📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
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Slogan é uma frase de efeito utilizada para definir o posicionamento de uma marca e contribuir com a sua identificação. Geralmente, um slogan tem poucas palavras – o que facilita para que os consumidores associem a expressão à sua empresa rapidamente. Diferença de Slogan e Tag Line A tagline parte dos mesmos princípios do slogan: frase curta, impactante e de fácil memorização. Eles se diferenciam a partir do momento em que a tagline se propõe a representar não apenas um produto, serviço ou campanha, mas toda a alma do negócio.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Cross-selling = venda cruzada. A venda cruzada é uma técnica de vendas que envolve a venda de um produto ou serviço adicional a um cliente existente. Na prática, as empresas definem a venda cruzada de muitas maneiras diferentes. Exemplo citado na aula "Tudo é Marketing '' é contextualizado pelo @Paulo Cuencacom o exemplo das parcerias com os 10 restaurantes e a floricultura Dona flor da Rebequinha, onde ela personalizou os arranjos florais de acordo com as características de cada restaurante em troca de divulgação para os clientes. Cada cliente que apresentava o cupom recebido no restaurante, ganhava cerca de 25 % de desconto a cada compra na Dona Flor.
Última resposta por Lollo Marques, -
SEGURA A MARIMBA AÍ! E aí, o óbvio precisa ser dito e estamos ouvindo muito o "Segura a Marimba" do Paulo, e pra quem não sabe significa é "Segura a emoção". Quis trazer esse termo porque está definindo toda aula, todo insight até o momento... partiu segurar a emoção e dar um passo de cada vez antes de alçar voo 🐝
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
Paulo citou essa ferramenta na aula 1.3 Marketing de Conteúdo e fiquei na dúvida, pesquisei aqui "BITLY" e não encontrei, sei que não é momento de olhar profundamente para isso, mas gosto de ter uma noção do que é... segue então uma definição que compreendi e se alguém tiver algo mais a acrescentar fique a vontade. Bitly é conhecido principalmente por ser um encurtador de links de URL popular, mas isso não é tudo. Além de processar bilhões de cliques de links da web todos os meses, o Bitly também é uma poderosa ferramenta de marketing on-line usada para rastrear cliques, ver referências de sites e ter uma ideia de quais localizações geográficas são provenientes da ma…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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É um processo de criação que envolve pessoas de fora no processo de idealização e desenvolvimento de um projeto. A maioria das empresas mantém novos produtos e processos estritamente internos; alguns até trabalham duro para mantê-los em segredo. Mas a cocriação permite que as empresas colaborem fora do negócio para reunir novas ideias e romper com seu próprio status quo. Elas reconhecem que não têm todas as respostas internamente e tornam mais fácil para outros trazerem as respostas para elas. Ou seja, a cocriação vai além: ela representa uma ruptura no modo tradicional da customização de pensar e trabalhar a geração de valor. Na prática, a cocriação pode i…
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
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Na teoria de Kotler, os consumidores passam por 5 estágios, conhecidos como os 5 As, baseados no comportamento do público no ambiente virtual. Os 5 As são: assimilação, atração, arguição, ação e apologia. No A de assimilação o consumidor toma conhecimento da marca anunciante e do seu produto ou serviço. Na fase de atração o cliente se sente atraído e deseja obter mais informações. Já a arguição é quando o cliente começa a pesquisar ou perguntar a conhecidos sobre a marca, produto ou serviço que ele se sentiu atraído. No A de ação o cliente está decidido a efetivar a compra. Por fim, na fase de apologia, ocorre a fidelização do cliente, na qual, além de recomprar, irá reco…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Da série sobre oq estou aprendendo na facul, vem ai DATA DRIVEN ou DATA DRIVEN DECISION!! Com nome autoexplicativo DECISÃO TOMADA EM DADOS, creio que isso entra muito no que estamos estudando aqui, ninguém tira uma informação do nd, é preciso estudar e analisar as métricas ou então os dados haha, através de cálculos e estimativas estatísticas visando a gestão de marketing da empresa. O objetivo aq é apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas da estatística aplicada a análise de dados para o monitoramento e a tomada de decisão em Marketing e demais áreas do conhecimento. Relacionar a análise de dados estatísticos mostrando o quanto ela pod…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Pink Money - ou Dinheiro Rosa - é uma expressão criada para caracterizar ações ou comercialização de produtos para o público LGBTQIAPN+, por empresas que não necessariamente são simpatizantes da comunidade e/ou aliadas às suas causas, sendo apenas oportunistas. O público LGBTQIAPN+ tem alto poder aquisitivo e algumas empresas, marcas, influenciadores e afins, se aproveitam de datas importantes (como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, por exemplo) para faturar um extra!
