📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
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Nômades digitais são pessoas que trabalham online e que, portanto, não precisam estar fisicamente em um escritório para desempenhar suas funções. Isso permite que elas trabalhem de onde quiserem, eliminando, até mesmo, a necessidade de uma residência fixa.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos conteúdos de um site e inibir a criação de conteúdos de baixa qualidade para os usuários.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Luz responsável por dar contorno à um objeto ou indivíduo que está sendo filmado ou fotografado.
Última resposta por Breno Barcelos Design, -
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CR - Conversion Rate é a Taxa de Conversão . Quantidade de pessoas que completaram alguma ação desejada em seu site, como o download de algum material ou o preenchimento de algum formulário.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Um suspeito comprador do seu serviço/produto e que se enquadra no seu público-alvo.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
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Oposto de Inbound Marketing, é o marketing tradicional, em que anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Geralmente está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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GRP é a abreviatura de Gross Rating Points, ou pontos de audiência bruta. Foi desenvolvido para medir a intensidade com que um anunciante se comunica com seu público através de anúncios na TV. Dessa forma serve como base de comparação entre diferentes programas. Resumidamente o GRP representa o somatório das audiências das inserções de uma programação de TV. Fonte: Canal da Midia
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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A sigla CPL tem duas concepções. Custo por Lead: como o próprio nome diz, o valor pago por lead (pessoa cadastrada). É uma métrica bastante importante de ser analisada, para a qual deve ser estabelecida uma meta – valor máximo a ser pago, e que influencia muito a estratégia de tráfego pago. Conteúdo de Pré-Lançamento: são os conteúdos gratuitos disponibilizados para a audiência durante o evento de lançamento, com uma boa copy e gatilhos mentais, para preparar o público para o momento da venda. Podem ser gravados ou ao vivo.
Última resposta por Paula Zagotta, -
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Conceito usado no marketing para nomear clientes que já estão prontos para comprar - são as frutas mais fáceis de pegar na árvore. Você pode expandir esse mesmo conceito para outras áreas também, pensando o que traria mais retorno com menos esforço. “O que já está ao meu alcance e só falta pegar?” Não por acaso, o Low Hanging Fruit, lembra a Lei dos 80/20. Mas esse já seria um outro Glossário.
Última resposta por Fabiana Lolis, -
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A palavra SWOT significa: Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats. Ela é uma ferramenta amplamente utilizada como parte do planejamento estratégico de negócios. Esse tipo de análise busca encontrar as vantagens de uma empresa em relação aos concorrentes (Strengths), suas fraquezas ou desvantagens (Weaknesses), oportunidade e vantagens competitivas (Opportunities) e também ameaças internas e externas que podem comprometer o negócio (Threats).
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Behavioral Targeting é um conceito de segmentação que possibilita a entrega de um conteúdo ou propaganda personalizada ao usuário, permitindo assim, que haja maior proximidade com a marca. Fonte: Internet Inovation
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Quando uma marca tenta surfar na modinha a partir de posicionamentos pró causas sociais, mas não prega o que diz.
Última resposta por Gabi Miranda, -
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Essa é uma função similar à de Mensagem Privada, no Facebook, e de Mensagem Direta, Twitter. Também chamada de inbox ou DM, as mensagens recebidas por Direct, no Instagram ficam disponíveis em uma caixa de entrada e só são visíveis para o usuário dono do perfil. 😉
Última resposta por Caroline Rocha, -
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Os maiores sites de busca têm áreas no topo reservadas para anúncios, que são feitos na forma de links, assim como os demais resultados das páginas. Esses anúncios são chamados de links patrocinados, pois não chegaram no topo de maneira orgânica — pela análise do próprio motor de busca — , mas de forma paga.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Refere-se às pessoas que estão engajadas em alguma campanha de marketing, elas já se inscreveram na sua campanha, interagem com seu conteúdo, já abriram os emails e estão só aguardando o dia do lançamento. Ou seja, público ativo com interesse no seu produto/serviço.
Última resposta por Daphne Takahashi, -
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É um algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10. Ele engloba uma série de fatores de avaliação, como a estrutura do site, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links etc.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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É um contato que está em fase de decisão de compra pelo seus produtos ou serviços. Está muito próximo de se tornar cliente.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
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Conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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O Assistente Virtual é o profissional liberal que trabalha de forma remota, seja de sua própria residência ou de um coworking. Utilizando de suas próprias ferramentas de trabalho, este profissional tem como benefício a flexibilidade de horários, bem como a tranquilidade de trabalhar com o que mais gosta. Quando se fala em Assistência Virtual, é comum haver confusão entre as funções exercidas e os modelos de contratação. Além disso, o termo pode ser confundido com outros bem semelhantes. É o caso do assistente digital, que não é uma profissão e sim uma tecnologia para realizar atividades de maneira automatizada, ou seja, através de robôs. Apesar de trabalhar de f…
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Porcentagem de mensagens que são efetivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes. Costuma ser usada quando o assunto é e-mail marketing, já que as taxas de entrega de e-mails costumam variar de acordo com a ferramenta utilizada, peso da mensagem, assunto, entre diversos outros fatores.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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O Reels é um recurso do Instagram para gravar vídeos curtos. Com isso, a rede social aumentou o seu leque de possibilidades, indo além dos Stories e IGTV. O Reels é concorrente direto do TikTok, o famoso app chinês.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Cadeia de sites, portais e blogs que têm anúncios do Google Adwords, as famosas publicidades nos sites que você navega.
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Marketing Viral é a estratégia que estimula o engajamento do público para passar a mensagem adiante, para o maior número de pessoas possível. Isso acontece quando um produto ou serviço atende às expectativas dos consumidores.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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Automação de marketing está relacionada ao uso de ferramentas que criam a automatização de processos de marketing digital. Ela torna o processo de gestão mais organizado, ágil e escalável. Pode ser utilizada em conjunto com o e-mail marketing, por exemplo, e para algumas redes sociais, pode ser incorporado e auxiliar no agendamento de postagens e organização de um calendário editorial. A automação de marketing pode fazer parte da estratégia de conteúdo.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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O termo “Analytics” é relacionado a Análise de Dados na internet. Na grande maioria das vezes esse termo é usado para se referir ao Google Analytics, que permite a análise de dados de websites, campanhas online e o acesso a informações como número de visitantes, tempo de visita, origem de entrada no site etc. As redes sociais também possuem a funcionalidade de análise de dados internos, no Instagram ele é chamado de Insights e garante o acesso a informações de seu público e das suas publicações.
Última resposta por Caroline Rocha,

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