📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 0 respostas
- 593 visualizações
A expressão onlife, cunhada por Floridi, refere-se a essa nova experiência de realidade hiperconectada na qual não faz mais sentido perguntar para determinado sujeito se ele está on-line ou off-line. Os autores do documento entendem que as tecnologias da informação e comunicação não são apenas ferramentas, mas são “forças ambientais” que estão afetando de modo crescente: a) quem nós somos; b) nossas interações/como socializamos; c) nossa concepção de realidade; d) nossas interações com a realidade. Além disso, os autores estão convencidos de que os impactos das tecnologias digitais na nossa vida acontecem devido a, pelo menos, quatro grandes transformações: …
Última resposta por Fabiano Fachini, -
- 1 resposta
- 579 visualizações
O funil de ampulheta é uma estrutura que engloba as fases de atração (marketing), as fases de conversão (vendas) e as fases de relacionamento com a marca (branding)*. A representação visual é a de dois triangulos ligados pelo topo, um em cima do outro, formando algo semelhante a uma ampulheta. É uma estratégia fundamental para quem tem produtos de recorrência ou serviços com pagamentos recorrentes, tais como o modelo SaaS (Software as a service, na tradução, Software com um serviço). Quando a empresa adota esse modelo, ela consegue atingir um outro nível de competição no mercado, pois ela pode abrir mão do CAC (Custo de Aquisição do Cliente) por causa do LT…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 4 respostas
- 355 visualizações
MQL é a abreviação do termo "Marketing Qualified Leads", em português "Lead Qualificado Pelo Marketing", esse é o estágio final do lead no funil de marketing e o estágio inicial do lead no funil de vendas. Sim, existem operaçações que separam esses funis, funil de marketing e funil de vendas. Temos que olhar para mais alguns termos para entender a lógica completa dessas operações conhecidas como "Inside Sales" ou "Field Sales", termos como "Levantada de Mão", "Framework de Vendas", "Pipeline", "CRM" e muito mais. Vou explicar todas ainda no decorrer dessa semana, por isso fiquem atentos. Espero contribuir muito com a comunidade, pois eu preciso demais da contribuição…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 6 respostas
- 570 visualizações
São como sessões dentro de uma revista, tópicos dentro de um assunto mais amplo. Se você tem um perfil no Instagram, por exemplo, você fala sobre um tema maior (ex: esporte) e as editorias são os temas secundários (ex: alimentação, treino, mentalidade).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 5 respostas
- 598 visualizações
Conjunto de elementos gráficos que visam comunicar ao público a ideia, os valores, os propósitos, de uma empresa ou serviço. Um fator importante na hora de desenvolver a identidade visual é atentar bem ao que marca quer transmitir ao seu público usando (cores, fontes, logo, grafismo...) que esteja alinhado com o objetivo da marca.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 resposta
- 247 visualizações
A headline é um um título persuasivo e impactante. Ela é a primeira parte de um conteúdo, é o principal responsável por captar a atenção das pessoas ao ler textos, assistir a vídeos ou até mesmo ouvir podcasts.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 654 visualizações
👻Shadowban é uma forma do Instagram punir o usuário que viola as diretrizes da marca, ele dificulta a visualização das publicações do feed, na aba explorar e na pesquisa por hashtags. A conta que entra em Shadowban é banida temporariamente, o que reflete na distribuição e no alcance do que é compartilhado. Como saber se estou em Shadowban? Queda nas métricas dos seus posts; Se eu conteúdo não aparece nas # que você costuma usar Se não encontram facilmente seu @ na aba de busca E no próprio instagram você também consegue essa informação (Configuração> Status da Compra) O que causa o Shadowban? Compra de seguidores e curt…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 405 visualizações
Traduzido em português como valor de marca, está relacionado com a percepção geral (negativa e positiva) que consumidores possuem da marca.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 387 visualizações
Sales Qualified Leads, são aqueles leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem abordados pelo time de vendas da empresa.