Última resposta por Lorena - A Tela Que Habito, -
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Também conhecido como presidente do executivo ou diretor geral, é um dos cargos mais altos de uma empresa. Acima dele, somente o dono ou presidente da companhia.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Particularidade, qualidade ou estado do que é técnico: a tecnicidade do ensino particular. Significado mais especializado dentro de uma área específica: ele escreve usando tecnicidades de Marketing que desconheço.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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O que é Mix de Marketing ? O mix de marketing é um conjunto de elementos que tem como seu principal objetivo: gerar o desejo de compra. Como o Paulo momentou em aula, baseia-se nos 4Ps de marketing: produto, preço, praça e promoção. Ou seja, é uma percepção do todo para começar as estratégias. O mix de marketing leva em consideração uma série de coisas importantes para o negócio, sendo que cada uma delas traz ideias e objeções defendidas e exploradas por meio de planejamento estratégico. Esse é um dos pilares quando falamos sobre plano de marketing. Ao avaliar e prever as todas as ideias e objeções dos alicerces do mix de marketing, é possível…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Olá estou compartilhando um pouco do trabalho que tive da faculdade aq para vcs, espero ajudar 🙃 Definição: Customer Success (ou CS), ou Sucesso do Cliente, é uma estratégia de retenção de clientes que utiliza um conjunto de boas práticas para ajudar os clientes a alcançar o sucesso a partir do uso de um produto ou serviço. Analisando a performance da sua carteira, criando um plano de ação para cada cliente, executando esse plano de ação através de emails, ligações e treinamentos com o time do cliente com o objetivo de aumentar a retenção. Objetivos: Identificar proativamente possíveis churns: ou seja, clientes que não obtiveram sucesso,…
Última resposta por Samuel Gonçalves, -
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Olá estou compartilhando um pouco do trabalho que tive da faculdade aq para vcs, espero ajudar 🙃 Definição: Também pode ser chamada de A Web Inteligent, a Web 3.0 ou W3 ou World Wide Web 3.0, é um termo que ainda não tem uma definição oficial, mas se refere à próxima fase da internet. Construída sobre o conceito de uma arquitetura descentralizada, ela pretende devolver o controle dos dados aos usuários em vez de concentrá-lo na mão de grandes plataformas de tecnologia, como Apple, Facebook (Meta), Google e Microsoft. Objetivos: Descentralização: independência de bancos, órgãos governamentais, fronteiras Democráficas ou tecnologias de empresas …
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
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Apesar de ser muito creditado à Kotler, o termo surgiu em 1960 no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” de Jerome McCarthy. Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, foi o responsável por popularizar o termo. Em 1967, no seu livro “Marketing Management”, ele citou McCarthy como a principal classificação do Composto de Marketing. Os 4 P’s são: Preço Produto Praça Promoção
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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DNVB (Digitally Native Vertical Brand) = MARCAS QUE SÃO DIGITALMENTE NATIVAS. Possuem negócios com estrutura vertical. Controlam todo o processo e toda experiência: da fabricação do produto, venda, até o atendimento. Usam pesquisas e desafios para engajar a base de clientes e lançar algo novo. Da aula 1.2 sobre os 4 C's do Marketing.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Unboxing é a experiência ao desembalar um produto.
