📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
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O Linkg building é a prática de colocar links para outros artigos relacionados ao tema de que se está falando. Nesse post mesmo, há vários links para artigos que explicam melhor cada um desses termos. Isso aumenta o tempo que o leitor fica no blog, ajuda a enriquecer o seu conhecimento e ainda contribui para aumentar a autoridade do site nos mecanismos de busca.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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O brandbook, ou manual de marca, é nada mais que uma ferramenta do processo de branding. Ela funciona como um guia com todas as orientações da estratégia da marca. Ele serve não apenas como base para os designs nas suas redes sociais, mas também como um manual completo da sua marca, com informações relacionadas ao tom de voz da marca, aplicações de logo, paleta de cores, utilizações, branding, etc. Ter um brandbook é fundamental, já que nele também terá uma descrição das diretrizes da empresa para que todas as áreas, e não só a equipe de marketing possa manter a identidade da marca de maneira verbal e visual.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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O funil de ampulheta é uma estrutura que engloba as fases de atração (marketing), as fases de conversão (vendas) e as fases de relacionamento com a marca (branding)*. A representação visual é a de dois triangulos ligados pelo topo, um em cima do outro, formando algo semelhante a uma ampulheta. É uma estratégia fundamental para quem tem produtos de recorrência ou serviços com pagamentos recorrentes, tais como o modelo SaaS (Software as a service, na tradução, Software com um serviço). Quando a empresa adota esse modelo, ela consegue atingir um outro nível de competição no mercado, pois ela pode abrir mão do CAC (Custo de Aquisição do Cliente) por causa do LT…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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🐝 Transmedia é o oposto da Crossmedia, já que a Transmedia não faz a derivação de conteúdo, propriamente, dito, ou seja, pega um conteúdo já pronto e com a mesma mensagem e coloca em outro canal, ou seja, coloca em outra rede social ou de comunicação. 🐝 A Transmedia cria um conteúdo próprio para aquela rede, como o @Paulo Cuenca diz: " Um conteúdo Nativo", com uma nova abordagem, um conteúdo com um viés e particularidades que foram pensados para aquela rede, não se restringindo apenas na adaptação a linguagem, não sendo "o mais do mesmo".
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Fair Use: É qualquer cópia de material protegido por direitos autorais feita para um propósito limitado e “transformador”, como comentar, criticar ou parodiar um trabalho protegido por direitos autorais. Ou seja, você pode usar o material de forma limitada desde que seja com o proposito de criar algo sobre o próprio material.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Resumidamente Social seller é o profissional que utiliza as redes sociais para vender. Mas a venda não é feita de forma direta, ele trabalha os níveis de consciência, marketing de conteúdo, fortalecimento de marca e sabe identificar o momento ideal para vender. Hoje esse termo não está difundido no mercado, mas acredito que rapidamente alguém utilizará isso como uma nova profissão, um novo curso, uma nova formação... Mas no final das contas é a mesma coisa, desenvolver conteúdo nas redes sociais com objetivo final de venda.
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Essa sigla significa, nessa ordem (atenção, interesse, desejo e ação) Esse modelo é baseado no comportamento humano, em como a gente toma decisões na hora de comprar. Basicamente é um funil de compras, muitas pessoas utilizam em copys, páginas de vendas e de captura
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Dentro da experiência do consumidor teremos a NPS que significa Net Promoter Score. Nada mais é do que a avaliação que esse cliente fará de você, o famoso de 0 a 10, quanto você indicaria esse serviço?
Última resposta por Wilson Affonso, -
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Definição de uma campanha ou estratégia de conteúdo por público-alvo, com definições que incluem faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de renda, etc.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Mapa da Empatia é um material utilizado para conhecer melhor o seu cliente. A partir do mapa da empatia é possível detalhar a personalidade do cliente e compreendê-la melhor. O mapa da empatia faz 6 perguntas para identificar seu público-alvo e assim conhecer seus sentimentos, dores e necessidades. Como você pode ver, ele é dividido, na parte de cima, em quatro perguntas relacionadas ao seu cliente — elas serão detalhadas mais adiante: O que pensa e sente? O que escuta? O que fala e faz? O que vê? E na parte de baixo: Quais são as dores dele? Quais são seus ganhos?
