecer um briefing detalhado para orientar o conteúdo. E não esqueça das métricas - elas são seu relatório de sucesso. O mais indicado é que o envio de métricas sejam feitos após 72 horas depois da postagem.
8. Dicas Finais
Agende uma call e crie relacionamentos, não apenas contratos.
E por fim, siga as regras éticas. Nada de #publi! Use a palavra "publicidade" e cumpra o que foi acordado, mas sempre fique aberto a adicionar algo extra, com negociação, é claro.
Se você ainda tem alguma dúvida, estou disponível para te ajudar no Instagram @maluboarettoo, lá estou sempre respondendo a questionamentos sobre o mercado digital.