Última resposta por Maria Fernanda Gennari Mazzarolo Nahum, -
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Hoje me deparei com o termo "pivotar" numa publicação do @rkiso , referindo-se a pivotar o planejamento de conteúdo. O termo é derivado do inglês to pivot("mudar" ou "girar") e designa uma mudança radical no rumo do negócio ou, no nosso caso, da estratégia de conteúdo.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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O surgimento da teoria de Maslow A famosa teoria das necessidades humanas foi desenvolvida e apresentada pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow, uma das mais marcantes autoridades da chamada Psicologia Humanista, área dedicada ao estudo do comportamento humano e das forças que o influenciam. As primeiras observações de Maslow foram feitas com macacos. O psicólogo percebeu que estes animais alteravam radicalmente o seu comportamento de acordo com determinadas necessidades fisiológicas. Aqueles que não recebiam comida, por exemplo, eram muito mais agressivos, mas se tornavam dóceis logo após saciarem sua fome. Seus estudos também englobaram pesquisas s…
Última resposta por Paola Scolletta Tagashira, -
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Derivada da GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigor para todos os países da União Europeia em maio de 2018, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada em 2018 e veio para ficar no Brasil em 2020. Apesar de ter ocorrido em 2020, 2022 será um ano de adaptação para a grande maioria dos profissionais, pois do ponto de vista tecnológico há uma série de novas preocupações que podem colocar em risco as suas estratégias de digital.
Última resposta por ITALA RAYSSA DE SOUZA RODRIGUES MACHADO , -
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O termo blockchain faz referência a um banco de dados digital distribuído. De modo mais genérico, poderíamos dizer que é um “livro de razão digital” que utiliza algoritmos de software para registrar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato. O registro desses eventos é compartilhado entre várias partes, e as informações, uma vez inseridas, não podem ser alteradas. Por causa disso, a tecnologia é essencial e tem um grande potencial para inaugurar uma era de comércio digital autônomo e mais seguro.
Última resposta por ITALA RAYSSA DE SOUZA RODRIGUES MACHADO , -
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Awareness significa a qualidade do que está ciente, atento, advertido. É uma expressão em inglês, derivada de aware, que significa ter conhecimento, percepção ou saber de algo. Awareness é a qualidade de estar vigilante, estar percebendo tudo que está acontecendo em sua volta. Awareness é também muito utilizado na área do marketing, como uma estratégia para medir a percepção do consumidor, e saber quais são as marcas preferidas dele e quais ele mais percebe no mercado.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Naming é o processo dado à escolha do nome de sua marca e é um dos mais importantes quando vamos criar nosso negócio. É uma etapa que deve funcionar a longo prazo, pois não é viável ficar trocando o nome de sua marca continuamente.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Projeto em desenvolvimento com o mínimo de recursos aplicados, de modo que seja possível ser testado. O objetivo é entregar mais valor e ver se há adesão no mercado ou qual o tipo de resposta que se obtém. Facilita futuros testes e a definição de prioridades no processo de execução. Reduz o custo de desenvolvimento e potencializa resultados. Permite avançar para a venda e, ainda, por vezes, fazer uma fidelização de leads e clientes.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Feedback Traduzindo para o português, feedback significa, opinião, retorno ou avaliação. Na comunicação entre nós, Estrategistas de Conteúdo e nossos clientes dar e receber feedback é parte do nosso dia a dia. Convenhamos que não é algo simples de ser feito. Emitir ou ouvir uma opinão é importante para o desenvolvimento do projeto que estamos envolvidos. Mas não é qualquer opinião. Não é avaliar simplesmente por querer "dá pitaco." É o compartilhamento de observações para que haja as correções necessárias, para o projeto evoluir. É um exercício diário. Às vezes, no fôlego da emoção de resolver as pendências, nossas emoções oscilam e a nossa v…
Última resposta por Jessica Silva, -
FEC
by Maiara Mamus- 0 respostas
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Acrônimo: Formação Estratégia de Conteúdo
Última resposta por Maiara Mamus,