📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 2 respostas
- 745 visualizações
Quando você ouvir a palavra funil, o papo pode ser sobre funil de vendas ou sobre funil de conteúdo. O funil é uma forma de entender o caminho feito pelos seus potenciais clientes (também chamados de leads) e em qual etapa da jornada de compra (para o funil de vendas) ou da jornada de conhecimento (para o funil de conteúdo) eles estão, antes de realmente se tornarem clientes. Existem três etapas do funil: topo, meio e fundo. Pense na imagem gráfica de um funil, fica simples enxergar que o topo é a boca maior e o fundo, a saída menor. Para cada uma das etapas do funil, há tipos de conteúdo, linguagem e formatos que são, estrategicamente, mais ou menos adeq…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 744 visualizações
Termo usado pelo Cuenca no vídeo de boas-vindas. Lean Production é basicamente uma filosofia de começar com os recursos mínimos viáveis. O termo ganhou escala depois do livro Startup Enxuta do Eric Ries, mas foi desenvolvido pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno, durante o período de reconstrução do Japão pós-Segunda Guerra Mundial.
Última resposta por Fabiana Lolis, -
- 0 respostas
- 736 visualizações
A expressão onlife, cunhada por Floridi, refere-se a essa nova experiência de realidade hiperconectada na qual não faz mais sentido perguntar para determinado sujeito se ele está on-line ou off-line. Os autores do documento entendem que as tecnologias da informação e comunicação não são apenas ferramentas, mas são “forças ambientais” que estão afetando de modo crescente: a) quem nós somos; b) nossas interações/como socializamos; c) nossa concepção de realidade; d) nossas interações com a realidade. Além disso, os autores estão convencidos de que os impactos das tecnologias digitais na nossa vida acontecem devido a, pelo menos, quatro grandes transformações: …
Última resposta por Fabiano Fachini, -
- 0 respostas
- 734 visualizações
Happy Click Quando um anúncio é exibido na primeira colocação na página de resultado de buscas, ele tende a receber uma taxa de cliques muito alta. A maioria desses cliques vem de usuários que sequer leram o anúncio, mas clicaram no primeiro resultado exibido. Fonte: Raccoon
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 3 respostas
- 731 visualizações
Freebies podem ser traduzidos como BRINDES. Dentro do contexto digital, representam os produtos gratuitos disponibilizados. Normalmente, templates, modelos, canvas, artigos de impressão...
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 724 visualizações
Tecnicamente, review é uma análise crítica de projeto, processo, contrato, requisito ou qualquer outro elemento que possa ser alvo de uma avaliação técnica. O conceito, que no mercado historicamente é fruto de um estudo cuidadoso, ganhou popularidade na internet a partir do momento em que especialistas e semiespecialistas passaram a publicar análises críticas em sites, blogs e redes sociais. Em content marketing, esse conceito tem importância porque audiências ― ora grandes, ora pequenas ― têm acesso a uma opinião isenta e qualificada, que podem pesar contra um produto ou a favor dele.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 721 visualizações
O debranding entende que a forma atual de fazer branding, que tem como grande intuito construir e elevar a imagem de uma marca, não poderá ser aplicada com a mesma ênfase no futuro. Isso porque as mudanças de comportamento do consumidor, que acontecem cada vez mais rápido, vão levá-lo a um novo padrão. A partir disso, será necessário que a marca crie estratégias para se desconstruir. E como isso será feito? Por meio de ações mais sutis, que não representem um marketing tão agressivo. O debranding também trabalha com o conceito de que o valor agregado à marca, o que justifica uma precificação acima da concorrência, não terá tanto espaço em um futuro breve. Dessa forma, as …
Última resposta por Jessica Silva, -
-
- 1 follower
- 8 respostas
- 720 visualizações
Assistindo as lives e aulas do Paulo, vejo que não conheço quase nada dessa linguagem tecnica. Existe algum link com esse "dicionarios" para eu ir me familiarizando? Queria me preparando antes do curso iniciar. Agradeço desde já
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
-
- 2 respostas
- 715 visualizações
Traduzido em português como valor de marca, está relacionado com a percepção geral (negativa e positiva) que consumidores possuem da marca.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 714 visualizações
Um serviço é considerado HIGH-TICKET quando tem um ticket igual ou acima de R$3.000. Isso serve, por exemplo, para serviços de odontologia, arquitetura, design, consultoria, mentoria etc. O serviço high-ticket é UMA DAS MELHORES de uma empresa escalar sua receita e, principalmente, lucratividade. Palavra usada na Trilha 6 que achei importante citar aqui no glossário de termos. 📚
Última resposta por Pedro Henrique Batista, -
- 0 respostas
- 713 visualizações
É uma metodologia ágil que começou a ser utilizada por empresas de tecnologia, mas que pode ser implementada para projetos que precisam de várias pequenas fases de entrega, pela complexidade e tempo envolvido. Ou seja, é como se você criasse várias pequenas tarefas mais fáceis de executar, em curto período de tempo, em vez de surtar sem saber por onde começar. Você separa as peças por cor para ser mais fácil de montar o lego no final. Faz parte da gestão de projetos.
