📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
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O método Sirius é aplicado para a criação de conteúdos para prender a atenção do público alvo, nela está envolvido desde postagens dos conteúdos até chegar na visibilidade e seguidores em um negócio online. Esse método é focado em 4 pilares: Clareza, Simplicidade, o negócio e Energia. Dentro da proposta há uma aplicação do PNL com a Programação mental do ser humano até o monitoramento do controle de qualidade Esse método foi desenvolvido e patenteado por Bruno Ávila que é publicitário e empreendedor digital
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Produto 4D, ou produto quadridimensional (do inglês, forth-dimensional product) é um produto físico como uma entidade semelhante à vida, capaz de mudar a forma e as propriedades físicas de forma autônoma ao longo do tempo. É um campo em evolução da prática de design de produto e pesquisa ligada a conceitos semelhantes em escala material (matéria programável e impressão em quatro dimensões). No entanto, normalmente utiliza sensores e atuadores para responder às condições ambientais e humanas, modificando a forma, cor, caráter e outras propriedades físicas do produto. Desta forma, os produtos 4D compartilham semelhanças com a arquitetura responsiva, na escala mais…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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A Geração Z (Gen Z ou Pós Millennials), por sua vez, abrange os nascidos entre meados dos anos 90 até 2010. A Gen Z é conhecida como nativa digital, a primeira geração que cresceu com celulares, acessando à internet, compartilhando arquivos e assim por diante (desde desenvolvem sua coordenação motora).
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A Geração Y (também conhecida como Millennials ou Geração do Milênio) é um conceito sociológico para denominar aqueles que nasceram no início dos anos 80 até meados dos anos 90. Foi a primeira geração que nasceu em meio aos desenvolvimentos tecnológicos e tiveram acesso às tecnologias, mesmo que de forma incipiente.
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso , -
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O termo nativo digital foi utilizado pela primeira vez por Marc Prensky para definir aqueles que nasceram e cresceram inseridos emuma cultura digital e que, por isso, teriam habilidades diferenciadas, como processar múltiplas vias de informação e usar intuitivamente as ferramentas tecnológicas.
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Fluxo contínuo, fluxo de média, fluxo de mídia ou transmissão contínua, é uma forma de distribuição digital, em oposição à descarga de dados. A difusão de dados, geralmente em uma rede através de pacotes, é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. Como exemplos temos a Netflix, Spotify, Prime Video, Disney Plus, HBO Max
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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PME é a sigla para designar as Pequenas e Médias Empresas. Geralmente utilizada para classificar o porte de empreendimentos, de acordo com dois fatores: rendimento anual e o número de empregados que trabalham nela.
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São marcas que transcendem a relação tradicional de empresa/cliente Por que? Por que elas se importam profundamente com seus públicos e têm propósitos muito bem definidos, trabalhando seus valores em cada contato, em cada relação com seus consumidores 5 Atributos das Love Brands (para construir marcas inesquecíveis) Experiência - Procurar fazer da jornada do consumidor em todos os pontos de contato com ela uma experiência fantástica, cuidando de todos os detalhes. Emoção - Ao mesmo tempo, tem que ser leve, divertida e fazer as pessoas felizes. Engajamento - O consumidor tem confiança e lealdade nela. Passa a defender a marca a qualquer custo. …
Última resposta por Tássion, -
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Expressão que significa fazer alguma supresa ou antecipar alguma coisa que vai acontecer deixando pistas. Você pode usar "Easter Eggs" em filmes, deixando implícito referências, ou usar como uma antecipação de um evento, dando pistas do que está por vir.
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Nômades digitais são pessoas que trabalham online e que, portanto, não precisam estar fisicamente em um escritório para desempenhar suas funções. Isso permite que elas trabalhem de onde quiserem, eliminando, até mesmo, a necessidade de uma residência fixa.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Pantone LLC é uma empresa sediada em Carlstadt, estado de Nova Jérsei, Estados Unidos. É mundialmente conhecida por seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica. A Pantone foi fundada em 1962 por Lawrence Herbert, que foi diretor da companhia.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Marketing Verde ou Green Marketing é o processo de promoção de produtos ou serviços que são comprometidos com os benefícios ambientais. Esses produtos e/ou serviços podem ser ecologicamente corretos por si próprios ou produzidos de modo a beneficiar a manutenção do meio ambiente. O marketing verde é interesse das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade social. A cada dia, mais organizações estão se esforçando para implementar práticas de negócios sustentáveis. Assim, elas reconhecem que seus produtos podem ser mais atraentes se forem produzidos de forma sustentável ou gerarem algum benefício socioambiental para a comunidade. …
Última resposta por Marina Serpa Braga, -
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O código de rastreamento (tracker) é o coração do sistema, e permite que você registre o comportamento de visitantes, leads e clientes dentro do seu website ou app através do envio de eventos para o Pipz. Isso significa que, depois que o tracker é instalado nas páginas do seu produto ou site, ele passa a capturar eventos personalizados, visitas a páginas e identificação de contatos, e os envia para nosso sistema. Depois de capturados e enviados, estes eventos são exibidos no menu Events, podendo então ser usados para dar início a fluxos de automação na forma de gatilhos (triggers), ou mensurar a atividade de usuários dentro do seu app.