Última resposta por Thonny Conrado, -
- 1 resposta
- 221 visualizações
Algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do usuário. Leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem, texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores com a fanpage).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 254 visualizações
Primeiro usado em meios de comunicação como jornais e revistas, o termo deadline também ganhou força no meio do marketing e da publicidade já há bastante tempo. Nada mais é que o prazo estipulado para entrega ou finalização de algum tipo de trabalho. Você pode estipular com o seu cliente, por exemplo, que o deadline dele pra poder entregar as fotos dos pratos do restaurante dele para a criação das publicações é daqui há 15 dias. Porém, mais do que prazo, usar o termo deadline parece que imprime um senso de urgência no processo todo. Afinal, organização é uma das palavras chaves pra poder trabalhar de uma maneira eficiente.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 390 visualizações
A expressão tem origem inglesa e significa “aja de acordo com o seu discurso” Sabe aquele ditado: "falar é fácil difícil é fazer!?". Então, WALK THE TALK é uma expressão muito usada em inglês que se refere a fazer o que prega.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 3 respostas
- 665 visualizações
Pode ser qualquer conteúdo em formato de texto, vídeo, imagem, áudio, etc criado por pessoas, por consumidores, usuários finais e não por marcas. Então as marcas costumam compartilhar o UGC em suas próprias contas de mídia social, site e outros canais de marketing. O conteúdo gerado pelo usuário também é chamado de mídia gerada pelo consumidor = Consumer-Generated Media (CGM). É uma excelente forma de gerar prova social para a sua marca.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 2 respostas
- 323 visualizações
O Behaviorismo é uma teoria da psicologia que avalia o comportamento de seres humanos , a partir de análises da observação de fatos práticos como, por exemplo, reações a estímulos. RESUMINDO. CLIENTE FAZER AQUILO QUE SE DESEJA ATRAVÉS DE ESTIMULOS. É uma psicologia mais objetiva. Os behavioristas se opõem a estudos unicamente baseados em sentimentos, emoções e pensamentos. Tem como base a valorização do que é objetivo, fundamenta-se no estudo do comportamento observável e evidente, isto é, do comportamento que os sentidos sensoriais podem perceber. Não é analisar exclusivamente a mente, mas sim os comportamentais. Assim, acredita-se ser possível prev…
Última resposta por Karine Lombardi Wanser, -
- 1 resposta
- 373 visualizações
Breakeven é um termo que significa o ponto em que não há mais prejuízos, mas também não há lucros. Ou seja, quando a sua empresa fica no zero a zero e qualquer faturamento acima desse ponto pode ser considerado lucro. Significa o momento de equilíbrio da sua empresa, ou seja, quando custos e despesas operacionais se igualam à receita.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 249 visualizações
É o conceito que aborda marketing e vendas de uma perspectiva diferente das tradicionais, focando muito mais na fidelização do usuário. Por causa disso, em vez de uma forma de funil, ela tem uma forma circular, para fortalecer a ideia de que é um ciclo que não tem fim.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
- 2 respostas
- 292 visualizações
O opt-out é a ação de saída do lead da sua lista de e-mail marketing. Podemos encarar isso como uma desautorização que o lead está fazendo a respeito da continuidade da sua comunicação com ele. Como um lead pode fazer essa ação? Nas melhores práticas de e-mail marketing poderemos conferir a necessidade de incluir um link de opt-out em todos os e-mails que você disparar. As melhores ferramentas, inclusive, obrigam a inclusão desse link para que o e-mail seja enviado.