Última resposta por Gabi Miranda, -
CTA
by Paulo Cuenca-
- 2 respostas
- 713 visualizações
Em inglês, call to action, que significa “chamada para ação”. Basicamente, são as instruções que você passa ao público por meio de uma legenda, um vídeo ou qualquer outro formato, que tenham como intuito estimular a ação da pessoa. Em exemplos práticos: “comente aqui”, “salva esse carrossel”, “vote na enquete”, “arraste para cima”... É interessante usar o imperativo para mostrar clareza no CTA. Tradução: eu quero que você faça isso aqui, ó.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
-
- 1 follower
- 9 respostas
- 708 visualizações
Já ouviu falar em fazer do limão uma limonada?🍈🍈 Então,isso que é derivação de conteúdo. Derivação de conteúdo= derivar um conteúdo por meio de outro. Exemplo: Transformar uma live em: Reels Carrossel( abordando um tema já trabalhando dentro da live) Retirar um novo tema dentro de um carrossel já produzido e produzir outro falando mais profundamente de tema ou seja,produzir conteúdo de outra já pronto😉
Última resposta por Santiago Noli, -
- 0 respostas
- 704 visualizações
É quando vira a chave para uma idéia ou conseguir encontrar a solução de um problema ou situação complicada.
Última resposta por Breno Barcelos Design, -
Peça feita de forma rápida, seja no papel ou digital para visualização e interpretação de um projeto ou arte. Mas quando você vai apresentar um layout para um cliente ele deve ser simular o melhor possível o produto final.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 692 visualizações
Já tinha escutado uma, no máximo duas vezes, e na segunda aula da FEC: O poder da história, das religiões às blogueiras. Lastro: O que serve de base; fundamento: lastro cultural. Sinônimos de Lastro Lastro é sinônimo de: alicerce, assento, base, estiva, fundamento "Não existe lastro numa realidade imaterial" Cuenca. Paulo E você, Beselha da turma 6, já sabia o que era lastro? Nutricionista Aline também é cultura. 😉
Última resposta por Aline de Lacerda Rodrigues, -
- 1 resposta
- 682 visualizações
Traduzido diretamente do inglês: investidor. Refere-se às partes interessadas num projeto que ajudam a delinear o caminho a percorrer e a sua execução. Está relacionado ao conhecimento interno sobre a empresa (incluindo os seus desafios, dores ou diferencial), além do conhecimento do seu público e do seu produto. Existem dois tipos de stakeholders - os diretos e os indiretos. Os stakeholders diretos apresentam metas, objetivos, orçamentos e tudo o que se refere às informações mais técnicas e objetivo macro que se pretende alcançar com o projeto. São pessoas ligadas ao gerenciamento, são responsáveis por datas-limite, metas a serem alcançadas e orçamento disponí…
Última resposta por Silvia Arrochinho, -
- 0 respostas
- 678 visualizações
Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, etc.
Última resposta por Victor Barros, -
- 6 respostas
- 678 visualizações
O que você faria se eu te dissesse que um cara estudou a sociedade e descobriu alguns padrões de comportamento universais? Esse termo é muito usado na psicologia, e foi criado por Carl Jung, psiquiatra. Acontece que a galera da publicidade e do marketing começou a usar desse conceito para desenvolver a personalidade das marcas, algo muito importante para gerar identificação com o público. Então, os arquétipos servem (na nossa área) para identificar padrões de comportamentos que nós queremos inserir nas nossas marcas. Temos 12 principais arquétipos, mas eu vou falar sobre eles no próximo tópico 😉 Fica atento para você identificar os qu…
Última resposta por Emily Souza, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 677 visualizações
Não confunda com copywrite. Copyright é direito autoral sobre o conteúdo.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 3 respostas
- 677 visualizações
Serve para você aumentar suas vendas, porém ele está presente somente em algumas plataformas. Ele consegue aumentar o ticket médio do seu negócio, fidelizar clientes e aumentar a saída de diversos produtos. Com ele existe a possibilidade de ofertar mais produtos ao seu cliente na hora de finalizar a venda. Ex.: quando adquirirmos u curso, na hora de finalizar aparece outros produtos, tipo e-book, demais cursos, basicamente é isso.
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 0 respostas
- 677 visualizações
Co-marketing se refere à cooperação entre duas empresas com interesses comuns. Geralmente, ambas possuem uma audiência similar, mas não são concorrentes diretos. Os produtos ou serviços das companhias pode ser similar ou complementares e os resultados dessa parceria é partilhado entre os dois lados.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 resposta
- 672 visualizações
Esteira de Produtos, também conhecida como escada, trata-se de uma variação de produtos que podem ser vendidos para o mesmo cliente de acordo com a jornada evolutiva dele.
Última resposta por Saulo Domingues Jr, -
- 0 respostas
- 671 visualizações
Consiste em link/endereços inseridos de forma estratégica ou orgânica que direcionam o usuário para uma página de destino.
Última resposta por Leticia Beatriz Alves, -
- 2 respostas
- 671 visualizações
LP ou landing page é como chamamos uma página de vendas ou uma página de captura de lead. A tradução literal seria "página de aterrisagem" e poderia ser qualquer página pra qual você manda o seu público, mas no marketing digital, usamos esse termo pra chamar as páginas que tem um único objetivo = conversão (deixar uma forma de contato, entrar em contato, comprar, etc). Ou seja, nessa página, o público só vai ter a opção de tomar uma única ação, que é a conversão que você escolheu. Já em sites normais, vão existir várias páginas, com várias possibilidades de ação pro usuário.
Última resposta por Nayalle OPOP,

[Padrão] Como postar no Glossário de Termos
.png.f18c8dd71da20cebecb00c7b9aeba8b0.png)