Última resposta por ITALA RAYSSA DE SOUZA RODRIGUES MACHADO , -
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Bing é uma ferramenta engenhosa de mecanismo de pesquisa de propriedade da Microsoft. Exibe resultados precisos com base na consulta de pesquisa do usuário. Ele estabelece alguns serviços de pesquisa. Entre eles, estão os resultados da web, imagem, vídeo e mapa. O Bing é muito conhecido por seu recurso de listagens. Pode dar-lhe resultados abrangentes sobre todos os restaurantes em torno de seu bloco.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Tecnicamente, review é uma análise crítica de projeto, processo, contrato, requisito ou qualquer outro elemento que possa ser alvo de uma avaliação técnica. O conceito, que no mercado historicamente é fruto de um estudo cuidadoso, ganhou popularidade na internet a partir do momento em que especialistas e semiespecialistas passaram a publicar análises críticas em sites, blogs e redes sociais. Em content marketing, esse conceito tem importância porque audiências ― ora grandes, ora pequenas ― têm acesso a uma opinião isenta e qualificada, que podem pesar contra um produto ou a favor dele.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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No contexto do marketing digital, captação é a fase que tem como objetivo principal gerar cadastros de leads. Seja de forma orgânica ou com campanhas de tráfego pago, geralmente se oferece algo em troca do e-mail de contato da pessoa. Esse algo precisa ser atraente a ponto de o público querer fazer o cadastro. O mais comum é ser uma isca digital ou um convite para evento. A captação pode ser para eventos de lançamento ou eventos cotidianos. Por exemplo: posso captar leads para assistirem a aulas semanais. A pessoa se cadastra para ser avisada quando sair um conteúdo que é de interesse dela. Ou posso captar leads para participarem do evento de lançamento de um pr…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Ao pé da letra: adotante precoce. Aquela pessoa que não pode ver uma novidade que já quer testar. Lançaram uma rede social nova? O early adopter vai logo se cadastrar para ver como funciona e começar a usar... Quem se lembra da febre do ClubHouse, a rede social de áudios? Enquanto muita gente sequer quis baixar o app, os early adopters criaram perfis e marcaram presença - mesmo que para deixar de usar depois. Early adopters são, portanto, usuários mais abertos à experimentação de novidades. Essas pessoas possuem mais disposição para testarem e adquirirem novas tecnologias e soluções, mesmo que ainda não tenham sido testadas anteriormente por outras pessoas.
Última resposta por Paula Zagotta, -
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O escritor fantasma, como também é chamado, é um profissional pago para escrever textos oficialmente assinados por outras pessoas.
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Hoje, montando o meu site, me encontro em uma encruzilhada que me levou a pesquisar temas e estudar sobre o assunto e compartilho aqui, porque, de repente, pode ser a sua dúvida também. O conjunto de consumidores de um certo produto ou empresa é o que chamamos de clientela; já o grupo que generaliza as características deste conjunto é denominado público-alvo. Com isso, este público representa a parcela da população para quem o empresário deve destinar a maior parte de seus esforços, com produtos, propagandas e meios de divulgação, visto que é dentro deste grupo que se encontram os consumidores com maior potencial de se tornarem clientes. De maneira geral, o púb…
Última resposta por Valeria Francabandiera , -
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É um grupo de pessoas que compartilham de um mesmo evento ou característica em um determinado período. Por exemplo: adultos que praticaram esportes entre os 30 e 40 anos. Podem ajudar os profissionais de marketing a entender diferentes grupos de clientes e leads. RESUMINDO: COHORT é o tipo de público que tem os mesmos hábitos.
Última resposta por Antonio Maia do Nascimento, -
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Criar a playlist para a minha marca fez-me lembrar do conceito de marketing sensorial, mais um termo utilizado dentro do marketing para descrever uma forma de cativar e atrair clientes, neste caso, através dos sentidos. O objetivo no uso desta estratégia é estimular os sentidos dos clientes, da mesma forma que o Paulo deu o exemplo da Florista, onde tinhamos música, aromas, cores específicas e todo um ambiente criado para cativar o cliente através dos sentido, é sobre isso que o Marketing sensorial trata. O marketing sensorial passa pela construção da personalidade sensorial da marca através de: - Aromas - Olfato - Cores, Formas - Visão - Músicas …
Última resposta por Inês Viana, -
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Pelo nome pode parecer que estamos a dar um nome diferente ao mood board, mas na verdade um vision board é um conceito diferente. Vision board significa um quadro de visão, e tem como objetivo inspirar-nos na visão da nossa vida. Feito através de imagens inspiracionais/reais daquilo que queremos alcançar ao longo da nossa vida e que nos vai ajudar na direção da mesma. É quase como colocar os sonhos num quadro de ideias! Para criar um vision board apenas temos que pensar sobre aquilo que queremos alcançar, pode ser um carro, uma determinada casa, um relacionamento, podemos também pensar nos sentimentos e emoções que queremos sentir na nossa vida futura e depois …
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Ecobranding é um termo relativamente novo e ainda não é amplamente utilizado. Por isso, definir o termo com precisão, ou mesmo encontrar recursos em torno do tópico, pode ser desafiador. No geral, Ecobranding refere-se a uma abordagem de posicionamento de mercado. Especificamente, é a postura que uma empresa adota, tendo um foco ambiental quando na construção da sua estrutura, de sua operação ao produto e comunicação. Atualmente, o Ecobranding têm crescido principalmente na identidade visual de algumas marcas. Busca-se, neste caso, reduzir os insumos na produção, impressão e replicação de logomarcas. Assim, com algumas simples modificações, pode-se reduzir, efe…
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso , -
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O watchtime é uma das métricas mais importantes pro YouTube. Se você não segura a pessoa no vídeo por um determinado tempo, a plataforma entende que sua thumb e título eram um clickbait. Quando isso acontece, você acaba sendo penalizado. Ou seja, entregue aquilo que você prometeu!
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso , -
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Termo apareceu na trilha 2 (2.4 - Youtube) É a porcentagem de visualização média do vídeo. É por essa métrica que você sabe se está conseguindo segurar a atenção do público!
Última resposta por Nayalle OPOP,