📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
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Behavioral Targeting é um conceito de segmentação que possibilita a entrega de um conteúdo ou propaganda personalizada ao usuário, permitindo assim, que haja maior proximidade com a marca. Fonte: Internet Inovation
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Um suspeito comprador do seu serviço/produto e que se enquadra no seu público-alvo.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
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O mockup consiste em uma representação de um determinado projeto, que pode ser feita em escala ou em tamanho real. Ele é aplicado na apresentação de ideias de maneira mais elaborada, possuindo o design bastante próximo ao projeto final. Aplicativos como o Canva dispõe dos Smartmockups, que permite que você crie mockups incríveis que você pode utilizar nas suas artes e criações.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Podemos entender métricas de vaidade como qualquer métrica que não vai te ajudar a tomar uma decisão sobre a sua estratégia de marketing digital. Como o objetivo principal das métricas é medir os resultados de uma estratégia, as métricas de vaidade são aquelas que não estão conectadas diretamente com o principal objetivo da sua campanha.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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SEO se refere a “Search Engine Optimization”. Em resumo, é uma série de técnicas que ajudam a otimizar o posicionamento das páginas de um site em portais de pesquisa, como o Google. Quanto melhor o seu SEO, mais pessoas visitarão suas páginas através desse tipo de site.
Última resposta por Mariana Holanda, -
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É um contato que está em fase de decisão de compra pelo seus produtos ou serviços. Está muito próximo de se tornar cliente.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
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Break-even-point ou como chamamos no Brasil o ponto de equilíbrio em economia, negócios - e especificamente na contabilidade de custos - é o ponto em que o custo total e a receita total são iguais, ou seja, "uniforme". Fonte: Wikipédia Podemos também dizer. que é o ponto máximo até onde um serviço pode ser mantido sem que dê prejuízo. É a margem em que, durante situações emergenciais ou anormalidades, é possível trabalhar sem lucros e também sem perdas.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Afiliado digital pode ser definido como a pessoa que vai promover os produtos de outra pessoa na internet. É ela quem vai fazer a divulgação a fim de convencer pessoas potencialmente interessadas no produto a adquiri-lo. O Marketing Digital de afiliados tem origem nos anos 90, a partir de uma iniciativa da Amazon. O modelo era basicamente o mesmo dos dias de hoje. O interessado em se tornar um afiliado preenchia um cadastro e a partir disso divulgava produtos da loja em seus canais digitais. Em troca, recebia comissões de venda. De maneira bem resumida: o empreendedor vende mais e seus afiliados ganham comissões sobre as conversões que gerarem.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Ao pé da letra: adotante precoce. Aquela pessoa que não pode ver uma novidade que já quer testar. Lançaram uma rede social nova? O early adopter vai logo se cadastrar para ver como funciona e começar a usar... Quem se lembra da febre do ClubHouse, a rede social de áudios? Enquanto muita gente sequer quis baixar o app, os early adopters criaram perfis e marcaram presença - mesmo que para deixar de usar depois. Early adopters são, portanto, usuários mais abertos à experimentação de novidades. Essas pessoas possuem mais disposição para testarem e adquirirem novas tecnologias e soluções, mesmo que ainda não tenham sido testadas anteriormente por outras pessoas.
Última resposta por Paula Zagotta, -
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Essa é a prática de desenvolver um site que se adapte com o dispositivo utilizado para a visualização. Ou seja, em vez de criar um site para cada ambiente específico, a página reconhece o dispositivo que seu visitante está usando e gera automaticamente um design que responde ao dispositivo em que o conteúdo está sendo visualizado, tornando os sites sempre otimizados para telas de qualquer dimensão, seja smartphone, tablet ou computador.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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O Reels é um recurso do Instagram para gravar vídeos curtos. Com isso, a rede social aumentou o seu leque de possibilidades, indo além dos Stories e IGTV. O Reels é concorrente direto do TikTok, o famoso app chinês.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), esse conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de busca transferem a autoridade de uma página para a outra.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Todas as plataformas onde o usuário entra nela e faz ativamente uma pesquisa por algo do seu interesse é considerada uma plataforma evergreen. Entre elas temos: Google, YouTube, Pinterest, Blogs, Podcasts. Este conceito é algo que não tenho visto no Brasil, somente pessoal dos Estados Unidos tem falado sobre a maneira como cada plataforma é utilizada e como isso aumenta a probabilidade do seu conteúdo ser encontrado pelo seu público e não estar não mãos da entrega do algoritmo como acontece no Instagram.