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Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão de ser”. É aquilo que te move e te diferencia dos demais. Cada um tem o seu e ajuda muito na linha editorial das redes.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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O que é Mix de Marketing ? O mix de marketing é um conjunto de elementos que tem como seu principal objetivo: gerar o desejo de compra. Como o Paulo momentou em aula, baseia-se nos 4Ps de marketing: produto, preço, praça e promoção. Ou seja, é uma percepção do todo para começar as estratégias. O mix de marketing leva em consideração uma série de coisas importantes para o negócio, sendo que cada uma delas traz ideias e objeções defendidas e exploradas por meio de planejamento estratégico. Esse é um dos pilares quando falamos sobre plano de marketing. Ao avaliar e prever as todas as ideias e objeções dos alicerces do mix de marketing, é possível…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Um serviço é considerado HIGH-TICKET quando tem um ticket igual ou acima de R$3.000. Isso serve, por exemplo, para serviços de odontologia, arquitetura, design, consultoria, mentoria etc. O serviço high-ticket é UMA DAS MELHORES de uma empresa escalar sua receita e, principalmente, lucratividade. Palavra usada na Trilha 6 que achei importante citar aqui no glossário de termos. 📚
Última resposta por Pedro Henrique Batista, -
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Breakeven é um termo que significa o ponto em que não há mais prejuízos, mas também não há lucros. Ou seja, quando a sua empresa fica no zero a zero e qualquer faturamento acima desse ponto pode ser considerado lucro. Significa o momento de equilíbrio da sua empresa, ou seja, quando custos e despesas operacionais se igualam à receita.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Esteira de Produtos, também conhecida como escada, trata-se de uma variação de produtos que podem ser vendidos para o mesmo cliente de acordo com a jornada evolutiva dele.
Última resposta por Saulo Domingues Jr, -
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CSV - Valores separados por vírgulas Em muitas plataformas na hora de exportar os dados aparecerá essa opção para baixar. Ele é um arquivo de texto com formato específico para possibilitar o salvamento dos dados em um formato estruturado de tabela. Você consegue abri-lo facilmente no excel e convertê-lo para arquivo .TXT
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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LIFE TIME VALUE : LTV é o Valor de Tempo de Vida. Significa quanto tempo um cliente vai comprar de você ao longo da vida. Faz parte da lógica do conteúdo de sucesso. Com estratégias do tipo visão de águia é mais fácil vender de novo para quem já comprou de você. Ficou claro, beselhas?
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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🎯 Hi People! Acredito essa ser uma das dúvidas que muitos tem, aliás eu quase sempre me pego confusa quanto a elas; e segue minha definição baseada nos conceitos do blog Tratore e uma print de exemplo prático, que acredito ser mais fácil ainda para visualizarmos. Vamos lá: * Impressão - é a quantidade de vezes que o seu conteúdo foi exibido, quantidade de vezes que você conseguiu uma interação com o seu público. No exemplo abaixo, tivemos 3.743 impressões (3.743 vezes que o conteúdo foi visto por X pessoas ) *Alcance - é o número de pessoas que viram seu conteúdo. Se você viu o mesmo post 3 vezes, não importa: será contabilizado como um usuário apenas. …
Última resposta por Sarah Brito, -
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É uma estratégia de marketing digital para envolve fazer uma campanha de divulgação de um produto, esta campanha gera uma grande visibilidade assim como aumenta o volume de vendas durante a data escolhida para abertura e fechamento do carrinho.
Última resposta por Daphne Takahashi, -
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Feedback Traduzindo para o português, feedback significa, opinião, retorno ou avaliação. Na comunicação entre nós, Estrategistas de Conteúdo e nossos clientes dar e receber feedback é parte do nosso dia a dia. Convenhamos que não é algo simples de ser feito. Emitir ou ouvir uma opinão é importante para o desenvolvimento do projeto que estamos envolvidos. Mas não é qualquer opinião. Não é avaliar simplesmente por querer "dá pitaco." É o compartilhamento de observações para que haja as correções necessárias, para o projeto evoluir. É um exercício diário. Às vezes, no fôlego da emoção de resolver as pendências, nossas emoções oscilam e a nossa v…
Última resposta por Jessica Silva, -
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É a percepção detalhada dos dados com análise de volume e formatos reduzidos. Extrai informações sobre hábitos e comportamentos sobre os públicos. Usado para avaliar hábitos de compra dos consumidores, por exemplo.
Última resposta por Gabi Miranda, -
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Estratégia para uma melhor experiência de compra. É a integração de todos os canais de comunicação de uma empresa (digital ou off). Por exemplo, uma loja de varejo oferece a possibilidade do cliente, a partir do app, ver quais são as lojas físicas mais próximas e o estoque disponível. Você pode separar o item pelo app e na loja física fazer um self chekout a partir de um totem, diminuindo a fila no estabelecimento.
Última resposta por Gabi Miranda, -
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Esse é um conceito utilizado para definir um dos modelos de produção de conteúdo de moda que tem como base a produção de peças e novos modelos em curto espaço de tempo. Seria uma comunicação para a moda rápida e descartável, agora em versão on-line.
Última resposta por HELISAMA, -
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Sistema ou equipamento que torna possível finalizar o pedido na loja física sem a intervenção de um atendente, ou seja, por meio do autoatendimento. Ex: Mc Donalds.
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É uma metodologia ágil que começou a ser utilizada por empresas de tecnologia, mas que pode ser implementada para projetos que precisam de várias pequenas fases de entrega, pela complexidade e tempo envolvido. Ou seja, é como se você criasse várias pequenas tarefas mais fáceis de executar, em curto período de tempo, em vez de surtar sem saber por onde começar. Você separa as peças por cor para ser mais fácil de montar o lego no final. Faz parte da gestão de projetos.
Última resposta por Gabi Miranda,