Última resposta por Juliana Vargas, -
- 5 respostas
- 1k visualizações
Soft skills É um termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar. Também são conhecidas como people skills (habilidades com pessoas) e interpersonal skills (habilidades interpessoais). São normalmente analisadas junto com as hard skills (habilidades técnicas) na seleção e contratação de profissionais. Podemos citar alguns exemplos de soft skills: Criatividade, Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade e Inteligência Emocional. Essas 5 aparecem no topo das mais procuradas segundo o linkedin em uma pesquisa realizada no ano de 2020. Criatividade e Adaptabilidade são importantes nos dias de hoje pois v…
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 1 resposta
- 253 visualizações
Press release, ou comunicado de imprensa, é uma ferramenta utilizada para divulgar lançamentos, novidades, eventos e outros assuntos relevantes para os jornalistas e mídia em geral. Seu objetivo é despertar o interesse dos veículos de comunicação, inspirando matérias jornalísticas que ajudam a promover a empresa. Seu formato clássico é o texto, mas os releases atuais podem conter elementos como imagens, infográficos, vídeos, links e outros recursos que enriquecem seu conteúdo e ampliam as possibilidades para os jornalistas. Esse comunicado para imprensa não é voltado ao público final, e sim aos veículos como jornais, revistas, sites, blogs, canais de televisão e mídias so…
Última resposta por Mayara de Sá Chaves, -
- 0 respostas
- 217 visualizações
AMP é a sigla para Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis, em português), que são páginas de sites otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas via dispositivos móveis.
Última resposta por Luisa Salamoni , -
UI
by Gabi Miranda- 1 resposta
- 245 visualizações
UI (User Interface) é a parte que você consegue enxergar e interagir dentro de uma plataforma digital. ou seja, é a parte do layout, design. pode ser em um app, um site ou um sistema/software. é bem relacionado ao cognitivo pra saber que cores e formatos vão extrair uma reação x do usuário que estiver usando ali aquele ambiente. é a parte mais sutil que vem depois do trabalho do UX, que pensa a estrutura e organização dos elementos e da prioridade da narrativa. o UI vai ver os detalhes e pensar se o botão que o UX indicou precisa ser colorido, vai mudar de cor ao clicarem ou se vai ficar piscando. então ele pensa num nível de detalhamento de microinterações também.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 222 visualizações
Ciclo de vida do produto ou CVP pode ser definido como a maneira que o produto se comporta ao longo do tempo, em relação à sua venda. Para isso, existem definidas quatro etapas básicas do ciclo de vida do produto: a introdução, o crescimento, a maturidade e o declínio. Introdução: é o período em que o produto é inserido no mercado e dura até quando as vendas adquirem uma certa estabilidade; Crescimento: nessa etapa, o produto já tem certa estabilidade, escala e uma demanda calculável. É nesta etapa que a concorrência aparece, pois sua marca e produto começam a adquirir maior notoriedade em relação à introdução no mercado; Maturidade: o volume de vendas aind…
Última resposta por Thonny Conrado, -
- 11 respostas
- 687 visualizações
Você já ouviu falar sobre FOMO, FOBO E JOMO? Vivemos em um mundo em que exige constantes transformações,em que nos cobram, inovação e criatividade, além da ideia de que estejamos sempre atualizados e cheios de informações por todos os lados. Diante desta realidade, somos pressionados a estarmos conectados, isso se agrava também pela facilidade proporcionada pelos dispositivos móveis. Com isso, alguns termos surgiram para definir esses fenômenos comportamentais como FOMO, FOBO E JOMO, do qual iremos nos aprofundar logo abaixo. ● Você sabe o que significa FOMO? FOMO, sigla que vem da expressão em inglês “fear of missing out”, que traduzida para o port…
Última resposta por A Lilly Fraga CO., -
- 1 resposta
- 247 visualizações
Em diversos sites de busca, como o Google, é reservado um local para anúncios, feitos na forma de link. Geralmente ficam no topo da página e são chamados de "links patrocinados" porque é necessário pagar para ter o benefício aparecer logo "de cara". Geralmente abaixo deles vem os demais links (orgânicos).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 426 visualizações
Primal Branding é a estrutura (framework) da narrativa estratégica da marca que contribui para a autenticidade da comunidade que você constrói ao redor dela. Existem 7 elementos que criam e sustentam essa comunidade: 1- História de criação (de onde você veio?) 2- Crenças (valores, propósito, no que você acredita?) 3- Ícones (concentrações rápidas de significado, envolvem os 5 sentidos) 4- Rituais (engajamentos positivos repetidos com a sua comunidade) 5- Linguagem (palavras específicas que identificam os que pertencem a comunidade) 6- Descrentes (aqueles que precisam ser convertidos) 7- Líder (ele recria o mundo através de seu ponto de vista) …
Última resposta por Flávia Falarini,