Última resposta por Daphne Takahashi, -
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O social listening é efetivamente o monitoramento de conversas que acontecem nas redes sociais sobre a sua marca, produtos, seus concorrentes ou outras palavras-chave relevantes ao seu mercado. A partir disso, você pode tentar encontrar respostas a essas conversas.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Algoritmo do Google lançado em 2013. Rápido e preciso, ele vai além da palavra-chave, interpretando sinônimos, contexto e outros fatores como localização e buscas anteriores.
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Termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados. São boas apostas para quem ainda não tem muita autoridade, mas quer aparecer nos resultados de buscas. Por exemplo: “bolsa feminina em palha para praia” em vez de “bolsa feminina”.
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A sigla CPL tem duas concepções. Custo por Lead: como o próprio nome diz, o valor pago por lead (pessoa cadastrada). É uma métrica bastante importante de ser analisada, para a qual deve ser estabelecida uma meta – valor máximo a ser pago, e que influencia muito a estratégia de tráfego pago. Conteúdo de Pré-Lançamento: são os conteúdos gratuitos disponibilizados para a audiência durante o evento de lançamento, com uma boa copy e gatilhos mentais, para preparar o público para o momento da venda. Podem ser gravados ou ao vivo.
Última resposta por Paula Zagotta, -
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O mailing é uma lista de contatos os dados do seu lado. Esses dados podem ser de pessoas físicas ou jurídicas e essa lista permite que empresas entrem em contato com essas pessoas ou outras empresas para prospecção, negociações, envio de newsletter e mais.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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SLA, ou Service Level Agreement — Acordo de nível de serviço — é um documento que define as responsabilidades do time de vendas e do time de marketing quando usam o Smarketing. Sem esse acordo, seria fácil confundir quem deve realizar cada tarefa, resultando em problemas de comunicação e desempenho. Por isso, o SLA garante que estejam todos de acordo desde o início.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Luz para vídeo e foto, que consiste em três pontos de luz, são eles: Key light, Fill light e Back light Usada em gravações de entrevistas, vídeos para youtube e etc.
Última resposta por Breno Barcelos Design, -
UTM
by Thais Brando- 0 respostas
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Essa sigla significa Urchin Tracking Modules e isso pode não dizer absolutamente nada para você como também não dizia nada para mim. A verdade sobre a UTM é que ela pode carregar infinitas informações sobre o seu tráfego. Mas, como isso acontece? As UTMs são muitíssimo utilizadas no e-commerce e passaram a ser utilizadas nos lançamentos digitais. São links imensos que carregam parâmetros específicos como: tipo de conteúdo, termo, campanha, rede etc. Para usar você precisa criar os campos dentro do seu gestor de emails e separadamente criar os links para serem utilizados nos seus canais (Pode ser pelo UTM Builder mesmo). Seja um simples link da bio, um lin…
Última resposta por Thais Brando, -
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Aplicativo destinado a comunidade de designers e a galera das artes visuais digitais em geral. Ótimo para buscar referências, postar seu trabalho na área e "trocar figurinhas". https://www.behance.net/
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Conversion Rate Optimization (CRO ou otimização da taxa de conversão, em português) é um processo que busca aperfeiçoar a taxa de conversão de uma estratégia (pode ser um site ou uma rede social) para converter mais visitantes ou seguidores em clientes. O CRO deve ser utilizado por empresas que já tenham uma estratégia de marketing digital em funcionamento e que precisam aprimorá-la para aumentar a sua eficiência.
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Momento em que algo disparou de uma maneira muito rápida
Última resposta por Karine Lombardi Wanser, -
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Earned Media são canais, mídias ou plataformas que não fazem parte do seu negócio ou empresa, mas que, seguindo boas práticas, você consegue influenciá-las ao ponto de se tornar parte delas. Em outras palavras, é toda exposição orgânica da sua marca, seja por um evento viral, seja pela satisfação e recomendação dos seus clientes. Exemplo: Digamos que, após uma estratégia bem planejada de Marketing de Conteúdo, você comece a criar materiais muito interessantes sobre sustentabilidade e uma mídia focada em energias renováveis e reciclagem note você e resolva escrever sobre esses métodos, você estará conseguindo realizar Earned Media.
Última resposta por Bruna Garcia do Val,